Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19029039059079081459

Comentários

  • Milena ArineMilena Arine Member
    editado September 2020

    Eu sou casada e tenho o sobrenome do meu marido, para preencher o formulário 1C - Quadro 2:

    (x) Pai Português

    Pretende manter a composição originária do seu nome? (x) não

    Se indicou "não", declare o nome pretendido: Milena C. S. Arine (nome de casada) onde o "Arine" eu coloco no campo: Apelido.

    Correto?

  • @Milena Arine , sua certidão portuguesa vai sair com seu nome de solteira, pois você terá "nascido " em Portugal.

    Só vai ter o nome de casada após a conclusão da atribuição e a transcrição de seu casamento.

    Para que o nome que aparece no seu documento de identidade seja comprovado, tem que mandar uma certidão inteiro teor de casamento. Apenas para fixar seu nome atual, não significa que seu casamento será averbado! É uma prova de que a certidão de nascimento é da mesma pessoa que está mandando os documentos atuais.

  • @Milena Arine

    Só pra reforçar o que já foi dito:

    Pretende manter a composição originária do seu nome? (x) SIM

  • @gandalf obrigada pela resposta.

    É extremamente confuso como aqui as entidades não colocam informações nos sites oficiais. O processo da minha mãe, feito por Lisboa, demorou mais de 2 anos e quando chegou na fase 7, ficou menos de 15 dias nessa etapa. Mas o registo nunca chegou pelo correio, tive que pedir online e pagar 10 euros.

    Eu achava que a fase 7 seria a mais rápida, por literalmente se tratar de imprimir um papel, incluir uma data e carimbar.

  • editado September 2020

    @mageciconello

    A fase 7 não é tão simples assim. Ela não faz parte da Nacionalidade, mas do Registro Civil. Entre uma e outra tem que passar pela auditoria. O registo é feito por "decisão soberana", de uma junta.

    Não chegar o registro pelo correio é muito comum. Eu nunca recebi o meu. Uns 20% dos assentos nunca chegam. Quando tem greve perdem-se mais ainda.

    A maneira de lidar com a consulta online depende de cada conservatória, do tipo do processo, e de onde a pessoa mora. Algumas ficam agarradas por muito tempo no início, e desenrolam em poucos dias até o final, como foi o seu. Outras desenrolam rapidamente, e agarram no final. Alguns processos tem que passar pelas diligências em órgãos externos, e ficam ai por tempo indeterminado, às vezes mais de 1 ano.

  • Prezados boa tarde.


    Sou novo no fórum e gostaria de comentar que concordo com a sugestão do @GdOeS .

    A página "Onde Começar" se estivesse um pouco mais atualizada, teria chances de reduzir bastante tanto o esforço de pesquisa nos diversos tópicos já criados, quanto no de resposta pelos moderadores e demais participantes.


    De qualquer forma gostaria de aproveitar para tirar uma dúvida.

    Alguém já fez, ou sabe se tem algum problema, em fazer a transcrição do casamento+óbito do natural português enviando por correio para o Consulado de São Paulo e, após sua conclusão, fazer o processo de atribuição de nacionalidade enviando via correios para ACP ?


    Pergunto isso pois como a transcrição é um processo prévio e mais barato do que a atribuição, caso haja problema com nomes entre certidões ou outras inconsistências na transcrição, seria talvez mais ágil de ser resolvido do que se esta etapa fosse feita em Portugal, dado que pelo menos para transcrição o Consulado aceita receber o processo pelos correios.


    Muito agradecido por qualquer dica ou esclarecimento.

  • Boa noite a todos!

    Gostaria de agradecer todos os colaboradores deste site. Após 1 ano o processo do meu pai foi concluído, e o site informou que foi enviado há 1 mês. Alguém saberia me informar,por gentileza, se não existe algum código de rastreio do documento?

    Grata por tudo !

  • @Monique Forte , deve ter extraviado... é comum!

    peça uma certidão dele pelo civil online. Custa 10 euros e você recebe, por email, em até 24 horas após a confirmação de pagamento.

    Não estranhe, é um papel A4, impresso comum, Não espere uma certidão colorida e cheia de selos!

