Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1178179181183184322

Comentários

  • Olá obrigado a todos uma pergunta se estou no baile 7 maron e vou da Espanha para Protugal de férias.Se eu passar pelo registro, há uma maneira de avançar o processo para obter a documentação? para obter o passaporte? Eu estou esperando a 3 meses

  • Olá para todos.

    Eu fiz a minha atribuição e do meu filho com a ajuda dos amigos aqui em 2018. Agora estou precisando, de novo, de ajuda para fazer o processo de aquisição da minha esposa. Somos casados há 10 anos e temos um filho de 7 anos. Estou com a seguinte dúvida.

    No formulário art-3, quadro 2, pergunta se: "Tem ligação com a comunidade portuguesa". Além de marcar "Sim", é claro, é preciso anexar documentos que comprove?

    Muito obrigado,

    Alexandre

  • @Alexandre Lima , não precisa escrever nada, os 10 anos de casamento são a ligação com a comunidade portuguesa. Além disso, tem um filho português!!

  • Muito obrigado @Leticialele ! Amanhã já vou enviar para Lisboa.

  • @Leticialele boa tarde!

    O processo de nacionalidade da minha sobrinha está correndo no Porto com previsão para finalizar em dezembro.

    Assim que sair o processo dela, ela já pode dar entrada no processo do marido, sem a transcrição de casamento, uma vez o processo de casamento leva mais de 2 anos e a transcrição 1 mês? Ela pode enviar o processo do marido e dar entrada em paralelo na transcrição de casamento ?

    Com relação aos filhos dela, como o processo de menores sai em 2 meses, melhor esperar pela transcrição ou pode enviar também em paralelo?

    Muito obrigada!

  • @SandraP , para a aquisição do marido, vai precisar da transcrição.

    O processo de transcrição, seja nos Consulados, seja em Ponta Delgada, está levando, no máximo, 30 dias.

  • @Leticialele sim, sobre a transcrição sei que é necessário. Mas a questão seria, teria que esperar finalizar o processo de transcrição e somente depois dar entrada no processo do marido e dos filhos? Ou pode fazer a transcrição e aquisição ao mesmo tempo?

  • Bem haja!

    Eu acompanho este Fórum muito útil para ter informações e os membros colaboradores são valiosos e competentes.

    Eu sou portuguesa, tenho cartão de cidadão, carta de condução portuguesa, passaporte português e meu esposo quer ter a nacionalidade portuguesa para ter o passaporte português.

    Somos casados no civil e no religioso no Brasil há 39 anos, vivemos no Rio de Janeiro e nosso casamento está transcrito em Portugal.

    Temos dois filhos brasileiros adultos que não tem a nacionalidade portuguesa.

    Perguntas:

    1 - Meu esposo tem direito a nacionalidade portuguesa pelo casamento comigo?

    2 - Quais são os documentos e comprovativos exigidos?

    3 - Como e quem deve requerer, ele ou eu? Qual é o procedimento, isto é, o passo-a-passo, as etapas?

    4 - Quanto custa a taxa? Temos conta conjunta no banco em Portugal. O pagamento da taxa poderá ser feito através dessa nossa conta conjunta, podemos usar o nosso cartão de débito ou crédito ou pagar pelo APP deste banco português? O pagamento deverá ser feito no nome dele ou meu? O pagamento é antes ou depois de fazer ou enviar o pedido?

    5 - Qual a previsão para a conclusão, isto é, para ele ter o passaporte português?

    6 - O pedido é mais rápido se for feito pessoalmente em Portugal? Onde? Ou o tempo é o mesmo se enviar pela DHL?

    7 - O pedido poderá ser acompanhado pela internet?

    8 - Para qual endereço enviar o pedido se for feito pela DHL?

    9 - Nós moramos recentemente em Portugal durante três anos. Como ele poderá obter o Atestado de Bons Antecedentes Português para anexar ao pedido dele ?

    Agradecemos imensamente a vossa atenção e a vossa colaboração para nos auxiliar.

  • @SandraP , para o marido, tem que aguardar, pois terá que enviar a certidão de casamento portuguesa.

