Ontem (13/04) chegou por correspondência o assento de nascimento da minha filha menor, que foi finalizado em 10/03 (recebido em 02/12/2020), foram 34 dias para chegar (estou em São Paulo-SP).
@Leticialele , Obrigada! Vc está pensando como eu! Vai que dou sorte e eles já homologam... Caso contrário, homologarei através do mesmo advogado que fiz meu divórcio lá.
Tem muitos anos que já fiz a minha e dos meus filhos, o formulário continua o mesmo?
Pessoal, até agora nenhuma novidade do processo de nacionalidade dos meus pais, chegou 02/02/2021 lá em Tondela.
Em contrapartida, a transcrição do casamento dos meus avós ficou pronta em menos de 30 dias no Consulado do Rio de Janeiro, acabou de chegar o assento por correios.
@pln3to Na transcrição de casamento do consulado do Rio enviaram de volta a transcrição feita e mais algum documento q vc enviou? Obrigada pela atenção
@Ane Sturm Coutinho Viegas , sim, devolvem todos os documentos. Por isso pedem o envelope plástico. Sugiro que você compre aquele que vende nos Correios!
Já sou cidadão português, fiz tudo seguindo as orientações aqui do forúm sou muito grato.
Quero agora fazer a atribuição da minha esposa, casado em regime de separação total de bens, e meus filhos menores de 18 anos.
O procedimento mais rápido e eficaz seria pedir a transcrição de casamento junto com a atribuição dos dois menores e posteriormente a atribuição dela também? Tondela pelo que li está sendo o mais rápido correto?
@Leticialele, muitíssimo obrigado pela pronta resposta.
Eu sou sim o declarante de nascimento deles e foi assim que eu fiz o meu também, nesse caso não tem necessidade da assinatura nem da documentação da mãe correto? É só juntar os documentos e enviar para ACP e é gratuito correto?
A transcrição da minha esposa é mais rápido em Ponta Delgada ou Santos? E a atribuição dela qual melhor local para enviar?
@Leticialele MT obrigada, é q queria usar a certidão de inteiro teor da minha nora q enviamos para transcrição de casamento para o processo dela de aquisição por casamento em Lisboa assim não temos q gastar dinheiro com o mesmo documento.
Hoje o meu processo (maior de idade) mudou para a fase 4 :D
Na planilha meu nome está como amaft, Foi recebido em tondela no dia 19/10.
Será que demora muito para finalizar agora? :) Na planilha está como alvo o dia 07/05/2021.
Aproveitando, existe alguma vantagem em tirar o cartão cidadão e passaporte português em Portugal? Estou na dúvida se tiro aqui, ou se tento ir para Portugal apenas com o número de assento. Será que é possível?
@Leticialele , mas já reabriu para pessoas com nacionalidade. Não? Tenho um amigo que chegou ontem em Lisboa.
Eu lembro de ter visto em algum fórum que haviam vantagens de tirar o cartão cidadão/passaporte em Portugal. Mas não me lembro o que era exatamente.
Eu estou trabalhando em uma empresa alemã, mas com escritório em Portugal. Por isso, preciso meio que ir o quanto antes. Vou ver se consigo agendar o passaporte assim que sair o assento.
@amaft , se você vai a trabalho, não tem problema. Apenas com o assento, só a TAP , que conhece as certidões portuguesas, permite o embarque. Qualquer problema, recorra ao Consulado. Você é portuguesa com todos os bônus e ônus!
@Leticialele , obrigado pela dica da TAP! Você sabe se eles aceitariam o cônjuge também? Apresentando a certidão de casamento + averbação no assento Português? Minha esposa irá viajar comigo. :)
Vôos retornam pouco a pouco, mas tem que cumprir isolamento de 14 dias, e ter PCR.
Para sua esposa, somente viajando junto, e tendo a transcrição de casamento feita. Não tem entrada como turista. Não sendo casado complica. Faça como a Leticialele lhe aconselhou e esclareça antes no consulado e na companhia aérea. Mas chegue informado.
