Etapas do processo

124

Comentários

  • @Leonardo essas consultas fazem parte da rotina do processo de conversão de nacionalidade. Favor postar no tópico específico.


    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11651/processos-de-conversao-para-netos-ja-naturalizados#latest
  • Boa tarde pessoal!

    Estou meio perdido, mandei a transcrição do casamento do meu bisavô para ponta delgada. Para futuramente pedir a atribuição da minha avó.

    Os documentos já chegaram 11/09 e o vale postal ainda não foi sacado.

    Como eu fico sabendo o número do processo?
    Existe algum guia de acompanhamento de processos?

    Obrigado!
  • editado September 2019
    Não tem como acompanhar andamento de Transcrição de Casamento @Felipe...Tem mais uma coisa...Transcrições não caem em exigência...Eles não comunicam absolutamente NADA...!!!
    Ou você receberá o Assento de Casamento de seus Bisavós no endereço indicado no requerimento pelos correios...(Se fez tudo direitinho)..Ou vai receber documentos + Vale Postal de volta também por correios...(Se houver algo errado com documentos ou pagamento)...
    Se até final de Novembro não tiver notícias...Aí pode começar a ficar preocupado...
  • Boa tarde! Primeiro gostaria de agradecer a todos desse fórum que tiram as dúvidas gratuitamente e dedicam seu tempo para ajudar os outros. Depois de 5 meses o pedido de atribuição da minha avó foi finalizado, só estamos aguardando chegar a carta. Porém, gostaria de tirar umas dúvidas para seguir com o processo da minha mãe. Minha avó é divorciada e teve minha mãe, mas não se casou com o pai dela. Eu vi algo sobre ter que fazer transcrição do casamento da minha avó para poder entrar com o pedido para minha mãe, nesse caso isso é necessário? Outra coisa, minha avó não pretende ir a Portugal, nesse caso é necessário que ela faça o cartão cidadão e passaporte? Caso ela mude de ideia mais tarde, ainda é possível fazer? Obrigada!
  • @fernanda Sua mãe tem que informar que não é fruto dessa primeira união. Outro detalhe: se sua mãe nasceu anterior a 1978 , ela terá que comprovar com documentos adicionais que ela é filha da sua avó,como carteira de vacinação, carteira escolar, declaração de batismo e se possível declaração da maternidade onde nasceu. Pode ser
    também que a conservatória exija a transcrição do casamento.
  • Obrigada Vlad Pen!
  • @VladPen ou alguém mais que possa me ajudar!
    Como eu disse, minha avó casou, divorciou e depois não casou com meu avô e teve 5 filhos. O nome do meu avô não consta na certidão da minha mãe e minha mãe nasceu em 1971.
    Prentendo enviar o processo para ACP Porto, vi que lá parece não precisar da transcrição do casamento da minha avó, isso procede?
    Estamos com muita dificuldade de encontrar esses documentos que comprovem que minha mãe é filha da minha avó, apenas a certidão de nascimento não basta?
    Desde já agradeço!
  • Outro fato é que em todos os documentos da minha mãe, até certidão de casamento, o nome da minha avó está com o nome de casada, mesmo já estando divorciada. Como devo proceder nesse caso?
  • editado September 2019
    @Fernanda peça para o cartorio averbar na certidão de nascimento da sua mãe o divórcio. Sobre os documentos adicionais, tente localizar ou envie o processo para a conservatória de Ovar q é mais flexível , mas também bem mais demorada para conclusão de processos.
  • Olá, bom dia!!!

    Por favor gostaria de uma informação. Eu enviei a documentação para cidadania por atribuição para o ACP do Porto em 03.07.18 que foi recebido em 19.07.18.

    Hoje 27.11.19 eu consegui ligar na LR e me passaram o número de processo (37XXX/18). Perguntei se o processo já havia sido finalizado (nunca recebi nenhum e-mail ou carta) e a atendente apenas falou que foi assinado que agora é só aguardar.

