Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1175176178180181315

Comentários

  • @Devani Rosa , os laços com Portugal são 3 anos de casamento com filhos atribuídos ou 6 anos, em qualquer situação.

  • @Leticialele

    Entendi, muito obrigado pela confirmação.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @SandraP @PedroGaspar @athneto gente, apenas para reforçar que essa informação do consulado é completamente absurda! rs acho que caberia até um encaminhamento ao MNE para avaliação.

    A nacionalidade é um direito fundamental do indivíduo. O país não pode barrar a entrada de seu nacional. Vai fazer o que? Deportá-lo? Repatriá-lo (rs)?

    Inclusive, a informação diverge da fornecida pelo MNE no FAQ criado para dúvidas sobre viagens e COVID:

    "3. Sou português e vivo no estrangeiro, posso viajar para Portugal?

    Sim, o regresso a Portugal dos cidadãos nacionais é permitido. No entanto, e tendo em consideração as restrições ao tráfego aéreo proveniente de países terceiros, recomenda-se a consulta dos voos autorizados e/ou confirmação da realização do voo junto da companhia aérea. Deverá ter também atenção às restrições à chegada, nomeadamente de teste ou isolamento profilático, consoante o país de origem. " Disponível aqui: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/noticias/faq-s-viagens-para-portugal-conselhos-aos-emigrantes

  • Boas, malta

    RECIBO VALE 024XXX alguém sabe o que isso significa?

    Pedi urgencia no meu processo, pois uma empresa estava a me contratar e preciso da nacionalidade européia.

    Força!

  • @Devani Rosa

    "para cônjuges q estejam juntos há mais de 6 anos"

    Que estejam juntos é um termo vago: Pode ser com casamento civil, ou em União Estável registrada em cartório.

    Nesses casos vale como lhe foi dito acima, contados a partir da data do documento.

  • @SandraP @athneto @gsilvestre, só para atualizar a discussão sobre a infomação que a atendente do Consulado de Portugal em SP me passou por telefone sobre a entrada em Portugal de nacional português por motivo de turismo, somente hoje recebi uma resposta deles por e-mail (que eu tinha enviado antes de ligar), que foi a seguinte:

    "Para casos de viagens para Portugal, deverão ser contactadas as companhias aéreas, ou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Os postos consulares não têm competências sobre questões fronteiriças, nem estão habilitados a autorizar a entrada de cidadãos, seja qual for a sua nacionalidade"

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado June 2021

    Boa tarde pessoal. Estou em dúvida em relação a um dos documentos solicitados para nacionalidade portuguesa pelo casamento. A certidão de nascimento do cônjuge brasileiro precisa ser por cópia reprográfica, ou pode ser digitalizada? Pergunto isso, pois acabei de fazer a transcrição do casamento no Consulado de Santos e, após a transcrição, devolveram a certidão de nascimento digitalizada e já apostilada, e se pudesse usar esta última evitaria mais custos. No site do MJ Português fala "SE POSSÍVEL" por cópia fotocópia (mas não diz que é obrigatório). Alguém a sabe ou poderia ajudar a interpretar isso, e se é mesmo preciso tirar outra certidão?

  • @SergioLCosta , a certidão do Requerente nos processos de cidadania tem que ser, necessariamente, por cópia reprográfica, apostilada.

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado June 2021

    @Leticialele obrigado pelo retorno.

    Só mais uma dúvida. Pelo que li aqui no Fórum, os documentos para aquisição de nacionalidade pelo casamento devem ser enviados para a CRC de Lisboa. Estou em dúvida quanto ao endereço correto, pois no formulário (modelo 3) consta "Rua Rodrigo da Fonseca, 200, 1099-003 Lisboa", mas no site do MJ PT consta "Rua Rodrigo da Fonseca, nº 202, 1099-033 Lisboa", ou seja, diverge quanto a numeração. Para qual desses deve endereços deve ser enviado, ou tanto faz?

  • @SergioLCosta , tanto faz. O prédio é enorme, usam os números 198, 200, 202.

  • Obrigada pessoal, farei vale postal. :-)

  • editado June 2021

    Boa noite, pessoal.

    Recebi meu certificado de antecedentes criminais da Inglaterra. Só tem uma coisa...

    Me enviaram o documento original e uma copia (colorida) dele autenticada e apostilada.