Fala pessoal. Acabei de receber a senha do processo do meu pai, a conservatoria me informou que o processo não havia sido registrado pois não identificaram pagamento, daí tive que enviar o email com o comprovante.
Já atualizei a planilha.
Dúvida: Os processos concluidos devem ser migrados para a aba de arquivados?
Só pra deixar um status sobre meus 2 filhos menores. Mandei toda a documentação para Tondela (marido e casamento já registrados anteriormente!) . O processo foi bem rápido!
Enviado por correios: 10/02/21
Recebido: 01/03/21
Numerados: 08/04/21
Direto pra bolinha 6 - Despacho: 15/04/21
Concluído (Aprovação): 22/04/21
Ambos os processos (filhos de 3 e 12 anos) seguiram os mesmos passos/datas. Tudo atualizado na planilha!
Estamos muito felizes! Agora é só aguardar o documento chegar! :)
O meu processo (da minha mãe) já está na etapa 7 (enviado em 09/10/20), com bolinha marrom ainda. Planilha atualizada e eu super mega feliz de ter encontrado esse fórum que me ajudou tanto!!! Deus abençoe a todos vocês!!! S2
Vocês sabem me dizer quanto tempo leva para chegar a certidão aqui (RJ), depois que o processo estiver terminado?
@gandalf@Iara Meu processo neta foi aprovado no início de março de 2021, está na bolinha 7 marrom, ..."aguarda que seja criado o Registo de Cidadão Português"...enviei e-mail para a CRC Lisboa perguntando e a resposta foi a mesma...liguei para a linha de Registo na semana passada e fui informada que estão criando os registos dos processos aprovados em novembro de 2020 ! Entendi que vai demorar...infelizmente. Ou será que teremos sorte?! Bolinha verde e registo criado em breve?!
@Leticialele , bateu uma dívida aqui, a respeito do preenchimento do formulário da nacionalidade do meu neto (pela mãe dele), Já preencho o formulário com o nome atual? Visto que na certidão de inteiro teor, na parte de cima está o nome com sobrenome antigo, mas, no fim tem a homologação do reconhecimento de paternidade, onde fala que o nome dele passou a ser com outro sobrenome.
Comentários
Ontem (13/04) chegou por correspondência o assento de nascimento da minha filha menor, que foi finalizado em 10/03 (recebido em 02/12/2020), foram 34 dias para chegar (estou em São Paulo-SP).
@Leticialele , Obrigada! Vc está pensando como eu! Vai que dou sorte e eles já homologam... Caso contrário, homologarei através do mesmo advogado que fiz meu divórcio lá.
Tem muitos anos que já fiz a minha e dos meus filhos, o formulário continua o mesmo?
Agradeço o retorno!
@Neula Abrantes , eles não vão homologar, porque só quem pode fazer isso é advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal, no Tribunal.
Mas podem conceder normalmente a cidadania da neta!
Homologue a sentença de paternidade apenas se cair em exigência.
Sim, o Formulário 1C continua o mesmo, e o processo para menores é gratuito. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410
Processo de 2 menores chegaram em Tondela dia 15/04/2021
Pessoal, até agora nenhuma novidade do processo de nacionalidade dos meus pais, chegou 02/02/2021 lá em Tondela.
Em contrapartida, a transcrição do casamento dos meus avós ficou pronta em menos de 30 dias no Consulado do Rio de Janeiro, acabou de chegar o assento por correios.
@pln3to Na transcrição de casamento do consulado do Rio enviaram de volta a transcrição feita e mais algum documento q vc enviou? Obrigada pela atenção
@Ane Sturm Coutinho Viegas , sim, devolvem todos os documentos. Por isso pedem o envelope plástico. Sugiro que você compre aquele que vende nos Correios!
