Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18908918938958961458

Comentários

  • Em que site eu faço o pagamento ?

  • Pode confirmar se esses documentos tem validade de 1 ano.

    Eles tiraram em dezembro.

  • @DCarvalho , a validade é de um ano, sim

  • @Letícia L Hoje enviei uma declaração em resposta a uma exigência no processo de atribuição de minha avó via DHL, eles coletaram o envelope em minha residencia quase agora rumo a ACP.


    Dica: joga no google DHL lojas físicas na região em que você reside e ligue para eles, as lojas estão fechadas mas eles estão trabalhando e organizando coletas, oferecendo valores melhores que o do site pois estão isentando o custo de coleta em sua casa, ou seja, paguei o valor de entregar o documento em uma loja física mas eles vieram e retiraram aqui.

    É uma dica para todos economizarem uma graninha com o envio.

  • @GuilhermeBoseja Muito obrigada! Era pra eu enviar tudo hoje, mas o cartório tava com problema em fazer a apostila de Haia, terei que mandar na segunda. Vou ligar pra lá pra agendar, obrigada novamente! :)

  • @luciane ferreira , que notícia maravilhosa! Eu bem que tinha percebido que tinha melhorado pelo fato de terem criado uma página no Facebook, atualizado o site, pois antes a gente não tinha nenhuma outra forma de contato. O Cônsul mudou recentemente e vi que as instalações tbm mudaram. Boa notícia! A última vez que estive lá foi em dezembro do ano passado acompanhando minha irmã e sobrinho que foram tirar o CC. Moramos em Ilhéus e com essa pandemia eles ainda não puderam pegar o CC. Se der, esse ano volto lá para pegar o CC deles e conhecer as novas instalações.

  • @henriqueutsch puxa. Complicado mesmo :(

    Sim, seria muito legal se compartilhássemos como andam os consulados. Bom saber sobre BH. Obrigada!


    @luciane ferreira que maravilha! :)

    Pena que não é a minha jurisdição.


    @Natália Medeiros sim, era minha ideia inicial. Eu tinha horário agendado para o de SP em julho e pretendia reagendar para setembro, mas meu horário foi cancelado quando eles fecharam durante esse período de quarentena. Eu sequer consegui reagendar e sei que várias pessoas tiveram seus agendamentos cancelados e ainda não conseguiram reagendar. Acho que vão seguir pela ordem de quem tinha horários em abril, maio e junho primeiro. Eu tenho cuidado no site e no face deles, até o dia 30 (ontem) não havia nenhum horário aberto para agendamento/reagendamento no site.

  • @DCarvalho

    Boa tarde, Meu nome é Daisy. Já concluí meu processo e tenho o número de assento. Meus filhos são maiores e estavam agendados no Consulado do 29 de abril para dar entrada no processo deles. Veio a pandemia e foi cancelado o agendamento, sem previsão de volta. Os documentos deles vão vencer em dezembro. Alguém sabe qual seria o local mais rápido para eles enviarem os documentos?

    Os documentos que eles têm são:

    . Certidão de nascimento por cópia reprografica com apostila de Haia.

    . Cópia autenticada com apostila de Haia da identidade.

    Preciso mandar uma cópia do meu número de assento? Vc pode mandar o número JÁ que consta no sistema, mas eu mandei uma cópia do meu assento. Se vc já fez a transcrição aí já está averbado no assento de nascimento.

    Como faço o pagamento? Nesse link https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Qual é o formulário? Vc receberá através de email o formulário 1-C pra preencher , nesse formulário constará os dados do pagto.

    Siga o passo a passo nesse link para preencher o formulario 1-C de acordo com o tipo filhos maiores / menores

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    Como é o passo a passo ? ok

    Estou perdida.

  • Boa noite a todos! Sobre a DHL , encaminhei hoje atribuição dos meus filhos e já partiu para o Porto. No rastreamento da DHL consta data prevista para entrega dia 07/08!

  • Pessoal, bom dia!

    Uma grande alegria para uma manhã de sábado: finalmente, processo concluído!

    57XXX / 2019

    Recebido ACP 11/07/2019

    Despacho   30/10/2019

    Transf Barreiro Julho/2020

    Conclusão  01/08/2020

    De acordo com a planilha, 379 dias.

    Agora, PD para averbar casamento e iniciar o processo dos filhos.

    O processo do meu cunhado também foi finalizado em Felgueiras, nesta mesma data. Os dois foram enviados juntos para ACP, então acredito que as datas são semelhantes. Se não me engano, o número dele também inicia com "57" (57XX/2019). Não lembro se coloquei o dele na planilha. Vejo depois e atualizo.

  • @DCarvalho

    Sendo a mulher portuguesa (você), a transcrição de casamento é obrigatória fazer antes. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento"

    Por Ponta Delgada são 30 dias, e tem seus documentos próprios.

    Em 30 dias depois que chegar lá, peça um novo assento pelo civilonline (€10 euros), que já terá o casamento averbado.

    Mande cópia desse assento com averbação e os demais documentos e envie para Tondela (ou ACP).

    Faça todas as remessas por DHL que gasta 3-4 dias úteis. Transcrição paga somente por Vale Postal no dia de mandar. Nacionalidade paga por C.Crédito, e recebe o form-1C com o recibo por e-mail.

    Para pagamento com cartão de crédito: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1"

    Sobre vale postal: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos"

    Calcule o valor do VP no dia para conferir antes de ir ao correio: "http://valorvp.herokuapp.com/index.html"

  • editado August 2020

    @Luis Carlos

    Parabéns aos novos tugas. Marcia, né?

