Etapas do processo
LIDIA1973
Member
Bom dia, quais são as etapas do processo? O meu está em análise mas é do inicio de jan/19, 23xx/19, acredito que já esteja quase pronto. Tenho dúvidas ... dependendo da resposta da LR e não saber o que fazer em seguida, ou não entender exatamente em que "pé" está o meu processo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Numeração
Análise
Despacho
Registo
E o Registo, ja posso pedir a certidao pelo civil online nesse ponto?
Após ser informada que foi para registro aguarde uns 10 dias que o assento deve ficar pronto e daí pode solicitar a certidão.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Dúvida: quanto tempo tenho que esperar pra pedir a certidão pelo Civil online?
Você pode acompanhar a finalização da transcrição entrando com o código de acesso da sua certidão que na página que da acesso ao download da certidão seu nome vai alterar. O arquivo da certidão que você baixa não é atualizado, terá que solicitar uma nova certidão depois para vir com a averbação do casamento.
No caso do seu marido tem que ter 3 anos de casados e os filhos já com nacionalidade atribuída ou 5 anos sem a atribuição dos filhos. Esse processo só é feito em Lisboa.
Se forem maiores mande a transcrição para PD e depois o processo deles faça pelo ACP.
Sim,como falou o Daniel,sendo seus filhos de menor vc pode enviar a transcrição e a atribuição deles para Tondela que será mais rápido
Faça exatamente da maneira que vc colocou
É assim mesmo como você falou, um processo dentro de cada envelope, casa processo com sua documentação completa, não pode compartilhar documentos entre eles. A transcrição de casamento tem custo de 120 euros e tem que ser pago por vale postal, os processos dos seus filhos, como são menores, é gratuito.
Eu escreveria nos envelopes "Transcrição de casamento" e nos outros "Atribuição de ...., MENOR"
Para a transcrição de casamento pode seguir as instruções e utilizar o modelo de requerimento de Ponta Delgada mesmo http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1
Para o processo de seus filhos é o formulário 1C especifico para menores de idade com assinatura do pai e da mãe ambra reconhecias em cartório por autenticidade, a certidão de nascimento deles reprográfica apostilada, xerox autenticada do documento de identidade de ambos os pais (não precisa apostilar) e, para o de 14 anos, a xerox autenticada do RG dele também.
O 1C para menores e instruções em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/49458/#Comment_49458
Tondela da prioridade para processos de menores, apesar de no passado ter sido mais rápido ainda é uma ótima opção para menores. Como tem que ser feita a transcrição de casamento antes do processo dos menores a transcrição acaba tendo prioridade também. Recentemente teve processos assim que não levaram 2 meses por lá (trancrição + atribuição do menor)
VALE POSTAL PARA:
• IRN, IP
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 – Tondela
DOCUMENTOS PARA:
• CRC de Tondela
Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57
3460-584 – Tondela
Está correto? É só isso que devo escrever?
Só lembrando as recomendações de sempre sobre o vale postal a finalidade é "Manutenção de residente" e não utilizar euro exportação.
Acabei de receber uma carta da Conservatória de Lisboa com o número do meu Processo. O meu pedido é por casamento. Sou casada com nacional português mais de 20 anos e temos 3 filhos que também têm nacionalidade portuguesa. Quando o processo recebe um número ele já passou por uma análise inicial? Minha curiosidade é se quando recebe uma numeração já há uma possibilidade maior de conseguir a nacionalidade.
E depois da numeração, qual os passos seguintes, e tempo que deve demorar para uma decisão final.
Entreguei todos os documentos na Conservatória de Lisboa no início de setembro de 2018.
Grata,
Juliana