Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18888898918938941462

Comentários

  • @luan soares entendi, muito obrigada! eu achei que o ano inteiro ja estava reservado e só abririam vagas novas em caso de desistência das pessoas rs o jeito é entrar todo dia mesmo

  • Bom dia, pessoal.

    Qual conservatoria, além de ACP, aceita processo de atribuição sem obrigatoriamente precisar da transcrição de casamento?

    Não preciso que o processo seja enviado pelo correio. Posso entregar pessoalmente.

    Aliás, entregando pessoalmente, qual é a mais rápida?


    Muito obrigado a todos.

  • Ola, bom dia!

    Enviamos o processo do meu marido para ACP em set/2019, foi para a bolinha 5 em Dez/2019 e hoje ficou tudo verde até a bolinha 7!

    Não foi transferido de conservatória, ficou até o final na ACP.

  • @Anna Santos parabéns! foi com pedido de urgência? qual número do processo? Dei entrada no dos meus filhos em agosto e até agora o registro não saiu.

  • @Anna Santos chegou la que dia ? o meu chegou la dia 2 de setembro foi numerado dia 12 e ta em acp ainda

  • Um funcionário da ACP me informou que eles estão com MUITOS pedidos de urgência para análise. Logo,se entende que isso também atrasa os outros processos. Gente, vamos pedir urgência quem realmente precisa, e não pela ansiedade, empatia para não atrasar o processo dos outros e o próprio, quando a urgência é negada por não ter base e faz o conservador perder tempo.

  • Recebi uma carta hoje solicitando a certidão de nascimento reprográfica com a retificação averbada pois tinha enviado a de inteiro teor, até aí ok mas também solicitaram a certidão portuguesa do meu pai "emitida e certificada" pelo distrital de leiria, serviço detentor da mesma. Não entendi por que pediram isso, eu enviei copia autenticada da certidão portuguesa apostilada pela procuradoria-geral distrital de Coimbra e também registrada no brasil, isso não vale?

    A certidão é de leiria mas quando fui apostilar, fui informada por leiria que quem fazia isso era Coimbra. O que preciso fazer? mandar a original?Solicitar uma outra para Leiria?

  • Gente que felicidade!!!! Processo concluído FINALMENTE!!!!!!! Uma dúvida é Normal o assento mudar? O do meu pai ano passado o assento era o mesmo do processo já o meu numero mudou, não ficou o mesmo numero do processo.

    Envio 13/08/19 DHL

    Recebimento: 19/08/19

    Numerado: 28/08/19

    Despacho: 18/12/19

    Concluído e enviado registro em 29/07/20



  • Gente que FELICIDADE !!!!! MEU PROCESSO FOI CONCLUÍDO ! OBRIGADA A TODOS PELA AJUDA

  • @MarceloCoelho31 como conseguiu imprimir a certidão ?

  • @luciane ferreira eles me mandaram no email. Não entendi nada rs Acordei com um email da ACP, quando fui ler era a conclusão e a certidão.

  • redlehredleh Member

    @luciane ferreira Parabéns! Teria como você passar as datas? Numeração, aprovação.


    Você pode pedir a certidão via civilonline https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • CONCLUSÃO :


    Estado do processo 502XX / 2019 (315 -Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Alenquer


    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 28/07/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.


    DATAS DE REFERÊNCIA...:


    17/06/2019 - Documentos recebidos no ACP a/c Gloria Costa (DHL)...;

    21/10/2019 - APROVADO...;

    02/07/2020 - Transferido para Alenquer...:

    28/07/2020 - CONCLUÍDO...

  • Meus parabéns "Tuga" @MarceloCoelho31 ... E mais um processo finalizado pelo Hermogenes Moço... Definitivamente a conclusão dos processos não obedece a ordem de chegada na conservatória, pois o da minha tia é anterior e continua lá ... paradão!

  • @redleh

    Enviei no dia 16/07/19

    Recebido 01/08/19

    Não sei quer dia foi numerado

    Despacho 19/12

    Concluído 29/07/2020 ( todo pela ACP)


    Agora vou pedir das minhas filhas. Mesmo para quando a mae e a portuguesa e necessário transcrever o casamento ? Nao fui a declarante

  • @luciane ferreira parabéns!!

    se você era casada quando suas filhas nasceram é necessário transcrever o casamento.

  • Alguem sabe se eu for para Portugal... consigo em uma so viagem:

    Tirar meu cartao cidadão + passaporte

    Transcrever casamento

    Dar entrada na nacionalidade das minhas 2 filhas

    Solicitar nacionalidade do meu marido


    Qual seria melhor local ? Lisboa ou Porto?

  • JoãoJoão Member
    editado July 2020

    @MarceloCoelho31 ,

    No assento de nascimento consta que a sua naturalidade é "Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil". Da forma como está, dá a entender que você é natural do estado do Rio de Janeiro, sem especificar a cidade. Se você é natural da capital, deveria constar: "Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil".

    O campo "naturalidade" menciona o nome da cidade, do estado e do país. É o que aparece no assento de nascimento de alguns familiares meus, bem como no meu próprio assento.

    Sugiro que você envie um email para a ACP solicitando a correção da sua naturalidade, para que também conste o nome da cidade. Infelizmente, eu não sei qual é o email da ACP. A correção é simples: eles fazem uma averbação no seu assento, onde escrevem que você é natural da cidade "tal", Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil.

    Um abraço.

  • Letícia LLetícia L Member
    editado July 2020

    @João a certidão da minha mãe está da mesma forma que a do @MarceloCoelho31, apenas "Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil", mas não achei que seria um problema... o que muda se consta a cidade ou não?

