Prova de Vida

245

Comentários

  • Ótimo! Então tente ir o mais rápido possível e envie antecipadamente como sugeriu a @Heloiza Coelho
  • @iarantes se você é do Rio, então fica melhor ainda. Outro dia li o relato de uma moça que foi com a avó fazer a prova de vida e não levou nem 15 minutos ( não sei que horas chegaram ao consulado), mas você pode ter esse documento em mãos ainda essa semana, e já encaminha para complemento. Boa sorte!
  • Olá!
    Estou fazendo o levantamento dos documentos do meu avô (falecido) e do meu pai para conseguir minha nacionalidade. Meu pai tem 84 anos, tenho que preencher o formulário 1C com assinatura dele em cartório, além disso preciso fazer a prova de vida? moro no interior do estado e não tem consulado. o que sugerem? devo fazer em cartório ou levo meu pai no consulado mais próximo? Quero fazer direto na conservatória. Agradeço ajuda...
  • @Rita existem as presenças consulares no interior do Estado de SP.ACP não tem aceito prova de vida feita em cartório.
  • @Vlad Pen agradeço a informação.

    Existe uma regra quanto ao momento de fazer a prova de vida? Digo precisa ser antes ou depois de fazer o formulário 1C?
  • @Rita C

    Não existe esse tipo de regra,pode fazer a prova de vida antes ou depois do 1 C
  • @Maria Nélida

    agradeço seu retorno.

    Estou com um problema, pois tentei entrar no site do consulado e agendar na cidade mais próxima, no caso seria Ribeirão Preto. Na página inicial do site do consulado aparece que está esgotada a agenda até junho. E ao entrar e tentar buscar datas, não está disponível a opção "clicando aqui" para ver a próxima permanência, não sei o que fazer... pois é muito tempo para esperar... e ainda não tem uma data...vocês tem alguma orientação?
  • @Rita..ja tentou ver em outras cidades?
  • @Vlad Pen todas as cidades na região estão esgotadas, a próxima data que aparece é 26 junho, mas mesmo assim não está habilitada a opção de agendamento.

    Será que se eu fizer a prova de vida pelo cartório e enviar é muito arriscado , posso cair em exigência?
  • @Rita C, se o processo for pelo ACP Porto só vai gastar dinheiro fazendo no cartório pois ACP só está aceitando prova de vida feita no consulado.
  • @Daniel Henriques, vc sabe me informar se tem alguma conservatória que aceita prova de vida de cartório?

    vou tentar ligar no consulado de Ribeirão Preto e ver se precisa de agendar prova de vida.
  • @Rita, pelo que sei apenas ACP está recusando prova de vida feita em cartório, nas outras conservatórias me parecem nem ser tão assim uma regra exigir prova de vida, mais alguns casos esporádicos em que eles solicitam.
  • editado March 2019
    @Rita..vc pode tentar Tondela ou Ovar.Me parece q não exigem q a prova de vida seja feita no consulado.
  • Realmente não vou conseguir presencial no consulado, tentei ligar para saber detalhes, não atende e o e-mail voltou...Então vou enviar para uma dessas conservatórias... e no caso é bom enviar a prova de vida em cartório ou envio só depois se eles solicitarem? ...@Daniel Henriques e @Vlad Pen valeu as dicas, fico muito agradecida...
  • @Rita aconselho a enviar de imediato.
  • Rita,

    o casamento do avô está transcrito em Portugal?
  • A título de informação aqui no fórum.
    Como comentei, esperava numeração do processo do meu sogro, para envio de formulário 1D com dado que faltou no Quadro 1 - Campo 9, foi numerado. Aproveitando o momento, preenchi o formulário todo e pedi que comparecesse ao Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e assinasse presencialmente lá.
    Havia ligado e a atendente informou-me não haver a necessidade de agendamento, expliquei que seria para processo de cidadania enviado para CRC Lisboa e teria mais de 70 anos.
    Chegou antes do horário de abertura, aguardou por ordem de chegada, foi atendido, assinou, carimbado seu formulário pelo assistente, aguardou a chegada do Cônsul, onde foi expedido o Certificado de Vida e Identidade, pelo Cônsul, assinado por este e pelo meu sogro.
    Enviei carta informando sobre o pedido de juntada do formulário retificado e do certificado de vida ao processo já numerado, para CRC Lisboa. Foi no dia 19/03/19 que compareceu ao Consulado.


