Prova de Vida

124

Comentários

  • Legal @Nilton, li o depoimento dela. Segunda vou ao Consulado de Santos agendado, e já mando pra ACP com uma carta de juntada....sei que vai dar certo! Obg pela orientação
  • editado July 2019
    Oi gente, Vlad Pen explicou que no ACP não aceitam prova de vida feita em cartório; e vi aqui que @Andrea vicky, também fez como eu, quando fiz a do meu pai (74 anos) eu nem sabia que tinha que mandar prova de vida para idosos, pois na época não vi aqui no fórum, essa instrução na relação de documentos a serem enviados. Enviei para Tondela e deu tudo certo, pois ele estava com a RG atualizada. Agora pretendo fazer atribuição para uma tia de 98 anos. O que vcs me aconselham? Acham que posso também enviar para Tondela, atualizando a RG dela?
  • editado July 2019
    @Suzie...

    O envio da Prova de Vida é "regra" para requerentes acima de 70 Anos...
    Casos como os que você citou são "exceções"...

    Exigir ou não Prova de Vida...Aceitar ou não que apenas um RG recente "faça as vezes" dessa Prova de Vida...Consiste em uma "Liberalidade" de quem vai analisar a documentação...

    Cabe somente a você decidir se vai ou não arriscar enviando "apenas" um RG atualizado...

  • editado July 2019
    @Nilton Hessel,
    - então se eu mandar a prova de vida dela, o RG pode ser o que ela tem, não ultrapassando 10 anos da emissão, ou também tenho que atualizá-lo?
    - outra conservatória que não seja o ACP aceita essa prova de vida, feita pelo cartório ?
    -
  • @Suzie Figueiredo, se o RG não tem 10 anos de emissão não precisa fazer outro. Se fazer a prova de vida no consulado é difícil para você faça o processo por Tondela, lá é aceita prova de vida feita em cartório.
    Lembrando que a prova de vida em cartório tem o custo do documento e tem que ser apostilado também, a feita no consulado não tem custo e, por ser um documento português, não precisa apostilar.
    Tondela está levando uns 8 meses para finalizar o processo.
  • @Daniel Henriques,
    Fica difícil pelo Consulado porque só tem nas grandes capitais, no caso aqui teria que ser Belo Horizonte, e como ela tem idade bem avançada (98 anos) mesmo estando lúcida, não consegue fazer uma viagem longa, então a alternativa é fazer por aqui mesmo, e graças a Deus, que aceitam essa prova de vida sem ser apenas pelo Consulado, nossa, já pensou se não aceitassem? Como fariam as pessoas em situação semelhante?
    Obrigada por seu esclarecimento.
    Abraço.
  • @Susie faça a prova de vida em cartório e envie o processo para Tondela.
  • editado July 2019
    @Vlad Pen,
    Vou fazer sim, tomara que dê tudo certo. Obrigada também pela sugestão, :)
    Uma curiosidade: se acontece de algum processo não dar certo, a Conservatória devolve tudo?

  • @Suzie...

    No ato do recebimento da remessa pela Conservatória...O envelope é aberto e é feita uma primeira avaliação da documentação enviada...(Verificam a Viabilidade do Processo)...Se houver alguma exigência...O requerente será notificado...Se a exigência não for cumprida o processo é indeferido e nada é devolvido...
  • Pessoal, boa noite

    Alguém sabe como é feita a prova de vida no consulado de Portugal no RJ?

    No site só constam informações sobre prova de vida de cidadãos portugueses, neste caso, não é necessário agendamento. Os que estão em processo de atribuição se encaixariam neste item?

    Quero fazer o da minha avó de 92 anos, ela está debilitada de saúde e não queria a expor a sacrifícios de ficar esperando em uma fila. Alguém sabe se ela teria prioridade?

    Desde já agradeço quem puder me ajudar.
  • @Nilton Hessel,

    nada é devolvido? Deduzo então que possa ser pela.despesa dos correios, quando eles não teriam que pagar pelo retorno, dos documentos, mas mesmo que passe o tempo de validade, não haveria muita lógica desses documentos ficarem arquivados lá, pois se futuramente houvesse outro processo, a validade dos mesmos já haveria se extinguida, não é? Então o que eles fazem com toda a papelada? E o dinheiro? Não é para a conclusão do processo? Seria então a mesma coisa de vc pagar um serviço que não foi devidamente prestado, mesmo que a culpa não tenha sido da Conservatória, ou pagar por algo que não recebeu.
  • editado July 2019
    Então @Nilton Hessel,
    Por causa do que li nesse link:

    (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14112/prova-de-vida-nao-foi-aceita-com-modelo-1c-e-fixacao-de-nome-o-que-faco)

    que fiquei confusa...
    Não é fácil tomar essa decisão como vc disse, quando há algumas divergências de como proceder, pois não tenho experiência suficiente e fico insegura, porque além de ser caro também estou correndo contra o tempo em se tratando da idade da minha tia.
    Pra não arriscar, vou é mandar a identidade atualizada recentemente e a prova de vida também, aí acaba com esse impasse.
    Mas aí nesse link, falaram que a prova de vida é enviada em envelope separado. É mesmo? Ela não é enviada junto aos demais documentos no formulário 1C ?
  • @Suzie...

    Algumas pessoas acreditam que a assinatura do requerente reconhecida por Autenticidade no 1 C Vale como Prova de Vida....Infelizmente não é assim...!!!