  • @IvoneMo :

    1 - Meu esposo tem direito a nacionalidade portuguesa pelo casamento comigo? Sim, a ligação efetiva com Portugal é o casamento de 39 anos;

    2 - Quais são os documentos e comprovativos exigidos? Aquisição da nacionalidade pelo Art 3 da Lei de Nacionalidade - https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

    3 - Como e quem deve requerer, ele ou eu? Qual é o procedimento, isto é, o passo-a-passo, as etapas? Ele requer. Pagar os emolumentos, preencher o formulário e reconhecer a assinatura por autenticidade, juntar os documentos e enviar para Lisboa, preferencialmente pela DHL;

    4 - Quanto custa a taxa? Temos conta conjunta no banco em Portugal. O pagamento da taxa poderá ser feito através dessa nossa conta conjunta, podemos usar o nosso cartão de débito ou crédito ou pagar pelo APP deste banco português? O pagamento deverá ser feito no nome dele ou meu? O pagamento é antes ou depois de fazer ou enviar o pedido? O valor dos emolumentos é de 250 euros. Para pagamento, pode usar cartão de crédito de qualquer pessoa, colocando o nome de seu marido como requerente - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    5 - Qual a previsão para a conclusão, isto é, para ele ter o passaporte português? Os processos por casamento levam de 24 a 30 meses;

    6 - O pedido é mais rápido se for feito pessoalmente em Portugal? Onde? Ou o tempo é o mesmo se enviar pela DHL? Não faz diferença, para o andamento do processo, entregar pessoalmente ou enviar pela DHL;

    7 - O pedido poderá ser acompanhado pela internet? Sim, após a numeração, a CRCentrais envia um email com o número do processo e a chave de acompanhamento pelo site da nacionalidade.

    8 - Para qual endereço enviar o pedido se for feito pela DHL? CRCentrais - Rua Rodrigo da Fonseca, 200 1099-003 - Lisboa

    9 - Nós moramos recentemente em Portugal durante três anos. Como ele poderá obter o Atestado de Bons Antecedentes Português para anexar ao pedido dele ? Esse atestado é obtido oficiosamente pela Conservatória.

    Boa sorte!!

  • Boa tarde, pessoal.

    Tenho uma dúvida. Minha cidadania e minha transcrição de casamento já foram feitas (2020/2021), agora vou atribuir para o meu filho menor e gostaria de atribuir ao meu esposo.

    Em setembro completamos 3 anos de casados. Minha dúvida é: esses 3 anos obrigatórios são contados pelo BR (09/2018) ou a partir da transcrição (2021)?

  • Obrigada @Leticialele @LILIANA2105

    Processo de Aquisição da Nac. PT do meu esposo pelo Casamento:

    O pagamento da taxa deve ser feito no nome dele antes ou depois de enviar o pedido pela DHL para a CRC Lisboa? 

    Após a CRC receber o envelope e 'protocolar', temos que aguardar um e-mail da CRC Lisboa com o número do processo para acompanhamento no site?

    A CRC envia por e-mail algum formulário de Requerimento para preencher para a Aquisição da Nac. PT do meu esposo pelo Casamento?

    Temos que enviar no envelope um formulário/requerimento preenchido e assinado por ele ou por mim? E esta assinatura deve ser por autenticidade no cartório aqui no RJ e tem que Apostilar este formulário/requerimento?

    Temos que anexar uma cópia autenticada e apostilada da página com foto e filiação do passaporte dele?

    Temos que anexar uma cópia simples ou Apostilada do Atestado de Bons Antecedentes dele do Brasil? E o de Portugal onde ele já morou?

    Obrigada.

  • @larissalima92 do casamento no BR

  • @IvoneMo :

    O pagamento da taxa deve ser feito no nome dele antes ou depois de enviar o pedido pela DHL para a CRC Lisboa? Antes de mandar a documentação para a CRCentrais. Pague os emolumentos, receba o formulário 3 por email. Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para reconhecer a assinatura de seu marido (o requerente) por autenticidade. Para pagar, usando cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    Após a CRC receber o envelope e 'protocolar', temos que aguardar um e-mail da CRC Lisboa com o número do processo para acompanhamento no site? Sim, receberá o número do processo e a chave para acompanhamento no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    A CRC envia por e-mail algum formulário de Requerimento para preencher para a Aquisição da Nac. PT do meu esposo pelo Casamento? Apenas o Formulário 3 como referido acima

    Temos que enviar no envelope um formulário/requerimento preenchido e assinado por ele ou por mim? E esta assinatura deve ser por autenticidade no cartório aqui no RJ e tem que Apostilar este formulário/requerimento? Não tem que enviar envelope. Seu marido, o requerente, vai assinar o Formulário 3 e vai reconhecer a assinatura por autenticidade. Não precisa apostilar o Formulário.

