Transcrição de casamento - Consulado do RJ

145791047

Comentários

  • editado December 2020

    @MarceloCoelho31 , eu sugiro que você leve toda a documentação e, chegando no Consulado, tente fazer a transcrição. O pessoal aqui do Rio é muito solícito! Seja bem gentil com eles, se precisar, peça para falar com o Chanceler, que é ima pessoa super educada - Eng. Abílio.

    Você agora é cidadão português, com todos os direitos e deveres!!

  • Obrigado @leticiagaspar , eu já ia levar tudo direitinho mesmo e tentar. Tô com tudo em mãos, qualquer coisa se não aceitarem já deixo numa agência dos Correios de botafogo mesmo rs!

  • @SABarreira Meu avô nasceu em 1898 e seu assento de batismo encontra-se em Arquivo Distrital, não está informatizado. A situação que vc descreveu é bem interessante e atípica pelo que já andei lendo aqui, mas que bom né, facilita.

  • @Leticialele e @Vlad Pen que responderam sobre meu último questionamento: solicitei a certidão de casamento dos meus avós no Civil Online e recebi retorno que não encontraram. Assim, enviei hoje o pedido de Transcrição ao Consulado do RJ. Obrigado pela ajuda de ambos.

    Uma informação importante que recebi da oficial da Conservatória dos Registos Centrais sobre a devolução dos 10 euros em caso de recusa:

    "Nos pedidos não localizados o cidadão recebe um e-mail a informar do motivo da recusa. Essas recusas aguardam despacho da Srª conservadora para posteriormente seguirem para o setor da contabilidade. Esse setor entrará em contacto com o cidadão a pedir os dados necessários para a devolução do montante, caso tenha conta bancária em Portugal. Devido ao elevado número de recusas, este processo está muito demorado, pelo que o cidadão terá que aguardar."

    Portanto, quem, assim como eu, estiver nessa situação, é ter paciência. Abs a todos.

  • @MarceloCoelho31 , tenho certeza de que vai conseguir.

    Desculpado por ter trocado meu nome! hahahahaha

  • @mauroaal . já aconteceu comigo, em outubro. Devolveram 1 mês após

  • Bisneto não pode fazer a solicitação no Consulado do RJ? É que o bisneto, nesse caso, mora no Rio de Janeiro e facilitaria. A neta, mãe dele, teria que ir até lá só para fazer a requisição. Mas acho que só pode filho e neto, como em Ponta Delgada?

  • Atualizando as informações anteriores:

    19/11 - docs recebidos

    26/11 - retorno do consulado com os dados para pagamento

    27/11 - pagamento feito

    11/11 data do registro do assento de casamento

    15/11 docs devolvidos foram recebidos por sedex na cidade do RJ

    • Valor total 825,70 reais
    • Procedimento via correios
    • Pedido feito pelo neto, mas não foi enviado nenhum documento do neto (RG ou certidão de nascimento, só os docs listados no site do consulado sobre os nubentes).
    • As certidões brasileiras foram apostiladas com reconhecimento de assinatura do escrevente como diz no site do consulado. A certidão de nascimento da brasileira foi a tradicional digitada e a de casamento foi de inteiro teor digitada como diz no site do consulado.
    • O assento do português, apesar de ser de 1900, já era informatizado e não estava nos arquivos distritais, então enviei só uma xerox simples.
    • Devolveram todos os docs + um recibo com os valores + o assento de casamento + uma nota informativa de registro
  • @fnignacio não fiz a de óbito.

  • 11/12 data do registro do assento de casamento**

    15/12 docs devolvidos foram recebidos por sedex na cidade do RJ**

  • @elviswolvie , sua avó pode mandar os documentos pelos correios, colocando seu endereço ! Não precisa comparecer ao Consulado!

  • Ahhhhhhhhhhhh @Leticialele nem vi hahaha Desculpa haha

    Leticia você sabe onde encontro como preencher o formulário de Transcrição do Rio ? rs

    Meu casamento foi de conversão de união estável , sem celebração etc, e o formulário pede essas coisas. Tô com medo de fazer errado.

  • @MarceloCoelho31 , eu brinquei com você, só fico com pena da Leticia Gaspar, que não deve entender nada... hahaha

    O formulário está no site do Consulado e não tem muito mistério para ser preenchido!

    "https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/requerimento-para-transcricao-de-casamento_2.pdf"

    Veja onde você tem dúvida, se for o caso. Basta perguntar, sempre tem alguém que já fez e pode esclarecer!

    Tenho certeza de que não vai fazer nada errado!

  • fnignaciofnignacio Member
    editado December 2020

    Olá pessoal, apenas para atualizar.

