Etapas do processo

Bom dia, quais são as etapas do processo? O meu está em análise mas é do inicio de jan/19, 23xx/19, acredito que já esteja quase pronto. Tenho dúvidas ... dependendo da resposta da LR e não saber o que fazer em seguida, ou não entender exatamente em que "pé" está o meu processo.
«1345

Comentários

  • @LIDIA depende do tipo de processo e para qual conservatória foi enviado.
  • É o processo de atribuiçao (sou filha de portugueses) e enviei para o ACP Porto
  • @LIDIA1973 os processos de Janeiro seriam apurados a partir deste mês. Alguns processos já começaram a ser despachados. Como o seu processo é do início do mês é provável que já esteja nesse pé.
  • @pedro antonio pereira jr - Então qual seria o ponto final? Na RL eles dizerem que foi concluído? Que foi despachado? Quais sao as fases agora? Essa é a minha dúvida.
  • @LIDIA

    Numeração
    Análise
    Despacho
    Registo
  • @Maria Nélida - Entao se eu ligar na LR e eles disserem que está em DESPACHO, o que significa? O que devo fazer ou aguardar?
    E o Registo, ja posso pedir a certidao pelo civil online nesse ponto?
  • @LIDIA1973, se seu processo é do início de janeiro é capaz que já tenha ido para registro. Veja no tópico do ACP que tem processos do dia 18 que foram para registro hoje. Ligue na LR para ver o status.
    Após ser informada que foi para registro aguarde uns 10 dias que o assento deve ficar pronto e daí pode solicitar a certidão.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
  • @daniel henriques - Agora sim ficou claro ... muito obrigada !!! Solicito a certidao no civil online, certo? E nao preciso mais ligar na LR?
  • @LIDIA depois q sair o registro vc já será cidadã portuguesa e da União Européia e pode pedir certidão pelo civilonline.
  • @Vlad Pen - ok ... muito obrigada !!! Voces sao sensacionais !!
  • Boas notícias amigos !!! Liguei agora na LR (52 min) Meu processo de atribuição (23xx/19) foi pra despacho, foi assinado em 15/04 pelo conservador - tinha sido numerado em 09/01 aproximadamente.
    Dúvida: quanto tempo tenho que esperar pra pedir a certidão pelo Civil online?
  • editado April 2019
    @LIDIA1973 as conservatórias entram em greve hj.Sugiro esperar uns 15 a 20 dias.
  • Bom dia ! Peguei agora a minha certidão de nascimento pelo civil online, graças a Deus tudo certo, mas veio meu nome de solteira. Estou com todas as certidões prontas pra fazer a minha transcrição de casamente e depois fazer a atribuição dos meus filhos. Quanto a minha certidão de nascimento, meu nome vai ser atualizado automaticamente após a transcrição? Preciso fazer alguma solicitação? Ou após a conclusão da transcrição é só eu solicitar outra certidão pelo civil online e o meu nome já vai estar atualizado?
  • @VLAD PEN - Você saberia me orientar sobre isso?
  • @LIDIA1973, ao final da transcrição será averbada a alteração do seu nome no seu assento de nascimento.
    Você pode acompanhar a finalização da transcrição entrando com o código de acesso da sua certidão que na página que da acesso ao download da certidão seu nome vai alterar. O arquivo da certidão que você baixa não é atualizado, terá que solicitar uma nova certidão depois para vir com a averbação do casamento.
  • @daniel henriques - Muito obrigada pelo seu retorno. Então quando eu consultar o civil online e meu nome já estiver alterado é porque minha transcrição já foi concluída? É que eu preciso esperar isso para enviar a documentação dos meus filhos pra atribuição deles, certo? E a aquisição do meu marido também, certo?
  • @LIDIA1973, isso mesmo. Se seus filhos forem menores faça o processo deles por Tondela ou ACP.
    No caso do seu marido tem que ter 3 anos de casados e os filhos já com nacionalidade atribuída ou 5 anos sem a atribuição dos filhos. Esse processo só é feito em Lisboa.
  • @DANIEL HENRIQUES - Ok, e a transcrição mando pra PONTA DELGADA? Continua a mais rápida no momento? Ou você indica outro lugar? Vou enviar amanhã ou quarta.
  • @LIDIA1973, se seus filhos forem menores mande tudo junto para Tondela que eles fazem a transcrição e, em seguida, o processo deles. Se eles forem menores finaliza rápido.
    Se forem maiores mande a transcrição para PD e depois o processo deles faça pelo ACP.
  • @DANIEL HENRIQUES - Eles tem 14 e 10 anos. Tondela faz tudo junto então? Mando tudo em 3 envelopes separados dentro de um maior ? (num a documentação da transcrição, em outro o processo de um filho e no outro o processo do outro filho) Sério que pode fazer isso? É certeza? E assim é mais rápido mesmo?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado May 2019
    @LIDIA1973