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

  • @Everton Costa Sim, melhor coisa é aguardar! Mas se voce tiver pressa, também não é o fim do mundo ter um CC com estado civil solteiro não, é só apresentar ela junto com o comprovante da transcrição, e apenas caso necessário, o que não costuma ser para entrar em portugal. Enfim, no fim a gente que conhece as nossas prioridades né, então cabe a você decidir! Se puder esperar, espere!

  • Trago boas novas! O processo do meu irmão foi concluído (o meu, enviado junto, e 1 número atrás do dele, ainda não)! Se alguém puder atualizar a planilha, por favor:


    Pagamento por cartao de crédito

    Enviado por EMS em 27/08/19

    Recebido por Isabel Ferreira em 05/09/19

    Um segundo email foi enviado para rcentrais.admin@irn.mj.pt em 22/01/20 e recebeu a chave de acesso em 23/01 (já tava aprovado; o meu foi aprovado no dia anterior)

    Processo n° 720xx/2019

    Concluído em 02/09/20

  • @Leticialele

    @gandalf

    Obrigada pelas informações.

    Então só poderei tirar meu CC e passaporte após a transcrição do meu casamento?

  • @leticialele obrigada Letícia

    Ain que chato!

  • @Milena Arine , se para você não fizer diferença aparecer como solteira em Portugal, não precisa aguardar a transcrição do casamento. Mas não custa esperar. A transcrição nem demora tanto assim e o agendamento do Cartão cidadão está complicado!

  • A quem interessar possa.. acabei de agendar uma horário para emissão de passaporte e CC no consulado de SP para o dia 14/10.

  • Olá pessoal,

    Passando para atualizar o processo do meu irmão (76*/2019):

    Enviado (e recebido pessoalmente): 24/09/2019

    Despacho: 23 de janeiro /2020 (mais ou menos)

    Assento criado: 31/08/2020

    O processo todo ocorreu pela ACP, não foi transferido para outra conservatoria.

  • @Efarias tudo bem?

    Por gentileza, vc sabe como estao andando os agendamentos no consulado de sp, visto que ele esta fechado ainda?

    Não sei se estao mantendo os agendamentos ou cancelando em cima da hora (to por fora de qq coisa do consulado, visto q estava com o processo em Portugal).

    Agendei pro meu irmao dia 29/10, mas nao sei se ja devo avisa-lo que pode ser cancelado rs


    Obrigada

  • oi @PaulaG

    Então.. oficialmente o consulado irá retomar as atividades apenas no dia 07/09. Acredito que nos próximos meses eles terão que dar andamento primeiramente nos agendamentos que estão represados e depois focar nos novos agendamentos até que tudo possa voltar a normalidade. Eu mesmo irei me preparar p/ ser atendido mas confesso que não tenho muitas expectativas. Se o consulado votar a atender na próxima semana já é uma esperança..

  • Aproveitando o assunto de consulado de SP, vou fazer uma pergunta que fiz em outro tópico na segunda mas que ainda não me responderam; quem sabe alguém por aqui saiba...


    Quando fiz a solicitação, em janeiro, coloquei São Paulo, mas aí na hora de agendar SÓ aparecia São Paulo, então fiz uma nova solicitação colando Santos, para ver as datas de lá também. Nessa segunda solicitação aparecem todos os locais p/ agendamento, mas na primeira continua aparecendo só São Paulo, então sempre tentei agendar pela segunda. Sexta-feira vi que tinha vaga no de São Paulo e agendei, mas quando eu abro o requerimento, lá em cima, em "local" aparece Santos, apesar do agendamento ser p/ São Paulo e eu morar em São Paulo. O que isso significa? Tem algum problema?

  • Ainda tem 352 vagas em BH para agendamento de CC e PEP, caso alguém de MG precise.

  • @Leticialele boa tarde! Estou aqui com uma dúvida que surgiu ao ler o seu comentário em resposta a @monique forte, no topo desta página.


    eu havia lido em algum lugar deste fórum que o registro enviado pela conservatória ao concluir o processo de nacionalidade é em papel timbrado e selo, diferente da simples cópia adquirida pelo civil on-line.


    Seria isso mesmo? Essa dúvida está vinculada a uma preocupação quanto a nossa ida para PT. Pretendo ir somente com o registro em mãos, e havia lido que seria mais seguro ir com uma cópia em papel timbrado.


