Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1263264266268269644

Comentários

  • @gandalf

    Pensei nisso - que nas férias de verão a numeração também anda mais lenta.

  • @Eowyn31 , relaxe, está tudo certo!!

  • editado July 2021

    Pessoal, boa tarde.

    O processo da minha avó 64xxx/2019 caiu em exigência na segunda feira 19/07/2021, na fase 4.

    Liguei para CRC e não me informaram a exigência por telefone. Me disseram apenas que foi enviada uma carta para a residência indicada no formulário.

    Pedi que me enviassem por e-mail e o atendente me informou endereço de e-mail para onde eu deveria solicitar, mas até agora não recebi nada.

    Alguém recebeu o oficio por carta? Quantos dias demorou?

    Estou estranhando essa demora em receber o e-mail, pois pelo que li aqui o pessoal sempre recebe o e-mail logo depois que o site atualiza a situação do processo.

  • @bianca_abreu94 , lembre que Portugal está 4 horas à nossa frente.

    Olhe também na caixa de spam!

  • CezarCezar Member

    Dei entrada em dez/19. Atualmente está na fase 1. A época da entrada eu enviei uma certidão do meu avô portugues , casado no Brasil com avô brasileira. A certidão de nascimento foi obtida no Arquivo Distrital do Porto em 2019 quando fui a Portugal. Ele nasceu em 1900 e na data da entrada Não havia a transcrição do casamento (eu não tinha certeza).

    Acontece que fiz outro pedido de certidão de nascimento e agora deve i com a transcrição do casamento dele averbada . O QUE DEVO FAZER? POSSO ENVIAR CÓPIA ATRAVÉS DE E.MAIL A FIM DE ANTECIPAR UMA PROVAVEL EXIGÊNCIA/ PENDÊNCIA?

  • @Leticialele obrigado pelo breve retorno. Minha esposa nasceu em 1989. Portanto creio que possivelmente teremos êxito em Porto. Teríamos um modelo desta declaração que minha sogra precisa assinar? Em nenhuma das hipóteses precisamos tranacrever o casamento do avô dela então correto?

    obrigado mais uma vez pela atenção!

  • Pelas estatísticas que o @gandalf postou, dá pra ver que tem uns 800 indeferimentos por mês. o.O

  • editado July 2021

    @gabrielbertolazzi , se os pais não eram casados, não há casamento a transcrever!!

    A declaração seria algo bem simples

    Fulana de tal, portuguesa, identidade, CPF, residencia , declara, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, que não foi casada com Beltrano de Tal, pai de sua filha Sicraninha de Tal, atual Requerente no Processo de nacionalidade pelo Art. 1-C da Lei de Nacionalidade Portuguesa.

    Data, assina e reconhece a firma por autenticidade.

  • @Leticialele golaço! Muito obrigado. Vamos solicitar as certidões hoje no cartório e seguir com o processo.

    Fiz uma busca em outros fóruns e encontrei um caso solicitado em Ovar com as mesmas características porém com o rapaz nascido em 1964 e foi aprovado em dezembro/20. Acho que para não ter erro vou optar por Ovar e mesmo assim enviar a declaração, creio ser um caminho mais seguro, o que acha?

    obrigado pela sua atenção está sendo fundamental!

  • Processo da minha sogra avançou para bolinha 4 hoje !!! inicio em janeiro de 2021. Já alterei na planilha

  • editado July 2021

    @gabrielbertolazzi

    Nenhuma conservatória pode pedir o que não existe. Basta a declaração de que não era casada com o pai, e pode mandar para o ACP e vai completar em 6 meses. Em Ovar vai levar pelo menos 18 meses. Se agarrar em alguma coisa, não seria por esse motivo.

    O direito de escolha pra onde mandar é de sua esposa. Mas sendo como filha pelo art-1C pode mandar para o ACP sem receio.

  • Recebi o meu numero e senha depois de 45 dias! Agora é esperar pacientemente!

  • editado July 2021


  • @Leticialele, boa tarde. Tudo bem?

    Saberia me dizer o tempo aproximado do andamento da bolinha 2 para a 3?

    O meu processo foi recebido em meados de julho de 2020 e registrado em janeiro de 2021.

    Sou bisneto de portugueses. O meu avô, a minha mãe, tias e primos de primeiro grau já possuem a cidadania portuguesa. Assim, fico naquela ansiedade por ser o único da família que ainda não adquiriu.

    Já deixo o meu elogio pelo auxílio que você vem oferecendo a todos neste fórum!

  • editado July 2021

    @rafaelpsald

    Não quero soar rude, mas as bolinhas intermediárias são irrelevantes para o requerente, porque são de funcionamento interno do IRN e não há nada que você possa fazer a respeito. 3 (ou 4) eventos são essenciais pra você.

    Quando chega o processo (Recepção), porque coletam o pagamento e numeram, ou se tiver algum problema grave devolvem ou redirecionam. Quando o processo é registado, o processo recebe o número de registo, e eles lhe mandam a senha de acesso por e-mail. OK, em 08/2020 o e-mail ainda estava um pouco incerto, e alguns tinham que ligar na LR. Mas nenhum processo leva 6 meses pra registrar. Isso leva no máximo, 4 semanas. Nessa época levava 2 semanas pra numeração.

