@Gistorer No Consulado a transcrição é feita na mesma hora. Fiz fazem 3 semanas e saí com o casamento averbado. A questão é conseguir o horário e também a exigência do consulado em relação aos documentos é maior.
Há algumas semanas enviei um email pro consulado e estavam aceitando a documentação por correios. Alguém sabe como está agora? É preciso marcar e ir pessoalmente pra fazer a transcrição de casamento?
@willfont A situação é bem volátil, pode ser que sim ou que já tenha mudado. Aconselho você a mandar um email novamente perguntando se ainda pode ser feito por correios. Até porque o Consulado do RJ responde os e-mails em, no máximo, 1 dia.
como faço com o numero de assento do português logo que o formulário não a este local para colocar . posso enviar o mail que recebi com o numero de assento
Pessoal, preciso dar entrada na obtenção de nacionalidade portuguesa, porém preciso passar do meu avô para minha mãe e depois passar para mim. Com isso, preciso primeiro fazer a transcrição de casamento dela para portugal correto? que documentos preciso?
Alguém aqui já fez a transcrição do casamento via correio? Eu enviei email semana passada pro Consulado RJ perguntando sobre documentos e um prazo estimado, mas só me responderam com o link do site, mas lá não tem prazo. :(
Enquanto estava aguardando as certidões ficarem prontas, tentei agendar presencial, mas nunca encontrei vaga. Estou na dúuvida entre fazer por correios no Consulado ou por Ponta Delgada.
@Vivicozendey , enviei por correio os documentos para transcrição de casamento dos meus pais na semana passada, eles receberam dia 29/09. Hoje, dia 6/11, eles entraram em contato para dizer que a documentação estava toda ok e enviaram os dados bancários para depósito. Quando receber o documento eu aviso aqui.
Estava um pouco receosa porque na certidão de nascimento da minha mãe não consta a averbação do casamento deles. Poderia ter visto isto antes de pedir a Certidão dela por correio (cartório do interior de São Paulo), mas nem sabia que era necessário. Li aqui no Fórum, dps de já ter enviado os documentos, que os Consulados exigem as Certidões atualizadas (com devidos averbamentos). Acho que dei sorte :)
Foi uma excelente notícia, pois consegui agendamento do Cartão Cidadão pro meu pai no dia 16/11. Assim já vai sair com os dados atualizados dele.
@Cristiane_Marques após o pagamento feito, em quanto tempo é concluído o processo de transcrição, tem como saber? Apesar de eles enviarem toda a documentação pelos correios, sistemicamente já está tudo ok e dá pra ir adiantando as outras coisas enquanto ainda os documentos não chegam...
Leia com atenção e faça exatamente como está escrito. Não tem erro. Em até 24h após a confirmação do pagamento, você recebe a chave para acessar a certidão.
Comentários
@aidayamazaki
Levei reconhecida e apostilada, mas só porque ia enviar por correios antes de decidir fazer presencial.
Se for presencial não tem problema preencher e deixar pra datar e assinar na hora na frente do funcionário do consulado.
@lucasmalafaia entendi, obrigada!
Minha tia precisa fazer a transcrição de casamento e estamos em dúvida em fazer pelo consulado do RJ ou enviar para uma conservatória.?
Consulado está saindo na hora mesmo?????
@Gistorer No Consulado a transcrição é feita na mesma hora. Fiz fazem 3 semanas e saí com o casamento averbado. A questão é conseguir o horário e também a exigência do consulado em relação aos documentos é maior.
obrigada pela informação @lucasmalafaia
Há algumas semanas enviei um email pro consulado e estavam aceitando a documentação por correios. Alguém sabe como está agora? É preciso marcar e ir pessoalmente pra fazer a transcrição de casamento?
@willfont A situação é bem volátil, pode ser que sim ou que já tenha mudado. Aconselho você a mandar um email novamente perguntando se ainda pode ser feito por correios. Até porque o Consulado do RJ responde os e-mails em, no máximo, 1 dia.
@lucasmalafaia Obrigada! Irei verificar.
Alguém aqui sabe se é possível fazer a transcrição de casamento no consulado do RJ sem fazer o óbito?
@willfont , creio que sim!
