Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19019029049069071452

Comentários

  • @rafael1986

    Seu processo tem 290 dias. A previsão é 410 dias. Significa que se tudo der certo, daqui a 4 meses deveria sair sua nacionalidade.

    Pode ser antes, pode ser depois. Previsão não se concretiza necessariamente.

    Você deveria apresentar um pedido de urgência na Conservatória, baseado na sua necessidade para estudo, uma vez que seu processo ja está aprovado. Embora digam "em portugal", se aplica a qualquer pais da UE. Podem acelerar a conclusão de seu processo.

    "Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa."

  • Milena ArineMilena Arine Member
    editado August 2020

    Processo do meu pai foi concluído.

    Processo 722xx/2019 chegou em Portugal dia 04/09/2019

    17/01/2020 Mudou para bolinha 2

    27/01/2020 Mudou para bolinha 5 (Aprovado, aguardando registro)

    27/08/2020 Concluído.

    Obs.: O processo não saiu de ACP. Levou quase 1 ano até a conclusão.

  • Oi Gente! tudo bom?

    Eu comecei o processo da minha avó em agosto do ano passado e foi aprovado (yes!), mas ainda não saiu o numero de assento dela (faz meses que a bolinha está no 7 - terminado).

    Queria começar a preparar os documentos da minha mãe, filha dela, pra deixar tudo pronto pra quando o assento sair. Aí dei uma olhada no fórum de novo pra ver se alguma coisa tinha mudado no processo nesse ano e me atualizar.

    Encontrei a seguinte lista de documentos aqui:

    Atribuição (Pais para Filhos)

    MINHAS PERGUNTAS SÃO:

    1 - Achei estranho não citarem o Apostilamento, não precisa mais fazer?

    2- Preciso ir legalizar a certidão de nascimento do requerente no consulado? Isso substituiu o apostilamento?

    3- Saindo o numero de assento da minha avó, basta eu colocar esse numero no formularo mod. 1C ou devo enviar as certidões de nascimento dela brasileira e/ou portuguesa também?

    Muito obrigada pela ajuda gente! Sem esse fórum não teria conseguido fazer a da minha avó!

    Priscila

  • @pricorrealeite , antes de mandar a atribuição de sua mãe, terá que transcrever o casamento de sua avó em Portugal.

    Faça por Ponta Delgada ou, se morar em São Paulo ou Mato Grosso do Sul, pelo Consulado em Santos.

    A lista que você colocou em sua mensagem é bem antiga!

    Após a transcrição, dos documentos necessários à atribuição de sua mãe são:

    1 - Cópia simples da certidão portuguesa de sua avó, com o casamento averbado; pode optar por colocar apenas o número, no Formulário.

    2 - Certidão por cópia reprográfica do livro, original, apostilada; Se sua mãe mudou de nome ao casar, Certidão Inteiro Teor de casamento para justificar a mudança de nome;

    3 - Cópia autenticada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação, apostilada;

    4 - Formulário 1C preenchido e com firma reconhecida por autenticidade (assina na frente do funcionário do Cartório;

    5 - Pagamento da taxa de 175 euros , preferencialmente por cartão de crédito internacional. Neste caso, receberá no email cadastrado, o Formulário 1C contendo o recibo no cabeçalho. Imprima frente e verso, colorido, e utilize para preencher e reconhecer a firma por autenticidade.

    Faça o envio preferencialmente por DHL, é mais rápido e seguro que os Correios e custa só uns 60 reais a mais.

  • @milenabarbacha voce pediu urgencia ? meu processo e 721xx/19 foi aprovado em 23/01 continua na acp e nada de resgistro

  • Agora que o processo do meu pai saiu, eu preciso transcrever o casamento dele antes de entrar com o meu processo?

    Ele foi declarante do meu nascimento.

    Eu tive alteração no meu nome após o casamento, então enviarei uma cópia da minha certidão de casamento de inteiro teor apostilada, correto?

  • editado August 2020

    @Milena Arine ...

    Se seu Pai foi declarante do seu nascimento na sua menoridade e sua Mãe não for Portuguesa pode enviar sua Atribuição para o ACP...

    Pesquise no Fórum alternativas mais rápidas porém com poucos processos concluídos por enquanto...***Almada por exemplo...

    ***Fica a dúvida se terão capacidade de operação quando o volume de processos aumentar...Podem de um dia para o outro começar a enviar os processos recebidos para Lisboa...!!!

    Exato...Certidão de Casamento Inteiro Teor Digitada e Apostilada...

  • editado August 2020

    @pricorrealeite

    no 3) o documento escolhido tem que estar válido, menos de 10 anos de emissão, e ter a filiação.

    em "não citarem o Apostilamento", é porque você provavelmente olhou isso no consulado. Se a autenticação do RG é feita no consulado não precisa apostilar. Não é o caso da certidão que é feita no cartório, e por isso tem que ser reprográfica e apostilada.

    Saindo o assento, sua avó é portuguesa, e só precisa do assento português dela.

    Se sua mãe tiver mais de 70 anos, deverá fazer Prova de Vida no consulado, grátis. Nesse caso considere fazer a autenticação do RG e form-1C também no consulado, e seria melhor se tivesse um RG bem recente, ou até mesmo fazer um novo.

