Transcrição de casamento - Consulado do RJ

13468947

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2020

    @Fabsenna O valor que vc mencionou foi o da tabela de novembro?

    Obrigado

  • FabsennaFabsenna Member
    editado December 2020

    @guimoss

    Sim, me reenviaram todos os documentos no envelope extra.

    Não sei dizer, mas foi o valor cobrado e acredito que seja o os 120 + taxa de envio.

  • @Fabsenna

    Essa foi uma informação importante!!!

    Pensei que teria de pedir dois grupos de certidões: um para a transcrição e outro para a atribuição.

    Valeu pela informação...

  • @guimoss , é procedimento do Consulado. Ponta Delgada não devolve os documentos!

  • Precisa enviar identidade para transcrição de casamento? não consta na lista de documentos, será se o pedido de nacionalidade também está rápido?

  • @andressamf , se o requerimento for assinado por um dos nubentes, não precisa de identidade. Se for filho, precisa da identidade; se for neto, da certidão inteiro teor de nascimento. Os documentos demonstram a legitimidade de quem pede.

    Quanto ao pedido de nacionalidade, não sei dizer, mas os Consulados enviam tudo para Lisboa.

  • @Fabsenna excelente relato. Uma dúvida, você em caminhou para o RJ por que reside no estado? Sabe se posso encaminhar a transcrição morando em outro estado?

    Estou com os documentos prontos, mas o Vice-Consulado de Porto Alegre está trabalhando apenas com agendamento e com datas disponíveis para JUN/2021 apenas!!!

  • @Alex Oliveira ,

    O consulado do RJ recebe apenas do RJ e ES, infelizmente acredito que terá q ser feito pelo de Porto Alegre, mas mande um email para eles tentando descobrir se aceitam, vai que neste período de pandemia lhe ajudem.

    Boa sorte!!!

  • Oi grupo , estou com uma dúvida ...a primeira parte do formulário de transcrição do casamento da minha mãe , precisa ser preenchida , sendo que ela vai assinar o formulário ? Ou é necessário ter um procurador ?

  • @Mammamia , o requerimento do Consulado do Rio de Janeiro é o seguinte:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/requerimento-para-transcricao-de-casamento_2.pdf'

    Se sua mãe vai assinar, ela tem que colocar : " vem requerer a V.Exa. na qualidade de CÔNJUGE, a transcrição de casamento respeitante a: "

    e preencher com os dados dela e do marido.

  • Boa noite Lelé .....na parte de cima do formulário ( que está Site do Consulado do Rio) tem um espaço , para uma outra pessoa preencher , na parte de cima ...tipo alguém da família , um procurador , é para deixar em branco ...minha mãe preenche o restante é assina ? Estou tão confusa..obrigada .....vou entregar aqui mesmo no consulado do Rio .

  • @Mammamia , preencha assim:

    Requerimento para transcrição de casamento

    (Nome de sua mãe).…………………………………………………………..………………………………………….., titular do documento de identidade nº…RG de sua mãe………………...., emitido por …..……Órgão emissor …… aos …data de emissão………………

    Residência habitual……(endereço de sua mãe)……………….....................…………………..………….…...………..………….., bairro ……………………………, CEP…………………cidade/estado…………………………………….. Tels:………………………..………………….., e-mail…(coloque o seu email)… vem requerer a V.Exa. na qualidade de cônjuge, a transcrição de casamento respeitante a:

    O resto preenche com os dados pedidos.

    Junte os seguintes documentos:

    1. Original da certidão de casamento de inteiro teor (digitada) emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilada;
    2. Original da certidão de nascimento do(a) nubente estrangeiro(a) – NASCIDO(A) FORA DE PORTUGAL – emitida há menos de um ano, com assinatura do escrevente reconhecida e apostilada (não precisa ser de inteiro teor);
    3. Uma fotocópia autenticada e apostilada da escritura de pacto antenupcial, mas somente se o regime de bens do casamento tiver sido determinado por escritura pública de pacto antenupcial;
    4. Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do nubente que possui a nacionalidade portuguesa, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização;
    5. Envelope (preferencialmente de plástico) para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário.

    Eles vão receber, emitir um boleto que será enviado para o email (por isso sugiro que coloque o seu). Você paga e, depois, aguarda a certidão portuguesa que chegará pelos Correios, no envelope que você mandou!!

    Se precisar, mande os dados por mensagem privada e escrevo o requerimento para você (envelope acima, à direita)

  • Lele vc sempre com essa bondade e gentileza, muito obrigada

    onde vc encontrou esse formulário? É diferente do meu .....eu encontrei no Site do consulado .

  • @Leticialele Bom dia. Veja se consegue me ajudar com uma dúvida:

    No caso de um português cujo assento de batismo esteja num Arquivo Distrital, após a transcrição do seu casamento no estrangeiro, o seu assento de batismo com a averbação do casamento é informatizada e pode ser obtida no Civil Online ou ainda devo solicitar ao Arquivo Distrital?

  • @mauroaal , pergunta de prova!!! Não sei se, por causa da transcrição do casamento, informatizam o assento. Não creio!

    Sugiro que tente pedir pelo Arquivo Distrital. Se estiver informatizado, eles vão informar sem cobrar nada, e você pede ao civil online.

    Para mim, é o modo mais prático de descobrir!!

