Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1168169171173174315

Comentários

  • @dmalgueiro , não sei se há planilha de acompanhamento para processos por casamento!

    Creio que o @gandalf pode responder a essa questão!!

  • Oi Pessoal! Quero dar entrada agora no processo de aquisição de nacionalidade para meu marido. Somos casados há 6 anos, temos 2 filhos.

    Andei lendo sobre a documentação e etc. Como transcrevi meu casamento no consulado há pouco tempo e eles devolvem a documentação, quero aproveitar que a certidão de inteiro teor dele e do nosso casamento é de dezembro de 2020 e fazer logo, para nao precisar tirar novos documentos de novo.

    MAs estou perdida por onde fazer este processo? Digo, vi que é para pagar por cartão de crédito a taxa de 250 euros. Mas onde está esse link, como realizo esse pagamento??

    Existe um formulário específico para este caso, assim como temos o 1C para o processo de atribuição?


    Grata desde já!

  • @catherineplata , Aquisição pelo artigo 3 da Lei de Nacionalidade.

    Link para pagamento: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    Vai receber o Formulário 3 (verde) Imprima colorido, frente e verso, preencha sem rasuras e leve ao Cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Instruções do IRN: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

  • Pessoal,

    Qual o requisito para cônjuge conseguir a nacionalidade após 3 anos de casado ?

    Filhos, ligação efetiva a comunidade, domínio da língua, ... ?

    Já pesquisei muito mas cada um diz uma coisa.

    Alguém consegue esclarecer ?

  • editado April 2021

    @RODRIGOPS89 , no mínimo 3 anos de casamento, demonstrando laços com Portugal e o domínio do idioma. Se for natural de país lusófono, o conhecimento é presumido.

    Se tem filhos atribuídos portugueses, estes são o laço!

    Mais de 6 anos de casamento - não precisa de laços, pela alteração da lei em 11 nov 2020. Apenas o domínio da língua portuguesa, como dito acima.

  • @Leticialele Pegando carona na explicação acima.... Sobre o processo de aquisição do meu marido. Somos casados há 6 anos e 1 mês. Temos dois filhos. Estou fazendo o processo dos meninos primeiro. No caso, preciso esperar a conclusão das crianças para garantir o processo do meu marido ou como já temos mais de 6 anos casados não precisamos esperar a atribuição das crianças primeiro?

  • editado April 2021

    @catherineplata

    Não precisa esperar. No entanto, se os processos dos filhos estão em andamento, faça um print-screen da tela de consulta online e mande anexo ao processo. Ali tem todas as informações que o Conservador precisa pra localizar o dos filhos.

    Ao analisar o processo de casamento daqui a 1 ano, o processo dos filhos já estará concluído, e o cônjuge se qualifica sem restrições.

  • @gandalf o casamento ja foi trancrito. Temos 6 anos de casamento. Mesmo assim.entao pode haver restricoes? No caso me disseram que pela ACP do Porto ta saindo rapido a atribuição para menor de idade. No caso, acha melhor aguardar entao sair a atribuição dos meus meninos?

  • @catherineplata

    Raramente pessoas são afetadas, mas há sim pequenas diferenças. É um processo, e depende de aprovação. Tendo filhos em comum atribuídos (ou em processo) ajuda a reforçar. Seria uma decisão tola não usar.

    Eu lhe disse: não precisa esperar sair o assento dos filhos. Só precisa ter a chave de consulta online, fazer um print-screen da tela, e mandar.

  • @catherineplata , após pagar com cartão de crédito você receberá um e-mail, com o formulário 3 em anexo, este e-mail é enviado logo após a confirmação do pagamento, caso não apareça na caixa de entrada, verifique se não está na CAIXA DE SPAN, pois no meu caso foi o que ocorreu.

  • editado April 2021

    Amigos,

    Já juntei todos os documentos e preenchi o formulário, porém surgiu uma dúvida com relação ao endereço para enviar a documentação, pois no final do formulário diz que é RUA RODRIGO DA FONSECA, nº 200; na página da internet consta que fica na RUA RODRIGO DA FONSECA, nº 202 e no post do @PedroGaspar consta RUA RODRIGO DA FONSECA, nº 198.

    A minha preocupação o entregador (DHL), devolver por erro no número da morada.

  • @AFFBORJA , o prédio é gigantesco, abrange os números 198 a 202.

    Colocado Conservatória dos Registos Centrais e o número 200, não terá problema!!

