Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19059069089109111460

Comentários

  • @Everton Costa , lembra que cada situação tem algumas nuances específicas. O que eu coloquei foi o geral, básico. Processos em que a documentação está toda correta, não há divergências de nomes, datas, reconhecimento de paternidade, reconhecimento tardio... Por isso, cada processo é um processo! Mesmo entre irmãos pode haver diferenças. É bom prestar atenção, para minimizar a chance de aparecer alguma exigência que atrase o processo!

  • editado September 2020

    Ta f... essa tabela, nao sei quem esta atrapalhando tudo. Assim nao da pra acompanhar mais e tambem nao ta dando pra ter previsao de nada pq perdemos todas as referencias.

  • @henriqueutsch , o @gandalf está sempre tentando manter a tabela em dia. Mas tem gente que bagunça, na minha opinião, de propósito!!

  • editado September 2020

    @Leticialele a logica deveria ser contraria. Colocar uma tabela travada para consulta e referencia. Uma outra tabela para mudanca de status e adicionar novos itens. 2x por mes temos que atualizar tudo. Assim daria menos trabalho. Eu fico p... da vida pq eu tambem ajudo a pegar os posts aqui e atualizar as coisas la. Eu fiz as estatisticas e quando vejo que ta tudo zuado fico bem chateado. Sei que e gente de fora do forum. Dessa vez excluiram todos os processos concluidos e ai perdemos os calculos e referencias de conclusao.

  • @Nilton Hessel mta gente tem preguiça de pesquisar nos tópicos. Isso acontece desde q entrei no fórum e por esse motivo parei de responder dúvidas que exaustivamente estão colocadas em vários tópicos aqui.

  • @Vlad Pen , @Nilton Hessel , é cansativo... Já sugeriram até um manual!

    Mais explicações do que já temos aqui, impossível!

    às vezes acho que estão nos testando...

  • Bom dia a todos.

    Sou cidadão português desde 2015 e em julho deste ano dei entrada no processo de atribuição( pela ACP) da minha esposa através do pai dela que é português. A minha dúvida é se faço a transcrição do nosso casamento antes da conclusão do processo dela ou espero .

    Desde já agradeço a todos,

    Att,

    Antônio

  • Bom dia pessoal!

    Depois de 1 ano e 3 meses o processo de atribuição do meu sogro foi concluído! Acabei de solicitar a certidão online, gostaria de uma ajuda sobre os proximos passos para que eu possa tirar a do meu marido tambem. Essa certidão online é valida para dar entrada no processo dele? Precisa imprimir para levar no cartório como funciona? estou perdida... O pai agora é portugues mas a mãe não, precisa fazer transcrição de casamento?

  • Acabei de ver esse comentario do Nilton e minha intenção é fazer pelo Porto mesmo:


    A - ACP... + - 14 Meses - Não exige Transcrição do Casamento do Cidadão Português para Atribuição de seus filhos se ele for o declarante do nascimento antes dos filhos terem completado 1 Ano...


    Só gostaria de saber se os documentos continuam o mesmo pois ja fazem 1 ano e 3 meses da ultima atribuição que foi concluida semana passada, a certidão online é valida para a atribuição do meu marido?

  • @LeticiaMonte , a certidão do civil online serve para o processo de atribuição de seu marido

    Os demais documentos permanecem os mesmos

  • @LeticiaMonte ...Como já foi informado acima...Para o processo de seu Marido...(Filho do Português em questão)...Pode seguir o mesmo "roteiro" que seguiu quando montou o processo de seu sogro...Ou seja...A montagem do processo de Atribuição continua muito simples...!!!

    Apenas uma recomendação...Assim que receber a Certidão pelo civilonline.pt ...Verifique com atenção se todos os dados no documento Português estão corretos antes de seguir adiante...!!!

  • Boa tarde a todos!

    Com imensa alegria foi concluído hoje, dia 14/09/2020 a atribuição do meu Pai (76XXX/2019). Agora eu e meus irmãos podemos iniciar nossos processos!!

    Muito obrigado a todos pelas orientações! O fórum é de grande valia, bem explicativo e com pessoas com muita boa vontade em ajudar outras. Parábens à vocês que mantem este fórum ativo.

  • Letícia e Nilton muito obrigada pelas confirmações!

  • @tatimns ...

    Você poderia compartilhar aqui...(Se for possível)...As datas de referência do processo de seu Pai...

    Só as mais importantes...:

    1 - DATA DA CHEGADA NA CONSERVATÓRIA

    2 - DATA DA APROVAÇÃO

    3 - DATA DE CONCLUSÃO

    4 - LOCAL ONDE O PROCESSO FOI CONCLUÍDO...***Se foi no ACP mesmo...Ou se foi TRANSFERIDO para outra Conservatória para a criação do Registo de Nascimento Português...

    Isso ajuda bastante a compreensão sobre o andamento das coisas por lá...

    : )

  • @Nilton Hessel Claro, posso dar sim. Eu acabei de atuaizar a planilha e vi que você acabou criando uma outra linha, mas os dados do meu pai já estava acima (Armando S. Filho).

    1- Chegou em 20/09/2019

    2- Aprovado em 30/01/2020

    3- Concluido em 14/09/2020

    4- ACP, não foi transferido.

  • Boa tarde/Bom dia a todos..

    Não quero abusar da boa vontade, mas tem muito tempo que não consulto aqui, lendo os comentários das 2 últimas páginas, percebi que o prazo para atribuição em ACP está +- em 14 meses e que os documentos continuam os mesmos de sempre.. apesar disso, preciso de ajuda...

