Fases do Processo de Cidadania

135678

Comentários

  • Pessoal,

    Por favor evite postar nesse tópico, perguntas e sua dúvida pessoal, porque ele é meramente informativo, uma referência.

    Está na hora de voltar a falar das bolinhas novamente, para um novo público. Elas foram exaustivamente explicadas e resumidos na pág.1 desse mesmo tópico: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p1

    A consulta online é apenas uma referência, não é o status do processo. Tem um atraso de alguns dias na atualização. Já vi várias incoerências, tanto nas bolinhas como no texto, mas são excessões.

    IGNORE a cor da bolinha tanto quanto possível. Use-a apenas para ver que se moveu. Atente ao texto abaixo delas. As cores têm grande apelo visual, mas pouco significado. Mesmo o texto, quase padronizado, pode não refletir bem a situação.

    Veja nos exemplos ao final, como a escolha de cores, e o significado delas é pobre. Marrom é bom, laranja é ruim (quase igual a cor). Acho que deve ter sido desenvolvido por um português daltônico! Mas vamos na explicação.

    O Conservador gasta cerca de 38 minutos com cada processo para ser lido analisado e aprovado. Você raramente veria as cores. Todo o restante do tempo o processo está em alguma fila, aguardando alguma coisa, por meses, ou anos. A bolinha marrom deveria identificar a fila em que está, porque o resto leva poucos minutos. (antes que alguém pergunte, toma-se: a) o número de processos/ano; b) o tempo do número de conservadores e seus auxiliares, 8h/dia, 5d/semana, 52 semanas/ano, desconta 4 semanas de férias e 16 dias feriados; c) divide um pelo outro)

    O processo não está na bolinha verde como a maioria pensa. A bolinha verde significa que o processo já completou essa fase, passou, e está aguardando na fila da próxima bolinha branca ou marrom. Dependendo da análise, pode ser que as bolinhas voltem em alguns casos, para refazer alguma fase. Uma nova consulta. Um pedido interno de esclarecimento ou autorização.

    • Verde já completou, passou essa fase (mas pode voltar)
    • Branca, está aguardando na fila da próxima fase
    • Marrom, está em processamento
    • Laranja só vejo acontecer na Bola-4 e significa exigência
    • Amarela (tinha no início), e caiu em desuso, como também aconteceu com a vermelha

    Aí você tem que lidar com o entendimento da pessoa que marca as bolinhas. Isso muda de uma conservatória pra outra. Nem eles entendem essa lógica lusitana. Você nunca deveria ver só a fase-1 verde. Começa com a fase-2 verde, quando o processo é numerado, recebe a senha, e você consegue ver seu processo a primeira vez. Todas as outras brancas.

    O processo começa a existir na fase-2 verde, qdo é numerado, e estará em análise na maioria do tempo, trabalho interno. Depois de muito tempo, o Conservador olha o processo e decide rapidamente: se está completo, aprovado. se faltam documentos, ou algo está mal, exigência. Esse é o momento crítico. Ou fase-6 verde, ou fase-4 laranja. Se aprovou. recebe o Despacho, fase-6 verde, e não volta mais. Vai pra outro prédio (ou outra cidade) para ser auditado, lavrar o registo, e receber o assento, sendo concluído com fase-7 verde.

    Exemplos: fase-4 marrom e fase-4 laranja (as cores podem variar dependendo do browser e da tela, mas se nota qdo postas lado-a-lado)


  • Obrigado João97. Seu texto foi muito esclarecedor! Abraços.

  • obrigado!

    They look likes, they dont work at all.

    I am in group with 2500persons, and since laste march a few of us arrived to point 7.

    the majority wait in step 4 since last March

  • oi gente tudo bem? por favor me tire essa duvida :(

    Meu processo é através da lei 323 - Art. 6º n.º 7 - descendentes de judeus sefarditas e meu processo (é URGENCIA )

    meu processo esta na bolinha 6 marrom a 20 dias

    quanto tempo demora para sair da parte 6 para 7 ?


  • oi gente tudo bem? por favor me tire essa duvida :(

    Meu processo é através da lei 323 - Art. 6º n.º 7 - descendentes de judeus sefarditas e meu processo (é URGENCIA )

    meu processo esta na bolinha 6 marrom a 20 dias

    quanto tempo demora para sair da parte 6 para 7 ?


  • Olá pessoal, estou com uma dúvida. Mandei meu processo de atribuição de neto a mais de um ano. E ainda está na bolinha 1. Mais alguém nessa situação?

    o q poderia fazer para verificar o q houve/

  • @gandalf hahahahah excelente explicação!!

  • Bom dia

    Estou no Porto como turista e tenho um processo de cidadania que ainda esta na fase 1 por aqui, penso em ir ate a AC Porto para saber do meu processo, perguntar sobre prazos etc.

    Poderiam me aconselhar sobre? Obrigado!

  • @Rangelicojr se você já tem a chave de acesso para acompanhar pelo site, não há muito o que fazer indo pessoalmente lá para acompanhar...

  • @Rangelicojr

    Por favor use outro tópico para perguntar. Esse tópico tem um título bem específico, e não é para conversas genéricas. Crie o seu.

