Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1442443445447448454

Comentários

  • @Rogeriom4

    Muito bem. Certamente será a melhor maneira de atender a exigência.

    Qual foi a situação de seus pais que exigiam a transcrição? (de 1-5 no link que lhe passei)

  • Bom tarde a todos.

    Gostaria de agradecer a todos, pois consegui concluir todos os processos, desde minha mãe até meu filho.

    Vou ajudar um amigo, acho que não dá, mas queria me certificar.

    É possível fazer aquisição, sendo avô português, e o pai (não português), já falecido?

    Ou no caso seria direto pelo avô?

    Muito obrigado!

  • editado August 2021

    @Bruno Marinho , sim, mas agora é atribuição, como neto, pelo artigo 1D e só tramita, até o presente, na CRCentrais - Lisboa.

  • Pessoal, alguém tem atualização sobre o andamento das atribuições na conservatória da Tondela? Última atualização aqui do fórum foi que eles estavam em processos de 02/12/20 e a planilha está bem desatualizada comparada com ACP, então fica difícil acompanhar como está o ritmo das atividades por lá. Qualquer informação agradeço demais! Estou realizando processo para meu pai de atribuição filho maior de idade, que teve documentos recebidos começo de Março/21.

  • Obrigado @Leticialele vou ver com ele.

  • @gabriellimarj

    Tondela deve estar de recesso. Última movimentação, conforme planilha, é de 26/7.

    Espero que volte nesta semana!

  • editado August 2021

    @gabriellimarj

    A planilha está bem atualizada. É exatamente como se vê ali.

    Estão trabalhando processos de do início de março/2021, em um ritmo lento. Atualmente a previsão está em 230 dias, e ainda subindo.

    Está bem congestionado, poucos funcionários, férias de verão, etc, etc.

    Venho avisando há tempos que Tondela estava ficando congestionada. Os tempos em Tondela e Almada estavam aumentando, e o ACP estava reduzindo. Em Maio/2021 ficaria igual. Mas por alguma razão as pessoas continuavam mandando pra lá. Não foi um aviso isolado. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/230830/#Comment_230830

    Paciência. Vai sair também. É só uma questão de tempo. Uma vez que manda, não há como mudar.

  • editado August 2021

    @gandalf Boa tarde, tudo bem? A ultima noticia que tive de Tondela, é que tinham analisado processos recebidos do dia 02 de Dezembro, acredito que seja para maiores, a minha atribuição chegou dia 03 de Dezembro, continua em análise, acredito que seja por conta das férias de verão

  • Meu processo em Tondela também está parado. Em email, quando questionei prazos, me responderam:

    "É época de verão, os recursos diminuem e a procura aumenta, não se prevê que o estado seja alterado pelo menos até ao final de agosto."

    O que resta é esperar, já que meu processo está na última bolinha, faltando só ficar verde! Ansiedade total!

  • Bom dia Pessoal, alguem pode me dizer qual o endereço do ACP do Porto para mandar os documentos de atribuição ?

  • prezados(as),

    bom dia. Procurei aqui e não localizei. Alguém poderia, gentilmente, dizer-me o passo a passo e a documentação necessária para requerer a atribuição simples (filho maior)?

    agradeco desde já.

  • @luiz_almeida

    Tem certeza de que quer dar entrada por Tondela? Estão muito congestionados. Somente se houver um motivo claro que justificasse. Dê preferencia para o ACP, e refaça sua pergunta lá.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • @gandalf

    agradeco a resposta!!

    na verdade, deveria ter perguntado lá. Eu já tinha visto vc comentar sobre isso. Valeu mesmo !

    abraco

  • Olá pessoal! Processo de atribuição pro meu pai (filho maior de português) acabou de entrar na bola 6 (marrom) lá por Tondela. Alguem sabe mais ou menos quanto tempo leva até a bola 7 (verde)? Processo dele deu entrada dia 02/03/21, andou até que rápido acho.

  • do meu pai ficou 3 meses pra sair o despacho (bola 6 verde) e ir pra 7

  • Boa noite!

    @gandalf

    Nenhum dos 5 itens eu me enquadro, acredito que foi falta de sorte mesmo!

    vou deixar aqui a sequência que fiz pra resolver e os prazos:

    Tondela pediu os documentos para fazer a transcrição dia 17/05/21

    Eu tomei nota do e-mail final de Julho e segui a orientação de fazer aqui no Brasil a transcrição.