    Temos que anexar uma cópia autenticada e apostilada da página com foto e filiação do passaporte dele? Sim, passaporte que contenha a filiação OU RG com menos de 10 anos de emissão.

    Temos que anexar uma cópia simples ou Apostilada do Atestado de Bons Antecedentes dele do Brasil? E o de Portugal onde ele já morou? Apenas o atestado de antecedentes emitido pela Polícia Federal. Imprima o atestado e, no verso, a validação. Não precisa apostilar. O atestado de Portugal é obtido oficiosamente pelos serviços. Quando for assinalar os países em que morou após os 16 anos, escreva Brasil e Portugal.

    O atestado pode ser obtido aqui: https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    Na mesma página tem o link para validação.

    Boa sorte!

  • No Consulado de PT no Brasil me informaram que é necessário comprovar vínculo para que eu possa atribuir ao meu esposo. Em PT existe essa regra ou o casamento já é vínculo suficiente? Obrigada!

  • @larissalima92 , o vínculo, atualmente, é - 3 anos com filho(s) atribuído(s) OU 6 anos em qualquer condição.

    A data conta a partir do casamento no Brasil, e não da transcrição do casamento em Portugal.

  • Olá, saudações a todos. Eu e minha esposa nos casamos em 1978 e vou dar entrada no pedido de cidadania dela. Meu processo de cidadania como neto, dado entrada em janeiro de 2018, demorou 26 meses. Saberiam me dizer quantos meses (anos) em média estão levando os processos de pedido de cidadania para esposas? Obrigado.

  • @Gustavo Almeida

    São de 24-30 meses para o cônjuge quando feito por art-3.

    No entanto, tendo se casado antes de 1980, você pode aplicar grátis por Base-X, e completa em cerca de 1 ano. É de longe o melhor caminho no seu caso. Só vale para a mulher, e a esposa poderia requerer mesmo que fosse viúva. :-)

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/33512/#Comment_33512https://dre.pt/application/file/431555

  • @Gustavo de Almeida, se você casou em 1978 sua esposa tem direito à nacionalidade pela Base X.

    Creio que o prazo é de 18 a 24 meses.

    Leia o comentário: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/33512/#Comment_33512

  • Bom dia! Obrigada pessoal!

    Como tem que ser a certidão de nascimento do meu esposo que vai requerer pelo casamento comigo que sou a portuguesa?

    Cópia do livro ou inteiro teor digitada?

    Confirmando:

    Reconhecer assinatura do escrevente e Apostilar a certidão de nascimento do meu esposo.

    Não apostilar o formulário 3 (verde) que vão enviar por e-mail após o pagamento.

    Obrigada pessoal!

  • @IvoneMo , a certidão do Requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • Pessoal, boa noite, temos algum passo a passo para o preenchimento do formulário 3 (casamento) como existe para o formulário 1-C?

  • A minha mulher está agora a 3 meses numa bola castanha 7 e estamos em Portugal, nada podemos fazer se ela não for verde?

  • Depois de alguns meses de espera, enfim a bolinha 7 ficou verde! Obrigado pelo apoio de todos.

  • Grande

  • Oi Galera , tudo bom?

    Bom , finalmente foi enviada a documentação do meu esposo e do meu pai ( aquisição pelo casamento)

    Meu irmão postou no dia 13 de julho , chegou no dia 14 /07 foi pelo ctt, meu pai levou nossos documentos pra Portugal.

    Recebi a senha de acesso no dia 02 de agosto.

    Também estamos no aguardo da senha de acesso do meu pai , ele postou postou do dele no dia 16 /07(sexta -feira) e chegou no dia 19/07 .

    Estamos aguardando a senha de acesso.

    Agora é esperar

    Depois queria colocar as informações na planilha de acompanhamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.