Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1432433435437438454

Comentários

  • editado April 2021

    Ontem (13/04) chegou por correspondência o assento de nascimento da minha filha menor, que foi finalizado em 10/03 (recebido em 02/12/2020), foram 34 dias para chegar (estou em São Paulo-SP).

  • @Leticialele , Obrigada! Vc está pensando como eu! Vai que dou sorte e eles já homologam... Caso contrário, homologarei através do mesmo advogado que fiz meu divórcio lá.

    Tem muitos anos que já fiz a minha e dos meus filhos, o formulário continua o mesmo?


    Agradeço o retorno!

  • editado April 2021

    @Neula Abrantes , eles não vão homologar, porque só quem pode fazer isso é advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal, no Tribunal.

    Mas podem conceder normalmente a cidadania da neta!

    Homologue a sentença de paternidade apenas se cair em exigência.

    Sim, o Formulário 1C continua o mesmo, e o processo para menores é gratuito. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

  • Processo de 2 menores chegaram em Tondela dia 15/04/2021

  • Pessoal, até agora nenhuma novidade do processo de nacionalidade dos meus pais, chegou 02/02/2021 lá em Tondela.

    Em contrapartida, a transcrição do casamento dos meus avós ficou pronta em menos de 30 dias no Consulado do Rio de Janeiro, acabou de chegar o assento por correios.

  • @pln3to Na transcrição de casamento do consulado do Rio enviaram de volta a transcrição feita e mais algum documento q vc enviou? Obrigada pela atenção

  • @Ane Sturm Coutinho Viegas , sim, devolvem todos os documentos. Por isso pedem o envelope plástico. Sugiro que você compre aquele que vende nos Correios!

  • Boa tarde,


    Já sou cidadão português, fiz tudo seguindo as orientações aqui do forúm sou muito grato.


    Quero agora fazer a atribuição da minha esposa, casado em regime de separação total de bens, e meus filhos menores de 18 anos.


    O procedimento mais rápido e eficaz seria pedir a transcrição de casamento junto com a atribuição dos dois menores e posteriormente a atribuição dela também? Tondela pelo que li está sendo o mais rápido correto?


    Obrigado desde já pela atenção.


    Eliseu Magdanelo

  • @Eliseu , se você foi o declarante do nascimento dos filhos até que tenham completado 1 ano de idade, mande o processo de atribuição deles para o ACP.

    Se mandar para Tondela, a atribuição deles sai e a transcrição de casamento vai levar quase 1 ano!!

    Faça a transcrição em Ponta Delgada ou em um dos Consulados - RJ (se morar no RJ ou ES) ou Santos (se morar em SP ou MS). É bem mais rápido!

  • @Leticialele, muitíssimo obrigado pela pronta resposta.


    Eu sou sim o declarante de nascimento deles e foi assim que eu fiz o meu também, nesse caso não tem necessidade da assinatura nem da documentação da mãe correto? É só juntar os documentos e enviar para ACP e é gratuito correto?


    A transcrição da minha esposa é mais rápido em Ponta Delgada ou Santos? E a atribuição dela qual melhor local para enviar?


    Obrigado,

    Eliseu Magdanelo

  • @Leticialele MT obrigada, é q queria usar a certidão de inteiro teor da minha nora q enviamos para transcrição de casamento para o processo dela de aquisição por casamento em Lisboa assim não temos q gastar dinheiro com o mesmo documento.

  • @Eliseu , seus filhos são menores! No formulário deles, pai e mãe têm que assinar e reconhecer a firma por autenticidade!

    E precisa mandar cópia autenticada da identidade de pai e mãe!

    Os dois processos podem ir juntos, no mesmo envio. Mas cada documentação tem que ir completa, não pode haver compartilhamento de documentos!

    Quanto à transcrição do casamento, Ponta Delgada é um pouco mais rápida do que Santos, mas não devolve os documentos enviados.

    Quanto ao processo de sua esposa, de aquisição por casamento, só tramita na CRCentrais - Lisboa!

  • @Ane Sturm Coutinho Viegas , pode usar a mesma certidão, eles devolvem.

  • amaftamaft Member

    Olá pessoal! Trago boas notícias.

    Hoje o meu processo (maior de idade) mudou para a fase 4 :D

    Na planilha meu nome está como amaft, Foi recebido em tondela no dia 19/10.

    Será que demora muito para finalizar agora? :) Na planilha está como alvo o dia 07/05/2021.

    Aproveitando, existe alguma vantagem em tirar o cartão cidadão e passaporte português em Portugal? Estou na dúvida se tiro aqui, ou se tento ir para Portugal apenas com o número de assento. Será que é possível?

    Muito obrigado,

  • @amaft , tente agendar no Consulado aqui no Brasil. Os voos Brasil - Portugal ainda estão suspensos e não se sabe quando retornarão.