    24/08/21 - enviei os documentos para o consulado de Portugal em Santos SP

    31/08/21 foi concluído / enviei um e-mail pra Tondela apenas pra avisar que estava ok, em 30 min recebi um ok que o processo seria encaminhado para análise.

    09/09/21 processo aprovado aguardando o registro! \o/

    Muito obrigado pelas orientações!

  • @Rogeriom4

    Tudo está bem quando termina bem. Parabéns!

    Você demorou muito para responder a minha pergunta. Você poderia ter feito uma defesa, mas não vi o texto integral da exigência.

    Se sua mãe é BR, seu pai é o PT e foi o declarante em sua certidão antes de 1 ano de idade, dispensa-se a transcrição do casamento para a nacionalidade do filho. Não deveria ter tido essa exigência. Há uma jurisprudência aprovada pela Presidente do Conselho Diretivo do IRN.

    Ela garante ao filho o direito. A única excessão seria se o pai (ou os avós) tivesse mudado de nome (talvez no casamento), e isso levantasse uma dúvida razoável sobre a filiação na menoridade. Esse é o resumo dos 5 itens que lhe mandei anteriormente no link.

  • @gandalf

    sim verdade, pensei em questionar mas como a transcrição do casamento é algo necessário pra cidadania da minha mãe, já adiantei essa etapa.

    vou deixar o e-mail com a solicitação na íntegra pra servir de exemplo caso aconteça com mais alguém essa exigência:

    “Exmo. Senhor

    Deu entrada nesta Conservatória o pedido de Nacionalidade com o n.º Proc. 24XXX/21 - Rogerio Xxxxxx Xxxxxx

    Solicita-se nos sejam remetidos os seguintes DOCUMENTOS EM FALTA:

    ·         Transcrição de casamento dos progenitores, para a qual será necessário:

    o   Certidão de casamento de inteiro teor, apostilada;

    o   Certidão de nascimento do nubente, de inteiro teor, apostilada,:

    o   Requerimento para a transcrição de casamento com assinatura do requerente reconhecida presencialmente (no Brasil – reconhecimento por autenticidade ou reconhecimento autentico

    o   Comprovativo de pagamento, alternativas:

    A.      Por Cartão de Crédito ou Débito:

    Utilizando uma plataforma de pagamentos, acessível por link fornecido pela CRC a solicitação do utente.

    B.      Cópia do comprovativo de emissão do Vale postal no valor de € 120, emitido obrigatoriamente a favor de

    IRN,IP

    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 57

    3460-584 Tondela

    SE necessitarmos de algum esclarecimento ou documento adicional, comunicaremos.”


    obrigado pela atenção, um abraço.

  • @ALL, boa tarde , tudo bem? Quero agradecer a todos, principalmente a @Marcia e a @Mariza Guerra entre outros, minha jornada começou em 2015, época que Ponta Delgada fazia atribuição, primeiro foi a descoberta da documentação do meu trisavô em seguida, a aquisição de nacionalidade do meu avô, depois a convolação, (nesse meio tempo meu avô infelizmente faleceu com quase 80 anos) em seguida, foi a atribuição da minha mãe e finalmente a minha atribuição, a tão sonhada cidadania chegou, depois de longos 6 anos aguardando ansiosamente, estou muito grato por ter descoberto este grupo. Obrigado a todos!

  • @Sergio Miranda

    Parabéns ao novo Tuga pela conquista.

    Seu processo demorou cerca de 50 dias mais que o esperado, comparado com outros dos últimos meses. Houve alguma exigência, ou foi somente o Conservador em férias de verão?

  • @gandalf muitíssimo obrigado, bom eu até tirei uma base pelo processo se eu não me engano do Leandro, enviamos na mesma época com 1 dia de diferença, o dele chegou dia 02/12 e o meu 03/12, quando o dele foi para despacho, percebi que o meu estava demorando, enviei um e-mail e me responderam o seguinte " estamos analisando / finalizando processos recebidos até o dia 02/12, logo estamos com uma grave carência de recursos humanos por conta das férias de verão" tive a tremenda sorte de cair " nas férias de verão " , meu eu havia marcado no consulado aqui de SP no dia 06/09, se não fosse esse "1 dia de diferença" eu conseguiria, agora só em Abril ;(

  • editado September 2021

    @Sergio Miranda

    Que chato. Às vezes é assim.

