Você disse: "Então nunca devemos colocar na planilha a opção bolinha 1"
Poderia ser colocado ao final da planilha mesmo sem o número de processo. Quando tiver o número do processo (que virá junto com a data da senha), ele será movido para a ordem correta, por data de recepção na Conservatória.
Mas o melhor é esperar o processo ser numerado. Até ter o número, ele poderia ser integralmente devolvido, e nunca chegar a existir.
Venho recorrer a ajuda de vocês mais uma vez, a familia do meu marido conseguiu constatar que o bisavô dele é Português, estão levantando as informações, pois alguns primos já conseguiram a cidadania.
Dessa forma como o pai dele (neto do Português) é vivo, ele dará entrada. Estão solicitando as certidões no cartório do Rio, pois parece que casaram em Petrópolis.
O primo dele nos informaram que não precisariamos enviar as certidões do Portugues, mesmo que tenha nascido antes de 1910, pois como alguns familiares já tiraram a cidadania, as informações estão corretas em Portugal.
Sabem me informar se funciona dessa forma? Se após alguém da linha tirar a cidadania, facilita para os demais alguma parte do processo, sendo necessário somente enviar os demais documentos apostilados, com o formulário D1?
@dhalax , não é verdade. A certidão de nascimento ou o assento de batismo é um documento fundamental em qualquer processo, seja de netos, seja de filhos, por casamento, etc.
O fato de parentes terem conseguido não trará vantagem alguma para o Requerente. Cada processo é analisado independentemente e tem que ser enviado completo, com todos os documentos exigidos.
MInha mãe ja é portuguesa por atribuição (pai) e eu vou pedir minha dupla cidadania agora.
O casamento dela já esta transcrito em PT e pelo que entendi basta preencher o formulário solicitando a inclusão, juntar os documentos, pagar a taxa e esperar.
É possivel prever tempo mínimo para conseguir isto? será que há possibilidade de sair isto este ano ainda?
Minha pergunta se da pelo motivo de decidir se devo esperar abrir o turismo para fazer o processo diretamente la, ou se farei aqui no Brasil e espero
Enviei o processo da minha mãe em maio (e a propósito, até agora não recebi a senha), e estou ajudando um primo com a documentação da mãe dele.
Não transcrevi o casamento, pois não encontrei a certidão, e o declarante na certidão do filho do português era o próprio português, sendo que o registro foi feito com dias de vida, e nele a mãe consta como brasileira.
Pois bem, meu primo encontrou a certidão, e nela a esposa do português consta como portuguesa. Pode ser que seja, pode ser erro.
Perguntas:A conservatória faz essa pesquisa a fundo? Essa certidão tem chance de ser encontrada?Caso sim, ou se a transcrição for exigida, é possível supressão de certidão de nascimento se a noiva era portuguesa? Pois não temos nenhuma pista de onde ela teria vindo, se realmente veio de Portugal, pois nada consta na habilitação do casamento.Além disso, a certidão possui diversos erros, vai dar um bom trabalho para retificar.
Esse é um caso tīpico em que tem que arriscar, mesmo porque não tem outro jeito.
Agora que já foi, se acalme e não fique ansioso. Serão dois longos anos de espera pra saber se passou ou não. Enquanto espera, tente localizar, e talvez contratar um genealogista profissional, apesar de que os que atuam no fórum têm habilidades excepcionais.
Acho temerário deixar pra procurar o documento sob pressão de tempo. Deve aproveitar esse tempo para localizá-lo. Ela não se casaria sem ter a habilitação e apresentar documentos. Eles existiam.
Não é possível a supressão do documento para a transcrição. E se ela era portuguesa, será obrigatória.
É provável que a transcrição não seja necessária. Nas certidões que vc mandou, há alguma informação de que a mãe/avó era portuguesa?
De qualquer forma, é possível sim fazer a transcrição por processo de suprimento da certidão. É trabalhoso. Vc vai precisar juntar documentos que provem que a pessoa existiu e que não foi possível localizar a certidão de nascimento (apresentar certidões negativas, por exemplo).
Tente encontrar a certidão de óbito dela para confirmar a nacionalidade.
Se o processo for o seu como filho (art-1C), é como foi dito acima. Mande por DHL para o ACP assim que tiver os documentos prontos. Em 3 dias seu processo terá dado entrada. Sem esperar 4 horas na fila. Sem esperar o dia de seu vôo.
