Atribuição para menores de idade

1293032343553

Comentários

  • Boa tarde. Alguém me dizer se serve a cópia autenticada da CNH da mãe(não portuguesa) para pedido de menor de idade?
  • O rg da mãe está com o nome de casada e no rg é certidão de nascimento do meu filho está com o nome de solteira. Ela tem o papel do divórcio.
  • editado April 2020
    @Fabio Paiva,
    Ja foi respondido na pagina anterior. Depende da conservatoria.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/215761/#Comment_215761
  • Outra dúvida. No quadro 4 Relacao de documentos juntos. Diz para assinalar o quadradinho 3: fotocópia certificada do passaporte, título ou autorização de residência ou documento de identificação equivalente. Oq devo mandar?
    Devo mandar a cópia do meu passaporte tbm? Já possuo o cartão cidadão e o passaporte português.
  • @Fabio Paiva,
    Ponha na caixa de busca "quadradinho 3" e veja o que foi respondido pra outros, ordene por data, e escolha o que mais se ajusta ao seu caso. Esse aí é uma dúvida frequente.
    Se tem menos de 14 anos, não vai mandar RG do requerente, e deixa em branco. (se entendi certo a resposta ao seu caso)
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/153781/#Comment_153781
  • Boa noite. Li nas explicações anteriores, q qdo não for casado com a mãe do filho menor, enviar uma declaração dizendo q não me casei com a mãe. Essa declaração tem q ser autenticada em cartório? Como já possuo o cartão cidadão devo enviar a cópia do cartão cidadao autenticada tbm ou apenas meu rg?
  • editado April 2020
    @Fabio Paiva,
    Em nenhum lugar pede copia do CC.
    Somente a cópia simples do assento do português que gera o direito ao filho, o primeiro nome no formulário.
    O RG autenticado de ambos os pais serve só pra comprovar a assinatura dos pais no requerimento, como responsáveis.

    A declaração é apenas informação ao Conservador, para explicar por que não tem transcrição. Por ser informativo, autenticar é opcional, mas eu autenticaria. Em princípio todo documento que não for português tem que ser certificado p/ autenticidade.

    Se não tem RG e quiser mandar o CC autenticado como documento para comprovação da assinatura pode, mas é não usual.
    No caso de pessoas que moram fora do BR há muitos anos pode acontecer de ter CC e não ter mais um RG válido.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/156984/#Comment_156984
  • @gandalf obrigado pela ajuda.
    Fui enviar o processo do meu filho pelo correio e eles disseram q as postagens internacionais estão suspensas. Alguem sabe dizer se é em todo o país? Existe outra forma de envio?
  • @Fabio Paiva,
    O momento é muito ruim para começar uma nova aventura como essa.
    Não há garantia de que estará aberto para receber lá.
    Para arriscar, somente via DHL.
    A maioria das lojas esta fechada. Entre no site deles e agende para buscarem na sua casa. Tem uma taxa de pick-up.
    https://www.dhl.com/br-pt/home.html
    Pode "obter uma cotação" para saber preço e prazo de entrega, e também fazer um "agendamento on-line".
  • Boa tarde. Enviei os documentos do meu filho menor no dia 24/04 pelos Correios por carta registrada. Os documentos chegou em Tondela - Portugal no dia 14/05. E hj recebi o e-mail de resposta informando a chave de acesso para acompanhar o processo e dizendo q meu processo foi numerado. O custo de envio 29,90 com AR. Obrigado a todos.

  • @Fabio Paiva o de seu filho numerado dia 20/05 já foi finalizado?

  • Consegui fazer meu processo de transcrição do casamento pela seção consular de Brasília. Fizeram na hora, eles estão funcionando com agendamento pela internet. Mandei hoje os processos de meus 3 filhos menores para Tondela. Separados por envelope. Agora é aguardar. Obrigado pelas orientações.

  • Boa tarde. @luizaparada Fiz a consulta e hj apareceu como terminado e as 7 bolinhas verdes.


  • Oi boa noite, estou fazendo a cidadania dos meus filhos menores ( marido Português). Durante o processo surgiram umas dúvidas e procurando na internet achei esse fórum maravilhoso. Devia ter encontrado vcs antes. Mas vamos a minha dúvida. Vi vcs falando que menor de 14 anos não precisa de enviar a identidade e não é pra colocar o estado civil.

    Eu já tinha preenchido esses campos no requerimento. Será que tem problema? Mesmo ele tendo 11 anos? Já que preenchi a identificação tem problema eu enviar a cópia do RG ou é melhor fazer um requerimento novo?

    vcs não colocam o estado civil dos menores???