    Sim,como falou o Daniel,sendo seus filhos de menor vc pode enviar a transcrição e a atribuição deles para Tondela que será mais rápido
    Faça exatamente da maneira que vc colocou
  • @LIDIA1973, sim Tondela faz os dois tipos de processo e aceita que sejam enviados juntos.
    É assim mesmo como você falou, um processo dentro de cada envelope, casa processo com sua documentação completa, não pode compartilhar documentos entre eles. A transcrição de casamento tem custo de 120 euros e tem que ser pago por vale postal, os processos dos seus filhos, como são menores, é gratuito.
    Eu escreveria nos envelopes "Transcrição de casamento" e nos outros "Atribuição de ...., MENOR"
    Para a transcrição de casamento pode seguir as instruções e utilizar o modelo de requerimento de Ponta Delgada mesmo http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

    Para o processo de seus filhos é o formulário 1C especifico para menores de idade com assinatura do pai e da mãe ambra reconhecias em cartório por autenticidade, a certidão de nascimento deles reprográfica apostilada, xerox autenticada do documento de identidade de ambos os pais (não precisa apostilar) e, para o de 14 anos, a xerox autenticada do RG dele também.

    O 1C para menores e instruções em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458

    Tondela da prioridade para processos de menores, apesar de no passado ter sido mais rápido ainda é uma ótima opção para menores. Como tem que ser feita a transcrição de casamento antes do processo dos menores a transcrição acaba tendo prioridade também. Recentemente teve processos assim que não levaram 2 meses por lá (trancrição + atribuição do menor)
  • ok ... muitíssimo obrigada pelas informações de vocês @daniel henriques e @maria nélida ... este fórum é sensacional !!!
  • @DANIEL HENRIQUES. só pra confirmar os endereços: vou mandar a minha transcricao de casamento e a atribuiçao dos meus filhos de 10 e 14 anos pra TONDELA (continua a mais rapida nesse caso?)

    VALE POSTAL PARA:
    • IRN, IP
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela

    DOCUMENTOS PARA:
    • CRC de Tondela
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
    3460-584 – Tondela

    Está correto? É só isso que devo escrever?
  • @LIDIA1973, sim isso mesmo.
    Só lembrando as recomendações de sempre sobre o vale postal a finalidade é "Manutenção de residente" e não utilizar euro exportação.
  • @ daniel henriques - ok, muito obrigada !!! O vale faço um pouco maior? tipo 125 euros pra garantir? ou nao precisa?
  • Boa tarde.
    Acabei de receber uma carta da Conservatória de Lisboa com o número do meu Processo. O meu pedido é por casamento. Sou casada com nacional português mais de 20 anos e temos 3 filhos que também têm nacionalidade portuguesa. Quando o processo recebe um número ele já passou por uma análise inicial? Minha curiosidade é se quando recebe uma numeração já há uma possibilidade maior de conseguir a nacionalidade.
    E depois da numeração, qual os passos seguintes, e tempo que deve demorar para uma decisão final.
    Entreguei todos os documentos na Conservatória de Lisboa no início de setembro de 2018.
    Grata,
    Juliana
  • @Juliana esse processo só deve ser concluido no final do ano.
  • Mas ser numerado já é uma esperança ? Teve uma análise prévia? Ou tudo que chega é numerado?
  • @Juliana R Junqueira, ser numerado quer dizer que cumpre os requisitos para abertura do processo. Isso quer dizer apenas que a documentação mínima necessária foi apresentada (certidões, pagamento, etc...), o conteúdo dos documentos não foi analisado ainda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.