Se o seu primo vai fazer como neto (art-1D) então não tem escolha e terá que mandar por DHL para a CRCentrais, e esperar 2,5 anos.
Nunca faça pessoalmente, a menos que você more em PT. Mesmo assim, provavelmente ainda é melhor mandar pelo CTT.
"Os contraentes supriram as provas legais com justificação que procederam".
Devem ter casado sem alguma documentação. Foi o caso de outro bisavô meu, que era filho de italianos, porém casou sem certidão de nascimento, e aceitaram porque pediram urgência já que ele morava já com a noiva. Essa supressão foi para "legalizar a situação irregular" que eles viviam.
@gandalf Sim como filho, minha mãe já tem numero de assento.
Achei essas informações do passo a passo de como proceder daqui pra frente neste site, poderia me instruir se está correto ou me indicar aqui no forum onde tem esse passo a passo? muito obrigado até aqui!
@dhalax , reforço o que a @Leticialele disse. Meu processo caiu em exigência exatamente porque foi enviada apenas uma cópia do batismo do meu avô português (no caso dele, nascido antes de 1911). O advogado, à época, disse que bastaria porque eles teriam como consultar em sistema informatizado , mas se provou falso. O pior é que eu tinha o batismo oficializado, que pedi em Portugal. Agora mandei o original e tenho que aguardar retomarem meu processo.
Minha opinião é a seguinte: enviar documentos demais, desde que não haja nada que possa gerar controvérsia, tenha dados conflitantes, etc, não trapalha; já documentos de menos, sim. Sempre que trato com órgãos do governo levo 10 vezes mais do que me pedem. Tipo: "o sr. trouxe a cueca que usou ontem?" "Claro, está aqui!" hahaha
Pessoal, só confirmando aqui pra ajudar uma prima minha que tem uma linha materna...
A linha dela é Pai portugues (falecido) -> Filha brasileira (falecida) -> Neta (ela)
Filha e neta mudaram de nome no casamento. Sei que preciso enviar uma certidão de casamento da neta, sem necessidade apostilhar, apenas pra justificar a mudança (visto que no RG que ela vai mandar consta o nome de casada).
Minha duvida é sobre o casamento da filha falecida. Nesse caso não precisa do casamento da filha mesmo? Basta o nome dos pais/avós baterem entre filha e neta pra comprovar o vinculo com o portugues?
Eu pedi a certidão de casamento da minha mãe no cartório para o processo de neto. Como ela mudou o nome quando casou, eu vi que era necessário. Porém, o cartório não me enviou a certidão inteiro teor digitada, como eu havia pedido. Eles me enviaram da forma abaixo. Teria algum problema ou tem que ser mesmo apenas em inteiro teor digitada?
É com uma imensa alegria que comunico que o processo de meu pai foi aprovado agora pouco graças a Deus!! No dia 15/07 completaria 2 anos de processo.. Estamos muito felizes e logo mais eu posto os detalhes do processo do meu pai aqui para todos. Agradeço a esse fórum pela ajuda e a todos que contribuirão nessa jornada de 5 anos!!
Agora é aguardar sair o registro e seguir para as proximas!!
@andrero Exatamente, se efetuar o processo como neta, a comprovação será através do nome dos avós. Mas não dispensa a certidão da mãe dela, qual é obrigatória.
@Guilherme Jorge , parabéns! Comemore bastante, pois esta alegria é muito grande.
Seu relato reforça meu entendimento de que a CRC não segue uma ordem cronológica, o meu processo é nº 40xxx/19, chegou lá em maio e até agora na fase 4.
@Ricosne então rapaz eu estava tendo como base seu processo e esperando ele ser concluído primeiro e hoje tive essa surpresa muito boa! Mas não perca a esperança meu amigo que logo chegara sua vez, e vou te contar que é uma experiência única de alegria misturado com dever cumprido!!