    Pensei muito se mandaria para PD ou para o Consulado Geral aqui no RJ mesmo. Acabei arriscando mandar aqui pelo RJ e acho que foi a melhor coisa que eu fiz. Entreguei os docs lá dia 09/12 e hoje, 16/12 recebi a mensagem para pagar a taxa.

    Ambos avós eram portugueses.

    Vou colocar aqui como que eu fiz:

    • Comprovante de acento da minha avó emitido pelo civilonline;
    • Certidão de nascimento do meu avó, não era a original, mas era autenticada (ele tinha pedido uma versão em 1985 para requerer a aposentadoria por serviço militar). Como fiquei com medo de não ser aceita, pedi uma pelo civil online para comprovar o acento dele;
    • Cópia da minha id reconhecida e autenticada (mas a @Pamela_mb fez sem e foi aceito também, eu fiquei com medo deles não aceitarem e pedirem a minha certidão, mas não foi necessário (tenho o sobrenome dos meus avós);
    • Requerimento com assinatura reconhecida e apostilado;
    • Original da certidão de casamento emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilada;
    • Envelope transparente com:
    • "Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, “Transcrição de casamento”, Rua São Clemente, 424 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, CEP:22260-006"

    Entreguei lá pessoalmente e fiz o apostilamento/autenticação em Botafogo mesmo, ia fazer no cartório que tenho firma (ficava na São João Batista e agora é na praia de botafogo) End. Praia de Botafogo, 440.

    Não foi necessário fazer a transcrição de óbito.

    Entrega: 09/12

    Retorno do Consulado: 16/12

    Pagamento da taxa/envio do comprovante: 16/12

    Assim que tiver mais infos, volto para falar para vocês.

    Abs e muito obrigada a todos que me ajudaram.

  • @Leticialele Dá para mandar pelos correios então? Ah, aí facilita bastante. Não é minha avó, é um rolo danado, hahaha. São parentes da minha esposa que eu estou dando uma ajuda apenas. A minha sogra é neta de portugueses, mas a mãe dela já é falecida. Então vou transcrever o casamento do avô dela para poder dar entrada no pedido como neta. Na verdade o interessado é um primo da minha esposa, que convenceu a mãe e a tia (esta sim, minha sogra) a tirarem suas nacionalidades como netas. Mas esse primo, que é bisneto, mora no Rio de Janeiro, por isso perguntei. Mas ele pode providenciar toda a documentação e assinatura da mãe e colocar nos correios do RJ.

    (sem relação com o post, mas a título de curiosidade, o meu sogro também é neto de portugueses, mas a mãe dele ainda está viva e nesse braço da família já andou bastante, já chegou na vez da minha esposa pedir a nacionalidade, o próximo sou eu)

  • @Leticialele Ótimo, obrigado!

  • Boa tarde.

    Alguém sabe se o CGP devolve as certidões depois de transcrito o casamento?

  • @Rafael Barbosa , Santos e Rio de janeiro devolvem, sim. Por isso você tem que enviar um envelope junto com a documentção

  • Que tipo de envelope? De papel? Já preenchido? Com postagem já paga ( nem sei se isso existe).

  • editado December 2020

    @Rafael Barbosa , destaco, do site do Consulado do Rio:

    "Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário."

    Não precisa pagar a postagem.

    Nos Correios você encontra esse envelope.

    Veja em:

    "https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a"

    Boa sorte!

  • Muito obrigado pelas dicas

  • @Leticialele Bom dia!

    Pode me tirar uma dúvida?Vi seu comentário quanto ao preenchimento do formulário para transcrição de casamento pelo consulado do RJ (abaixo), o nome da minha mãe é de solteira ou de casada?

    Requerimento para transcrição de casamento

    (Nome de sua mãe).…………………………………………………………..………………………………………….., titular do documento de identidade nº…RG de sua mãe………………...., emitido por …..……Órgão emissor …… aos …data de emissão………………

  • @JulianaGarciaVaz

    O nome que preenche é o mesmo do RG que se segue. Ambos devem ter o nome de casada.

  • @gandalf muito obrigada.

  • @gandalf eu estou com dificuldade de achar envelope de plástico para enviar os documentos. Há problema em enviar no de papel? Saberia dizer?

  • @JulianaGarciaVaz , você encontra o envelope plástico em qualquer agência dos Correios.

  • @Leticialele entendi, que bom. Obrigada!!

  • editado January 2021

    @JulianaGarciaVaz , não esqueça de preencher os dados do destinatário, no envelope (seu nome e endereço completo, com CEP)

  • Boa tarde. É possível saber antecipadamente se uma transcrição de casamento já foi feita? Algum lugar onde eu possa consultar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.