Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1143144146148149315

Comentários

  • Boa Noite pessoal,

    Enviei hoje minha documentação para a CRC de Lisboa, buscando a obtenção de Aquisição de nacionalidade.

    Gostaria de saber como vou acompanhar o processo depois que a documentação chegar lá. Eles fazem algum tipo de contato por e-mail ou tenho que enviar e-mail para eles?

    Ví no site que tenho que ter uma senha para acessar o processo e ver o andamento. Como consigo esta senha.

    A única informação que tenho no momento é o código no modelo 3 que preenchi, o qual recebi quando paguei a taxa pela internete..

    Agradeço quem puder me dar esta informação.

  • @Jose Geraldo , as Conservatórias, a partir deste ano, estão mandando, para o email informado no formulário, o número do processo e a senha de acesso ao site de acompanhamento.

    Mas não estranhe se Lisboa demorar a enviar. Os processos de nacionalidade por casamento duram de 24 a 29 meses. Assim, é normal demorarem para numera-los!

    Se, em 2 meses você não receber nada, ligue para a Linha de Registos e pergunte se já têm o número do processo e a chave de acesso, e , caso positivo, peça para fornecerem.

  • @Leticialele

    Agradeço pela informação. Farei desta forma.

  • Ola bom dia a todos!!!!

    Meu marido tem nacionalidade e esta com processo de transcrição de casamento pelo consulado de São Paulo, que tem prazo de finalização aproximadamente em 04/2020. Temos 8 anos de casamento.

    Ai vai a duvida:

    Para adiantar Já posso por enviar meu processo de nacionalidade por casamento ou devo aguardar a finalização da transcrição de casamento?

    Obrigada!

  • Prezados.

    Meu processo 109xx/19 de Fev/2019 foi finalizado!

    Despacho favorável em 05/05/2020

    Registrado em 27/10/2020


    Boa sorte a todos,.

  • O processo da minha esposa 33xxx/19 foi enviado em Abr/19 através do consulado ..está na fase 6 a 4 meses .. aguardando o despacho do conservador ..

  • Jose GeraldoJose Geraldo Member
    editado October 2020

    @Viviane_Santana

    Boa noite Viviane,

    Eu fiz a transcrição de casamento no consulado de Belo Horizonte no início do ano. É automático, o processo todo foi feito no consulado, já saí de lá casado em Portugal. No mesmo dia eu entrei no Civil on-line e emiti uma certidão de casamento Portuguesa e o assento de minha esposa com a averbação do casamento.

    Se vocês já estiveram no consulado para fazer a transcrição, pode ser que já esteja resolvido.


  • Ola bom dia aqui no consulado de Sao Paulo nao e tao rápido assim esta com um prazo de 7 meses segundo o tendente.

    A previsão para terminar a transcrição de casamento é para 04/2021

    Minha ideia é enviar meu documento de nacionalidade por casamento ja

    E imaginar que eles demorem um tempo ate o momento em que forem verificar se tem o casamento averbado,

    .

    A duvida é quando é enviado os documentos ate o momento em que se verifica se tem casamento averbado quanto tempo demora, alguém sabe responder?

    .

    

  • Ola bom dia a todos!!!


    Alguém sabe me dizer qual a conservatória mais eficiente para enviar processo de nacionalidade por casamento?


    Nesta conservatória sabe me dizer o prazo estimado?


    Quando se tem 7 anos de casado com Português precisa de comprovar laços afetivos?


    Obrigado

  • @Marcio_C , apenas em Lisboa tramitam os processos de Aquisição de nacionalidade pelo casamento.

    Leva de 24 a 29 meses.

    Atualmente, os laços são demonstrados com 5 anos de casado sem filhos e 3 anos com filhos atribuídos, seu prazo está mais que suficiente.

  • @FabioRez, o processo do meu primo está há 4 meses na bolinha 4, entrou em maio/2019. Pela planilha tem processo de agosto/2019 que já está na bolinha 6. Acho que não há uma lógica, tem que esperar o tempo total que eles dão, sem se prender muito às bolinhas, realmente é uma questão de sorte.

  • Olá, gostaria de fazer uma pergunta, porque tem processos de aquisição pelo casamento que leva menos de 20 meses (não tem pedido de urgência) e outros levam mais de 24 meses para finalizar, alguém tem essa resposta ?

  • @Basttos

    Pode ter tido pedido de urgência e a pessoa apenas não informou na planilha.

    Pelo que vi são poucos casos isolados. Um deles concluído esse mês foi por Base-X em 448 dias e está marcado como "outlier", e mais 2 nessa mesma faixa. Talvez todos eles sejam Base-X, ou tenha tido urgência, só que a pessoa não relatou.

  • Ola boa noite!!!


    Existe pedido com urgência?

    Se sim como funciona?

  • @Leticialele

    Muito obrigado!

    Voce sabe me dizer em qual bolinha é verificado se tem a transcrição de casamento?

  • editado October 2020

    Se tem uma oferta de trabalho ou os documentos de admissão em uma Universidade da UE pode apresentar os documentos à Conservatória que trata seu processo...

    Deve apresentar documentos que comprovem que sua admissão...Seja em uma empresa...Seja em uma Universidade...Dependem da conclusão do processo de Nacionalidade...

    A Conservatória é extremamente rígida na análise dessa documentação...Entra em contato diretamente com a instituição que forneceu os documentos para averiguar a veracidade das informações apresentadas...

    Juntamente com os referidos documentos...Deve apresentar uma declaração explicando os motivos pelos quais precisa que seu processo seja tratado com a urgência solicitada...

  • @Marcio_C , não sei, mas deve ser na fase 4 ou 5!