    Mauriceia.
  • Não pagou nenhum valor.
  • Meu avô português, se casou aqui no Brasil com minha avó também portuguesa em 1913, os dois são falecidos. Não tenho informação sobre isso @Guilherme Moreira, mas acredito que a transcrição do casamento deles não foi feita.
  • editado March 2019
    @Rita C ...
    Pelo ano em que os seus Avós se casaram...(1913)...Acho difícil que essa transcrição de casamento já tenha sido feita em Portugal...
    A não ser que algum familiar tivesse entrado com requerimento da Nacionalidade Portuguesa mais recentemente e por necessidade já tivesse também solicitado a referida Transcrição de Casamento...
    Em casos assim...O correto seria consultar o registo de Nascimento de seu Avô/Avó para verificar se consta a averbação de casamento...
  • @Nilton Hessel também acredito não.

    Como faço essa consulta? pois tenho a certidão portuguesa e não consta nada.
  • @Rita pode tentar pelo email registos.centrais@irn.mj.pt
  • @Rita C...
    Siga a orientação do @Vlad...Faça a consulta...
    Só uma pergunta...Essa certidão portuguesa que você tem foi obtida faz muito tempo...?
  • obrigada @Vlad Pen, vou enviar o e-mail.

    @Nilton Hessel, essa certidão consegui através dos arquivos de Coimbra, há uma semana, eles enviaram pelo correio, mas ainda não recebi o papel. Parece ser um cópia simples , com a foto do livro de batismo, mas pelo que vi é assim mesmo. Falando nisso, preciso pedir a certidão pelo civil online também, ou com esta certidão consigo da entrada? obrigada pela ajuda
  • @RitaC com a certidão que obteve no Arquivo de Coimbra vc ja pode dar entrada no seu processo.
  • Que ótimo @Vlad Pen, obrigada.
  • Rita,

    como ambos são portugueses precisa transcrever o casamento antes do pedido de nacionalidade. Precisa da certidão de nascimento/batismo da avó também.
  • Olá @Guilherme Moreira, ao retirar a certidão de casamento do meu avô (português) no cartório descobri que minha avó na verdade era brasileira. Nesse caso para dar entrada na atribuição do meu pai (brasileiro), preciso fazer a transcrição de casamento do meu avô ou posso dar entrada sem a transcrição?

    E qual melhor conservatória... (No caso que não é exigente sobre prova de vida)? Se estou perguntando no local errado, me orienta por favor. Obrigada.
  • @Rita C,

    tenha certeza antes, que sua avó era brasileira mesmo. Converse com os mais velhos da família. Pq pensou inicialmente que ela era portuguesa?

    Ela pode ter pedido para se naturalizado (e ter dupla nacionalidade) ou a informação da certidao de casamento de que sua avó era brasileira pode estar equivocada.

    Quanto à prova de vida do seu pai, sera necessária devido à idade dele.
  • Obrigada pelo retorno @Marcia. A família (filhas) dizem que ela era portuguesa, fiz uma busca para obter a certidão potuguesa dela, mas não encontrei nada, agora tenho o nome dos pais e o provável ano que ela nasceu. Devo colocar aqui no forum os dados para obter ajuda?

    Ao retirar a certidão de casamento me deparei com esses dados que ela era brasileira, como é muito antigo achei que poderia estar certo... agora estou na duvida diante do que vc falou.
    o problema é que não estou encontrando a certidão de nascimento dela aqui no Brasil, falei com a pessoa do cartório que ela se casou e que consta ter nascido na cidade, e ela pediu o desarquivamento da habilitação do casamento, não sei direito o que é isso, mas parece que pode obter os documentos que ela apresentou para casar.

    Para vc ter ideia, ela casou em 1913, estava com 16 anos e a cidade nesse período era um povoado em crescimento, então não sei se irei encontrar a certidão de nascimento.

    Por recomendação do @Vlad Pen enviei um e-mail para verificar se o casamento dos meus avós já foram transcritos em portugal , ainda não obtive reposta.

    E também estou com problemas quanto a prova de vida, meu pai tem 84 anos e fica muito dificil leva-lo para Sp, pois é 6 horas de viagem. e não consegui agendar em Ribeirão Preto e cidades próximas a agenda está esgotada. TEntei ligar e enviar e-mail, para ver se posso ir sem agendamento (pois nos dias 03 e 04 de abril estarão em Ribeirão Preto), sem sucesso, não atendem. Então pensei em enviar para uma conservatória que aceita o envio da atribuição sem prova de vida, parece que é o caso Tondela e Ovar, segundo o pessoal do forum. Mas aí encontrei esse problema da certidão da minha avó, pois pelo que entendi nessas conservatórias terei que transcrever o casamento do meu avô (portugues) antes de fazer a atribuição.

    Então minhas dúvidas são:

    1- Posso enviar para uma conservatória que não exige prova de vida?
    2- Vai ser necessário transcrever o casamento dos meus avôs antes?
    3- Posso fazer a transcrição sem a certidão da nascimento da minha avó?


    Enfim, são muitos desafios, cada vez aparece uma situação nova para solucionar....

    Se vcs puderem me ajudar, fica muito agradecida.
    um abraço a tds.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.