Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1171820222347

Comentários

  • Minha mãe mora no Rio de Janeiro

  • @sue_morga obrigado!!! Você apenas enviou ou fez algum agendamento? O endereço da casa da sua mãe você pediu para colocar como remetente o endereço na sua mãe no rio, isso?

  • @Brunocarvalho , mande pelos correios, colocando, tanto no requerimento quanto no envelope de devolução, o endereço no Rio de Janeiro. Não há agendamento prévio.

  • @Brunocarvalho , fiz como a @Leticialele orientou. Coloquei o endereço da minha mãe no requerimento e no envelope de devolução. Depois só enviar.

  •  @Brunocarvalho, o endereço de remetente foi o meu de Porto Alegre. No envelope que vai dentro para retorno dos documentos, coloquei no destinatário o endereço da minha mãe.

  • Oi pessoal,

    estou ajudando uma amiga a organizar os documentos para cidadania e ela irá pedir agora a transcrição do casamento do avô português no consulado do Rio.

    No nascimento da esposa do português consta apenas o nome Rosa e na de casamento consta Rosa Villela (sobrenome de origem paterna), sem citar mudança de nome. Porém, já na certidão de nascimento do filho deles, pai da minha amiga, o nome dela aparece como Rosa Villela Pinto, ou seja, é adicionado o sobrenome do marido.

    Neste caso o que fazer ao solicitar a transcrição? Ela deve enviar a certidão do pai para mostrar que a mãe alterou o nome pós casamento?

    Obrigada!

  • Para conhecimento transcrição de casamento pelo Consulado do Rio de Janeiro.

    Transcrição do casamento dos meus pais:

    Envio para o Consulado: 19/julho (Sedex)

    Recepção no Consulado: 20/julho

    E-mail do Consultado: 21/julho

    Pagamento efetuado: 22/julho

    Recepção da transcrição em casa: 26/julho

    Muito rápido...

  • corrigindo:

    Recepção da transcrição em casa: 27/julho

  • @sue_morga poxa! Minha irmã mandou dia 12, pagou dia 15 e até agora nada pelo que sei. Tô agora aqui no madrugadão bolado rs

    Vamos ver se chega essa semana! O nosso tinha transcrição de casamento + óbito, talvez seja isso que demora mais sei lá

  • Bom dia pessoal, informações sobre transcrição de casamento no consulado do RJ.

    ·        FOI ENVIADO OS DOCUMENTOS PARA O CONSULADO DO RJ EM 13/07/2021 VIA SEDEX

    ·        EM 16/07/2021 RECEBI E-MAIL DO CONSULADO PARA EFETUAR O DEPÓSITO NO VALOR DE R$ 825,70 EM ATÉ 2 DIAS ÚTEIS PARA DAR CONTINUIDADE NA TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO.

    ·        EM 23/07/2021 RECEBI EM CASA TODA A DOCUMENTAÇÃO ENVIADA E COM A TRANSCRIÇÃO FEITA·        

    ·        

  • Bom dia pessoal, estou pra enviar documentos para transcrição do casamento da minha mãe.. gostaria de tirar duas dúvidas, já que vou fazer pelo consulado também.

    1. eu preciso apostilar em Haia o requerimento, mesmo ele sendo um documento deles? (Português)
    2. esse “assinatura do escrevente reconhecida” significa o que exatamente? É algo que eu precise solicitar?

    obrigada!!

  • @Gabriela Fernanda , o Consulado exige o apostilamento do requerimento;

    Quando você apostila as certidões, a firma do escrevente que as assinou é reconhecida.

  • @Leticialele muito obrigada ☺️

  • Oi @Leticialele

    consegue me ajudar com essa dúvida que publiquei mais acima? muito obrigada! :)

    "estou ajudando uma amiga a organizar os documentos para cidadania e ela irá pedir agora a transcrição do casamento do avô português no consulado do Rio.