Boa tarde,
Já sou cidadão português, fiz tudo seguindo as orientações aqui do forúm sou muito grato.
Quero agora fazer a atribuição da minha esposa, casado em regime de separação total de bens, e meus filhos menores de 18 anos.
O procedimento mais rápido e eficaz seria pedir a transcrição de casamento junto com a atribuição dos dois menores e posteriormente a atribuição dela também? Tondela pelo que li está sendo o mais rápido correto?
Obrigado desde já pela atenção.
Eliseu Magdanelo
@Eliseu , se você foi o declarante do nascimento dos filhos até que tenham completado 1 ano de idade, mande o processo de atribuição deles para o ACP.
Se mandar para Tondela, a atribuição deles sai e a transcrição de casamento vai levar quase 1 ano!!
Faça a transcrição em Ponta Delgada ou em um dos Consulados - RJ (se morar no RJ ou ES) ou Santos (se morar em SP ou MS). É bem mais rápido!
@Leticialele, muitíssimo obrigado pela pronta resposta.
Eu sou sim o declarante de nascimento deles e foi assim que eu fiz o meu também, nesse caso não tem necessidade da assinatura nem da documentação da mãe correto? É só juntar os documentos e enviar para ACP e é gratuito correto?
A transcrição da minha esposa é mais rápido em Ponta Delgada ou Santos? E a atribuição dela qual melhor local para enviar?
Obrigado,
Eliseu Magdanelo
@Leticialele MT obrigada, é q queria usar a certidão de inteiro teor da minha nora q enviamos para transcrição de casamento para o processo dela de aquisição por casamento em Lisboa assim não temos q gastar dinheiro com o mesmo documento.
@Eliseu , seus filhos são menores! No formulário deles, pai e mãe têm que assinar e reconhecer a firma por autenticidade!
E precisa mandar cópia autenticada da identidade de pai e mãe!
Os dois processos podem ir juntos, no mesmo envio. Mas cada documentação tem que ir completa, não pode haver compartilhamento de documentos!
Quanto à transcrição do casamento, Ponta Delgada é um pouco mais rápida do que Santos, mas não devolve os documentos enviados.
Quanto ao processo de sua esposa, de aquisição por casamento, só tramita na CRCentrais - Lisboa!
@Ane Sturm Coutinho Viegas , pode usar a mesma certidão, eles devolvem.
Olá pessoal! Trago boas notícias.
Hoje o meu processo (maior de idade) mudou para a fase 4 :D
Na planilha meu nome está como amaft, Foi recebido em tondela no dia 19/10.
Será que demora muito para finalizar agora? :) Na planilha está como alvo o dia 07/05/2021.
Aproveitando, existe alguma vantagem em tirar o cartão cidadão e passaporte português em Portugal? Estou na dúvida se tiro aqui, ou se tento ir para Portugal apenas com o número de assento. Será que é possível?
Muito obrigado,
@amaft , tente agendar no Consulado aqui no Brasil. Os voos Brasil - Portugal ainda estão suspensos e não se sabe quando retornarão.
Hoje já mudou para a bolinha 6 laranja! :D
@Leticialele , mas já reabriu para pessoas com nacionalidade. Não? Tenho um amigo que chegou ontem em Lisboa.
Eu lembro de ter visto em algum fórum que haviam vantagens de tirar o cartão cidadão/passaporte em Portugal. Mas não me lembro o que era exatamente.
Eu estou trabalhando em uma empresa alemã, mas com escritório em Portugal. Por isso, preciso meio que ir o quanto antes. Vou ver se consigo agendar o passaporte assim que sair o assento.
@amaft , se você vai a trabalho, não tem problema. Apenas com o assento, só a TAP , que conhece as certidões portuguesas, permite o embarque. Qualquer problema, recorra ao Consulado. Você é portuguesa com todos os bônus e ônus!