    Prova de Vida não tem nada a ver com reconhecimento de firma no 1 C...

    Você deve enviar a Prova de Vida no envelope junto com os outros documentos...

    Eu penso da mesma maneira que você...
    Providencie novo RG e a Prova de Vida...
    Faça esse esforço agora para não correr o risco de ter que consertar mais tarde...
  • @Suzie...

    Quanto à questão do andamento do processo de Nacionalidade Portuguesa...

    A Conservatória recebe a documentação...Faz uma primeira verificação para confirmar se todos os documentos necessários para a instrução do processo foram enviados...Em seguida conferem se os emolumentos foram pagos...A partir daí o processo é numerado e "Entra na fila" esperando chegar a vez de EFETIVAMENTE ter os documentos analisados minuciosamente...
    Ou seja...A partir da numeração...Não existe possibilidade de devolução do que quer que seja...O trabalho da Conservatória já iniciou...
    Daí em diante existem duas opções...

    # 1 você pesquisou bastante as informações do Fórum e fez a lição de casa direitinho...

    ***Resultado 》》 Processo finalizado com sucesso e Nacionalidade Portuguesa Atribuída...

    # 2 você cometeu algum erro...Seu Processo cai em exigência e você é notificada para tomar as devidas providências para suprir essa (s) exigência (s) em um prazo determinado...

    Resultado (A) Você cumpre a exigência no prazo determinado e o processo é finalizado com sucesso e a Nacionalidade Portuguesa é Atribuída ao requerente...

    Resultado (B) Você não cumpre a exigência...
    Seu processo é indeferido...

    Não há razão para devolução alguma Pois o trabalho deles foi realizado...A culpa do indeferimento do processo é exclusivamente do requerente...Por não reunir as condições exigidas para que o processo fosse deferido...

    Espero ter conseguido passar a ideia para você...
  • editado September 2019
    Tenho um agendamento para 10/09/2019 no período da manha no consulado de São Paulo - SP e vou cancelar. Alguem precisa ?
  • Bom dia!
    Alguém sabe como marcar no site do consulado português do Rio de Janeiro a emissão de prova de vida? Qual o serviço marcar?
  • Eu li estes tópicos mas fiquei na dúvida se tinha que marcar on line previamente.
  • Valeu,obrigado pela ajuda.
  • Pessoal boa noite,
    Recebemos hj carta com a exigência de prova de vida, o RG enviado era novo, nem 15 dias de expedição, ainda assim pediram a prova.
    A questão é que ela é uma senhora de 87 anos com princípio de alzeimer, mora em Mogi Guaçu e é muito difícil para fazer viagens. Já vi em outras postagens que a prova de vida foi feita via cartório, a pergunta é se dá certo é oq a gente precisa pra fzr do jeito que será aceito. O processo é pela ACP, gostaria de sugestões
  • @wagnernnc faça a prova de vida no cartório e anexe uma carta dizendo que a requerente é muito idosa e mora a quase 200 km do consulado.Tb diga que entrou em contato com a Sra Alda Azevedo ( diretora do Depto de Gestão e Apoio do IRN )e que a mesma disse por e-mail que é possivel fazer a prova de vida sem ser no consulado desde que seja dificil o deslocamento do requerente.. e-mail da Sra Alda : geral@irn.mj.pt telefone (351)21 7985500.
  • @Vlad Pen muito obrigado pela resposta
    Pensei também em pedir um laudo médico, será que ajuda ou a carta é suficiente. Com relação ao e-mail da diretora, posso só citar na carta ou precisa mandar o e-mail e anexar a resposta?
    A prova de vida no cartório, tem algum modelo específico, algum texto que precisa constar.
    Muito obrigado pelo retorno, já deu uma luz aqui
  • Se vc quiser enviou o e- mail da Sra Alda para vc.O modelo da prova de vida o cartório deve ter algum modelo específico.
  • Pode enviar para mim também por favor
  • @Rafael enviei para seu email tb.
  • @Vlad Poderia encaminhar o email pra mim também?

    Já estava para enviar toda documentação e já paguei o formulário 1C(cartão).
    Porém entrei aqui e vi que para ACP prova de vida só aceita se for emitida por consulado.

    Fiz a prova de vida em cartório e iria apostilar amanhã e já enviar toda documentação. Você acredita que anexando essa carta pode dar certo?
    Preciso enviar para ACP porque o português é declarante na certidão de nascimento e não transcrevemos o casamento por este motivo, e só la na ACP que não precisa dessa transcrição nestes casos, certo?

    Encontrei um endereço aqui na minha cidade:
    Consulado Honorário de Portugal - Uberlândia - MGEndereço:R. Antônio Grezzi Tronconi, 113 - Residsencial GramadoCidade:UberlândiaEstado:Minas Gerais
    Porém quando liguei lá, disseram que só faz em Belo Horizonte (540km de distância).

  • @AnaPaula envie para seu e-mail
  • editado March 2020
    @Vlad recebi seu e-mail, obrigada.

    É melhor fazer uma carta explicando a situação e citar as informações do email. Ou além da carta anexar seu email tb?

    Posso grampear essas cartas no documento autenticado e apostilado da prova de vida?
  • @Ana faça uma carta explicando a dificuldade de se deslocar até o consulado e anexe a carta da Sra Alda Azevedo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.