    4. Verificação da documentação entregue

    5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade

  • Bom día!


    Consegui marcar no consulado de Londres para fazer Cartao de Cidadão e pasaporte semana que vem.

    O Email de confirmação é meio vago - alguem sabe dizer qual tipo de foto eu tenho que levar?

    Ou eles tiram ali mesmo?


    agradeco a ajuda!

  • Bom dia

    vou enviar um doc para o me processo que caiu em exigência na crcentrais (lisboa)


    alguem sabe o endereço para envio?

  • Essa carta que se envia para juntar documento ou para pedir prorrogação de prazo, precisa de Reconhecimento de Firma?

  • @Jeison Segue o e-mail que eu recebi do vice-consulado de Portugal no Paraná, localizado em Curitiba.

    Cartão Cidadão 

    Documentos Necessários:

    Se for uma primeira emissão - Bilhete de Identidade anterior, Cartão de Contribuinte, da Segurança Social e de Saúde, se for o caso. (A inexistência ou extravio de algum destes documentos não impede o pedido de Cartão de Cidadão.)

    Caso não apresente Bilhete de Identidade - Certidão de nascimento actualizada, emitida há menos de 12 meses (exceto as referentes a menores de 16 anos que não estão sujeitas a qualquer prazo de validade). Esta certidão pode ser obtida oficiosamente no posto, sem custos para o utente.

    Um documento complementar de identificação (Autorização/Título de residência, Carta de Condução, Passaporte ou documento de inscrição no consulado)

    Outros elementos a apresentar - 1 fotografia 3x4 (para atualização da inscrição consular); comprovante de residência, de preferência conta da água, luz ou telefone.

    Passaporte Comum Electronico (PEP)

    Documentos Necessários - Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão válido, sem possibilidade de substituição por qualquer outro documento de identidade, passaporte anterior (caso tiver), exceto quando deste constem vistos cuja duração justifique a conservação na posse do titular.

    Outros elementos a apresentar - 1 fotografia 3x4 (para atualização da inscrição consular); comprovante de residência, de preferência conta da luz, água ou telefone.

    Se o passaporte tiver sido furtado ou extraviado dentro da validade, deverá apresentar boletim de ocorrências, caso contrário será cobrada uma taxa adicional.

  • @Marcio_C

    Com certeza na fase-5. A análise fina do processo.

  • editado October 2020

    @Tuga_BR

    Vejo que teve más notícias.

    Conservatória dos Registros Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa

    Não precisa de reconhecer firma da carta. Pode ser feito por e-mail um pedido preliminar, e mandar a carta depois.

    São 6 meses para ser considerado abandonado (em deserção) e terminar.

    Você tem um "período administrativo" de 20+30 dias da recepção da carta, e um período legal de 6 meses da emissão da exigência.

    Você deve entrar em contato por e-mail ou carta dentro do primeiro prazo, mas o processo só termina por abandono após 6 meses sem você notificar. Se precisar, pode refazer a carta a cada 4 meses, mantendo o processo ativo pelo tempo que precisar.

    "Mais se informa que, nos termos do artigo 281° do Código do Processo Civil, será declarado deserto, e consequentemente arquivado, o procedimento que, por causa imputável ao interessado, esteja parado por mais de 6 meses"

  • Bom dia! Minha esposa recentemente conseguiu a atribuição de nacionalidade portuguesa pelo pai português. Já fizemos a transcrição de casamento em Portugal. Agora vou iniciar meu processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento. Sou casado com ela a 11 anos, isso é suficiente para comprovar vínculos com Portugal? Ou eu preciso fazer a atribuição dos nossos filhos menores antes de dá entrada no meu processo para garantir que vou ter aprovação do processo? Não queria esperar a finalização do processo deles para depois enviar o meu mas também não quero que meu processo seja indeferido pela minha pressa.

  • @AramisValente

    Dec. 237-A com alteração de jun-2017, se acrescentou essa presunção de "vínculos efectivos" para . . .

    Art. 56

    . . .

    4 - A Conservatória dos Registos Centrais deve presumir que existe ligação efetiva à comunidade nacional quando o declarante, maior, no momento do pedido preencha, designadamente, um dos seguintes requisitos:

    a) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa, casado ou vivendo em união de facto há, pelo menos, cinco anos, com nacional português originário;

    b) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa e existam filhos, portugueses de origem, do casamento ou da união de facto que fundamenta a declaração;

    c) . . .


  • Ola bom dia a todos!!!


    No forum tem o manual de como preencher o formulário:

    Mod. 3 Nacionalidade portuguesa pelo casamento


    Obrigada

  • Olas!

    tenho algumas duvidas pontuais:

    1. a lei diz de casamento com filhos em comum no plural, se tiver uma filha somente tem problema?
    2. Para preencher o formulario, no campo de documentos enviados, se não couber escrever tudo como faço?
    3. envio as folhas soltas ou monto uma pasta, grampeio, como organizo o envio dentro do envelope?

    obrigado pela ajuda! Meu sogro (filho fe portugueses) fez, minha sogra fez (base x), meu cunhado e minha esposa, agora ficou pronto da minha filha e vou fazer o meu

  • @renatoss

    1. Realmente diz "filhos". Talvez seja um estilo de redação. Nunca ouvi falar que deveria ser mais de um.
    2. Você fala do quadro 4, item 11, não? Eu também tinha muitos documentos. Coloquei uma numeração de ordem e abreviei o nome do documento.
    3. Folhas soltas, não grampeadas. Eu, por preciosismo e para ajudar na montagem e conferência do processo, sempre enviei uma "capa de lote" (também não grampeada) em que ordenava e dava algumas características dos documentos enviados


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.