Prova de Vida

135

Comentários

  • @Rita C ,

    Sim, coloque todos os dados que possui, incluindo a cidade onde se fixou, porto de desembarque, filiação datas, nomes dos possíveis irmãos. Enfim, tudo que tiver.

    Por aqui, @Kleber e @GuilhermeMoreira podem te ajudar.. São especialistas em certidões.

    O desarquivamento do processo de habilitação de casamento pode conter algo. Mas considerando a data antiga, fica dificil..

    Sim, a orientação que @Vlad te deu foi boa. Vamos aguardar. Se o casamento estiver transcrito, tudo resolvido.

    A prova de vida do seu pai pode ser feita por instrumento público, em cartório da cidade o de seu pai mora.

    1. Esse é um risco. Pode enviar e cair em exigência

    2. Se ambos forem portugueses, a transcrição e obrigatória

    3. Infelizmente, não mais

    Não desista. Vc chega la, com calma.
  • Olá,

    Obrigada pelo retorno e incentivo @ Marcia.

    Vou postar os dados que tenho no tópico: busca por certidão portuguesas, é isso né?
    obrigada.
  • Boa noite pessoal!

    Após várias tentativas consegui agendar a prova de vida do meu pai no consulado mais próximo da minha cidade!!!!

    Com isso, pelo que li no forum eu consigo dar inicio a atribuição do meu pai pela ACP Porto, e no caso não preciso fazer a transcrição do casamento do meu avô português casado com avó brasileira?

    obrigada
  • @Rita C,

    conforme escrevi ai em cima, a prova de vida poderia ser feita também em cartório, por instrumento público.
    Talvez fosse mais cômodo para seu pai, não ter que se deslocar tanto.
  • Vc tem razão @Marcia, seria melhor para meu pai e muito mais facil também!

    Mas a dificuldade que encontrei foi essa:

    Segundo informações que li aqui no forum, as conservatórias que aceitam prova de vida feitas em cartório , exige que faça a transcrição de casamento do meu avô, e no caso não estou conseguindo achar a certidão de nascimento da minha avó.
    Já se eu optar em fazer pela ACP, que não exige transcrição de casamento , terei que fazer prova de vida no consulado, pois a mesma não aceita prova de vida em cartório.
    Então fiquei preocupada , e por isso tentei até conseguir presencial no consulado.

    Essas informações estão corretas?
    São tantas coisas que tenho que observar, que as vezes até fico confusa...

    Agradeço muito toda sua ajuda.
  • editado March 2019
    @Andrea vicky,
    A primeira atribuição que fiz, foi a do meu pai, então ele com 74 anos. Através das instruções aqui no fórum, foi que enviei os documentos relativos à mesma, mas não sabia que teria que enviar prova de vida.
    Minha irmã já havia atualizado o RG dele há 6 meses, por questões de regularização da aposentadoria. Coincidentemente, também enviei a atribuição dele, para Tondela, que na época, em 2017, ainda não precisava fazer transcrição de casamento; ele assinou o formulário num dia e enviei no outro; deu tudo certo, graças a Deus.
    Uma senhora lúcida de 98 anos, será que com a identificação atualizada recentemente, também consideram.?


  • @Suzie se for um R.G com até 30 dias as conservatórias aceitam.
  • Pergunta besta, mas é preciso confirmar...

    o endereço do consulado de sp é R. Canadá, 324 - Jardim América ?
  • Boa tarde!

    fui com meu pai no consulado itinerante de Ribeirão Preto, estava agendado a prova de vida, mas infelizmente eles não fizeram, apesar de estar agendado, e descrito em papel, enviado por e-mail. A informação que ele me passou é que a prova de vida só poderá ser feita em SP ou Rio de Janeiro.
    Agora não sei o que fazer, pois não tenho a certidão da minha avô brasileira para transcrever o casamento e assim enviar para Tondela que aparentemente não exige prova de vida. Ou se envio para ACP, pois o RG do meu pai foi tirado semana passada. Fiquei bem desanimada.
    Vocês poderiam me dar uma luz?

    obrigada
  • @Rita se o R.G do seu é bem recente, não vai precisar da prova de vida.
  • Nossa @VladPen que bom!!

    tirei o RG do meu pai essa semana. Que bom! vou terminar o apostilamento e enviar para ACP.

    muito obrigada.
  • Olá gente!

