Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18808818838858861451

Comentários

  • Caramba, vi a bolinha 6 verde, quando ia pular, vi a 7 ainda vermelha. ????

  • @Silvana Asfora se os processos de menores não forem enviados para Tondela, infelizmente tendem a levar o mesmo prazo que os processos de adultos.

  • Pra mim continua na mesma situação de praticamente 12 meses....aguardando a criação do assento.

    Quase 16 meses no total :(

  • Bom dia gente!

    Estou com os documentos do processo de atribuição da minha mãe (filha de pai português e mãe brasileira), nascida no Brasil. Foi meu avô que registrou ela na certidão.

    Consegui o n° do assento do meu avô através do civil online. Porém reparei agora que no email enviado pela Conservatória de Moimenta da Beira (onde ele foi registrado) consta o nome dele como Álvaro (com acento agudo) assim como no passaporte português dele, embora neste último ele tenha assinado sem acento.

    Na carteira de indentidade da minha mãe, assim como outros documentos brasileiros dela (certidão de casamento e nascimento) o nome dele está como Alvaro (sem o acento). É como se em Portugal ele tivesse o nome com acento mas no Brasil não tem.

    Basicamente os documentos que vamos enviar, que são os de minha mãe (já que não temos a certidão do meu avô e vamos colocar o n° de assento e conservatória de registro dele no formulário 1C ), o nome dele está presente como Alvaro. Pode haver algum problema com isso?

    *Já que não iremos enviar nada de passaporte dele, nem o papel do civil online (tô achando melhor não incluir pra não confundir eles pq o nome dele veio com acento de lá)

  • @masan o processo da sua neta teve urgência? ela é menor?

  • @masan , o processo foi redistribuído para qual conservatória? ou ainda consta que esta no Porto? Grato

  • @Diego Bayma reparei o mesmo quando abri o siti , não sei se e a nova regra ou se e informação para netos que por bug tenha aparecido nos processos de filho. ?

  • @Vitor Zanini , os processos das minhas 2 filhas foram mandados para o Porto dia 27 de setembro. Um foi aprovado dia 30 de janeiro e o outro na 2a quinzena de fevereiro. Não foram redistribuídos e ainda aguardam criação do assento

  • Pessoal td bem ?

    O site voltou a funcionar hoje . Entrei com minha chave de acesso e verifiquei que estão mencionando até um prazo médio de conclusão , conforme mensagem abaixo.

    Será que esse prazo tem aparecido para outras conservatórias também como um “texto padrão” ou se aplicaria somente para o ACP?

    Alguém já tinha reparado nessa informação ? (Não sei se já aparecia antes pq meu processo é novo)

    “Para adultos, atualmente deve prever entre 24 a 29 meses, desde a entrega do pedido de nacionalidade até ao registo final da nacionalidade, para os pedidos que apresentam logo todos os documentos necessários e o requerimento corretamente preenchido. 

    Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise, a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise. Estes prazos serão mais longos se o processo não estiver completo e correto desde o início e for necessário pedir documentação complementar. 

    Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses.”

    @gandalf ja era assim antes ? Desculpa com tantas perguntas .

  • editado July 2020

    @Leandro19Poli , presumo que o prazo valha para todas as Conservatórias e todos os processos! Os mais demorados são os de netos, aquisição por casamento, feitos em Lisboa.

    Até o início de abril do ano passado, ACP concluía o processo de Atribuição de filhos em até 6 meses.

    Até que descobriram uma fraude gigantesca envolvendo brasileiros e portugueses , alguns advogados e tudo parou! Vieram as férias de verão, este ano a pandemia e, agora os prazos estão indefinidos. Mas, pelos relatos aqui do fórum, os processos de filhos têm demorado de 12 a 14 meses, no ACP.

  • editado July 2020

    Boa tarde pessoal!!!

    Finalmente terminou o processo do meu avô que teve início em 18/06/2019.

    O site informa que foi enviado uma carta para ele no dia 13/07/2020, mas duvido que chegue pra ele esse ano no Rio de Janeiro.

    Como faço pra solicitar uma cópia da certidão de nascimento portuguesa dele? Vou no https://www.civilonline.mj.pt/ e digo que o registro está na cidade do Porto?

    Tenho que fazer os processos da minha mãe e 2 tios, todos registrados em cartório pelo meu avô. Preciso esperar chegar a certidão portuguesa do meu avô ou já posso iniciar o processo deles?

    O da minha mãe já da pra fazer a transcrição do casamento junto?

    Desculpem a quantidade de perguntas, mas a euforia está grande com a notícia de hj kkkkk

    Abraços.

  • Matheus......estou com a mesma dúvida é ainda não consegui. Resolver .

    Vamos torcer para alguém explicar

  • masanmasan Member

    @Antonio Véras e @Vitor Zanini ,processo de menor,não foi urgência,e foi concluído em ACP.


  • @pprado , respondi no outro post

  • Vi que pra muitos o site voltou a funcionar, mas pra mim ainda não.

    Entro com a chave e continua aparecendo aquela mensagem de site em manutenção, alguém mais?

  • AntonioVJAntonioVJ Member
    editado July 2020


  • @Gabriela Fernanda


    P/ mim tava acontecendo a mesma coisa. Tenho duas abas abertas aqui: uma do meu processo, e uma do meu irmão. O dele abria normalmente, mas o meu tinha voltado a aparecer a mensagem de erro. Depois de atualizar a página, o captcha apareceu, e aí funcionou. Imagino que p/ vc não esteja aparecendo o captcha, e enquanto não aparecer, vai dar mensagem de erro.