    No documento original não fizeram nada.

    Será que terei problemas?

    Obrigado

  • Eu apostilei o documento original em um notario. Como ja disse em outro topico, tive a sorte de ter uma pessoa la na inglaterra que fez isso. O apostilamento no notario custou 150 libras. O documento original vem sem assinatura.

  • athnetoathneto Member
    editado June 2021

    O apostilamento e a marca dagua colocada no certificado original.

  • @athneto , mande o original e a cópia. Não terá problema!!

  • processo de nacionalidade por casamento em andamento. Se ocorrer o divórcio neste período ? Quais as consequências em relação a processo de nacionalidade ?

  • @fladoreto , o processo é indeferido. A nacionalidade só é concedida na constância do casamento.

  • editado June 2021

    Obrigado, @athneto e @Leticialele !

    Enviarei os dois (a copia e o original).

  • drildril Member

    Bom dia!!!

    @Leticialele Meu esposo já é português, e está em Portugal a alguns dias. Eu fiquei no Brasil, resolvendo algumas questões. Meu processo pelo casamento já está em andamento desde de nov/2020. Tenho como solicitar urgência no meu processo? Nesse caso eu sendo esposa e mãe de português( eu e filha ficamos) posso entrar em Portugal nesse período de pandemia? Terei que fazer reagrupamento familiar ou seria outro procedimento? Tenho lido tanto sobre isso que estou meio perdida.

  • Boa noite!

    @gandalf , a minha documentação para aquisição pelo casamento chegou no dia 25/06/2021.

    Quanto tempo demora para enviarem as informações para acompanhar o processo? Já estou ansiosa rs

    Assim que tiver as informações, irei inserir na planilha.

    Mais uma vez agradeço pela ajuda e atenção em minhas dúvidas.

    Uma semana abençoada para todos do fórum.

  • @Aninha_Lourenço, o da minha esposa levou 13 dias para chegar a senha de acesso por e-mail, em março deste ano. Mas olhando a planilha (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/) os últimos têm levado até 35 dias para chegar.

  • editado June 2021

    @Aninha_Lourenço

    A maioria das pessoas demora entre 20 e 35 dias para receber o e-mail com a senha. Mas não se aflija, porque depois demora 2 anos. :-)

    @PedroGaspar Tem razão. Achei que era transcrição do casamento ainda mas é art-3 (casamento). https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248933/#Comment_248933

  • Boa tarde pessoal,

    eu fiz a minha transcrição de Casamento por Santos, e eles me devolveram os documentos e grifaram em amarelo a parte de trás.

    será que eu posso usar este mesmo documento para o processo do meu marido?

    Portugal irá aceitar?

    e o processo está demorando dois anos mesmo?

    Obrigada.

  • @adriana_batista , sim, pode usar.

    O processo pelo casamento leva de 18 a 24 meses.

  • Boa noite!

    @gandalf e @PedroGaspar , obrigada pela informação.

    Me preparando para a espera. Rs

    Bom descanso para todos.

  • editado July 2021

    Boa noite pessoal.

    @gandalf , @Leticialele ou outro amigo forista.

    Estou finalizando a solicitação dos últimos documentos.

    Queria tirar mais algumas dúvidas:

    1. Pedi a tradução juramentada do meu certificado de antecedentes criminais. Porém, só depois que paguei, o tradutor disse que a emissão é com assinatura digital. Posso ter problemas? O tradutor disse que o apostilamento é feito normalmente neste tipo de documento. Estou bem receoso...
    2. É necessário o sinal publico na tradução juramentada?
    3. Posso fazer o reconhecimento da minha assinatura no formulário Mod. 3 no consulado na presença do funcionário ou tem que ser em cartório?

    Obrigado!

  • @Lucianofilhoba

    1 - Sim, fazem o apostilamento com a assinatura digital;

    2 - Não;

    3 - Sim, pode fazer tanto no Cartório quanto no Consulado

  • @Leticialele

    Desculpa, acho que não me expressei direito...

    Na verdade eu queria saber se posso ter problemas no processo, pois a tradução juramentada está com assinatura digital.

  • @Lucianofilhoba , não terá problemas no processo!!

  • @Aninha_Lourenço Olá! A documentação do meu marido chegou em Lisboa em 07/06/21 e até agora nada de senha por email. Abs.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.