  • Olá pessoal, dei entrada em meu processo de atribuição como filha em março/2021 em Almada, mas por inexperiência outorguei procuração a uma advogada. Está no passo 1. Será que a demora de sete meses para chegar no (2 - registro) está sendo comum? Alguém saberia dizer se em alguma outra Conservatória está mais rápido e se valeria a pena aguardar a minha nacionalidade sair para dar entrada no pedido de minha filha? Ou pela demora que está ocorrendo valeria a pena entrar com pedido de atribuição como neta para ela? Obrigada

  • Senhores eu fiquei um bom tempo sem entrar no Fórum e venho solicitar o seguinte : Meu filho tem atribuição a 3 anos e quer fazer o assento de sua filha menor com 2 anos de idade. Ele possui união estavel e qual seria o procedimento e documentação para entrar com pedido em Tondela? Obrigado.

  • Olá, têm prioridade pra pessoas com 64 anos no processo de atribuição para netos?

  • @Wilson , não mande o processo para Tondela, que está sem Conservador!! Tudo parado por lá!!

    Se seu filho foi o declarante do nascimento da filha, não precisa transcrever casamento nem homologar união estável.

    Mande o processo para o Arquivo Central do Porto, onde o processo de menores tem levado 2 meses.

  • @Mariadapenhadecampos , aparentemente, a prioridade é para maiores de 76 anos.

  • Alguém pode me explicar um pouco sobre passo 3 “consulta a entidades externas”?

  • editado December 2021

    @Grandeesperança11

    Por que a pergunta? São informações e buscas que não dependem do IRN.

    É quando estão confirmando os antecedentes criminais, fazem consultas ao extinto SEF, Interpol, fazem consulta ao consulado (ou embaixada) de Portugal no Brasil para que verifiquem a autenticidade de documentos (como certidões de Goiás e outras, onde antes foi identificado algum tipo de falsificação frequente, ou fraude processual grave).

    O processo fica parado nessa fase pelo tempo de demorar a resposta. Tipicamente 1 mês. Mas já houve casos de que o processo ficou esquecido no consulado do Rio por um ano, e teve que ser "acordado" a pedido do interessado.

  • @gandalf

    só perguntei porque não sabia o que significava essa fase. Mas obrigado pela explicação, está mas claro agora.

  • Olá , tudo bem!?


    Tenho uma dúvida, o processo de atribuição por netos começa a contar quando é protocolado no Brasil, data de envio pelo DHL, data de recebimento na conservatória de Lisboa ou quando é atribuída uma chave de acompanhamento do processo e numeração?

    Muito Grato!

  • @Fabio19

    Até ser numerado o processo não existe. Depois disso, tem levado de 2 a 3 anos.

    Os outros passos são anteriores a numeração. Digamos uns 3-4 dias para o DHL chegar; e a CRCentrais de Lisboa tem levado quase uns 4 meses para numerar e enviar a chave de acesso depois disso.

    Pode ver pela planilha de netos, onde as pessoas voluntariamente entram as datas chave do processo para todo mundo ter uma ideia do andamento, Faça o mesmo se quiser ajudar no esforço (só por os dados na última linha e depois alguém move para o local certo):

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

    Se mandar agora e ficar pronto durante as Olimpíadas de Paris no meio de 2024, aparentemente está no lucro!

    Só para ter uma ideia do volume incrível de processos de nacionalidade que Portugal tem recebido cada ano: na planilha tem processos numerados no meio de dezembro com 137xxx. Isso quer dizer que em 2021 pelo menos 137.000 processos de cidadania foram numerados (é sequencial e zera de novo no começo de cada ano).

    Portugal tem uns 10 milhões de habitantes. Ou seja, cada ano recebe processos equivalente a mais de 1% da população. Se fosse no Brasil, isso seria mais de 2 milhões de processos anuais.

  • Muito grato @CarlosASP !

  • Olá. Espero que estejam bem.


    Tenho uma dúvida:

    A atribuição da minha mãe (filha de portuguesa) foi recebido, pela Conservatória de Lisboa, no dia 13 de julho de 2021, e continua ainda nessa mesma primeira etapa. Está de acordo ou já deveria estar mais avançado? Geralmente essa atribuição de mãe para filho (caso dela) demora muito?

    Obrigado.

  • @erico6410

    Abra um tópico novo para sua pergunta, que está fora de contexto aqui. Pode ver o funcionamento da CRCentrais no tópico, embora seja especificamente para netos. Lisboa tem CRCentrais e CRCivil. Quando abrir o tópico novo, especifique. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

  • Pessoal, boa tarde. Tudo bem?

    Fiz o pedido de cidadania da minha mãe e hoje e apareceu como terminado e que o pedido foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de cidadão portugês.

    Como consigo consultar o documento criado para ela? Seria também no Civil Online?

  • @dennisasilva

    Após a bolinha 7 ficar verde, poderá obter uma cópia pelo civilonline por 10 euros. Ou esperar chegar a carta (às vezes email) com a cópia do registro.

    Sugiro acompanhar o tópico para o tipo específico de processo (por exemplo, netos em Lisboa; filhos na ACP Porto; etc) para ter ideia de quanto tempo está levando a criação do registro. Varia muito. Aqui é o tópico errado para essas perguntas.

  • Obrigado pelas informações @CarlosASP e me desculpe pela postagem no tópico incorreto.

  • Senhores, bom dia!

    Onde eu solicito o assento de casamento? O mesmo já foi transcrito mas o consulado mandou com um rabisco em cima da folha, gostaria de solicitar um limpo

  • @Zinho , pode reclamar com o Consulado, mas o que vale é o número da certidão de casamento.

    Se quiser gastar 10 euros, peça um pelo civil online - ou a certidão de casamento ou seu assento, onde o casamento aparecerá como averbação.

  • Boa noite

    Enviei minha documentação em julho do ano passado e até agora encontra-se na 1a bolinha verde. Isso é normal? Meu processo é de neto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.