Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1180181183185186656

Comentários

  • @dekogirotto obrigado por informar e mais uma vez parabenizo! eu entrei em novembro2019, parece que ainda tenho um tempo para esperar...

  • Bom dia, tenho uma dúvida quanto aos documentos. Irei tirar a cidadania de minha mãe que é a neta dos portugueses. Os dois casaram se no Brasil e o processo de transcrição já está sendo feito pelo consulado do Rio.

    Decidimos pedir a nacionalidade pela via do meu bisavô, que foi o declarante do nascimento do meu avô, pai da requerente. Tenho o assento do meu bisavô digitalizado e ainda válido, sendo assim preciso mandar a certidão de casamento deles já que ao fazer a consulta constará o casamento averbado? Pela "lógica" vejo que não haveria necessidade, porém sei que o pensamento da conservatória de Lisboa possa ser diferente. Alguém que já tenha passado pela mesma situação? Obrigada!

  • @Leticialele Bom dia.

    O IRN informa que a certidão de nascimento do pai/mãe do neto requerente deve ser cópia integral e emitidas por fotocópia, mas aqui no fórum orientam a ser de Inteiro Teor, mas informa se Digitada ou Fotocópia. Poderia me orientar a qual solicitar ao cartório?

    Obrigado.

  • @mauroaal certidão de nascimento do requerente sempre inteiro teor por cópia reprográfica (fotocópia da folha do livro)

  • @mauroaal , a certidão do filho do português (pai ou mãe do Requerente) pode ser Inteiro Teor, digitada e apostilada.

  • @Leticialele , boa tarde! Mudei de endereço e gostaria de informar ao IRN, a fim de que façam a alteração no meu processo. Como devo proceder? Pode ser por e-mail? O meu processo está na fase 4. Foi registrado em 21/2/2019. Você poderia, por gentileza, orientar-me?


  • A minha dúvida é em relação à existência de divergência de nomes em certidões portuguesas. Na certidão de nascimento do português (avô do requerente), o nome do pai dele está com um sobrenome a menos do que na própria certidão de casamento.

    ele vai precisar usar o casamento do bisavô para corrigir a certidão de nascimento do pai dele, que está com o nome dos avós errados (um errado e outro incompleto) e a minha dúvida é:

    na certidao de nascimento do português o pai consta como Fulano Duarte Oliveira. Usando a certidão de casamento para rectificar a do Brasil, esta vai ficar diferente do nascimento que será utilizado no processo, pois vai constar na certidão do filho do português Fulano Duarte Fonseca Oliveira.

    Existe como corrigir em Portugal esses registros antigos

  • @waniats , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt e informe o novo endereço.

    Coloque o número do processo, nome do requerente, data de nascimento e filiação.

  • @renataper , impossível corrigir os registros antigos em Portugal.

    São os documentos em Portugal os que valem para os processos de cidadania.

    Se tiver que fazer alguma retificação, é nas certidões brasileiras.

  • Marcos_PauloMarcos_Paulo Member
    editado February 2021

    Boa tarde a todos.


    Só a critério de informação para quem interessar, o pagamento do 1D eu realizei pelo cartão de crédito Nubank, o cartão virtual para compras online. Enquanto estiver inserindo os dados do cartão na página da IRN , (FAÇA O PAGAMENTO PELO COMPUTADOR), certifique-se de manter o app Nubank aberto em seu celular.

    Imediatamente após confirmar o envio dos dados aparecerá no app da Nubank um pedido de confirmação (é você mesmo fazendo esta compra?). Confirme no app e a página da IRN no navegador já irá atualizar confirmando o pagamento. O email com o formulário chega na sua caixa de entrada poucos segundos depois.

  • @Marcos_Paulo , perfeito!

    Obrigada pela Informação!

  • @Leticialele solicitei o assento de batismo no Arquivo Distrital de Leiria seguindo seu tutorial e, como sempre, foi perfeito. Muito obrigado!

    Mas só pra deixar registrado, eu coloquei como Investigação na finalidade e eles devolveram exigindo que fosse Certificação no preenchimento, conforme imagem anexa. Algo me diz que é algo que só este AD pede...

  • E também não deixaram mais barato as cópias adicionais, cobraram cada cópia igualmente.


    Neguei o orçamento e devolvi pedindo apenas 2.


  • @Leticialele eu tenho numero do assento. Já é o suficiente só colocar no formulario, não é? já que eles puxam por la?

  • @deboratavares , sim! Se tem o número do assento informatizado, basta informar.

  • @Leticialele eu entendo que a certidão brasileira é que deve ser corrigida. Não sei se eu consegui me expressar bem.

    certidão do português está ok (nome do pai está Fulano Duarte Oliveira)

    certidao de nascimento do filho do português (nome dos avós portugueses está errado, faltando sobrenomes)

    certidão do requerente está ok.

    o cartório exigiu certidão de casamento dos avós portugueses para corrigir seus nomes. Eis que nessa certidão consta Fulano Duarte FONSECA Oliveira. Significa que a certidão brasileira ficará com o nome completo, como o casamento português. E a certidão de nascimento portuguesa, com um sobrenome a menos.

    me preocupo se essa divergência causada pelas próprias certidões portuguesas traga problemas.

  • @renataper , transcreva o casamento dos avós e não terá que retificar certidão brasileira!

  • @Leticialele

    A certidão narrativa dos arquivos distritais é a cópia do livro ou é digitada?

    Fiquei com essa dúvida quando vi uma certidão paroquial postada neste comentário.

  • @Alberto_carneiro2 , alguns Arquivos Distritais mandam digitada, outros, mandam a cópia do livro. Creio que depende do estado em que se encontra o livro!

  • @Leticialele

    Pois bem, vou pedir as certidões para o processo de minha irmã e espero que dê tudo certo.

    Agradeço mais uma vez pela atenção.


  • olá, processo do meu pai está desde novembro/20 na última bolinha marrom o que isso significa? Qual é o próximo passo? Eu quero da início a minha cidadania.

  • @Milena Rabello significa que só falta fazer a certidão de nascimento portuguesa, tá acabando.

  • @Renato_Campos obrigada, mas tem alguma prazo? devo ligar ou mandar e-mail? ou aguardar?

  • Olá, meu processo é de 06/2018 (neto) , em novembro de 2020 ele saiu da bolinha 4 marrom para 5 verde e 6 marrom, pela nova lei a bolinha 5 verde sinaliza que meu processo está aprovado ?

  • alguém sabe se para transcricao de casamento em ponta delgada o obito e casamento precisa esta r averbado nas certidoes?

  • @ratdias o processo é aprovado quando a bolinha 6 fica verde

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.