    Minha irmã, filha de portuguesa, casou-se e divorciou-se.. na sua certidão de nascimento, consta o apontamento do nascimento e do casamento, mas não o do divórcio... ela quer APENAS neste momento, obter a cidadania..

    Então, queria confirmar se os documentos ainda são estes:

    1- Cópia Reprográfica da página do Assento de Nascimento, autenticada , com firma reconhecida do servidor do cartório e devidamente apostilada HAIA;

    2- Requerimento de nacionalidade portuguesa, formulário ??? (esqueci o código), devidamente preenchido e com firma reconhecida por autenticidade, SEM necessidade de ser apostilada HAIA;

    3- Cópia da Identidade, devidamente autenticada, devidamente apostilada HAIA;

    4- Vale postal de 150 euros, enviado dentro do envelope, despachado pela DHL, para a ACP Porto...

    É isso mesmo ou errei em algum item, ficou faltando alguma coisa ???

  • Dei entráda no processo da minha mãe (filha de portugueses) em 27/02/2020.

    O processo caiu em exigência em junho/20 Pois a certidão que enviei não foi a fotocópia, foi só a digitada de inteiro teor. Enviei a documentação e caiu em exigência novamente pois a Carteira de identidade dela estava com o nome de família errado, como.ja tinha sido retificado, ela tirou outra carteira de identidade e enviei a ACP que recebeu em 09/07/20. No dia 12/08/2020, já tinham aprovado e agora esperamos o registro português.

    Se puderem colocar na planilha o nome dela é Maria Célia Rodrigues de Oliveira (nome de casada). Nome.de solteira é Maria Célia Rodrigues Vendas. Processo 200xx/2020.

    Grata

    Valéria Rodrigues

  • @All, , @henriqueutsch @gandalf :

    A Planilha de acompanhamento dos processos do ACP foi alterada, propositalmente.

    Todos sabem que o trabalho aqui é voluntário e que perdemos parte do nosso tempo valioso apenas com o intuito de ajudar.

    Assim, quem faz maldades, não deveria frequentar este Fórum, não é justo com as pessoas honestas que aqui estão.

    Podem ter certeza de que estamos trabalhando para descobrir o autor, com a brevidade que o caso requer!!

  • @Valéria Rodrigues ...Curiosidade...Vocês receberam duas notificações de exigência em separado...Por correios...?

  • Processo de meu irmão 721xx/2019 foi concluído hoje.

    Recebido: 02/09/2019

    Numerado: 12/09/2019

    Aprovado em 23/01/2020

    Concluído na ACP

    Depois atualizo a planilha. Pq não gosto de fazer isso pelo celular....

  • Bom dia,

    Poderiam por gentileza esclareceram a seguinte dúvida?

    Preechemos os formulário 1 C para atribuição das milha filhas maiores, assinaram presencialmente e apostlilamos os requerimento. Descobri depois que poderia fazer o pagamento via cartão e que seriam geranovos respectivos requerimentos. Como devemos proceder?

    Devemos preencher os novos requerimentos e fazer novamente as assinaturas presenciais?

    Os requerimentos realmente precisam ser apostilados?

    Desde de já agradeço a ajuda

  • @Giba , os Formulários 1C não precisam ser apostilados

    Pode pagar com cartão, um pagamento para cada filha. Vai receber, em até 24 horas após a confirmação do pagamento, um formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima o email e o Formulário, colorido, frente e verso e junte ao que você já tem com a a assinatura reconhecida por autenticidade.

    Boa sorte!

  • Atribuição da minha filha mais nova teve o registo criado hoje!!

    Enviado por DHL dia 23/09/2019; Despacho de aprovado 07/02/20; Registo criado em 15/09/20.

  • bom dia! Recebi o e-mail de que nosso processo foi despachado dia 07/09/20 e aguarda assento. Acho q havia esquecido dessa parte jkkkk. Sabem dizer quanto tempo demora pra sair o assento? E se os 10 euros que pagamos da certidão online fica válido até sair?

  • @LeticiaMonte , o registo da minha filha levou 8 meses para sair, depois de aprovado.

  • Parabéns @Leticialele!! Qual o inicio do numero do processo??

  • @Giba

    Como foi dito, o form-1C não precisa apostilar.

    Se quiser, pode enviar junto o form-1C assinado presencialmente e certificado por autenticidade, e colocar junto o que você recebe por e-mail que tem o recibo, sem preencher. Dois form-1C: um preenchido e autenticado, outro em branco com o recibo. Tem o mesmo efeito.

    Verifique que ao apostilar não cobriram campos do form-1C com o carimbo ou o documento da apostila. Isso sim seria problema.

    Nesse caso seria melhor fazer novamente como deveria ter sido desde o princípio: paga, recebe por e-mail, imprime, preenche, leva no cartório e assina na frente do tabelião e certifica por autenticidade (sem rasurar os campos em branco, e sem apostilar).

  • editado September 2020

    Olá a todos,

    Ontem enviei um email para ACP para saber como estava o agendamento para atendimento presencial por causa da pandemia.

    Foram super rápidos em responder! Agendamento criado para o dia 17/11, processo de atribuição de mãe para filho.

    Minha única dúvida é quanto ao documento (que vi no forum) abaixo:

    Atribuição (Pais para Filhos)

    • Certidão de nascimento do português
      • Com estado civil atualizado

    Nesse caso, eu tenho a certidão da minha avó e a transcrição de casamento dela. Agora é preciso solicitar uma nova certidão de nascimento onde esta já vai estar atualizada ou o "estado civil atualizado" é a própria certidão de casamento?



    Mais uma questão: é possível dar entrada no meu processo junto com o processo do meu pai?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.