Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1429430432434435454

Comentários

  • O da minha mãe, após 185 dias, passou da bolinha 1 p bolinha 2 na tarde da sexta passada...

  • @leonunes Qual data chegou o processo de sua mãe em Tondela? Qual os três primeiros números do processo dela? Obrigada.

  • @Ane Sturm Coutinho Viegas

    Hoje, domingo, pulou da bolinha 2 para bolinha 6.

    Chegou em Tondela em 22/09/20.

  • Isso quer dizer que só falta a decisão, efetivamente? Gurus @gandalf @Leticialele ...?

  • @leonunes , sim! Agora falta pouco!! Não caiu em exigência! Parabéns!!

  • @Leticialele , obrigado! Viva, então! Torcer pelo deferimento! ;-)

  • @leonunes

    Antes eu disse pra você esperar. Agora é a hora de se mover.

    O processo de sua mãe deve concluir essa semana, antes do final do mês. Eles gostam de completar pra entrar na estatística do mês.

    A chance de exigirem a transcrição é grande, porque provavelmente sua mãe mudou de nome com o casamento. Mas sendo ela declarante na sua certidão, antes de 1 ano de idade, pode ser que não peçam, mas aí seu pai não terá direito, e se tiver irmãos, pode ser que na deles ela não foi declarante, e exigirão pra eles. Cada caso pode ser diferente por detalhes assim. Uma mudança de nome aqui, ser declarante ali.

    Decida se vai fazer a transcrição de casamento, no seu caso por Ponta Delgada, e peça os documentos já.

    Peça os documentos para o seu processo. É chegada a sua hora. :-)

    Mandar em paralelo, é uma boa idéia. Mande seu processo pro ACP, e faça a transcrição em PD. Quando forem analisar o seu, já aparecerá a transcrição no assento de sua mãe, e nada agarra pra você.

    Boa sorte na próxima rodada.

  • Opa @gandalf !! Valeu pelas informações. É bem isso mesmo. Devo fazer a transcrição do casamento da minha mãe, não mais pelo meu pai que já é falecido, mas pela minha irmã que não teve minha mãe (futura Tuga) como declarante. No meu caso, mãe e pai foram declarantes na certidão. Realmente devo seguir sua recomendação de enviar a transcrição para PD e os processos de nacionalidade meu e de minha irmã para ACP.

    Valeu. Vou começar as movimentações de documentações novamente, na expectativa de que será deferido o de minha mãe.

    Valeu novamente,

  • @leonunes o consulado do Rio está fazendo em menos de 1 mês transcrição de casamento. E é só enviar pelo correio. É só uma dica. No site do consulado explica tudo. É muito fácil. Eu vou enviar para lá o do meu filho. O do meu filho maior chegou em Tondela dia 24.09. Imagino que até a primeira semana de Abril esteja concluído.

  • @Ane Sturm Coutinho Viegas ...estou sabendo, mas sou de outra jurisdição consular. Moro em Recife. Você é do Rio?

    Não sei se eles realizam o ato para pessoas que estão sujeitas a outra jurisdição. Eles pedem comprovante de residência?

  • O processo do seu filho chegou logo depois, deve estar na agulha para sair também. Essa semana ele deve tramitar, avançando a bolinha.

  • @leonunes não sei dizer se tem problema. Mas como só paga depois que eles conferem se a documentação estão corretas, acho q vc podia tentar. O máximo que vai acontecer é eles devolverem sua documentação pelo correio. Aí vc decide o q é melhor para vc. Boa sorte pra gente. Hj o site de acompanhamento não está funcionando. Espero q seja atualização do banco de dados...

  • @leonunes , a não ser que você tenha um endereço no Rio de janeiro ou Espírito Santo para onde devolvam os documentos, não aceitarão.

    Você terá que mandar para o Consulado de Belo Horizonte.

  • Tenho uma tia que mora no Rio, inclusive bem próximo ao Consulado. Resolveria esse entrave, @Leticialele ?

    Essa mesma tia foi que fez, in loco, em PD, a transcrição de casamento de minha avó (mãe dela também) portuguesa.

  • @leonunes

    Eu considerei o fato de que você é de Recife, que o consulado tem altos e baixos, e por isso indiquei Ponta Delgada, que faz em 2-3 semanas.

    Por enquanto apenas peça os documentos para você, para sua irmã, e para a transcrição, que é chegada a hora. E leva algum tempo. Quando tiver o assento pronto, seus documentos também estarão.

  • Farei isso, Gandalf!

    Vou olhar o checklist e contactar os cartórios respectivos.