    Para processos de nacionalidade, certamente escolha pagar por cartão de crédito, e mandar por DHL (a menos que não tenha como fazer onde mora).

    Para processos de transcrição de casamento também recomendo Ponta Delgada, e somente aceitam por Vale Postal, que vale por 30 dias, e portanto só funciona com DHL. Confira o valor exato do VP aqui, no dia que for pagar "http://valorvp.herokuapp.com/index.html"

    no 2) Somente para processos de nacionalidade, a certidão tem que ser reprográfica, certificada e apostilada.

    Para transcrição, a certidão do cônjuge não português deve ser em inteiro teor, digitada, certificada [e apostilada, não é obrigatório, mas muito recomendável].

  • editado August 2020

    @gandalf

    A @pricorrealeite mto provavelmente obteve aquela lista de documentos aqui:

    O link para esta página fica na seção "POR ONDE COMEÇAR?" que se encontra aqui à direita, em todas as paginas do forum, logo abaixo da lista das "Salas de discussão". Falam dos processos de Filhos, Netos, Bisnetos, etc. Pra falar a vdd já encontrei algumas inconsistências nessas paginas (eu por exemplo ia mandar meu Passaporte sem filiação pq lá não diz nada). Outras páginas precisam ser atualizadas, já que por exemplo não contemplam a alteração na lei para netos, que agora podem conseguir a cidadania por atribuição. Você sabe de algum moderador que poderia fazer as mudanças? Se houver alguém q possa/queira fazer as mudanças, eu mesmo me prontificaria a dar uma revisada antes e incluir eventuais atualizações necessárias, apesar de claro, pessoas como vc, o @Nilton Hessel, ou a @Leticialele tb deveriam dar uma olhada final.

  • @GdOeS

    Essa é uma lista bem antiga e bem conservadora, como Certidões de 6 meses.

    Não sei quem montou, quem tem acesso, e quem estaria com energia pra consertar. Certamente nenhuma das pessoas que vc listou.

    Acho que se fosse fazer hoje a estrutura seria diferente. Menos estática. Coisas mudam com o tempo.

  • Wesley PradoWesley Prado Member
    editado August 2020

    A seção "POR ONDE COMEÇAR?" é uma página do site e não uma discussão criada, por isso nenhum moderador consegue alterar/atualizar, somente o @Admin.

  • editado August 2020

    Talvez a criação de um **novo tópico com essas orientações atualizadas...**(Tópico fechado...Apenas para consulta)...

    Como este aqui...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11937/tipos-de-nacionalidade-portuguesa#latest

  • @Vlad Pen @gandalf e todos foristas...É com enorme satisfação que comunico que o processo do meu pai foi finalizado hoje. Depois de mais de 1 ano de envio e 1 ano com o processo aprovado, finalmente a conservatória de Albergaria-a-Velha finalizou ele.


    Deixo abaixo os dados para atualizarem a planilha para mim por favor.


    Processo: 34XXX/2019

    Enviado: 05/04/2019

    Recebido: 18/04/2019 ACP

    Numerado aprox: 24/04/2019

    Aprovado: 02/08/2019 ACP

    Transferido para Albergaria: 20/02/2020

    Finalizado: 27/08/2020



    Agora é partir para retirar a minha nacionalidade em breve. Obrigada a todos de todo coração. Sem esse fórum não teria conseguido. Um abraço a todos!!!

  • @LuisiEB

    Parabéns ao seu pai, o novo tuga.

    Eu atualizei na planilha. Obrigado por informar.

  • Ok, sobre as paginas do "Onde Começar", concordo que não é um trabalho fácil ou simples (e me desculpem se alguém entendeu que eu sugeri q as pessoas citadas deveriam fazê-lo, não foi minha intenção, so usei exemplos de pessoas q sabem mais do q eu para checar minhas sugestões de mudanças, caso eventualmente o @Admin queira minha ajuda para atualizar essas páginas).

    Alem disso, a sugestão do @Nilton Hessel também é mto valida, ja q seria menos estática e poderia ser atualizada sempre que necessário, pois todos aqui estamos sempre desprendendo energia para responder mtas perguntas similares, diversas vezes ao dia, de varios individuos diferentes, e um tópico ou uma página com as orientações atualizadas poderia economizar tempo de todos.

    De qq forma, acho q os links aqui à direita e ate mesmo as paginas do "Onde Começar" deveriam ser ocultadas momentaneamente, pois elas podem ser enganosas. E de novo, não quero dar trabalho pra ninguém, é só uma sugestão.

  • editado August 2020

    Para quem está tentando agendar CC no consulado de SP sem conseguir... faz tempo que eu estava tentando, achando que ainda não estavam fazendo novos agendamentos, apenas reagendando, mas acabei de conseguir um horário para 30/09!


    Eles estão agendando de segunda, quarta e sexta, das 8h às 16h, então aconselho faze como eu, e entrar às 8h em um desses dias.


    Eu já tinha quase perdido as esperanças de conseguir meu passaporte esse ano, então venho compartilhar a boa notícia com quem está na mesma!