    Processos não concluem no sábado. Ocasionalmente podem ser lançados ou mudarem no site durante o final de semana. Quando receber o assento, poderá ver nele a data do assento impressa.

  • Hoje completa 1 ano que estou com o processo do meu pai aprovado e aguardando o assento. :(

  • @gandalf ,

    Obrigado!!!

    Sim, imagino que deve ter sido concluído durante a semana. Já pedi a certidão no civil online. Quando tiver a data certa eu atualizo a planilha.

    No mais, é continuar o processo para os filhos. O que, na verdade, era meu grande objetivo.

  • @gandalf

    Falando em civil online, sabe informar se o envio de código de acesso só "funciona" em dias úteis? Recebemos o email de confirmação de pagamento mas o código de acesso ainda não. No post do @Daniel Henriques, diz o seguinte: "normalmente leva até 1 dia útil mas pode finalizar a certidão em questão de algumas horas". Imaginei que isso seria um processo automático e que não precisaria ser feito em dias úteis.

    E no site tem também a informação:

    "Horário: Estes serviços são prestados das 9:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira."

    Obs.: a discussão está fechada lá no tópico do civil online, por isso postei aqui.

  • @gandalf que legal essa ferramenta de calcular o Vale Postal, não conhecia.

    Muito obrigado.

  • @gandalf eu já fiz a transcrição de casamento pelo consulado no ano passado.

  • @gandalf Sobre (Calcule o valor do VP no dia para conferir antes de ir ao correio: "http://valorvp.herokuapp.com/index.html"), sempre li aqui no fórum que é recomendável neste caso VP enviar 3 a 5 EUROS a mais por questões de valorização do EURO, isso seria aplicado por conta própria?

  • editado August 2020

    @ManuelFS @rafaeltrouble

    Quando fiz meus processos era só VP e em todos eu sempre mandei um pouco a mais, e algumas vezes foi feito errado e usou esse extra, e nunca tive problema.

    No entanto, se o valor estiver calculado certo ele vem impresso em Euros, e não terá problema. Veja detalhes aqui: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/173469/#Comment_173469"

    Se preferir calcular você mesmo, tem o roteiro. Na maior parte das vezes o problema é causado pelo funcionário que usa uma tabela do dia anterior, há flutuação, e aí fica o valor insuficiente, e devolve tudo.

    Acho que pela experiência anterior, eu ainda colocaria "um valor pra mais". Gasto mais €3 euros, e evito atrasos e nova remessa de €40 euros. Mas seria apenas por hábito (old habits die hard). Não precisa.

  • @Luis Carlos

    Sim, somente seg-sex 9:00 as 5:00 hora de Lisboa. Passa pela revisão de uma pessoa, que lê as observações e age, e por isso tem horário.

    Se pedir pela manhã, geralmente recebe no mesmo dia à tarde. Mas não funciona fim de semana. Receberá segunda-feira cedo.

  • Bom dia pessoal! O meu processo de número 52...../19 aprovado em outubro/19, enviado para Barreiro início de julho .......até agora sem nenhuma novidade!

    Pensei que seguissem como ordem de antiguidade....além da data da aprovação o número do processo...mas tenho visto números de processos posteriores , aprovados na mesma época , finalizados.

    Ansiedade começando a bater!

  • @DCarvalho

    Nesse caso, o mais rápido no momento tem sido Tondela.

  • Bom dia! Meu processo foi finalizado semana passada.

    Como eu consigo meu número de assento? Tenho que ligar lá? Existe alguma maneira on-line?

  • @cas_souza , peça uma certidão pelo civil online. Custa 10 euros e você recebe, por email, em até 24h após a confirmação do pagamento


  • @denisebarreira Também estou nesta expectativa e na mesma situação, vendo processos posteriores saindo (sem ser os de menores e os URG). Não é questão da minha nacionalidade "TUGA" exclusivamente, é pelo fato de estar ansioso para começar processos para minhas 3 filhas e duas netas. E isso, pelos acontecimentos nos faz consultar o processo vezes por dia.

  • Olá, gostaria de uma ajuda.

    Uma tia está começando a fazer o processo, pediu a certidão de Nasc. e não veio a informação do casamento, ela é a requerente. Mas como eu não vi antes, ela acabou apostilando, ela pode pedir a certidão de casamento ou é obrigatório ter na certidão de nasc. a informação do casamento?

    Se ela informar o casamento e pedir novamente uma certidão de Nascimento com casamento averbado não vai precisar pedir a certidão de casamento, correto?

    Aguardo e obg!

  • @MauelFS boa noite, na verdade esse processo é do meu filho, o meu fiz por VNGaia em 2018 e demorou muito para concluir. Mesmo não querendo a ansiedade acaba batendo...ainda mais quando acontece de processos com numeração maior e às vezes aprovados em datas posteriores ao nosso serem aprovados e o nosso continuar parado no aguardo do registro! No nosso caso a expectativa pela conclusão é devido a data do agendamento para a emissão Do cartão cidadão estar se aproximando e sem o registro de nascimento nada poderá ser feito e ficará complicado encontrar nova data.

  • @JESSICA BESSA , certamente o casamento não foi averbado à margem do registro de nascimento. Não precisa pedir para fazerem isso. Aproveite a certidão reprográfica. Mande junto uma certidão de casamento inteiro teor para justificar a mudança de nome após o casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.