    Alguem já passou por isso, ou poderia comentar acerca dessa questão da apresentação de registro na imigração em PT?


    desde já agradeço pelos comentários

  • @aliosh , não há papel timbrado e selo! Os assentos são informatizados e, pelo número, qualquer autoridade pode verificar sua autenticidade.

    Você recebe em casa, ao finalizar o processo, exatamente o mesmo documento que obtém pelo civil online.

    Você deve estar se confundindo com os antigos assentos de batismo!! Estes, sim, precisam ser em papel, com um carimbo em relêvo, para serem usados nos processos.

  • @Leticialele obrigado pela resposta e comentários!

    Então apresentando o registro + passaporte brasileiro são suficientes para a imigração em PT, correto?

  • @aliosh , com sua certidão de nascimento portuguesa, você pode entrar em Portugal e dizer que vai providenciar o CC e o passaporte lá.

    Preste atenção, contudo, com os procedimentos durante a pandemia!

    Quando estive no Consulado de Portugal no Rio, no fim de julho, havia um aviso de que passageiros oriundos do Brasil deveriam apresentar um teste PCR negativo de Covid19, feito em até 72 horas antes da viagem!

    Consulte o Consulado ou a Companhia Aérea antes de embarcar!

  • @aliosh, vc pode até apresentar a certidão, mas os únicos documentos válidos para a sua entrada em território europeu são o CC ou o passaporte português. Sem esses docs em mãos, vc entrará como cidadão estrangeiro.

  • @aliosh Acredito que a maior dificuldade será convencer a companha área. Vi relato no facebook de uma pessoa que foi barrada pela companhia aerea e não pela imigração portando a certidão.


    A companhia não sabe a veracidade do documento, portanto, ela pode não deixar você embarcar já que ela não quer tomar o risco de você voltar.

  • Bom dia, por gentileza, alguém poderia me informar se posso pagar a transcrição de casamento na conservatória de ponta delgada com cartão de crédito?

    Desde Já agradeço

  • @aliosh aqui só ter o número do assento já vale, porque o sistema é interligado. Eu fiz a transcrição de casamento da minha mãe em Almada, levando apenas o número do assento e o nome dela anotado em um papel, pois a certidão dela nunca chegou pelo correio.

    Não sei como é no aeroporto, então é melhor você levar impresso por garantia, porque em Portugal cada pessoa que trabalha em serviços fala uma coisa, exige um documento diferente.

  • @Giba , a transcrição de casamento só pode ser paga, até o presente momento, por Vale Postal. Como este tem validade de 30 dias, é altamente aconselhável fazer o Vale no mesmo dia em que for mandar os documentos , por DHL, pra Ponta Delgada. Tire uma cópia do Vale e mande junto com os documentos. Guarde o original com você.

  • @aliosh Pra embarcar só com a passagem de ida precisa do passaporte europeu para mostrar na hora do check in. Você pode comprar passagem de ida e volta e fazer check in com passaporte Brasileiro e levar o assento de nascimento português para tirar os docs lá mas se você pretende ficar pela Europa você irá perder dinheiro né então não vale a pena. Acho que o mais seguro seria pedir os docs pelo consulado e aguardar. Mas você pode tentar conversar com a companhia aérea de comprar só a passagem de ida e levar o assento de nascimento Português agora se eles irão aceitar não sabemos.

  • editado September 2020

    @aliosh

    Leia as regras aqui, e viaje tranquilo. Faça o teste PCR não mais que 72h antes. Verifique antes com a Companhia aérea, e documente por e-mail que está liberado pra viajar somente com o assento (provavelmente pela TAP teria menos dificuldade. outras companhias podem ser mais estritas. De fato a Companhia Aérea quando embarca o passageiro na ida, se compromete a entrega-lo no destino ou traze-lo de volta se algo sair errado, entende?)

    Tenha um bom seguro de viagem, comprado junto (ou no mesmo dia) com a passagem. Não deixe pra comprar mais tarde, porque a cobertura muda se comprar depois.

    "https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/prevencao/prevencao-dos-viajantes/viajar-de-e-para-portugal/"

    @GlauberZ

    Não precisa ter o CC nem PEP se ele estiver entrando diretamente em PT. Ele é cidadão, pode ser comprovado pelos documentos apresentados, e passaporte brasileiro, sem problemas. Não poderá faze-lo em outros países da UE.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.