Olhe na página do Consulado!
https://www.riodejaneiro.consuladoportugal.mne.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a"
Obrigada @Leticialele. Realmente parece que são processos distintos
como faço com o numero de assento do português logo que o formulário não a este local para colocar . posso enviar o mail que recebi com o numero de assento
@helcio, no Formulário tem o local apropriado para colocar o nome do cônjuge português, bem como o número do assento.
Naturalidade é Brasil e tem que marcar a Conservatória de Registos Centrais .
Pode, também, imprimir uma cópia do assento e mandar
Boa tarde! Alguém saberia dizer se o consulado do RJ está fazendo a transcrição de casamento na hora? Já que voltaram a atender presencialmente.
ola obrigado mandarei uma copia do mail .quanto ao fomulário acredito que não e o mesmo que esta sendo citado pois não a local para numero de acento
@helcio assis garcia , coloque na sua identificação Fulano, português, Assento de nascimento número XXXX/XX
ok obrigado
@JulianaGarciaVaz Você pode enviar os documentos para transcrição pelos correios também. Tentei marcar um agendamento e não havia datas disponíveis.
Mais informações e endereço de envio aqui: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a
Pessoal, preciso dar entrada na obtenção de nacionalidade portuguesa, porém preciso passar do meu avô para minha mãe e depois passar para mim. Com isso, preciso primeiro fazer a transcrição de casamento dela para portugal correto? que documentos preciso?
obrigado.
@efrchaves aqui no forum tem vários tópicos com instruções. Basta procurar.Se for fazer pelo consulado, siga as instruções no site.
Olá pessoal, tudo bem?
Alguém aqui já fez a transcrição do casamento via correio? Eu enviei email semana passada pro Consulado RJ perguntando sobre documentos e um prazo estimado, mas só me responderam com o link do site, mas lá não tem prazo. :(
Enquanto estava aguardando as certidões ficarem prontas, tentei agendar presencial, mas nunca encontrei vaga. Estou na dúuvida entre fazer por correios no Consulado ou por Ponta Delgada.
Brigada desde já :)
@Vivicozendey , o Consulado do Rio só está aceitando as transcrições pelos Correios. Não creio que demorem muito.
Eles ainda estão retomando o ritmo, após meses parados e, depois, confusos.
@Vivicozendey , enviei por correio os documentos para transcrição de casamento dos meus pais na semana passada, eles receberam dia 29/09. Hoje, dia 6/11, eles entraram em contato para dizer que a documentação estava toda ok e enviaram os dados bancários para depósito. Quando receber o documento eu aviso aqui.
Estava um pouco receosa porque na certidão de nascimento da minha mãe não consta a averbação do casamento deles. Poderia ter visto isto antes de pedir a Certidão dela por correio (cartório do interior de São Paulo), mas nem sabia que era necessário. Li aqui no Fórum, dps de já ter enviado os documentos, que os Consulados exigem as Certidões atualizadas (com devidos averbamentos). Acho que dei sorte :)
Foi uma excelente notícia, pois consegui agendamento do Cartão Cidadão pro meu pai no dia 16/11. Assim já vai sair com os dados atualizados dele.
@Cristiane_Marques após o pagamento feito, em quanto tempo é concluído o processo de transcrição, tem como saber? Apesar de eles enviarem toda a documentação pelos correios, sistemicamente já está tudo ok e dá pra ir adiantando as outras coisas enquanto ainda os documentos não chegam...
Boa noite! Alguém poderia por favor me informar como saber se um casamento já foi transcrito?
@Rita Cardoso , pedindo uma certidão de nascimento ou de casamento pelo civil online.
Obrigada Leticialele!
@Leticialele desculpa a burrice mas entrei pelo Google no civil online e pede para inserir códigos? Não sei como fazer por favor me explica?
@Rita Cardoso , passo a passo aqui:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"
Leia com atenção e faça exatamente como está escrito. Não tem erro. Em até 24h após a confirmação do pagamento, você recebe a chave para acessar a certidão.
@Rita Cardoso
Libere antes seu cartão no banco para pagamento internacional. Santander costuma ser problemático.
"https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"
No menu a direita clicar em “Pedido de Certidão Online”
Depois em “Entrar sem autenticação”