Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1431432434436437454

Comentários

  • Pessoal, Boa tarde!

    Hoje houve mudança de fase no processo de meu avô, da fase 6 marrom para verde e para 7 marrom:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"

  • @MrFreitas , agora falta pouco!!!!

  • editado April 2021

    Estou torcendo @Leticialele.

    @patrickmattoso, se não estiver enganado a fase só é concluída quando a bolinha se torna verde, no seu caso ainda o processo não foi despachado, então esta etapa está em andamento e a planilha deve ser alterada de "análise para "despacho", somente após a mudança da etapa de marrom para verde. Talvez esteja enganado, mas o @gandalf pode confirmar essa informação, para melhor precisão da planilha.

    No meu caso a fase 6 marrom e verde para 7 marrom levou 4 dias e pela planilha para sair do despacho para a conclusão são mais ou menos 3 dias.

  • editado April 2021

    O processo de minha mãe hoje foi atualizado com a mensagem de envio do assento para a morada indicada. Vou aguardar a chegada.

  • Creio que seria boa ideia colocar essa postagem do @gandalf em um dos tutoriais...Ficando assim sempre disponível...E mais fácil de encontrar...Claro...Só para quem tiver o bom senso de pesquisar um pouco antes de sai perguntando ¨"...De que cor era o cavalo BRANCO do Napoleão..."

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    A pedido da @Leticialele, afixando esta versão.

  • @MrFreitas @Ane Sturm Coutinho Viegas

    Muito obrigado pela ajuda!!!

    @gandalf Obrigado pela resposta e pela sua atenção em detalhar de forma clara o meu caso em particular. Tenho certeza que irá auxiliar a muitos no futuro.

    Ao contrário do exemplo do comentário anterior. Tive o cuidado de pesquisar. E fiz a pergunta com o intuito de manter a precisão do acompanhamento na tabela.

    Mais uma vez obrigado a todos que ajudaram.

  • @patrickmattoso

    Não vi seu processo na planilha. Sugiro incluir, e acompanhar ali. Lhe dá uma visão de conjunto, seu processo em relação aos outros.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/

  • @gandalf Sim, está lá junto com os outros.

    Processo 78xxx/20 - nome PBM (Maior).

    Acompanho diariamente a evolução de todos.

  • @patrickmattoso

    Deve receber despacho de aprovação a qualquer momento.

    Você marcou ali que recebeu a senha pessoalmente 157 dias depois, só em 03/21?

    Significa que entregou pessoalmente também?

  • @gandalf Conheci o fórum após ter dado entrada na minha cidadania.

    Naquele momento contratei uma empresa para fazer pois não tinha informações e segurança para tal. Hoje com os conhecimentos do fórum afirmo que eu faria todo processo eu mesmo.

    Essa data foi quando a empresa retirou lá pois não tinha recebido por e-mail ate então.

  • editado April 2021

    @MrFreitas então o despacho só é considerado quando a bolinha 6 ficar verde? E não Quando foi para 6 em marrom...então vou mudar a data na tabela pois pus errado. Agora meus filhos estão na bolinha 7 marrom. E eu pedi nacionalidade por casamento q só pode ser em Lisboa e tá parado no 1 desde outubro. Sei q demora dois anos...não tenho pressa, mas meus filhos e netos são prioridades...

  • editado April 2021

    Isso mesmo @Ane Sturm Coutinho Viegas, como explicado abaixo pela @Leticialele e pelo @gandalf:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17593/mensagens-de-status

    Seus filhos, assim como o processo de meu avô, estão na mesma mesma fase, logo teremos nossos processos aprovados, agora falta pouco. Boa sorte a você, filhos e netos!

  • editado April 2021

    @patrickmattoso

    Por ter mandado para Tondela, nacionalidade de maiores e transcrição de casamento juntos, pode dar uma travada no processo de nacionalidade, esperando a transcrição avançar.

    Tondela faz processos de menores + transcrição. Processos de maiores, pode fazer se o pai é o português e declarante antes de 1 ano.

    Nos outros casos que dependa da transcrição, pode atrasar bastante, como no caso de masan (sobrinha) na linha 20. Não estou querendo te desanimar, mas se acontecer, você tem uma explicação plausível de "por que eu?" e não se desesperar.

    Também Gabriel L, e Sonia Maria (filha - maior), logo após o seu, estão em condição semelhante. Se atrasarem igualmente, isso reforça minha tese. No entanto algum deles pode cair na excessão acima do pai português declarante, e não atrasar.

  • editado April 2021

    @gandalf Muito obrigado por me alertar. Confirmei hoje e realmente os processos foram enviados juntos para Tondela.

    Consultei o processo hoje as 11:40hrs e ainda estava em analise...

    Porem, agora enquanto redigia essa mensagem para você, tive a maior felicidade em ver que tinha passado para a bolinha verde!!!

    Explico agora minha ansiedade. Quero levar meu avô comigo no Consulado para pedir o cartao cidadao, mas pelo que tenho acompanhado aqui antes eu tenho que averbar o meu casamento. Vou estudar no forum qual o caminho mais eficiente.

    Muito Feliz!!!

    Obs.: Já atualizei a informação na planilha.

  • Processo concluído de cidadania para adulto.

  • @Leticialele me responderam dizendo que ainda não foi iniciado o processo e que é pra aguardar.