    Em 2019 no ACP, quem tinha dado entrada até 16/04/19 foi aprovado e conseguiu o assento em 10/2019 (190 dias). Quem chegou a partir do dia 17/04 caiu na malha fina, e ficou esperando o assento por mais 5 meses, e só começou a sair novamente em 23/03/20 (340 dias). O pessoal estava arrancando os cabelos.

    Por isso a gente sempre fala: mande por DHL o quanto antes. Esses poucos dias que se ganha podem ser a diferença lá na reta final.

    Vai acompanhando e perguntando no fórum se alguém que está atrasado, poderia abrir mão da data, e troca com você. Sempre aparece uma boa alma.

  • Fiz o processo de cidadania do meu pai, que foi declarante na minha certidão feita com menos de 1 ano de idade, e agora quero tirar a minha própria cidadania (lá pela ACP dessa vez como já me recomendaram!). Preciso fazer todo o processo de adquirir o cartão cidadão dele na embaixada ou posso apenas utilizar algum documento possível de adquirir na internet?

  • @gabriellimarj

    Para o seu processo, você só precisará de um xerox do assento de nascimento de seu pai, e de seus próprios documentos.

    O assento pode ser o que recebe pelo correio em 3 semanas, mas muitos se extraviam. Pode pedir pelo CivilOnline e recebe em 24h úteis.

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/259540/#Comment_259540

  • Pessoal, boa tarde!

    Tudo bem?


    Apenas para informar sobre Tondela... Mandei o processo dos meus dois filhos menores.

    Chegou lá no dia 25/05/21;

    08/09/21 - Recebi a chave para consultar o processo:

    15/09/21 - Está na fase 6 (Despacho).


    Ou seja, levou mais de 90 dias apenas para iniciar o processo.

    Se alguem souber mais ou menos quanto tempo para finalizar o processo, eu agradeço desde já!


    Lígia

  • editado September 2021

    @ligiamartinb

    Poderia informar o número do processo na forma 678xx/21 para a planilha? Ajudaria a você e a outros.

    Levou 113 dias para o Despacho. Houve alguma exigência que explicasse uma demora de 60 dias a mais?

    Tondela esteve sem nenhuma atividade de 26/07 a 13/09. Provavelmente só férias de verão, como dito no post no topo da pagina. Depender de somente uma Conservadora tem esse percalços. Algum dia ela tem que sair de férias, e tudo para.

  • @gandalf , boa tarde!

    Processo concluído, solicitei o assento no civilonline ontem, em 5 hrs recebi o link e a chave de acesso ao documento, taxa 10euros.

    Para agendar a emissão do ID e Passaporte, alguma dica de consulado mais rápido?

    Já atualizei meu processo na planilha de controle!

    Obrigado.


  • @gandalf

    ID eu quis dizer o Cartão do Cidadão, eu moro em SP.

  • @Rogeriom4

    Para CC e PEP você tem poucas opções, porque tem que ir pessoalmente fazer a biometria.

    • no consulado que atenda a sua área (no seu caso Santos ou São Paulo, e itinerantes)
    • no Campus da Justiça, Parque das Nações, em Lisboa (recebe em 24h)
    • em qualquer balcão de nacionalidade, presencialmente, conforme descrito abaixo

    aqui: https://justica.gov.pt/Registos/Identificacao/Cartao-de-Cidadao

    ou aqui: https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Identificacao-Civil-Campus-de-Justica-Parque-das-Nacoes

    Observe que se está buscando CC e PEP porque tem uma viagem iminente programada, ao pedir o CC, você terá que agendar, e depois da biometria esperar cerca de 2 meses para voltar ao consulado para levantar o cartão, pedir o PEP, e esperar mais 2-3 semanas para receber o PEP pelo correio. Demora 3-4 meses. Portanto se planeje de acordo.

    Você pode ir a PT com seu passaporte brasileiro e o assento, e fazer lá. Mas também há requisitos a verificar. E ao sair do país, deve fazê-lo com o mesmo passaporte que usou para entrar. Caso contrário sua entrada fica em aberto, como tendo permanecido ilegalmente no país.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.