    Perguntei se poderia estar com alguma pendência por isso a demora e ela falou "como já falei ao senhor o processo já foi assinado, se tivesse alguma pendência ele não seria assinado" rsrsrsrs.

    Desculpa se a pergunta é meio besta mas esse processo assinado quer dizer o que? É só aguardar mesmo?

    Obrigado
  • @DanielDuarte, está aguardando a criação do Assento de nascimento. Atualmente, o prazo é indeterminado!
  • Liane obrigado pelo retorno. Estava com medo de alguma coisa ter dado errado. Pelo que vejo aqui no fórum os prazos são uma loteria.

    Vendo algumas mensagens aqui, vi que é possível solicitar por email uma senha de acesso para acompanhar o processo. Acabei de enviar um e-mail solicitando.

    Vc sabe me dizer se nessa consulta de processo sai o assento quando for gerado?
  • @DanielDuarte, quando o assento for feito vai aparecer no site de acompanhamento essa informação. A certidão vai ser enviada, pelo correio, para o endereço que você preencheu no formulário. Se tiver urgência da certidão por algum motivo, após constar no site a informação que o assento foi feito, pode solicitar uma certidão pelo civilonline ao custo de 10 euros.
  • Obrigado Xará!!!
  • Boa tarde Srs e Sras.

    Apenas para informação, em julho recebi uma carta do ACP que o processo de minha avó caiu em exigência, solicitaram uma prova de vida em consulado e as certidões de casamento e óbito do natural português.
    O grande problema foi a prova de vida, visto que minha avó reside no MT e não tem condições física de locomoção até SP.
    Resumo da história, junto ao consulado de SP, consegui a possibilidade de fazer a prova de vida via foto de um jornal recente. Na primeira vez que tentei, não aceitaram, exigiram uma procuração e um documento oficial e atual da minha avó. Na segunda vez consegui a prova de vida (saiu na prova de vida que foi feita via jornal do dia).

    Para tanto foi necessário os seguintes arquivos:

    - RG original e atual (menos de 10 anos) da minha avó
    - Procuração (aceitaram uma procuração simples (instrumento particular)).
    - Um jornal assinado por ela e com as digitais marcadas. (expliquei que jornal do mesmo dia, não havia a possibilidade devido a distância e transporte, aceitaram sem problemas um jornal da semana anterior)
    - Foto dela segurando o jornal e assinando.

    Enviei os documentos para Portugal em novembro, foi recebido no dia 22/11, já no dia 25/11 o processo mudou de fase segundo informação da LR e a mensagem que tanto esperava apareceu no site essa semana:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Muito obrigado ao apoio de todos.
  • Boa tarde, o processo do meu avô consta como concluido na etapa 7 pelo site de consulta. Fiquei sabendo por terceiros que eles estão enviando apenas um PDF com o assento visto que existem altas taxas de desvios de correspondência. Isso procede? Como faço para tirar segunda via pelo civil online sem ter os dados da nova certidao?
  • @rafaelalopes01, é a primeira vez que vejo essa informação de envio de PDF, acho que não procede não.
    Para solicitar certidão pelo civilonline http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • Ótimo. Obrigada!
  • Boa tarde pessoal. Alguem sabe informar qual conservatoria esta mais rapida agora para aquisiçao de filho maior de idade? Grata.
  • @LIDIA1973,
    Entre as grandes conservatórias que aceitam pelo correio, a ACP ainda é a referência.
    Todas estão demorando muito.

    Se você estiver em Portugal com tempo pra pesquisar pessoalmente conservatória por conservatória, as pequenas conservatórias podem lhe conseguir um tempo menor, mas têm capacidade limitada. Em geral elas tem só um Conservador. Se ele pegar uma gripe, se for transferido, ou tiver um AVC, seu processo pode encalhar ou ser remetido para Lisboa automaticamente.
  • @gandalf...

