Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1282931333479

Comentários

  • @Leticialele @gandalf

    Resolvi fazer um novo requerimento para mandar a santos, a transcrição do casamento e 2 óbitos dos 2 portugueses. Poderia confirmar se meu preenchimento está correto. Se santos realmente tbm faz o óbito tudo certinho por favor, outra dúvida no momento que preenchi o formulário no site a parte final do óbito 2 não salvou ficou em branco essa parte posso preencher a caneta?


  • @rafamaia_14

    Tenho que dizer que sou "analfabelto" sobre aplicações pelo consulado. Sempre fiz pela conservatória de PD, onde registrar o óbito é opcional.

    O que li me parece correto.

    Não vejo por que não poderia completar a caneta. Se não salvou, todos os dados que preencheu acima foram perdidas no site e terão que preencher no consulado, eles mesmos. Não é seu problema. Você só tem que fornecer os dados corretos. O resto é o trabalho deles.

    Essa coisa de fazer você preencher o formulário, é uma forma dissimulada de você trabalhar de graça pra eles. :-)

    Eu mandaria tal como está.

  • @gandalf mto obrigado pelo retorno, eu tbm achei estranho pq preenchi tudo certinho e enviei aí na hora de imprimir o formulário abaixo ficou sem o preenchimento, meu medo é mandar apostilar e mandar pra santos e dar errado..

    Se vê que na parte que não salvou com meu preenchimento ficou até com cor mais escura, como se realmente deve ser eles mesmo que deve preencher!

    Seila estranho mais agora tô com receio de levar no cartório e dar errado.

  • @rafamaia_14

    Essa parte é até melhor se não coletaram. Nem seria uma informação que me agradaria fornecer online, sobre minha conta bancária.

    Basta preencher os dados do banco, assinar presencialmente, certificar, apostilar e mandar. Sem receio.

  • @rafamaia_14 de fato tem um bug nessa parte do óbito... Na hora que voce vai imprimir, ainda nessa parte do print que vc enviou, clica ali naquele checkbox "deseja informar obito do conjuge", se vc tirar e selecionar novamente os campos abaixo dele "reabrem" pra editar.

    ai voce pode digitar ali mesmo e imprimir depois. não vai ficar salvo no site do consulado (pq é um bug), mas pelo menos fica tudo padronizado e digitado antes de imprimir. eu fiz assim e deu tudo certo =)

  • @andrero cara mtissimo obrigado consegui pela sua dica valeu mesmo...Deus abençoe.

  • @mauro cesar dos

    Mauro, para "atualizar" a certidão do civilonline eu mandei um email para: rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt , informando o número do pedido e solicitando se seria possível fazer a atualização porque tinha sido realizada a transcrição pelo escritório consular de santos.

    eles foram solicitos e atualizaram super rápido.

  • @andrero @gandalf poderia me informar por favor se dá alguma divergência, vou fazer a transcrição de casamento e óbitos dos meus bisavós ambos portugueses e falecidos, porém no atestado de óbito deles o nome dos pais do meus bisavós os sobrenome está incorreto isso pode dar problema na trancricao?

  • @ericpt Agradeço a dica mas ja recebi a certidao em casa via correio

  • editado August 2021

    pessoal,

    Estava olhando melhor o site do consulado para transcrever o casamento da minha sogra, e como ela é viúva, eu fiquei com algumas dúvidas

    1) quando fiz a transcrição de casamento da minha mãe (casada), escolhi a opção mais simples, que era somente a transcrição e sem necessidade de renovar o CC (porque daí fiz o CC por SP). Se eu escolher essa opção para minha sogra, que é viúva, terei algum problema? pois vai estar averbado o óbito do nubente na certidão de casamento. Tenho que fazer obrigatoriamente a transcrição de casamento junto com óbito do nubente ou poderia fazer a transcrição do óbito depois?

    2) quando vou na parte de transcrição de casamento + óbito (do nubente brasileiro), só existe a opção com emissão do CC junto a esse processo e a princípio não queria emitir o CC nesse momento. mas se não tiver jeito, vou nessa opção mesmo, como algumas outras pessoas comentaram aqui no tópico.

  • editado August 2021

    @rafamaia_14

    Provavelmente sim. Depende muito da divergência. Certidões de óbito têm muito erro, porque obviamente é um terceiro que informa, e nem sempre sabe os detalhes. Tendem a ser mais tolerantes com isso. Desde que que dê pra identificar o português, passa.

    Eu mandaria como está. Se não passar, eles devolvem todos os documentos, e você faz a retificação.