    Já a transcrição de casamento, consulado recebeu semana passada, já analisou e efetuei o pagamento hoje. Disseram que em 30 dias enviam o registo de casamento concluido via sedex.

    Obs.: Consulado de Portugal no RJ

  • editado April 2021

    @Leticialele ... @gandalf ... @Admin ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/242323/#Comment_242323

    Obrigado...!!!

    Como mencionei...Sendo que essa questão parece levantar dúvidas para muitos...Compilar as informações em um post fixo na página inicial do Fórum tem por finalidade propiciar o acesso mais fácil para consulta de TODOS...!!!

    Claro que para fazer pesquisas dessa maneira é necessário em primeiro lugar...Bom senso e respeito com os demais foristas...!!!

    Sorte a TODOS...!!!

    PS...Orientação para isso não falta...:


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui

  • Boa tarde pessoal, tudo bem ?

    Estou dando inicio ao meu processo de cidadania e gostaria de tirar uma duvida rápida, minha mãe já recebeu todos os documentos e registos da cidadania dela, tirada através do meu avô português, ela fez a alteração do nome dela no pedido pois aqui no Brasil ela é divorciada e retirou o nome de casada ( Sobrenome do meu pai ) nos documentos dela e consequentemente, na certidão dela em Portugal, a minha duvida é, como eu vou dar inicio no meu processo hoje e minha certidão de nascimento ainda consta o nome da minha mão completo ( com o sobrenome do meu pai ) existe a necessidade de retificação ates da emissão da minha certidão de nascimento de inteiro teor ?

  • @gsvgl , não tem que fazer retificação na sua certidão. Precisa, sim, transcrever o casamento de sua mãe, a não ser que ela tenha sido a declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano de idade. Se foi seu pai brasileiro o declarante, tem que transcrever o casamento, obrigatoriamente, para estabelecer a maternidade.

  • @Leticialele muito obrigado pela resposta, no meu caso o declarante foi meu pai, hoje eles estão divorciados aqui no Brasil, mesmo assim eu preciso averbar o casamentos deles la em Portugal ? Uma vez separados aqui, como vou conseguir uma Certidão de Casamento de Inteiro teor, uma vez que o Divorcio já foi averbado aqui no Brasil ?

    Obrigado !

  • editado April 2021

    @gsvgl , não importa o divórcio!

    Você tem que transcrever o casamento de sua mãe. Ela ficará como casada em Portugal.

    Se quiser pedir a atribuição de eventuais filhos de um segundo casamento ou passar a cidadania por atribuição para um novo marido, terá que homologar a sentença de divórcio em Tribunal português.

    Mas, para seu pedido de atribuição, basta transcrever o casamento de seus pais.

  • @Leticialele excelente, muito obrigado mais uma vez, vou realizar esse primeiro passo!

  • Boa tarde, Pessoal!

    Vou começar a tirar a cidadania do meu neto, pela minha filha, que tb já tem, mas, tenho alguns receios, visto que cada conservatória trabalha de uma maneira. Se conseguirem me dar ideias, agradecerei muito!

    Minha filha (já portuguesa, e declarante) registrou meu neto como mãe solteira e somente no nome dela, na época o pai não quis registrar. Muito tempo depois o pai reconheceu a paternidade, teve que ter um processo e ser anexado à certidão. Na certidão nova, de inteiro teor, consta a averbação da paternidade, com todo o desdobramento.

    A dúvida: Cada conservatória trabalha de uma maneira. Ovar, que foi onde fiz meu processo e faço com eles há anos, fala que terei que fazer via judicial, o reconhecimento da paternidade, tal como foi feito o Brasil e depois retirar a certidão de nascimento. Achei estranho, pois como vou reconhecer lá se ainda nem consta como nascido?! Porém, há muito tempo, em resposta a um e-mail, Tondela falou apenas para enviar a certidão. (Não sei se tirarão com nome sem a paternidade e depois terei que fazer o processo lá e depois averbar na certidão ou se eles já farão a certidão averbado o reconhecimento de paternidade, visto que, como disse, as conservatórias em PT trabalham de maneiras distintas.


    Alguém tem alguma luz pra mim?



    Agradeço a todos!

  • @Neula Abrantes , se o processo foi judicial, talvez exijam a homologação da sentença em tribunal português, para que o nome do pai conste na certidão.

    Sendo sua filha a declarante, a maternidade portuguesa está estabelecida.

    Mande o processo normalmente para Tondela e, apenas se cair em exigência (o que não acredito), homologue a sentença, através de advogado português.

  • editado April 2021

    Bom dia a todos!

    Hoje o processo de meu avô foi finalizado em Tondela:

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 14/04/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Andamento:

    75xxx/20; envio: 24/09 - Via DHL: R$ 218,00; recebido: 28/09/20; numerado e recebida senha por e-mail em 05/11/20; (pag.413); Andamento processual: fase 1 para 2 verde: 31/03/21; Fase 2 para 4 marrom: 01/04/21; Fase 4 verde para 6 marrom em 05/04/21; Fase 6 marrom para verde e 7 marrom: 09/04/21; Assento: 14/04/21.

    Agora juntar a documentação de minha mãe.

    Obrigado a todos em que de alguma forma me ajudaram ao @gandalf e em especial a @Leticialele.

  • @MrFreitas , parabéns ao seu avô!!!!

    Agora, mande o da sua mãe para o ACP, está mais rápido!

  • Muito obrigado @Leticialele, irei fazer isso!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.