Segue ai o relato do processo do meu pai de neto aprovado hoje 09/07/2021 e está aguardando a criação do registro,
15/07/2019 – Emissão vale postal
16/07/2019 – Documentos enviados a Lisboa via correios
16/07/2019 – Chegada vale postal em Lisboa
30/07/2019 – Chegada oficial do processo em Lisboa
06/08/2019 – Saque Vale postal
21/08/2019 – Numeração do processo
Fases de acordo com o Site de consulta,
30/07/2019 - Fase 1 - Recepção do pedido - (Fim 31/05/2020 - 306 dias nessa fase)
01/06/2020 - Fase 2 – Registro do pedido - (Fim 04/06/2020 - 3 dias nessa fase)
05/06/2020 - Fase 3 – Consulta as entidades externas- (Fim 06/07/2020 - 31 dias nessa fase)
06/07/2020 – Fase 4 - Verificação dos documentos entregues - (Fim 09/07/2021 - 368 dias nessa fase)
09/07/2021 - Fase 7 - Aguardando registro - Pendente
Total da fase 1 a 7 pendente - 708 Dias
Documentos enviados,
Certidão do avô português tirada no arquivo distrital de Leiria
Certidão Reprografica do filho do português com averbação de casamento apostilada*
Certidão Reprografica do neto apostilada*
Transcrição do casamento do português casado com uma brasileira, pois o declarante do filho do português foi um terceiro
Cópia do Histórico escolar apostilada*
Certidão de Antecedentes criminais, com comprovante impresso no verso
Comprovante de 2 viagens a Portugal em 2017 e 2019
Declaração do Club Português comprovando laços efetivos apostilada*
Cópia do passaporte apostilado*
Formulário D1 preenchido e com firma reconhecida presencialmente por autenticidade
*todas as certidões foram em inteiro teor reprográficas com menos de 6 meses.
Divergências,
Somente uma divergência na certidão de nascimento do filho do português, a idade de sua mãe estava incorreta e foi retificado através de um processo administrativo no próprio cartório. Todos os nomes estavam corretos, pais, avós e todos as averbações constavam nas certidões.
O Processo não caiu em exigência e foi aprovado em menos de 2 anos.
Agora é aguardar o registro e dar sequencia nos próximos processos.
Agradeço primeiramente a Deus, a esse fórum e os moderadores.... Especial a @Leticialele que me tranquilizou em umas certidão que eu achava que estava ilegível e em outra com a cópia reprografica ilegível no cabeçario e estava com medo de exigências nisso.
Pessoal esse é um breve relato, caso alguém queria mais algum detalhe só me chamar.
Comentários
@gomes_rt
Você disse: "Então nunca devemos colocar na planilha a opção bolinha 1"
Poderia ser colocado ao final da planilha mesmo sem o número de processo. Quando tiver o número do processo (que virá junto com a data da senha), ele será movido para a ordem correta, por data de recepção na Conservatória.
Mas o melhor é esperar o processo ser numerado. Até ter o número, ele poderia ser integralmente devolvido, e nunca chegar a existir.
Bom dia Pessoal, tudo bem?
Venho recorrer a ajuda de vocês mais uma vez, a familia do meu marido conseguiu constatar que o bisavô dele é Português, estão levantando as informações, pois alguns primos já conseguiram a cidadania.
Dessa forma como o pai dele (neto do Português) é vivo, ele dará entrada. Estão solicitando as certidões no cartório do Rio, pois parece que casaram em Petrópolis.
O primo dele nos informaram que não precisariamos enviar as certidões do Portugues, mesmo que tenha nascido antes de 1910, pois como alguns familiares já tiraram a cidadania, as informações estão corretas em Portugal.
Sabem me informar se funciona dessa forma? Se após alguém da linha tirar a cidadania, facilita para os demais alguma parte do processo, sendo necessário somente enviar os demais documentos apostilados, com o formulário D1?
Muito Obrigada!
Dani
@dhalax , não é verdade. A certidão de nascimento ou o assento de batismo é um documento fundamental em qualquer processo, seja de netos, seja de filhos, por casamento, etc.
O fato de parentes terem conseguido não trará vantagem alguma para o Requerente. Cada processo é analisado independentemente e tem que ser enviado completo, com todos os documentos exigidos.
@Leticialele obrigada pela correção.
Boa tarde Quanto tempo estão levando para emitir o Registo de cidadão Português ? Obrigada
MInha mãe ja é portuguesa por atribuição (pai) e eu vou pedir minha dupla cidadania agora.
O casamento dela já esta transcrito em PT e pelo que entendi basta preencher o formulário solicitando a inclusão, juntar os documentos, pagar a taxa e esperar.
É possivel prever tempo mínimo para conseguir isto? será que há possibilidade de sair isto este ano ainda?
