Prova de Vida

1235»

Comentários

  • @Ana...
    @Vlad Pen...

    Um colega do Fórum conseguiu resolver a questão da Prova de Vida do idoso de uma maneira inteligente...
    ***(Com a cooperação do Consulado)...
    E na minha opinião...De uma maneira que efetivamente cumpre o objetivo do ato...Que é comprovar que a pessoa está viva...

    Não sei se esse modo de fazer serve para seu caso @Ana...Mas achei válido apresentar aqui essa possibilidade...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210799/#Comment_210799

    Boa Sorte...
  • Quem assina o próprio Requerimento por reconhecimento de firma precisa fazer prova de vida em processos de Lisboa. Minha mãe já é portuguesa e fez o pedido de conversão sozinha. Ela fez o pedido com 72.
  • Caros,

    O processo de minha avó caiu em exigência devido a "comprovação para o estabelecimento da maternidade".

    Segue link da discussão: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/217042#Comment_217042

    Essa exigência eu já tenho a solução, minha questão agora é a prova de vida, algo que eu não enviei junto com o processo e minha avó (requerente) possui 80 anos. Minha dúvida é, caso fosse exigido eles já teriam me informado nessa carta ou é possível cair em mais uma exigência no futuro?

  • GuilhermeBoseja

    Dificilmente eles abrem uma segunda exigência. Se fossem pedir já teriam pedido.

    Resolva somente o que veio na carta e tudo estará bem.

  • Pessoal surgiu uma dúvida aqui.

    Demos entrada no processo da minha avó em Novembro/2020 por Tondela. Ela tem 74 anos. Porém não tinha entendido direito e não colocamos a prova de vida. Por enquanto o processo ainda está na fase 1, e ainda não chegou nenhuma carta exigindo. Seria mais seguro já fazer a prova de vida ou espero eles pedirem?

  • @Thaiste , calma. Tondela não costuma pedir prova de vida. Aguarde, só faça SE solicitarem,

  • Oi gente!

    Estou ajudando meu avô, que tem 89 anos, no processo de atribuição dele. Ele mora um pouco longe do consulado do RJ e fez recentemente a prova de vida para o INSS pelo Santander. Estávamos pensando em fazer o processo de atribuição pelo ACP Porto, vocês sabem se eles aceitariam essa prova de vida que ele fez? E ela tem algum prazo limite para que seja aceita?

    Obrigada!

  • @nananairam , só aceitam prova de vida feita no Consulado.

  • @iarantes,

    Me diga se caiu em exigência o fato de sua mãe ter 70 anos completos, mas não ter anexado prova de vida à documentação?

    Estamos com um caso parecido; A pessoa completará 71 em outubro!

    Grata!

  • @MAHA Olá! Não, não caiu em exigência! =)

  • @iarantes, Gratidão pela pronta resposta!!!

  • Oi Pessoal!

    Estou providenciando os documentos da minha sogra para aquisição pelo casamento. Ela tem 70 anos e meu sogro, o português, 74 anos.

    É necessária a prova de vida de algum dos dois?

  • @Lucianofilhoba

    Não creio que pediriam PV. Eu mandaria sem ela. A questão da PV não é preto&branco. Quanto mais idoso maior a chance de pedirem. Como classificam de "idoso" é um critério subjetivo.

    Pergunta: Quando ela se casou? Se tem 70 anos, provavelmente se casou antes de 1981. Sendo a mulher, pode pedir por Base-X.

    Ela basicamente dá direito à nacionalidade portuguesa à esposa casada com português, antes de 03/10/1981.

    É grátis, pouca documentação, e muito rápida. Recebe a nacionalidade em menos de 1 ano. (por art-3 são mais de 2 anos).

    confira aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/33512/#Comment_33512

  • @gandalf , obrigado pela resposta.

    Minha sogra e meu sogro casaram-se no religioso antes de 1981 e no civil em 1985. Infelizmente fizeram a transcrição de casamento com as informações do casamento civil.

    Como ela irá assinar a declaração Mod 3 no consulado na presença de um funcionário, tomara que passe mais confiabilidade nessa questão da PV.

  • @Lucianofilhoba

    Que pena. De qualquer forma, não poderia usar o casamento religioso. Nisso ela fez certo.

    Eu mandaria sem PV, e deixaria para fazer somente se houvesse exigência. Geralmente não há porque pelo casamento é menos crítico do que uma nacionalidade originária que estende o direito a muitos descendentes. Nesse caso seria apenas para estabelecer a maternidade e paternidade dos filhos pelo casamento, imagino.

  • @gandalf

    Como o casamento deles já e transcrito a alguns anos, a minha esposa fez o processo de atribuição. Agora, estou correndo atrás para enviar os meus documentos e os da minha sogra para aquisição.

    Muito obrigado. Forte abraço!

  • Pessoal, eu estou confuso. Estou lendo varias mensagens e ,il desculpas, mas não estou conseguindo entender.

    Quando é que é necessário a prova de vida?

    No meu caso eu mandei o processo do meu pai (neto) pra Lisboa e não foi pelo consulado, então não tem prova de vida, é isso?

    Neste caso eu teria que ter feito a prova de vida antes de mandar pra Lisboa, ou faço agora no consulado ( o processo ainda esta na fase 2), ou tenho que fazer quando sair a nacionalidade?

    Abraços a todos.

  • editado July 2021

    @viniciusmrocha

    A PV é pedida por algumas conservatórias, para requerente "idosos". Como o conceito de idoso é subjetivo, acima de 70 anos. Talvez seja 75. Certamente mais de 80. Vai aumentando o risco de exigência com a idade. Porque a nacionalidade só é concedida em vida.

  • Obrigado @gandalf , mas a questão é que momento devo fazer, meu pai tinha 70 anos quando demos entrada em 12/20 e agora tem 71. Eu já devia ter feito antes de dar entrada, ou devo então só esperar ser solicitada, se pedirem?

  • @viniciusmrocha

    Seria a idade quando dá entrada no processo. Esse tempo de processamento já foi considerado. Veja mas detalhes aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/251708/#Comment_251708

  • Olá, boa tarde!!!


    Estou iniciando processo de Cidadania Portuguesa para meu pai, que tem 75 anos.

    Solicitaram prova de vida. Faremos por uma agência diretamente em Portugal.

    O valor da Ata Notarial para prova de vida é de R$587,61 para a primeira folha e de 187,00 por folha adicional.

    Há alguma outra forma para fazer essa comprovação?

    Pelo consulado, não permitem realizar o agendamento (sem datas disponíveis).

    E, por cartório, tem um Atestado que pode ser Lavrado por um Cartório de Notas. Alguém sabe me informar a respeito? Se tem um modelo? ou se chegando no cartório eles já sabem a que se refere?

    Desde já, agradeço.

  • @alessandrabarreto

    Vc está fazendo com assessoria? Vai pagar tudo mais caro.

    Portugal solicitou a prova de vida? ou o escritório pediu?

    Pois 75 anos anos, Portugal não costuma pedir.

    Esses valores são no cartório.

    Mas não conseguiu agendamento para fazer gratuitamente no consulado?

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#prova-de-vida

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.