    No nascimento da esposa do português consta apenas o nome Rosa e na de casamento consta Rosa Villela (sobrenome de origem paterna), sem citar mudança de nome. Porém, já na certidão de nascimento do filho deles, pai da minha amiga, o nome dela aparece como Rosa Villela Pinto, ou seja, é adicionado o sobrenome do marido.

    Neste caso o que fazer ao solicitar a transcrição? Ela deve enviar a certidão do pai para mostrar que a mãe alterou o nome pós casamento?"

  • @ecteixeira , não vejo problema. No Brasil, era costume acrescentar automaticamente o sobrenome do marido ao da mulher!!

  • @Leticialele , por favor me tira uma dúvida? Agora estão mandando para o consulado do Rio a transcrição de casamento? Eu ia mandar para ponta Delgada, mas está mais rápido por aqui? Quanto tempo demorando para toda a conclusão , saberia me dizer? Estou com a minha viagem para ano que vem antes do ano letivo para minhas filhas aí em Portugal. Obrigada!!!

  • Para conhecimento.....minha transcrição de casamento pelo Consulado do RJ

    Envio para o consulado (sedex): 26/julho

    Recepção no consulado: 27/julho

    E-mail do consulado: 02/Ago

    Pagamento efetuado: 02/Ago

    Aguardando (ansiosa) a recepção da transcrição em casa para dar início aos processos de atribuição dos meus filhos e aquisição do meu marido.

    Muito obrigada a todos.

  • editado August 2021

    @Drica81 , pelos relatos (veja o post acima) está bem rápido!! Menos de 30 dias!!

    O Consulado no Rio é uma excelente opção para a transcrição de casamento!!

  • Para ajudar em relação ao tempo para realizar a transcrição de casamento no consulado do Rio de Janeiro

    Dia 09/07- Envio dos documentos via Sedex para o consulado

    Dia 20/07- Solicitado mais documentos de um dos nubentes

    Dia 26/07 - Recebi e-mail para realizar a transferência bancaria

    Dia 30/07- Recebi a transcrição em casa

  • editado August 2021

    06/07/21 entregue pessoalmente no consulado do RJ

    08/07/21 E-mail recebido com dados para pagamento dos 825,75, transferência realizada com envio do comprovante.

    21/07/21 Novo e-mail reiterando o anterior que não tinha sido visto.

    22/07/21 pagamento.

    02/08/21 Recebi pelo sedex a certidão de casamento transcrita.

  • obrigada pela resposta, @Leticialele.

    Então ela segue com a solicitação de transcrição utilizando somente a de certidão de casamento do Brasil, sem citar a mudança de nome?

  • @ecteixeira , no requerimento, escreva que ela, após o casamento, passou a usar o nome do marido, como previa a lei brasileira à época.

  • Perfeito, @Leticialele! muito obrigada!

  • Solicitação de transcrição de casamento + óbito por correio

    enviado 12/07

    recebido 13/07

    email de pagamento 15/07

    pago 16/07

    recebido de volta os documentos por sedex 02/08

  • BrunocarvalhoBrunocarvalho Member
    editado August 2021

    Transcrição de casamento avos.


    Deixado pessoalmente no consulado dia 2/8


    aguardando email

  • @Brunocarvalho

    Vc só deixou os docs no consulado sem agendamento previo?

  • Transcrição de casamento dos meus avós portugueses pelo consulado do Rio

    Dia 21/7 entreguei presencialmente no consulado

    Dia26/7 e-mail para o pagamento fiz no mesmo dia o pagamento

    Dia 5/8 chegou na minha casa com todos os documentos que eu enviei

    Consulado do Rio está de parabéns.

  • @brunoqueiroz exatamente.


    Transcrição de casamento avos.


    Deixado pessoalmente no consulado dia 2/8

    E-mail para pagamento dia 6/8

    Pagamento Realizado 6/8

  • Boa tarde. Vocês sabem me informar se eles avisam por e-mail quando o processo de transcrição termina, ou eles só devolvem pelo correio sem falar nada?

  • @hugonpassos excelente pergunta. Também surgiu agora esta duvida.


    @Passos Eles te comunicaram antes do envio à sua residência?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.