    Se não quiser arriscar, essa é uma retificação administrativa fácil, e fica pronta em poucos dias. Retificar pode ganhar umas duas semanas. Mas terá algum trabalho, tem que ir pessoalmente ao cartório, munido dos documentos.

  • @gandalf obrigado pelos toques.

    Então no óbitos deles portugues os nomes estão certinho só os nomes dos pais deles que erra na parte de sobrenome, porém será enviado com tudo certo certidão de batismo certificada, certidão de casamento tbm..

  • Bom dia pessoal!


    Compartilhando minha experiência, transcrição feita por Santos:


    2021-08-23 08:35:08 Processo recebido no Consulado

    2021-08-23 10:40:24 Documentos enviados, processo concluído.


    Enviei por Sedex na Quinta dia 19, chegou na sexta a tarde.

  • Boa tarde pessoal


    Para solicitar as certidao de inteiro Teor, alem de ser apostilada, no site de pedidos de certidão, pede para escolher uma dessas opçoes;

    Reprográfica (xerocópia do livro)

    Transcrição Digital (digitada)

    Reprográfica + Transcrição Digital

  • @Samanta Prebianca , se é para transcrição de casamento, a certidão é Transcrição Digital apostilada

    A certidão por cópia reprográfica do livro é exigida apenas para os Requerentes dos pedidos de nacionalidade

  • @Leticialele OI so passei pra agradecer deu certo enviaram o email abaixo (vou por so pro pessoal saber) agora pedi pra atualizarem conforme @ericpt deu a dica vlw

    "Bom dia,

    Assento rectificado.

    Reencaminha-se o e-mail infra para os devidos efeitos.

    M*** C*** DOS S***OS - assento nº xxxxx/21"

  • @mauro cesar dos , obrigada pelo retorno! Bom saber que funcionou!!

  • editado August 2021

    Olá, pessoal!


    Minha esposa possui a cidadania portuguesa e desejamos realizar a transcrição via escritório consular de Santos.

    Minha dúvida é em relação ao preenchimento do requerimento. Como nele não solicita o nº de assento e nem o envio de uma cópia, saberão que ela é a cidadã portuguesa apenas pelo fato de eu enviar a minha certidão de nascimento? (solicitado somente ao cidadão não português).


    Aproveitando a oportunidade, chegando no aeroporto em Portugal, eu precisaria apresentar a passagem de volta ou por ter o casamento oficializado com uma cidadã portuguesa me livraria desse gasto? Obrigado, desde já!

  • @Duda Custódio , tem que mandar, pelo menos, o número da certidão portuguesa de sua esposa junto com os documentos exigidos para a transcrição de casamento.

    Com a certidão de casamento portuguesa, você pode entrar em Portugal com ela sem apresentar a passagem de volta, pois pode pedir reagrupamento familiar ao SEF.

  • @gandalf @andrero @Leticia54

    Fiz um novo requerimento para santos, poderiam por favor dar um olhada pra ver se tá tudo certinho para eu apostislar no cartório, transcrição do casamento e óbitos dos portugueses.

    Desculpa incomodar tanto vocês...

  • @Leticialele que ótimo! Obrigado pelos esclarecimentos!

  • @Leticialele para transcrição de casamento e obito, precisa da certidão de nascimento da minha avó portuguesa? Só tenho copia simples do cartorio que enviou por email.

    Obrigada pela resposta acima

  • @Samanta Prebianca , sim, precisa da certidão de sua avó portuguesa. Se estiver informatizada, basta mandar o número e a Conservatória.

  • @Leticialele legall...vou começar agora meu processo, espero que não faça nada de errado kkk obrigada

  • @ericpt Prezado nao sei se vc viu acima mas como o consulado de santos errou o nome da minha esposa tive que solicitar retificacao a IRN que prontamente fez (dica da @Leticialele ) e como ele enviaram a certidao com erro pelo correio pedi para atualizarem pela sua dica vou torcer . Agradeço a todos

  • @rafamaia_14 parece tudo ok sim =)

  • JDFJDF Member

    @Leticialele, @gandalf, No caso, teria como eu enviar a transcrição para santos com endereço de retorno para casa de parentes em SP?

  • @JDF Em nenhum momento pede comprovante de residência, mas você estaria fazendo uma falsa declaracão no formulário, sem contar que você postaria os documentos no Correio de outro estado.

  • JDFJDF Member

    @lucasbitte , obrigado.

  • @JDF

    O consulado que te atende, também se torna seu domicílio eleitoral quando você faz o CC.

    Cada coisa que você faz no consulado, entra na sua "ficha".

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.