    Mandei um email para o Vice Consulado de Recife e eles disseram que leva 2 meses. Eles responderam até rápido para minha surpresa. Mas não sei se é feito localmente o procedimento ou se enviam pra Portugal . Vou tentar esclarecer.

    Caso opte por mandar para o Consulado do Rio, posso mandar os Documentos daqui de Recife e pedir para devolverem para o endereço de minha Tia no Rio?

  • @leonunes , coloque o endereço de sua tia, tanto no requerimento quanto no envelope para devolução dos documentos. Isso resolve seu problema.

  • editado March 2021

    Pessoal tb estou na expectativa, pois o processo de meu avô está na linha abaixo do @leonunes, chegou em Tondela dia 28/09/2020, então acredito que logo terei boas notícias, para dar inicio ao processo de minha mãe e tios.

  • @leonunes

    Por que o receio de mandar para Ponta Delgada? Lá funciona de forma excelente. São super rápidos e profissionais.

    Junte os documentos, manda por DHL (ou Sedex) e pronto.

    Eles te mandam a conta por e-mail, e você paga no cartão de crédito. Vai ficar mais barato do que mandar para o Rio pra fazer por lá. Você teria que mandar para o Rio, sua tia mandar para o consulado, receber do consulado, mandar para você. Quanta complicação desnecessária.

    No seu caso, consulado não é a melhor escolha. Não introduza outras pessoas no processo sem necessidade.

  • @MrFreitas qual os três primeiros números do seu processo de Tondela? Acho q se vc quiser já pode providenciar os documentos dos próximos a fazer nacionalidade. Pois a conservadora de Tondela disse q já está fazendo os processos de setembro última quinzena. Boa sorte!!!

  • @gandalf , de fato se eu tiver que envolver minha tia em ir nos Correios não usarei essa opção do Rio.

    Tinha pensado ser possível eu enviar de Recife e colocando o envelope de retorno com o endereço dela no Rio. Depois ela não precisaria remeter para mim, em Recife.

    E aí pensei que economizaria com o envio para fora via DHL. Tenho certeza que a opção de PD funciona rapidamente e seguramente. Ponderei apenas por conta disso.

  • @Ane Sturm Coutinho Viegas, os três primeiros números são 759. Vou fazer isso, irei providenciar a documentação da minha mãe e tios, e muito bom saber que estão na última quinzena. Obrigado!

  • Meus caros,

    Hoje saiu o despacho concedendo a nacionalidade para minha mãe! Muito legal!

    Muitíssimo obrigado ao abnegados e sempre prestativos orientadores deste Fórum, em especial @Leticialele , @gandalf , @Vlad Pen e os demais de quem certamente sorvi valiosas informações, indispensáveis para a correta instrução do Processo. Vocês são demais!

    Agora vou organizar a documentação para transcrever o casamento dela.

    Como faço para atualizar a planilha?

    O que é necessário para ela tirar o Cartão Cidadão e Passaporte? Aliás, qual o prazo de validade do passaporte e o custo?

    Obrigado! Obrigado!

  • Atribuicao pai para filho maior          Enviado: 21/09/20     Recebido: 24/09/2020     Pedido de comprovacao de Pagamento por e-mail: 02/10/2020   Resposta por e-mail com comprovante de pagamento: 05/10/2020    Processo Numerado: 13/11/2020  Número 2: 31/03/2021 Aprovado:?

  • @Leticialele, @gandalf e @Vlad Pen hoje o processo de meu avô saiu da bolinha 1 para 2 estou ansioso e acredito que nos próximos dias a cidadania de meu avô seja contemplada. Muito obrigado a todos!

  • @MrFreitas , agora vai rápido!!

  • Boa tarde, recebi pelos correios a certidão portuguesa da minha filha menor (processo terminado em 03 de março, chegou em 29 de março). :-)

  • Opa. Boa notícia, acima!

    O normal tem sido não chegar, procede? Mandam por e-mail também?

    Devemos solicitar ou somente aguardar?

  • @MrFreitas pede por email quem sabe não enviam, na ACP meu cunhada pediu e enviaram por e-mail.

    Atribuicao pai para filho maior          Enviado: 21/09/20     Recebido: 24/09/2020     Pedido de comprovacao de Pagamento por e-mail: 02/10/2020   Resposta por e-mail com comprovante de pagamento: 05/10/2020    Processo Numerado: 13/11/2020  Número 2: 31/03/2021 Número 4: 01/04/2021 Aprovado:?

  • @leonunes, não solicitei nada e veio a carta pelos correios. Não recebi nenhum e-mail de Tondela no processo de atribuição dela. Sds.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.