  • @MarceloCoelho31 o número do processo é dado pela conservatória e o número do assento é dado pela CRC Lisboa, os números são diferentes.

  • @luciane ferreira , pelo que relatam aqui, as Conservatórias estão atendendo mediante agendamento prévio.

    Em tese, você consegue fazer tudo isso lá. Cartão de cidadão e passaporte, sem dúvida.

    Mas, em questão de tempo de tramitação de processos, a transcrição de casamento é mais rápida em Ponta Delgada; a nacionalidade de suas filhas, se forem menores, em Tondela; a aquisição de seu marido só pode ser feita em Lisboa.

  • JoãoJoão Member

    @Letícia L ,

    No meu entender, muda muito. Digo isso com base na minha experiência em pesquisa genealógica. No futuro, quando algum descendente seu ler o assento de nascimento de Portugal, vai saber que você nasceu no estado do Rio de Janeiro, Brasil, mas não vai ter a informação de qual cidade.

    Essa situação é muito frequente. Há muitos relatos de pessoas reclamando que a certidão brasileira do seu antepassado imigrante menciona apenas que o referido bisavô é natural de Portugal, ou natural da Itália, ou natural da Alemanha, o que impede a localização da cidade de origem do familiar que emigrou da Europa.

    Para você, a informação incompleta no campo naturalidade, não traz maiores dificuldades (da mesma forma que não trouxe dificuldade alguma para o bisavô imigrante), mas essa informação poderá ser de interesse de um descendente seu que não teve a oportunidade de te conhecer (seu bisneto, trineto, etc.).

    Um abraço.

  • @Letícia L nao era casada a época do nascimento das minhas filhas. Casei depois disso. Mesmo assim tem que transcrever para solicitar a delas ?

  • Letícia LLetícia L Member
    editado July 2020

    @João entendi! nunca ia pensar por esse lado porque não passei por isso e nunca li relatos também, mas faz muito sentido! obrigada por esclarecer!!

    @luciane ferreira eu acredito que não, se na certidão de nascimento delas consta que você era solteira na época, não tem porque Portugal solicitar a atualização do seu status (transcrição do casamento) para que assim possa solicitar a atribuição para as suas filhas. é como se não houvesse casamento para transcrever hehe o meu caso é parecido, meus pais nunca se casaram e o meu pai (brasileiro) que me declarou, como não houve casamento não há o que transcrever :) estou recolhendo os documentos pra enviar meu processo no máximo semana que vem

  • davi94davi94 Member
    editado July 2020

    @Nilton Hessel me bateu uma ansiedade aqui. O meu processo é o 502XX/2019 e também está em Alenquer!!! Também transferido dia 02/07

  • Estado do processo 502XX / 2019

     

    (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Alenquer


    Boa noite, pessoal. Processo concluído.

    Agradeço a todos pela ajuda e paciência .

    Enviei para ACP em 05/06/2019

    Recebido 11/06/2019 - DULCE GUEDES

    Enumerado – Agosto de 2019

    Finalizado 29/07/2020

    Agora é so esperar eles enviarem por correios? 

  • @Ricardo Barbosa , eles mandam, mas nem sempre chega!

    Se quiser, peça uma certidão ao Civil online

  • @Leticialele Obrigado.


    Tem algum topico para poder tirar passaporte e outros documentos ?

  • @Ricardo Barbosa , você pode fazer o cartão cidadão e, após, o Passaporte, em Portugal ou diretamente nos Consulados aqui no Brasil

    O único problema para fazer aqui é o agendamento, que é bastante complicado, especialmente na pandemia.

    Mas, para fazer o cartão do cidadão, você tem que levar um documento de identidade com foto, seu assento português e tirar foto na hora.

    Depois, paga, pode pedir com ou sem urgência. Com urgência custa 303 reais.

    Quando o cartão chega, o Consulado liga para você ir buscar e desbloquear o cartão e fazer o passaporte.

    O passaporte também pode ser pedido com ou sem urgência. Com urgência, está custando em torno de 720 reais.

    Valores de julho de 2020

  • @luciane ferreira

    Não conseguirá fazer em PT. Pode haver diferenças grandes dependendo de onde você entrega os documentos, até em balcões diferentes de uma mesma cidade.

    Não sei se você tem escutado no noticiário, mas tem uma pandemia lá fora. Se viajar e tiver direito a entrar (só cidadão ou residente), você passa 3 semanas de quarentena, trancada em casa. Isso se nada der errado. E não tem como voltar. Nem vôo. :-)

    Se acalme, porque os processos como você viu são demorados.

    P: O pai dos seus filhos é o seu atual marido? (ter filhos em comum, atribuídos são importantes para o processo dele). Ele foi o declarante, antes de 1 ano? Quantos anos você tem de casada?

    Primeiro tem que fazer a transcrição de casamento, e em seguida iniciar a atribuição dos filhos. Não precisa esperar sair, mas tem que ter dado entrada pelo menos antes de se aventurar por outras terras. Conseguir documentos de cartório estando fora do BR dificulta muito. Sem transcrição você é solteira, e seu marido pode não entrar com você porque não existe em PT.

    Daí em diante depende das respostas às perguntas acima.

    Então junte os documentos para iniciar essas próximas 2 etapas. Mude suas perguntas para o tópico de Transcrição de casamento. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento" e eu sugiro em Ponta Delgada. Sai em 30 dias. Poderia ser Tondela, mas está levando vários meses.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.