    Obrigada Paula

  • Boa noite @Paulampp, mandei os processos dos meus filhos na semana passada. Antes fui na seção consular em Brasília e fui orientado a enviar a cópia do RG dos filhos com apostilamento de Haia. Fizemos a autenticação das assinaturas dos pais, formulário 1C, na própria seção consular. Não preenchi o estado civil, e mandei as cópias de CNH dos pais junto com as certidões de nascimento de ambos. E juntamos a Certidão de nascimento inteiro teor com apostilamento de Haia dos filhos. Espero que dê tudo certo. Qualquer dúvida pode procurar no fórum ou postar que tem sempre gente pra ajudar.

  • NandasousaNandasousa Member
    editado June 2020

    Boa noite!

    No que implica se a certidão do filho menor não for repografica? Fiz o pedido hj mas não foi repografica e sim digitada. Teve um post que alguém colocou entre parenteses que não precisava ser repografica.

    Alguém ja fez o processo com a certidão digitada?

  • @Nandasousa ... A configuração da Certidão a ser enviada para instrução de processos de Atribuição/Aquisição da nacionalidade Portuguesa deve ser... 2a. Via Original obtida por processo Reprográfico com Apostila de Haia...

  • Aqui no cartório onde registrei meus filhos eles falaram que cópia reprográfica é uma e cópia de inteiro teor e outra. Preciso mandar as duas? Acho que é pq quando e reprográfica fica ruim de ler em alguns casos. Será que é isso?

  • Boa noite @Paulampp, no cartório aqui em Brasília também tive certa dificuldade, fizeram para mim em uma única folha. Na frente a de inteiro teor, e no verso a cópia reprográfica. E então fizeram o apostilamento no verso. Espero que assim atenda.

  • @Paulampp , são duas certidões diferentes. Quando a certidão por cópia reprográfica está muito ruim de ser lida, é bom manda-la acompanhada da de Inteiro Teor, para facilitar a vida do Conservador.

    A certidão exigida (por conta de inúmeras fraudes que foram sendo descobertas) é a POR CÓPIA REPROGRÁFICA, original e apostilada. A de inteiro teor que, eventualmente, tiver que ser mandada também deve ser original, mas não precisa apostilar.

  • É isso @Paulampp...

    Uns tempos atrás...Todas as Conservatórias aceitavam sem qualquer questionamento Certidões de Nascimento em Inteiro Teor Digitada para processos de Atribuição/Aquisição da Nacionalidade Portuguesa...

    Por causa de falsificações passaram a exigir que todas as certidões de Nascimento enviadas para a instrução desse tipo de processo fossem aquelas obtidas por processo Reprográfico...Que nada mais é que a xerox do registro de nascimento exatamente como está no Livro que está no Cartório...(Muito mais difícil de falsificar)...Acontece que nem sempre essa via Reprográfica está 100% Legível...Nesses casos é necessário enviar também uma via Digitada da mesma certidão...

    A via Reprográfica deve ser Apostilada...A via Digitada não necessita de Apostilamento pois ela entra como um complemento para auxiliar na compreensão da via Reprográfica...Uma boa coisa a ser feita é ver se é possível ter o mesmo escrevente que assinou a emissão da via Reprográfica assinando a via digitada...Então...O reconhecimento de firma do mesmo escrevente nas duas vias vem conferir ao documento digitado um grau de segurança que pode ser levado em conta pelo responsável pela análise dos documentos..."Just in case"...

    Vale a pena lembrar que essa exigência de Certidões Reprográficas foi uma das alterações de diretrizes que de tempos em tempos surgem dentro do sistema do IRN...Ninguém foi avisado previamente e naquela ocasião muitos colegas que seguiram as orientações aqui do Fórum foram "pegos no contra pé" e tiveram que cumprir exigência enviando uma via Reprográfica para Portugal...

    Pode até ser que eventualmente aceitem uma Certidão de Nascimento Digitada...Mas se isso vier a acontecer...Será uma exceção...Não a regra...!!!

    É importante esclarecer essas coisas aqui no Fórum...Senão vejamos...:

    Para Transcrições de Casamento é comum aceitarem vias Digitadas de Certidões de Nascimento...Mas se o interessado está solicitando o documento ao Cartório e o custo é igual...Porque não se prevenir e enviar uma via Reprográfica...(Com nível de segurança maior)...Ao invés de enviar uma via Digitada desse documento...?

    Então...Com certeza vai vir um Tio Patinhas aqui dizer..."Ah...Mas se a Certidão Reprográfica não estiver legível vou ter que gastar em dobro enviando também uma via digitada... " Na verdade não...Aqui em São Paulo uma Certidão com firma do escrevente reconhecida sai por volta de R$ 70,00...Lembrando que essa via digitada que é enviada como complemento não necessita de Apostila...