@Leticialele , obrigado pela dica da TAP! Você sabe se eles aceitariam o cônjuge também? Apresentando a certidão de casamento + averbação no assento Português? Minha esposa irá viajar comigo. :)
Muito obrigado pela ajuda
@amaft , tem que ligar para eles e perguntar... Ou falar com o Consulado! Ninguém melhor que eles para as orientações de como agir!
Tudo parado? Sem novos andamentos?
@amaft
Vôos retornam pouco a pouco, mas tem que cumprir isolamento de 14 dias, e ter PCR.
Para sua esposa, somente viajando junto, e tendo a transcrição de casamento feita. Não tem entrada como turista. Não sendo casado complica. Faça como a Leticialele lhe aconselhou e esclareça antes no consulado e na companhia aérea. Mas chegue informado.
https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/prevencao-dos-viajantes/
Fala pessoal. Acabei de receber a senha do processo do meu pai, a conservatoria me informou que o processo não havia sido registrado pois não identificaram pagamento, daí tive que enviar o email com o comprovante.
Já atualizei a planilha.
Dúvida: Os processos concluidos devem ser migrados para a aba de arquivados?
Oi Pessoal!
Só pra deixar um status sobre meus 2 filhos menores. Mandei toda a documentação para Tondela (marido e casamento já registrados anteriormente!) . O processo foi bem rápido!
Enviado por correios: 10/02/21
Recebido: 01/03/21
Numerados: 08/04/21
Direto pra bolinha 6 - Despacho: 15/04/21
Concluído (Aprovação): 22/04/21
Ambos os processos (filhos de 3 e 12 anos) seguiram os mesmos passos/datas. Tudo atualizado na planilha!
Estamos muito felizes! Agora é só aguardar o documento chegar! :)
@pln3to
Você não consegue escrever na página de Arquivados. Ela é apenas de leitura, intencionalmente.
Eles serão movidos a seu tempo. Geralmente processos que se detecta terem sido abandonados, sem conclusão, são movidos.
Os já concluídos são movidos em bloco, meses inteiros, quando vão ficando grandes, e muito tempo já se passou.
Candidatos a serem arquivados aparecem com o Processo & Nome em laranja claro na planilha.
O meu processo (da minha mãe) já está na etapa 7 (enviado em 09/10/20), com bolinha marrom ainda. Planilha atualizada e eu super mega feliz de ter encontrado esse fórum que me ajudou tanto!!! Deus abençoe a todos vocês!!! S2
Vocês sabem me dizer quanto tempo leva para chegar a certidão aqui (RJ), depois que o processo estiver terminado?
@IaraVianna
Ele está alguns dias atrasado, mas concluirá na próxima semana.
Meus parabéns a sua mãe.
@gandalf @Iara Meu processo neta foi aprovado no início de março de 2021, está na bolinha 7 marrom, ..."aguarda que seja criado o Registo de Cidadão Português"...enviei e-mail para a CRC Lisboa perguntando e a resposta foi a mesma...liguei para a linha de Registo na semana passada e fui informada que estão criando os registos dos processos aprovados em novembro de 2020 ! Entendi que vai demorar...infelizmente. Ou será que teremos sorte?! Bolinha verde e registo criado em breve?!
@Leticialele , bateu uma dívida aqui, a respeito do preenchimento do formulário da nacionalidade do meu neto (pela mãe dele), Já preencho o formulário com o nome atual? Visto que na certidão de inteiro teor, na parte de cima está o nome com sobrenome antigo, mas, no fim tem a homologação do reconhecimento de paternidade, onde fala que o nome dele passou a ser com outro sobrenome.
@Neula Abrantes , coloque o nome atual, como ficou após a homologação da paternidade!
Lembro que a certidão do requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro!
E, no caso de menores, pai e mãe têm que assinar o requerimento, com o reconhecimento das firmas por autenticidade!!
@Ane Sturm Coutinho Viegas retornaram todos os documentos originais + assento de casamento português.