@Daniel Henriques nossa, meu sonho de princesa! Já preenchi o formulário pra Santos, vou mandar apostilar hoje ainda! Espero conseguir enviar até segunda! Obrigada novamente!
@Nathalia Gouveia parece que não! Tente agendar pelo Consulado do RJ, eu fiquei uns 4 dias tentando e consegui pra uma data bem próxima. Aí fui informada que não poderia fazer e cancelei. Se você for entrando várias vezes por dia vai conseguir, eles vão liberando as datas aos poucos. Geralmente tem uma opção de data bem próxima e outra bem distante. Ontem à tarde tinha uma vaga para amanhã e outra pra novembro.
Pessoal, a transcrição de casamento do consulado do Rio tem saído na hora mesmo? Preciso fazer a transcrição do primeiro casamento do meu pai para dar entrada no processo de divórcio. 1. Posso eu ir lá fazer a transcrição na condição de filha do português? 2. Neste caso preciso levar meu documento de identificação autenticado? 3. O requerimento eu mesmo assino solicitando na condição de filha? Onde tem esse requerimento? 4. As certidões não precisam ser apostiladas? 5. A certidão de casamento do primeiro casamento consta o divórcio no final. Não tem nenhum problema né? 6. Meu pai solicitou o Cartão Cidadão dele há 2 semanas. Isso não vai atrapalhar o andamento da emissão do CC né?
@Daniel Henriques você tinha razão!!! Enviei para Santos sexta, chegou ontem meio dia e acabou de ficar pronto!!! Muuuuito obrigada pela dica!!! Amanhã já envio meu processo e da minha irmã para ACP!
@carolinemmpereira, sério que já ficou pronto? Que bom que deu tudo certo, quando fiz a transcrição do casamento da minha mãe em 2017 me deram prazo de 3 meses e ficou pronto em 19 dias, quando ainda era consulado honorário de Santos. Acho que agora, com atendimento presencial apenas agendado, as coisas estão mais rápidas.
@Daniel Henriques Sim, em 24 horas do horário que os documentos chegaram!!! Nem acreditei (e economizei a maior grana não precisando viajar pro RJ). Não que seja ruim ir pra lá, mas gastar e não poder ao menos passear é bem ruim hahahaha Enfim, tempo recorde! Até entrei no Civil Online pra confirmar e estava lá o sobrenome de casada da minha mãe! Sem contar o agendamento do CC, pra daqui 1 semana. O da minha avó quando fiz por São Paulo só tinha vaga pra fazer o CC 1 mês depois. Acho que até o Natal serei portuguesa!!! hahahaha
Bom dia, galera! Eu vi que tem que agendar no Consulado do Rj a transcrição de casamento e vi que a transcrição de óbito é pelo Correios. Não achei nenhuma opção de agendar para o casamento e óbito juntos. Não tem como? Alguém me ajuda!!! Obrigada
Alguém aqui que tenha feito a transcrição e que o casamento tenha sido religioso com efeito civil??? Estou com dúvidas quanto ao preenchimento do formulário... Casei em 27/05 e o registro foi feito em 13/06. Como devo preencher??
Boa tarde! Alguém sabe me dizer como é feito o pagamento das transcrições? É diretamente no Consulado? Pode ser cartão de débito ou dinheiro? Ou somente cartão de débito? O cartão pode ser no nome de outra pessoa? Obrigada!!!
@Nathalia, outra coisa: não sei informar se pode ser cartão de débito em nome de outra pessoa, pq no caso de meu marido o cartão era dele. Mas acredito que não tenha problema....
Obrigada!!! @clarissemartins Gente, vou fazer a transcrição de casamento dos meus avós! A certidão de casamento dos meus avós está faltando um acento agudo no: Jose*, sendo que José é o nome do pai do meu avô. Na certidão de nascimento do meu avô está com o nome do pai dele certo: José* Será que eles vão implicar por isso? É só um acento, e nem é no nome do nubente, é no nome do pai do nubente. Problema todo é que na certidão de nascimento está correto e na de casamento está faltando o acento. Já abri processo de retificação no cartório, mas pretendo já tentar transcrever antes disso. "Se eu conseguir agendar". Alguém aqui já passou por algo parecido?
Obs: no requerimento para transcrição pede a hora do casamento também! Mas na minha certidão não consta, fui no cartório e disseram que não tem a hora no Livro. Liguei para o Consulado e eles me disseram que esse campo poderia ir em branco! ESPERO TER AJUDADO ALGUÉM COM ESSA INFORMAÇÃO!!!