    Resumindo...Não deixem de pesquisar muito o Fórum e também outras fontes para terem uma boa base de informação para montarem vossos processos...

    E pensem um pouco...

    Um processo de Nacionalidade como esse é feito UMA VEZ NA VIDA...Será que vale a pena se arriscar por conta de R$ 100,00...R$ 200,00 Reais...?

    ????????

  • Bom dia!

    Liguei ontem no cartório e pedi pra mudar para repografica, graças a Deus ainda não tinham feito ela digitada!!!

    Obrigada pelos esclarecimentos!!!

  • @Nandasousa ...

    Que bom que conseguiu resolver...

    Como se trata da Certidão de Nascimento de seu filho...Um documento recente...Muito provavelmente o documento estará 100% legível...

    Sendo assim só será necessário enviar essa 2a. Via Original Reprográfica Apostilada...

    Os problemas acontecem com mais frequência quando se tratam de registros muito antigos...Nesses documentos...Muitas vezes fica impossível compreender o que está escrito...Nesses casos se indica enviar também a via Digitada...

  • Entendi bem. Acho que vou mandar as 2 logo de uma vez. Como o @Nilton Hessel só se faz uma vez esse processo. Além do mais a advogada que eu tinha feito uma cotação ( antes de descobrir o fórum) me cobrou 500 euros cada filho ???????? então mesmo mandando as duas ainda estou no lucro.

    mto obrigada pessoal.

  • @Paulampp, mande somente o que eles pedem, nem mais nem menos. Só pedem a reprográfica, mande somente essa. Guarde a outra com você.

  • @gandalf mas o que pedem exatamente?? Pq pedi os documentos necessários no consulado de Curitiba e lá eles falam pra mandar as 2 certidões das crianças e falam pra mandar tb a certidão de nascimento do pai/mãe brasileiro. Fico na dúvida de quais documentos exatamente mandar. Estava pensando em mandar tudo isso pra não correr o risco de errar. Penso que é melhor mandar a mais do que a menos.

    Não consegui saber exatamente quais os que realmente precisa. ????????

  • @Paulampp, nesse caso menos é mais. Quanto mais documentos você enviar maior o risco de haver alguma divergência entre eles e o conservador solicitar algum esclarecimento ou retificação. A lista de documentos que os consulados pedem são diferentes do que é necessário para fazer pela conservatórias, normalmente consulados pedem muitos documentos a mais.

    Se vai fazer pela conservatória a lista de documentos é:

    • Certidão de nascimento do menor, modelo reprográfico e apostilada
    • Cetidão de nascimento do progenitor português
    • Cópia autenticada do documento de identidade de ambos os pais
    • caso o menor tenha 14 anos ou mais mandar também cópia autenticada do documento de identidade do menor
    • formulário 1C com assinatura de ambos os pais reconhecidas por autenticidade

    De uma lida que tem as instruções e lista de documentos em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Para menores de idade faça por Tondela que dá prioridade nos processos dos menores.


    Se você casou e ainda não transcreveu o casamento terá que fazer isso para passar a nacionalidade aos filhos.

  • PaulamppPaulampp Member
    editado June 2020

    Obrigada. Já transcrevemos o casamento. Preciso mandar o assento do casamento?? Tenho a cópia simples. O Português é o meu marido. Ou lá eles tem como ver isso?? Fizemos o casamento por Lisboa mas pretendo mandar o das crianças para Tondela.

    A certidão reprográfica do meu filho de 16 anos achei a letra mto pequena, estou com medo de alegarem que não dá pra ler. Acho que vou mandar as duas para não ter problema. A certidão reprográfica do mais novo está bem boa.

  • @Paulampp ...

    Eles tem como consultar se o casamento já está transcrito...

    Eu mandaria uma cópia simples do Assento de Casamento grampeada no Assento de Nascimento do Português em Questão...

    Como já escreveram acima...@Daniel Henriques ...E @gandalf ... Siga as orientações e envie somente o necessário...

    Reveja minha postagem anterior...Você poderá verificar que a orientação é enviar uma via Digitada do documento somente se houver dificuidade de compreensão dos dados da Via Reprográfica...

    Caso contrário...Envie somente a via Reprográfica...

  • @Nilton Hessel, concordo com tudo o que foi dito. A lista está perfeita. Se o casamento estiver anotado no assento português não precisaria mandar. Eu também mandaria a copia simples da transcrição (que eles já têm acesso) só pra facilitar a vida deles.

    Como você sempre diz, menos é mais. A transcrição ajuda. Outros documentos podem atrapalhar se causarem divergências.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.