    Li tudo o que foi postado aqui nesse tópico, mas nenhum comentário fez menção ao prazo de validade da prova de vida. Alguém tem essa informação?
    Outra questão é sobre o formulário de transcrição de casamento + óbito pelo consulado Geral em São Paulo; É que preenchi o formulário e quando fui imprimir, percebi que nos campos das informações sobre o óbito do cônjuge,estavam todos vazios e isso aconteceu por 3 vezes. Alguém pode me dar alguma dica?
  • @MAHA...

    Você não deve encontrar por aqui informação sobre "Validade da Prova de Vida"...

    Pelo entendimento óbvio que se pode ter sobre "Prova de Vida"...Está subentendido que quanto mais recente for a emissão do documento melhor...

    Ora... "Prova de Vida" trata-se exatamente de um documento que comprova que quem está requerendo a Nacionalidade Portuguesa "está vivo"...Portanto...Se passar muito tempo entre a data da sua emissão e a recepção dos documentos na Conservatória...Esse documento deixará de cumprir sua finalidade...!!!

    No que se refere a Documentos/Formulários/Procedimentos obtidos junto ao Consulado Geral de Portugal em São Paulo...Recomendo tentar esclarecer as dúvidas com o pessoal do Consulado mesmo...

    É de conhecimento geral aqui pelo Fórum de que esses "Procedimentos..." Realizados pelo Consulado...(Na maioria das vezes)...Diferem daqueles realizados nos casos de envio dos processos diretamente para as Conservatórias Portuguesas...
  • Gratidão, Nilton Hessei!
    Seria apenas para se ter uma base. falo com relação a validade da prova de vida, tipo, quantos meses. Mas voce foi preciso, pelo que agradeço!

  • Olá... @MAHA...
    Boa tarde...

    Eu entendo sua dúvida quanto à "Validade da Prova de Vida "...!!!

    Ocorre que até pela diferença de entendimento na análise dos documentos por parte dos diferentes Conservadores a trabalhar em cada repartição Portuguesa...Fica difícil ter um número correto sobre isso...

    **PODE SER** que uma Prova de Vida com data de emissão de dois meses atrás seja aceite sem problemas por um Conservador...
    Mas um outro Conservador que trabalha na sala ao lado pode considerar que quarenta dias de emissão já seja muito tempo para esse tipo de documento e coloque o processo em exigência solicitando uma nova Prova de Vida...

    Vou te dar um exemplo de um processo do Avô de uma amiga que ajudei a montar e que foi enviado recentemente para Ovar...

    Eu ajudei nas pesquisas e buscas por documentos para esse processo aqui em São Paulo e até em visita que fiz a Portugal...
    Foram cerca de doze meses de idas e vindas até que finalmente todos os documentos estivessem prontinhos para o envio...SÓ ENTÃO a bisneta dos Portugueses agendou a Prova de Vida do Avô no Consulado Geral de Portugal em São Paulo...
    O documento de Prova de Vida foi o último documento providenciado...!!!
    Foi emitido com data de 6/3...(Quarta feira de Cinzas)...Eu despachei os documentos por DHL na sexta-feira 8/3...E eles foram recebidos na Conservatória em 11/3...

    Na minha opinião...A razão de muitos processos caírem em exigência é que muitos "arriscam a sorte" e enviam documentos com configurações diferentes daquelas que são exigidas...
    Eu nunca tive nenhuma exigência nos processos de minha família...(E de dois ou três amigos aos quais auxiliei)...
    Eu devo isso a MUUUUUITA pesquisa...!!!

    Quanto à "Prova de Vida"...Trata-se
    de lógica...
    Quanto MAIS RECENTE a data de emissão do documento MENOR a probabilidade de ter problemas...!!!

    Boa Sorte...!!!
  • editado May 2019
    Boa Noite pessoal,
    Eu fiz o processo da minha avó por procuração, ela tem mais de 90 anos. Fiquei preocupado porque não mandei a prova de vida.
    Será que a procuração emitida a 2 meses pode servir como prova de vida?

