Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1256257259261262662

Comentários

  • julbrajulbra Member

    @fferlaa

    Pelos últimos relatos, aproximadamente 115 dias para a criação do registo e conclusão do processo (bolinha 7 verde).

  • @julbra obrigada pela previsão!! :)

    Apenas para confirmar, na fase 7 eu não preciso ter nenhum ação por enquanto (bolinha em marrom) para a criação do cartão cidadão certo?

    É aguardar eles enviarem e a bolinha ficar verde para poder seguir, correto?

    Obrigada!!

  • Pessoal,

    Aproveitei e inclui o processo do meu pai na planilha, linha 97.

    Obrigada!

  • pessoal dando entrada no processo de neto, não é necessário fazer a transcrição dos pais de quem tá solicitando a cidadania, certo? uma vez que vai puxar direto da avó…

  • Boa noite

    Daqui a 5 dias meu processo vai completar 3 anos e nada...Empacou na fase 4. Cai em exigência em Fevereiro deste ano. Cumpri e nada de desfecho. Segundo meu advogado, País está nas famosas férias de verão e ele acha que resposta só em Setembro. Alguém com caso similar?

  • @fferlaa

    De onde você retirou essa data de recepção do processo? Você olhou pelo rastreio do DHL ou do correio?

    Com esse número, seu processo deve ter chegado lá em 12/03/2019, e não 01/05 como informado. Talvez essa seja a data que você conseguiu saber o número do processo pela LR, porque isso foi antes da consulta online existir.

  • @kleytonfidalgo transcrição de casamento ocorre quando algum dos nubentes é português. logo, sendo o processo como neto, os pais não são portugueses e não há que se falar em transcrição

  • obrigado @gsilvestre !!


    alguém sabe me dizer quanto tempo em média está levando para sair o processo de netos?

  • Eowyn31Eowyn31 Member
    editado July 2021

    @Leticialele eu recebi a certidão narrativa de nascimento do avô da minha mãe do Arquivo Distrital de Faro. Mas eu achei muito simples. Veio numa folha normal com um carimbo quase imperceptível na folha e com a assinatura da assistente técnica. Está certo isso?

  • @Eowyn31 , fiz a mesma pergunta para a @Leticialele há alguns dias...


    É isso mesmo, é um documento sem nada de muito complicado. Observe apenas que há uma estampa em alto relevo que indica que se trata de um documento original.

  • @eduardo_augusto nossa, eu achei tão simples. Hahaha Pensei que eu tivesse pedido errado. Enquanto isso as certidões brasileiras são cheias de segurança e adesivos.

  • julbrajulbra Member

    @kleytonfidalgo

    Se não se enquadrar como pedido de urgência, 30 meses para ser concluído.

  • julbrajulbra Member

    @fferlaa

    Vc só poderá fazer alguma coisa (pedir cartão do cidadão, passaporte, dar entrada em processo de nacionalidade para filho…) depois que a bolinha 7 ficar verde. É quando o requerente finalmente terá o registro de nascimento como português.

  • @Eowyn31 , as certidões portuguesas são bem simples!!!

    Aqui, como os Cartórios são fábricas de dinheiro para os tabeliães, cada selo, QR code, selo holográfico, carimbo, assinatura, papel moeda, tem um preço!!!! Por isso as certidões são bem carnavalescas!!

  • Boa noite a todos, já tem 35 dias que o DHL confirmou a entrega do meu processo à central de Porto. Até agora não recebi nenhum email com a senha. Alguém está tendo o mesmo problema? 

  • @CintiaHS , verificou na caixa de spam?

    Caso não tenha recebido, mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, dando nome completo, data de nascimento, filiação e Conservatória para onde enviou. Peça o número do processo e a chave de acesso ao site de nacionalidade.

  • Obrigada @Leticialele. Vou enviar um email.

  • @julbra e oq seria considerado urgência?

  • Pessoal, bom dia!

    O processo do meu sogro, 67xxx/18, foi aprovado em 21/04/21 e aguardamos o registro. Nas férias de julho/agosto tudo fica parado ou o número de oficiais fica reduzido? Pergunto porque a ansiedade é gigante rsrsr!

  • @Mreis acho que estão trabalhando com equipes reduzidas. é período de férias. meu processo chegou dia 18/05/2021 e até agora nada de senha

  • Bom dia,

    Iniciei o meu processo de cidadania em junho de 2021 e pelo que eu vi, demora em média dois anos até ser concluído.

    Como sou neto, o processo foi encaminhado para a Conservatória de Lisboa, espero que dê tudo certo.

  • Boa tarde a todos!

    Tenho uma dúvida:

    Vou iniciar o processo da minha mãe (neta de dois portugueses).

    O declarante na certidão de nascimento dela é meu avô. Já possuo a certidão de nascimento dele.

    Sendo ele o declarante, ainda preciso enviar a certidão de nascimento da minha avó (mãe da minha mãe)?


    Outro ponto:

    O casamento dos meus bisavós não estão transcritos, mas na certidão de nascimento da minha mãe não consta que meu bisavô era casado. Mesmo assim preciso transcrever?


    Muito obrigado!

  • @flpjacob , se os dois eram portugueses e casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento.

  • Apenas corrigindo:


    o declarante da certidão de nascimento dela é meu bisavô (o português, no caso)

  • @flpjacob , mesmo sendo seu bisavô o declarante do nascimento, se a bisavó também era portuguesa, terá que transcrever o casamento, se este ocorreu no Brasil.

  • Bom dia

    Espero que estejam todos bem , tenho uma dúvida, se conseguirem me ajudar , ficarei eternamente grato.

    1 - Enviei a Transcrição do casamento por DHL , do processo da minha esposa para nacionalidade de netos , processo de 2019 , porém não consigo confirmar com ninguém o recebimento , enviei no e-mail que falam para enviar dúvidas e nada de resposta , a única certeza que tenho é que a DHL entregou , pois tenho o protocolo de entrega , com nome do funcionário do IRN , existe outro procedimento ? È somente aguardar ? A carta deles fala em 30 dias e recebi ela com data do dia 17/06/2021. Como devo proceder .

    Muito obrigado

  • pessoal, dando entrada no processo da minha mãe como neta de português, quem a declarou foi o pai e quem é o filho do português é a mãe dela, preciso enviar a certidão de casamento dos pais dela?

  • @kleytonfidalgo não

    @Leticialele @flpjacob a orientação é que sendo ambos os avós portugueses, precisa transcrever o casamento. CONTUDO, já vi mais de um relato de pessoas que não transcreveram, o processo caiu em exigência, mas a CRC não exigiu necessariamente a transcrição, aceitando também o encaminhamento do assento de baptismo do outro português. Pode ser uma alternativa caso você não queira transcrever, mas, como disse, foram apenas alguns relatos recentes que vi nesse sentido, então pode cair em exigência mesmo assim... não há como saber se esse é um tratamento uniforme que os conservadores estão dando a esses casos ou atuação isolada de algum conservador rs

  • julbrajulbra Member

    @kleytonfidalgo

    Problemas de saúde devidamente comprovados, trabalho, estudo. Recentemente começaram a dar prioridade aos processos de idosos, mas não sabemos exatamente a partir de qual idade (talvez acima de 78 anos). Nesses casos de urgência ou prioridade, processos iniciados em 2021 foram concluídos em 6 meses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.