    Se fosse no Brasil...O risco maior seria o Sr. Conservador pegar uma "Virose"...( ! )
  • @Nilton Hessel,
    pegar Chikungunya. LOL
  • Boa tarde. Gente a ACP já não é rápida como todos falam, acompanho os processos e inclusive o meu está lá a 8 meses e sem previsão. De certo que no momento a pausa é generalizada, mas não acredito que podemos afirmar q é a melhor opção se tá tudo "parado".
  • @JairaGP, já que você acompanha e analisa que ACP não é a melhor opção no momento então qual conservatória você recomendaria? Não achei sua recomendação na sua postagem.
    ACP está devafgar, assim como todas estão, quem lê todo o fórum sabe que é generalizado isso e que as conclusões estão escassas em todas as conservatórias, tanto no ACP quanto nas outras esporadicamente tem notícias de conclusões, hoje mesmo tem postagem de processo aprovado no ACP, ontem teve postagem de registo finalizado.
    Se ACP, que tem vários conservadores, está devagar as outras que tem apenas 1 ou 2 estariam melhor?
  • @Jaira...

    Quando tiver um tempo livre...Dê uma lida nessas postagens cujos links deixo abaixo...Talvez ajude a compreender melhor a situação atual nas conservatórias Portuguesas...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/212234/#Comment_212234

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210291/#Comment_210291

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/212021/#Comment_212021
  • Bom dia ... muito obrigada pelas informaçoes
  • @NiltonHessel muitas especulação e poucas (ou nenhuma) certeza vindo de todas as partes... Tive a noticia hj que meu processo que esta pela ACP, mas foi redistribuído para Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Albergaria-a-Velha, eu e 149 outros processos. Mas o motivo NINGUEM SABE AO CERTO.
  • @Jaira...

    Temos hoje uma ferramenta que até pouco tempo atrás não tínhamos...

    O site do MJ Português para acompanhamento dos processos...

    É verdade que o sistema é novo e carece de ajustes...
    Ajustes que ESTÃO SENDO FEITOS...
    Veja que de uns dias pra cá eles estão enviando a senha de acesso "automaticamente" para o endereço de e-mail informado no formulário de Requerimento da Nacionalidade Portuguesa...Sem que o interessado tenha solicitado...
    O que me parece óbvio...

    Além disso...Não há nada a se fazer a não ser acessar o site uma vez por semana para ver se tem alguma informação nova sobre o processo...

    Veja...:
    Para um processo que já está numerado e com senha de acesso...O site jamais deixou de disponibilizar as duas únicas informações que interessam...

    A - Processo não está completo e uma notificação foi enviada por carta para o endereço do interessado...

    **Nesse caso a notificação informa qual é o motivo da exigência e orienta como fazer para suprir essa exigência...

    B - Processo finalizado...O Registo do novo Cidadão Português foi criado...Seu Processo está terminado...

    **Nesse caso eles enviam correspondência para o interessado informando sobre a conclusão do processo...Informam também o número do Assento de Nascimento Português...E enviam a fatura do valor pago...

    Ou seja...Está tudo certo...O único problema é que por questões estruturais do IRN...Eles estão muito longe de ter capacidade de tratar os milhares de processos que vem se acumulando nas Conservatórias Portuguesas nos últimos meses...

    ***Eu tive processos de primos meus finalizados pelo ACP em apenas 26 Dias...
    E isso não faz tanto tempo assim...

    Temos que ter paciência...!!!

  • Joana SengerJoana Senger Member
    editado February 2020
    @ NiltonHessel
    Vc se refere ao site nacionalidade.justica.gov.pt ?
    Se for outro, qual seria?
  • ontem mudeu meu status no site, onde acompanho meu pedido de cidadania como neta
    A bolinha ficou amarela e apareceu a seguinte mensagem:
    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar."
    Conclui que está em exigência e que preciso providenciar os documentos faltantes
    Como nosso correios estão em eminência de entrarem em greve, liguei para LR.
    A atendente disse que havia enviado uma carta e que meu processo havia sido indeferido.
    Não estão incoerentes as informações?
    Devo somente esperar esta carta que chagará em 10 a 15 dias... se os correios ajudarem?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.