Minha pergunta se da pelo motivo de decidir se devo esperar abrir o turismo para fazer o processo diretamente la, ou se farei aqui no Brasil e espero
@joaocg
Esse é um caso tīpico em que tem que arriscar, mesmo porque não tem outro jeito.
Agora que já foi, se acalme e não fique ansioso. Serão dois longos anos de espera pra saber se passou ou não. Enquanto espera, tente localizar, e talvez contratar um genealogista profissional, apesar de que os que atuam no fórum têm habilidades excepcionais.
Acho temerário deixar pra procurar o documento sob pressão de tempo. Deve aproveitar esse tempo para localizá-lo. Ela não se casaria sem ter a habilitação e apresentar documentos. Eles existiam.
Não é possível a supressão do documento para a transcrição. E se ela era portuguesa, será obrigatória.
@Rangelicojr 6 meses no arquivo central do porto
nao espere para fazer lá, pois não vai ser vantajoso. o prazo será o mesmo ou maior
@joaocg
É provável que a transcrição não seja necessária. Nas certidões que vc mandou, há alguma informação de que a mãe/avó era portuguesa?
De qualquer forma, é possível sim fazer a transcrição por processo de suprimento da certidão. É trabalhoso. Vc vai precisar juntar documentos que provem que a pessoa existiu e que não foi possível localizar a certidão de nascimento (apresentar certidões negativas, por exemplo).
Tente encontrar a certidão de óbito dela para confirmar a nacionalidade.
@Rangelicojr
Se o processo for o seu como filho (art-1C), é como foi dito acima. Mande por DHL para o ACP assim que tiver os documentos prontos. Em 3 dias seu processo terá dado entrada. Sem esperar 4 horas na fila. Sem esperar o dia de seu vôo.
Se o seu primo vai fazer como neto (art-1D) então não tem escolha e terá que mandar por DHL para a CRCentrais, e esperar 2,5 anos.
Nunca faça pessoalmente, a menos que você more em PT. Mesmo assim, provavelmente ainda é melhor mandar pelo CTT.
@gandalf
vou correr atrás durante esse tempo.
na certidão de casamento, consta o seguinte:
"Os contraentes supriram as provas legais com justificação que procederam".
Devem ter casado sem alguma documentação. Foi o caso de outro bisavô meu, que era filho de italianos, porém casou sem certidão de nascimento, e aceitaram porque pediram urgência já que ele morava já com a noiva. Essa supressão foi para "legalizar a situação irregular" que eles viviam.
@julbra
na certidão de nascimento do filho do português que mandei, consta que a mãe era brasileira.
@gandalf Sim como filho, minha mãe já tem numero de assento.
Achei essas informações do passo a passo de como proceder daqui pra frente neste site, poderia me instruir se está correto ou me indicar aqui no forum onde tem esse passo a passo? muito obrigado até aqui!
http://www.portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar
@dhalax , reforço o que a @Leticialele disse. Meu processo caiu em exigência exatamente porque foi enviada apenas uma cópia do batismo do meu avô português (no caso dele, nascido antes de 1911). O advogado, à época, disse que bastaria porque eles teriam como consultar em sistema informatizado , mas se provou falso. O pior é que eu tinha o batismo oficializado, que pedi em Portugal. Agora mandei o original e tenho que aguardar retomarem meu processo.
Minha opinião é a seguinte: enviar documentos demais, desde que não haja nada que possa gerar controvérsia, tenha dados conflitantes, etc, não trapalha; já documentos de menos, sim. Sempre que trato com órgãos do governo levo 10 vezes mais do que me pedem. Tipo: "o sr. trouxe a cueca que usou ontem?" "Claro, está aqui!" hahaha
Boa sorte!
Pessoal, só confirmando aqui pra ajudar uma prima minha que tem uma linha materna...
A linha dela é Pai portugues (falecido) -> Filha brasileira (falecida) -> Neta (ela)
Filha e neta mudaram de nome no casamento. Sei que preciso enviar uma certidão de casamento da neta, sem necessidade apostilhar, apenas pra justificar a mudança (visto que no RG que ela vai mandar consta o nome de casada).
Minha duvida é sobre o casamento da filha falecida. Nesse caso não precisa do casamento da filha mesmo? Basta o nome dos pais/avós baterem entre filha e neta pra comprovar o vinculo com o portugues?