  • Prezado(a)s,

    Minha esposa adquiriu a nacionalidade (naturalização) como neta em 2011. No mesmo ano, registramos nosso casamento (ocorrido em 2008) no Consulado do Rio de Janeiro. Nosso filho, nascido em 2013, teve a nacionalidade por atribuição registrada em 2014. Pretendo solicitar a minha, mas tenho algumas dúvidas.

    1 - Ao reconhecer a autenticidade da minha assinatura no formulário, preciso pedir o apostilamento de Haia desse ato? Ou basta a etiqueta do cartório reconhecendo a firma?;

    2 - Nosso casamento foi registrado no consulado e gerou uma averbação no registro da minha esposa na CRC Lisboa. Posso simplesmente informar o número do assento no consulado?;

    3 - o certificado do registro criminal emitido pela PF precisa ser apostilado ou basta a impressão do certificado e da validação?

  • @clemes :

    1 - O Formulário 1C não é apostilado. Basta o reconhecimento da firma, por autenticidade, no Cartório;

    2 - Sim;

    3 - Basta a impressão do atestado e, no verso, a validação. Deixe para fazer por último, pois só tem 90 dias de validade. Não precisa apostilar.

    Os únicos documentos que precisam de apostilamento são sua certidão de nascimento por cópia reprográfica e a cópia autenticada do seu RG ou passaporte que contenha filiação.

  • Bom dia a todos.

    O meu marido enviou a documentação para a Conservatória no dia 3 de fevereiro (foi recebido por o funcionario Helder Barata) e no dia 1 de março a Conservatória enviou chave de acesso.

    No GoogleDoc vejo que o tempo para passar da primeira bolinha verde do processo é mais o menos um mês, alguem sabe se está a demorar mais?

    Outra pergunta, o processo pode demorar até mais de dos anos, obviamente documentos como o registro criminal vão vencer nesse periodo. Alguem sabe se a Conservatória volta a pedir a documentação atualizada? No momento em que enviamos a documentação todos estavam vigentes.

    Muito obrigada e boa sorte a todos.

  • @LILIANA2105 , não se preocupe com a vigência dos atestados. Se eles precisarem , vão pedir para renovar. Mas não é comum.

  • Acabei de enviar o processo da minha esposa, obrigado à todos, em especial @Leticialele e @PedroGaspar pelas dicas.

  • Oi Pessoal boa tarde

    sou cidadã com casamento transcrito e casada a 10 anos sem filhos ainda.

    vou dar entrada na cidadão do meu esposo , vi uma postagem (não me recordo o nome do membro) excelente sobre as documentações e enfim... só me restou uma dúvida : antes da pandemia tiramos algumas certidões , mas acredito que eu tenha que tirar novamente devido ao tempo né ... alguém poderia me ajudar nessa questão ?

  • editado April 2021

    @Leticia Marques ...

    A meu ver...Quanto mais recente os documentos...Mais segurança conferem ao processo para o qual foram emitidos...

    Via de regra...Certidões para processos de Nacionalidade Portuguesa devem ter data de emissão INFERIOR A UM ANO por ocasião da numeração dos processos...

    ***Lembro de ter lido aqui no Fórum...(Há muito tempo atrás)...Que alguma Conservatória...(Não me recordo qual)...Exigia Certidões com ATÉ SEIS MESES...

  • Obrigada @Nilton Hessel !

    Melhor tirar novas mesmo , para não ter problemas.

  • Prezados foristas,

    Processo de cidadania terminado hoje.

    Entrei em contacto com a linha registo, peguei o nº do assento, dirigi-me a conservatória da minha cidade, e já pego o BI em 05/05!

  • @fnunes , parabéns!!! Quanto tempo demorou seu processo?

  • @Leticialele,

    o processo foi iniciado em 18/12/2018,

    sem nenhuma exigencia, e estava a aguardar a criação do registo desde 06/03/2020.

  • @fnunes , mais de 1 ano para criar o registo!!

  • @Leticialele,

    Pois!

  • Bom dia!

    Passando pra dizer que o processo da minha cunhada foi finalizado hoje!

    04/11/2019 - Recebido

    22/03/2021 - Aprovado

    23/04/2021 - Finalizado (apenas 1 mês para ser criado o Registro depois de aprovado!)

    *Permaneceu todo o tempo na CRC, não foi redistribuído.

    Achei muito rápido! O meu processo dei entrada em 2018 e levou 2 anos pra finalizar...

    Boa sorte aos demais que aguardam finalização dos respectivos processos!

    Obs: Na mensagem abaixo só apareceu que o processo foi finalizado e respetivo registo criado. (Não aparece data de quando finalizou e nem que a notificação da conclusão seria enviada para a morada).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.