@Vlad, desculpe, no meu comentário faltou a informação que isso é no Consulado do Rio de Janeiro.... qdo estive lá até questionei q o site dizia boleto e a resposta foi que não haviam corrigido... de toda forma, fica o relato que no RJ o pagamento é via cartão de débito!
Informação sobre forma de pagamento retirada do site do Consulado-RJ: "Pagamento EXCLUSIVO por cartão de débito a partir de 1 de Dezembro de 2017 ***
No intuito de simplificar os procedimentos e agilizar o atendimento, a partir de 1 de dezembro próximo o Consulado-Geral deixará de permitir o pagamento de emolumentos consulares através de boletos bancários, passando os mesmos a ser pagos exclusivamente por meio de cartão de débito, no decurso do próprio atendimento.
OBS.: Em casos absolutamente excecionais, em que o utente não disponha de cartão de débito, será disponibilizado no ato do atendimento, um boleto para pagamento na rede bancária."
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/201789/#Comment_201789
Preciso fazer a transcrição do primeiro casamento do meu pai para dar entrada no processo de divórcio.
1. Posso eu ir lá fazer a transcrição na condição de filha do português?
2. Neste caso preciso levar meu documento de identificação autenticado?
3. O requerimento eu mesmo assino solicitando na condição de filha? Onde tem esse requerimento?
4. As certidões não precisam ser apostiladas?
5. A certidão de casamento do primeiro casamento consta o divórcio no final. Não tem nenhum problema né?
6. Meu pai solicitou o Cartão Cidadão dele há 2 semanas. Isso não vai atrapalhar o andamento da emissão do CC né?
Obrigada.
Ontem mesmo antes de dormir tinha uma vaga para hoje às 9h.
há umas 2 semanas atrás postei aqui que tinham 7 datas disponíveis.
Tem que insistir.
Que bom que deu tudo certo, quando fiz a transcrição do casamento da minha mãe em 2017 me deram prazo de 3 meses e ficou pronto em 19 dias, quando ainda era consulado honorário de Santos. Acho que agora, com atendimento presencial apenas agendado, as coisas estão mais rápidas.
@Erika Silveira Muito obrigada!!!
Eu vi que tem que agendar no Consulado do Rj a transcrição de casamento e vi que a transcrição de óbito é pelo Correios.
Não achei nenhuma opção de agendar para o casamento e óbito juntos. Não tem como?
Alguém me ajuda!!!
Obrigada
Estou com dúvidas quanto ao preenchimento do formulário... Casei em 27/05 e o registro foi feito em 13/06. Como devo preencher??
Obrigada!!!
Gente, vou fazer a transcrição de casamento dos meus avós! A certidão de casamento dos meus avós está faltando um acento agudo no: Jose*, sendo que José é o nome do pai do meu avô. Na certidão de nascimento do meu avô está com o nome do pai dele certo: José*
Será que eles vão implicar por isso? É só um acento, e nem é no nome do nubente, é no nome do pai do nubente.
Problema todo é que na certidão de nascimento está correto e na de casamento está faltando o acento. Já abri processo de retificação no cartório, mas pretendo já tentar transcrever antes disso. "Se eu conseguir agendar".
Alguém aqui já passou por algo parecido?
Obs: no requerimento para transcrição pede a hora do casamento também! Mas na minha certidão não consta, fui no cartório e disseram que não tem a hora no Livro. Liguei para o Consulado e eles me disseram que esse campo poderia ir em branco! ESPERO TER AJUDADO ALGUÉM COM ESSA INFORMAÇÃO!!!
"Pagamento EXCLUSIVO por cartão de débito a partir de 1 de Dezembro de 2017 ***
No intuito de simplificar os procedimentos e agilizar o atendimento, a partir de 1 de dezembro próximo o Consulado-Geral deixará de permitir o pagamento de emolumentos consulares através de boletos bancários, passando os mesmos a ser pagos exclusivamente por meio de cartão de débito, no decurso do próprio atendimento.
OBS.: Em casos absolutamente excecionais, em que o utente não disponha de cartão de débito, será disponibilizado no ato do atendimento, um boleto para pagamento na rede bancária."
http://consuladoportugalrj.org.br/
Alguém sabe se o casamento precisa estar averbado na certidão de nascimento do nubente estrangeiro?