Obrigado!
Pessoal, boa tarde.
Eu pedi a certidão de casamento da minha mãe no cartório para o processo de neto. Como ela mudou o nome quando casou, eu vi que era necessário. Porém, o cartório não me enviou a certidão inteiro teor digitada, como eu havia pedido. Eles me enviaram da forma abaixo. Teria algum problema ou tem que ser mesmo apenas em inteiro teor digitada?
Olá boa tarde Pessoal,
É com uma imensa alegria que comunico que o processo de meu pai foi aprovado agora pouco graças a Deus!! No dia 15/07 completaria 2 anos de processo.. Estamos muito felizes e logo mais eu posto os detalhes do processo do meu pai aqui para todos. Agradeço a esse fórum pela ajuda e a todos que contribuirão nessa jornada de 5 anos!!
Agora é aguardar sair o registro e seguir para as proximas!!
@andrero Exatamente, se efetuar o processo como neta, a comprovação será através do nome dos avós. Mas não dispensa a certidão da mãe dela, qual é obrigatória.
@Eowyn31 Se pediu o inteiro teor digitada, volte ao cartório e reclame que fizeram erroneamente.
@Guilherme Jorge Parabéns ao novo Tuga !!!
@lucasbitte mas pode ser essa só para comprovar a mudança de nome?
@Eowyn31 , pode ser, sem problema, se constar o nome que adquiriu após o casamento.
@Leticialele precisa ser autenticada?
@Guilherme Jorge , parabéns! Comemore bastante, pois esta alegria é muito grande.
Seu relato reforça meu entendimento de que a CRC não segue uma ordem cronológica, o meu processo é nº 40xxx/19, chegou lá em maio e até agora na fase 4.
Bom, paciência é o nos resta.
Parabéns mais uma vez, comemore mesmo!
@Guilherme Jorge Parabéns!
!
Muito Obrigado Pessoal,
@Ricosne então rapaz eu estava tendo como base seu processo e esperando ele ser concluído primeiro e hoje tive essa surpresa muito boa! Mas não perca a esperança meu amigo que logo chegara sua vez, e vou te contar que é uma experiência única de alegria misturado com dever cumprido!!
Abraço!!
@Eowyn31 , basta mandar a original, com a firma do escrevente reconhecida. Não precisa apostilar!
Olá boa tarde pessoal!
Segue ai o relato do processo do meu pai de neto aprovado hoje 09/07/2021 e está aguardando a criação do registro,
15/07/2019 – Emissão vale postal
16/07/2019 – Documentos enviados a Lisboa via correios
16/07/2019 – Chegada vale postal em Lisboa
30/07/2019 – Chegada oficial do processo em Lisboa
06/08/2019 – Saque Vale postal
21/08/2019 – Numeração do processo
Fases de acordo com o Site de consulta,
30/07/2019 - Fase 1 - Recepção do pedido - (Fim 31/05/2020 - 306 dias nessa fase)
01/06/2020 - Fase 2 – Registro do pedido - (Fim 04/06/2020 - 3 dias nessa fase)
05/06/2020 - Fase 3 – Consulta as entidades externas- (Fim 06/07/2020 - 31 dias nessa fase)
06/07/2020 – Fase 4 - Verificação dos documentos entregues - (Fim 09/07/2021 - 368 dias nessa fase)
09/07/2021 - Fase 7 - Aguardando registro - Pendente
Total da fase 1 a 7 pendente - 708 Dias
Documentos enviados,
Divergências,
Somente uma divergência na certidão de nascimento do filho do português, a idade de sua mãe estava incorreta e foi retificado através de um processo administrativo no próprio cartório. Todos os nomes estavam corretos, pais, avós e todos as averbações constavam nas certidões.
O Processo não caiu em exigência e foi aprovado em menos de 2 anos.
Agora é aguardar o registro e dar sequencia nos próximos processos.
Agradeço primeiramente a Deus, a esse fórum e os moderadores.... Especial a @Leticialele que me tranquilizou em umas certidão que eu achava que estava ilegível e em outra com a cópia reprografica ilegível no cabeçario e estava com medo de exigências nisso.
Pessoal esse é um breve relato, caso alguém queria mais algum detalhe só me chamar.
Valeu!
@Leticialele é necessário averbar o casamento do filho do português na certidão de nascimento?
@Eowyn31 , não