    Quando é aprovado, (Despacho) com a bolinha 6 verde. Esse é o momento mais crítico, porque o processo está ativamente em análise. Ou aprova (bolinha-6 verde), ou tem exigência (bolinha 4 laranja-claro), e nesse caso você tem que atuar rápido

    Quando finaliza, com a bolinha 7 verde, e você recebe o assento.

    Então pense assim:

    • Depois que chegou na conservatória, quanto tempo leva pra análise? R: 780 a 950 dias. Considere 850 dias.
    • Depois de aprovado, quanto tempo leva pra ter o assento? A maioria cerca de 30 dias, mas teve alguns poucos azarados que levou 1 ano.

    Sempre preste atenção ao texto abaixo das bolinhas. Se quiser acompanhar os processos intermediários, em geral o seu processo está na próxima bolinha não-verde. As consultas externas dependem de consulados e governos. Quanto menos história para verificar, mais depressa anda. Varia muito de caso pra caso. As pessoas com certidão de Goiás costumam ficar um bom tempo agarrados até conferirem no consulado.

    Esta deve ser a fase que seu processo está. Alguns chegam a ficar um ano nessa verificação, e houve casos em que o interessado teve que intervir via consulado do Rio, para destravar o processo que corria em Lisboa.

    Você já tem a data de recepção pelo rastreio da DHL ou dos correios. Você tem a data de numeração pelo e-mail com a senha de acesso. Se o seu processo é o que está ao final da planilha, número 522xx/20, ele foi numerado em meados de Ago/2020, não em 2021. Se você quiser saber ao certo, ligue na Linha de Registos, e pergunte quando o processo deu entrada na conservatória e quando deve ser analisado. Vai ficar 90 minutos na espera, mas terá as informações corretas.

  • @gandalf ,

    Grato pela explicação!

  • @rafaelpsald

    Você escreveu:

    "Sou bisneto de portugueses. O meu avô, a minha mãe, tias e primos de primeiro grau já possuem a cidadania portuguesa. Assim, fico naquela ansiedade por ser o único da família que ainda não adquiriu."

    O seu processo é de FILHO ! Ele é muito mais rápido, já que sua mãe já é portuguesa.

  • editado July 2021

    @rafaelpsald

    Bem observado pelo @Fernando Bueno

    Sendo seu processo como filho (art-1C), mude suas perguntas para o tópico do ACP (Arquivo do Porto), onde para você vai demorar 6 meses. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    Se sua mãe já tem a nacionalidade, ela é portuguesa desde que nasceu (é retroativo ao nascimento), e você agora é filho da portuguesa.

    Precisa iniciar com a transcrição do casamento dela. Recomendo consulados do Rio, Santos, ou Conservatória de Ponta Delgada. Para os dois primeiros consulte o site do consulado. Para PD, leia

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021

  • @rafaelpsald , @gandalf , creio que o processo já está em andamento em Lisboa, como processo de neto!!

    Você tem que entrar em contato com a CRCentrais, explicar que, por engano, enviou seu processo como neto, quando deveria ser como filho. Anexe cópia da certidão portuguesa de sua mãe. Pergunte a eles como deverá proceder para corrigir!

    rcentrais.admin@irn.mj.pt

  • @rafaelpsald @Leticialele

    Acho que devemos esperar o Rafael se manifestar.

    Provavelmente seria somente mandar um novo form-1C preenchido, assinado, e certificado por autenticidade junto com o assento da mãe.

    Peça pra anexar ao processo em andamento. Quando o Conservador for examinar, eles fazem a mudança e aproveitam o pagamento (se for possível). Eu acho que seria isso o que eu faria.

  • @gandalf , ele tem que transcrever o casamento da mãe, antes de mandar o Formulário 1C e o assento dela.

    @rafaelpsald

  • Boa tarde

    Eu enviei uma exigência ao IRN Portugal , e estou no aguardo de uma reposta , gostaria de saber se caso a reposta for negativa , eles vão exigir novos documentos ? Geralmente como funciona ? Não pode simplesmente ser indeferido né ?

    Grande abraço a todos e boa sorte.

    O nosso processo aqui de casa é de netos da minha esposa , processo este de 02 de 2019

  • @Eder Sandro , se você cumpriu a exigência, não há motivo para o processo ser indeferido. Podem, sim, pedir novos documentos, se os enviados não forem satisfatórios.

  • @Leticialele

    Muito obrigado mais uma vez pela sua atenção .

  • editado July 2021
    Meus caros,
    Vou dar entrada no pedido de nacionalidade de minha irmã (NETA de português). Estou pensando em enviar o processo para o Porto.
    Porém, soube que em Ovar o processo correria mais rápido. Qual a conservatória mais ágil para esses casos? Pode ser uma outra conservatória.
    Obrigado pela atenção!
  • Felipeamaral5Felipeamaral5 Member
    editado July 2021


  • @claudiocbernardo ,


    Atualmente, os processos de neto são tratados apenas na Conservatória dos Registros Centrais, em Liboa.

  • MAJOMAJO Member

    boa noite


    fiz 3 tentativas de envio de e maill para arm@arquivo-madeira.org ,solicitando certidões de meus avos,e todas foram rejeitadas,

    alguem saberia me informar se este e o e maill correto? este me fornecido por meu cunhado que requereu e foi atendido.se puderem me ajudar

    agradeço

  • @MAJO faça o pedido pelo site do arquivo https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/oservices

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.