  • @Leticialele vc está certíssima ! Parece ser mais uma mensagem genérica mesmo para tds as conservatórias.

    O ideal mesmo é irmos acompanhando a planilha pq pelo histórico os processos estão mesmo entre 12 meses a 14 meses pelo ACP ..

  • @LuisiEB

    Infelizmente seu processo de abril/2019 esta na investigação mencionada acima pela @Leticialele

    Eventualmente completarão a investigação e terminarão seu processo, mas não há o que você possa fazer até lá, a menos que entre com um pedido de urgência por contrato de trabalho, para estudar em PT, ou por motivo de tratamento de saúde.

  • @Mammamia Qual é mesmo o seu tipo de processo?

  • gandalf....Naturalização da minha. mãe .

  • @LucasMesquitaOrnelas , eu enviei a certidão de casamento da minha mãe (a requerente) porque o nome dela foi alterado após casar. Assim, fiquei com medo de ter alguma exigência por conta da documentação com nomes diferentes na certidão de nascimento (nome de solteira) e nos demais documentos (nome de casada).

  • Pessoal, ACP do Porto ainda aceita processos de atribuição sem transcriçao do casamento? No caso do pai ser português.

    E qual a validade das certidões emitidas no Brasil? Porque meu formulário 1C foi assinado em outubro e a certidão brasileira emitida em novembro. Ainda consigo utilizá-los?

    Obrigado!

  • gabsvfgabsvf Member

    Pessoal, bom dia!!! Ótima notícia, na semana passada eu entrei com pedido de urgência e o mesmo foi aceito para o processo da minha mãe!

    Envio do Processo via DHL dia 21/02/2020, recebido 24/02 por Cristina Silva. Chave de acesso recebida por e-mail sem necessidade de solicitação. Em 05/05 foi aprovado e está na fase 7, aguarda criação de assento de nascimento. Foi recebido em dia 14/07 o pedido de Urgência. Dia 20/07 foi criada o Assento de Nascimento.


    Estou muito feliz! Agora preciso transcrever o casamento dela com meu pai, e vou tirar a minha! =D

    A melhor opção pra transcrição seria Tondela ou PD?


    Abracos e boa sorte a todos! <3

  • gabsvfgabsvf Member

    Continuando...

    Eu até hoje não entendi por que minha mãe, que é portuguesa e foi a declarante do meu nascimento e ainda sim preciso transcrever o casamento dela em PT pra eu tirar a minha cidadania. =(

    Enfim, tenho algumas questões:

    • Será que dá pra enviar o processo de cidadania pra ACP ao mesmo tempo que eu mandar a transcrição do casamento da minha mãe pra PD?
    • Eu moro em Dublin, e o Formulário 1C precisa ser assinado em cartório presencialmente... poderia tentar fazer isso aqui no Consulado Brasileiro e tudo mais... mas assim, qual a diferença de eu tirar diretamente em PT? Eu vou precisar de qualquer forma assinar esse documento e registrá-lo em cartório ou será que eu posso assinar na frente deles lá direto na Conservatória?

    Estou meio perdido, e o consulado português aqui não ta atendendo ao telefone, rs...


    Obrigado!

  • @gabsvf como você fez o pedido de urgência? O que você enviou?

    Preciso solicitar urgência também, por causa de uma oportunidade de trabalho.

    Obrigado!

  • gabsvfgabsvf Member

    @phelipep pedi pra empresa fazer uma carta em PT (a empresa fica na Irlanda), solicitando urgência para a emissão dos documentos para que minha mãe fosse contratada. Além disso, fiz pra minha mãe assinar uma declaração e autenticar e apostilar pra enviar junto ao pedido. Se quiser posso te mandar o modelo por inbox, me chama lá :)

  • MarcoshcfMarcoshcf Member
    editado July 2020

    Pessoal, estou enviando os documentos para a atribuição de minha mãe para ACP e surgiu uma dúvida. Estamos enviando junto uma cópia da certidão do civil online do meu avô. No quadro 4 do formulário (em relação aos documentos juntados) ela marcou "X" em "certidão de nascimento do interessado" e na opção fotocópia de documento de identificação. Mesmo a gente enviando uma cópia do email do civil online não tem que ser marcado "X" na opção "certidão de registo de nascimento do pai/mãe nacional portugês" do quadro 4, certo?


    Obs: Colocamos o email impresso do civil online a título de ilustração das informações que minha mãe preencheu no quadro 2, sobre nº de assento de meu avô, concelho, freguesia e as demais, conforme recomendação do manual de preenchimento https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

  • Processo da minha tia foi finalizado hoje!

    524xx/19

    Chegou 01-07-2019 na ACP.

    ESTAGIO 2 dia 18 de Outubro.

    ESTAGIO 6 - DESPACHO 23 de Outubro aguardando criar registro de nacionalidade.

    Dia 03/07/2020 mudou para a conservatória CRC Barreiros.

    Hoje finalizou com assento 22 de Julho de 2020.

    Estou feliz, e com certeza não seria possível sem vocês para ajudar. Obrigada a todos!

    Obs: não coloquei na planilha porque não sei editar.

    Agora estou aguardando do meu pai! Que saia logo.. rs

  • redlehredleh Member

    Parabéns @JESSICA BESSA!!!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.