  • Colegas de forum,

    É com grande alegria que informo que o processo da minha esposa (Larissa Furtado dos Santos) foi finalizado no ACP:


    Processo: 695XX/2019

    Enviado: 19/08/2019

    Recebido: 27/08/2019 ACP

    Numerado: 23/11/2019

    Aprovado: 23/01/2020 ACP

    Finalizado: 28/08/2020


    Já atualizei na planilha.

    Muito obrigado pela ajuda de todos!!

  • Bom dia pessoal,

    Muito Feliz em informar que o processo de meu pai foi para a bolinha 7 hoje "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"

    Foi um processo bastante longo pois caiu em exigência.

    Processo: 665XX/2019

    Enviado: 06/08/2019

    Recebido: 12/08/2019 ACP

    Numerado: 29/08/2019

    Agora qual o próximo passo ?

  • @amandasoeiro , agora você tem que aguardar a criação do registro!

    A bolinha 7 vai ficar verde.

    Tenha paciência, está demorando!!

  • GibaGiba Member

    Boa tarde

    Hoje saiu meu registro Gilberto Rosa

    Processo 53xxx/2019 junho

    Aprovado em outubro 2019

    Registro hoje 31/08/2020

  • GibaGiba Member

    Barreiro

  • GibaGiba Member

    Poderiam me informar qual a melhor maneira de fazer a transcrição de cssamento

  • @amandasoeiro

    Houve alguma exigência no seu processo? Ele deveria estar completando por esse tempo. Você está relatando que recebeu o Despacho hoje, deveria ter acontecido em torno de 17/Jan/20. Com 385 dias como o seu, deveria estar com bolinha 7 verde.

    Acompanhe pela planilha e compare com seus "vizinhos". Preste atenção na consulta pela web, no nome da conservatória, porque pode ser transferido em algum momento. Atualiza a planilha a medida que acontecer com as informações corretas.

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/"

  • editado August 2020

    @Giba

    Cada um escolhe seu caminho. Eu prefiro Ponta Delgada, enviando por DHL. Outros preferem o consulado indo pessoalmente (se o consulado de sua área estiver aberto).

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento"

  • GibaGiba Member

    Obrigado

  • @Everton Costa , só após a transcrição você será casado em Portugal. Se fizer antes, vai aparecer como solteiro, tanto no CC quanto no passaporte.

  • @Everton Costa

    Recomenda-se você aguardar a transcrição do casamento antes de fazer o CC.

    Mas como a transcrição sai mais rápido do que o CC, normalmente já dá pra agendar o CC enquanto está correndo a transcrição.

  • @Everton Costa

    Meu pai teve o mesmo caso que o seu, é casado e tava em processo de transcrição, mas com o CC agendado aqui no consulado do Rio. Liguei pra lá e convesei com o atendente sobre isso, e ele informou que não haveria problema em fazer o CC antes da transcrição, uma vez que o nome do homem casado geralmente não altera com o casamento.. mas falou que o CC ia constar como "solteiro".

    Moral da história: prejuízo em fazer o CC antes da transcrição, pra homem casado, não há. Só que o CC vai vir com o estado civil "solteiro" (o que de novo, nao gera prejuizo), e pra alterar só renovando o CC e pagando de novo.

    No fim das contas, o CC do meu pai veio como solteiro mesmo, porque a transcrição saiu só 2 semanas após o agendamento de CC dele, e como não pretendemos pagar de novo, vai ficar assim até ser renovado haha

  • @gandalf Você sabe informar como enviar o pedido de urgência para a ACP e quais são os motivos aceitos? Eu já moro em Portugal, entrei com meu processo em janeiro. Em março caiu em exigência (transcrição de casamento de minha mãe). Em abril enviei a transcrição. Em julho meu pedido entrou na fase 7, com a bolinha branca e em agosto a bolinha ficou laranja. No site informa que meu pedido encontra-se na encontra-se na Arquivo Central do Porto. Eu fiz todo o processo com um advogado. Em junho solicitei urgência por estar grávida. Meu bebê irá nascer em dezembro e pelo que vi na planilha, no prazo normal, meu assento ficaria pronto em janeiro de 2021. Eu preciso do meu assento para poder registrar meu bebê como português e não ter que fazer o processo de cidadania dele com poucos dias de vida. O advogado não sabe me informar se meu pedido foi aceito. Este mês vou pedir um novo laudo da médica que está atendendo e enviar novamente, mas quero fazer isso sem o advogado. Não encontrei um site do governo que informe sobre quais pedidos são considerados de urgência e nem como enviá-los. Quem mora em Portugal, sabe que um pedido de urgência devido a uma gravidez para poder registrar um bebé como português, deveria ser finalizado em poucas horas após o recebimento rsrs

  • editado September 2020

    @mageciconello

    "Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa. Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência."

    Pode ser também para tratamento de saúde, quando o cuidador vive em PT, ou em alguns casos, quando o doente está em PT e precisa de um cuidador. A rejeição da modalidade para tratamento de saude é grande.

    "http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210221/#Comment_210221"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.