  • @Leticialele Minha intenção neste momento é saber se algum familiar já fez a Transcrição de Casamento do meu avô para não repetir o processo sem necessidade.

    Pelo que entendi, o Consulado do RJ gera um assento de casamento no final do processo, acredito que as Conservatórias também. Além da solicitação ao Arquivo Distrital, um caminho seria solicitar o assento de casamento no Civil Online. O que acha?

  • @mauroaal , pode pedir o assento de casamento pelo civil online. Se não encontrarem, devolvem o dinheiro na sua conta bancária. Demora, mas devolvem!

  • @mauroaal assentos q estão nos arquivos distritais não são informatizados.O que ocorre agora é q vc pode pode pedir uma copia via web, mas para processos de transcrição e atribuição tem q ser certificados.

  • @Leticialele Obrigado pela orientação. Acabei de solicitar no Civil Online.

    @Vlad Pen Então, no meu caso, o assento de batismo do meu avô estará no Arquivo Distrital e o de casamento digitalizado após a transcrição. Certamente as Conservatórias fazem a busca do casamento quando o batismo está em Arquivo Distrital e não tem nenhuma descrição na lateral do documento, pois o assento de casamento não é um documento solicitado no processo de Nacionalidade. Obrigado pela ajuda.

  • editado December 2020

    Boa tarde pessoal.

    Estava pensando em fazer a transcrição em PD mas vi que lá tá com algumas questões novas sobre pagamento.

    Gostaria de saber de poderiam me ajudar com as seguintes questões:

    1. quanto tempo eles estão demorando em média para fazer a transcrição de casamento no consulado no RJ;
    2. Se o requerente tem que ser filho ou neto dos portugueses (Já falecidos), pois em PD tem que ser;
    3. Se precisa morar no RJ para fazer o pedido por lá (não vi nenhum pedido de comprovação de residência na lista de docs);
    4. Se posso fazer a transcrição do casamento de um casal de portugueses (casados no Brasil) ou se somente de um português com um brasileiro.
    5. se eles aceitam a diferença na certidão de nascimento em portugal (Lira) e casamento no Brasil (Lyra).

    Alguém sabe se fazem esse procedimento na embaixada de Brasília?

    Agradeço imensamente.

  • @hugonpassos , o Consulado do Rio atende à área RJ e ES.

    Se você tiver um endereço de algum parente ou amigo no Rio, para colocar no envelope de devolução, faça isso.

    Pode transcrever do casal de portugueses ou de português casado com brasileira;

    Lira e Lyra não são consideradas discrepâncias

    Mas também pode fazer na Seção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4760/embaixada-em-brasilia-atendimento-consular"

  • Obrigado @Leticialele

    Você sabe quanto tempo em média ta demorando para fazer no RJ? Tenho um tio que mora lá e talvez faça por lá.

  • @hugonpassos , estavam levando de 1 semana a 10 dias. Não demoram muito!

    Primeiro recebem os documentos e conferem. Estando tudo bem, mandam um boleto, por email. Você paga e aguarda. E eles devolvem os documentos enviados com a transcrição pronta pelos Correios. A demora maior é na entrega pelos Correios!!

  • editado December 2020

    Obrigado de novo. última dúvida, qualquer um pode requerer ou precisa ser filho ou neto (Em PD tem que mandar certidão de nascimento do requerente comprovando que é neto, por exemplo). Precisa comprovar alguma filiação quando é o descendente que solicita a transcrição no consulado do RJ?

  • @hugonpassos , sim, se não for o nubente, precisa comprovar a legitimidade para pedir.

    A do filho se comprova com cópia autenticada do documento de identidade (com filiação);

    A do neto, com certidão de nascimento, Inteiro Teor.

    Os Consulados exigem, além da assinatura reconhecida por autenticidade, o apostilamento do Requerimento.

  • Oii pessoal, tudo bem?

    Eu fiz a transcrição do casamento da minha vó pelo Consulado do Rio e achei rápido.

    Enviei pelos correios dia 26/11/2020, recebi hoje em casa pelos correios a certidão.

    Pra quem quiser fazer, acho que vale pela economia do envio.

    Abraços.

  • @mauroaal O seu avô nasceu em qual ano?

    O meu avô nasceu em 1913 e a certidão estava no Arquivo Distrital (não informatizada). Duas semanas atrás eu solicitei a certidão no civil online, e foi providenciada a informatização.

    Meu avô recebeu no novo "registo" expedido em 02/12/2020.

    Agora vou providenciar a transcrição do casamento.

  • @Leticialele Bom dia.

    Uma dúvida: eu neto, irei pedir a transcrição do casamento do meu avô no consulado do Rio de Janeiro. Li que terei que anexar cópia da minha identidade autenticada e apostilada, e minha certidão de nascimento de inteiro teor. Essa certidão também precisa ser autenticada e apostilada?

  • @SABarreira , apenas a certidão inteiro teor, apostilada

  • Boa tarde Pessoal,

    Vou dar entrada agora na minha transcrição, estava decidindo entre onde fazê-la, e acho que vou pelo consulado do RJ mesmo.

    Estou com uma dúvida, dia 21 de dezembro, agora, eu vou buscar meu CC e farei meu Passaporte, será que posso levar a documentação da Transcrição, ou somente enviando por correio mesmo?

    Desde já meu muito obrigado,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.