  • amaftamaft Member

    Hoje já mudou para a bolinha 6 laranja! :D

    @Leticialele , mas já reabriu para pessoas com nacionalidade. Não? Tenho um amigo que chegou ontem em Lisboa.

    Eu lembro de ter visto em algum fórum que haviam vantagens de tirar o cartão cidadão/passaporte em Portugal. Mas não me lembro o que era exatamente.

    Eu estou trabalhando em uma empresa alemã, mas com escritório em Portugal. Por isso, preciso meio que ir o quanto antes. Vou ver se consigo agendar o passaporte assim que sair o assento.

  • @amaft , se você vai a trabalho, não tem problema. Apenas com o assento, só a TAP , que conhece as certidões portuguesas, permite o embarque. Qualquer problema, recorra ao Consulado. Você é portuguesa com todos os bônus e ônus!

  • amaftamaft Member

    @Leticialele , obrigado pela dica da TAP! Você sabe se eles aceitariam o cônjuge também? Apresentando a certidão de casamento + averbação no assento Português? Minha esposa irá viajar comigo. :)

    Muito obrigado pela ajuda

  • @amaft , tem que ligar para eles e perguntar... Ou falar com o Consulado! Ninguém melhor que eles para as orientações de como agir!

  • Tudo parado? Sem novos andamentos?

  • @amaft

    Vôos retornam pouco a pouco, mas tem que cumprir isolamento de 14 dias, e ter PCR.

    Para sua esposa, somente viajando junto, e tendo a transcrição de casamento feita. Não tem entrada como turista. Não sendo casado complica. Faça como a Leticialele lhe aconselhou e esclareça antes no consulado e na companhia aérea. Mas chegue informado.

    https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/prevencao-dos-viajantes/

  • editado April 2021

    Fala pessoal. Acabei de receber a senha do processo do meu pai, a conservatoria me informou que o processo não havia sido registrado pois não identificaram pagamento, daí tive que enviar o email com o comprovante.

    Já atualizei a planilha.

    Dúvida: Os processos concluidos devem ser migrados para a aba de arquivados?

  • Oi Pessoal!

    Só pra deixar um status sobre meus 2 filhos menores. Mandei toda a documentação para Tondela (marido e casamento já registrados anteriormente!) . O processo foi bem rápido!


    Enviado por correios: 10/02/21

    Recebido: 01/03/21

    Numerados: 08/04/21

    Direto pra bolinha 6 - Despacho: 15/04/21

    Concluído (Aprovação): 22/04/21


    Ambos os processos (filhos de 3 e 12 anos) seguiram os mesmos passos/datas. Tudo atualizado na planilha!


    Estamos muito felizes! Agora é só aguardar o documento chegar! :)

  • editado April 2021

    @pln3to

    Você não consegue escrever na página de Arquivados. Ela é apenas de leitura, intencionalmente.

    Eles serão movidos a seu tempo. Geralmente processos que se detecta terem sido abandonados, sem conclusão, são movidos.

    Os já concluídos são movidos em bloco, meses inteiros, quando vão ficando grandes, e muito tempo já se passou.

    Candidatos a serem arquivados aparecem com o Processo & Nome em laranja claro na planilha.

  • O meu processo (da minha mãe) já está na etapa 7 (enviado em 09/10/20), com bolinha marrom ainda. Planilha atualizada e eu super mega feliz de ter encontrado esse fórum que me ajudou tanto!!! Deus abençoe a todos vocês!!! S2

    Vocês sabem me dizer quanto tempo leva para chegar a certidão aqui (RJ), depois que o processo estiver terminado?

  • @IaraVianna

    Ele está alguns dias atrasado, mas concluirá na próxima semana.

    Meus parabéns a sua mãe.

  • @gandalf @Iara Meu processo neta foi aprovado no início de março de 2021, está na bolinha 7 marrom, ..."aguarda que seja criado o Registo de Cidadão Português"...enviei e-mail para a CRC Lisboa perguntando e a resposta foi a mesma...liguei para a linha de Registo na semana passada e fui informada que estão criando os registos dos processos aprovados em novembro de 2020 ! Entendi que vai demorar...infelizmente. Ou será que teremos sorte?! Bolinha verde e registo criado em breve?!

  • @Leticialele , bateu uma dívida aqui, a respeito do preenchimento do formulário da nacionalidade do meu neto (pela mãe dele), Já preencho o formulário com o nome atual? Visto que na certidão de inteiro teor, na parte de cima está o nome com sobrenome antigo, mas, no fim tem a homologação do reconhecimento de paternidade, onde fala que o nome dele passou a ser com outro sobrenome.

  • @Neula Abrantes , coloque o nome atual, como ficou após a homologação da paternidade!

    Lembro que a certidão do requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro!

    E, no caso de menores, pai e mãe têm que assinar o requerimento, com o reconhecimento das firmas por autenticidade!!

  • editado April 2021

    @Ane Sturm Coutinho Viegas retornaram todos os documentos originais + assento de casamento português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.