    Essa semana eu irei ligar para verificar o número do meu processo.
  • Bom dia,
    Meus caros, vou dar entrada no processo de atribuição de meus pai (com 82 anos) por ACP, ocorre que a prova de vida dele esta agendada no Consulado em SP para outubro/2019, e nesta data alguns documentos já estarão perto de um ano de sua emissão.
    Então estive pensando, devo mandar os documento pra ACP sem a prova de vida, e considerando que a analise dos documentos pode demorar um pouco e eventualmente cair em exigência, quando me cobrarem a prova de vida já estaremos mais perto de poder fazer a prova de vida e enviar a eles.
    Um detalhe, o Sr. Vlad postou acima, que um RG bem recente não seria cobrado a prova de vida, e no caso de meu pai, o RG foi renovado em 07/06/2019, sei que isso pode depender da analise do conservador, mas pode até ser que não venha a cair em exigência.
    Estou coerente na análise ou devo realmente esperar e mandar tudo junto.
    Grande abraço a todos..
  • editado June 2019
    @Elienae...

    Na primeira página deste tópico tem umas dicas da Mayra para "adiantar" o agendamento da Prova de Vida no Consulado Geral de Portugal em São Paulo...
    Você pode arrumar um horário mais próximo por desistência de outros...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/189859/#Comment_189859

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/189859/#Comment_189859
  • editado June 2019
    Tanta coisa ... será que entendi?
    Se fizer prova de vida em cartório, terei que mandar para outra conservatória (Tondela?) e nesse caso obrigatoriamente transcrever o casamento?
    Devido a longa espera de prova de vida no consulado e da prova de vida no cartório exigir a transcrição (mais demora e custo), não é muito mais coerente tirar um novo RG e enviar para ACP de Porto?
    Obrigada!
  • Outras dúvidas:
    1. a prova de vida feita pelo cartório de notas é feita por procuração ou pessoalmente?
    2. Alguém teria um modelo?
    Grata!
  • @Regiani Scharlack, o próprio cartório tem o modelo da prova de vida, tem que ser feita pessoalmente pois o tabelião vai atestar que a pessoa esteve presente na frente dele e estava viva....
    Em cada cartório custa um valor, tem foristas que relataram cartórios pedindo mais de R$ 400 e depois ainda terá que apostilar. A prova de vida no consulado não tem custo e não precisa apostilar.
    Se fizer por outra conservatória terá que transcrever o casamento, não tem como escapar disso.
    Qual consulado que atende sua região?
    "não é muito mais coerente tirar um novo RG e enviar para ACP de Porto", o RG novo não garante que não será exigida prova de vida uma vez que são coisas diferentes, tem pessoas que tiveram processos com exigência de prova de vida e RG tirado uma semana antes do envio dos documentos.
  • @Regiani...

    Se o problema for a falta de datas disponíveis para fazer a Prova de Vida no Consulado Geral de Portugal em São Paulo...Dê uma olhada mais acima nessa página que tem um link com dicas para conseguir adiantar esse agendamento...

    Mas se o problema se refere á dificuldade de locomoção do requerente idoso...Saiba que os Cartórios costumam realizar serviços no domicílio do interessado...
    Consulte o Cartório de sua Região...

    Quanto às diferenças de tratamento entre uma Conservatória e outra...Isso acontece mesmo em Portugal...As leis são as mesmas...Mudam algumas diretrizes entre diferentes Conservatórias...

  • @Mayra, obrigada pela dica, consegui antecipar o meu em 1mês e meio...o negócio é tentar, e outra coisa, as pessoas lembrarem de desmarcar quando ñ forem mais..isso ajuda a fila andar
  • Pessoal, uma pergunta: posso fazer a prova de vida da minha sogra em Santos? O endereço é de São José dos Campos
    Obg
  • @deiseljo, pelo consulado de SP (Santos é escritório consular ligado ao consulado de SP) você pode escolher o local de atendimento que lhe for mais conveniente, SP Capital, Santos, etc...
    Tem que agendar o atendimento pelo site do consulado pois esse atendimento é apenas com hora marcada.
  • Ok @Daniel, agendei em Santos pq lá tinha data mais próxima. Valeu pela resposta!
    Aproveitando sua atenção, já tinha enviado os docs pra ACP qdo vi que precisava da prova de vida, agora espero cair na exigência ou mando logo a prova que vamos fazer? Será que eles vão anexar aos docs que já estão lá ? Tem que ser EMS tb?
    Obg
  • editado July 2019
    @deiseljo

    Mande o mais rápido possível...(Eu enviaria por DHL...Chega em três dias úteis)...E coloque em destaque do lado de fora do envelope onde estão os documentos...(Não no envelope de envio...!!!)...Todos os dados que indicam o processo para o qual o documento enviado deve ser anexado...

    Coloque...:

    "...DOCUMENTO COMPLEMENTAR PARA INSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DA NACIONALIDADE DE FULANO DE TAL...***PROVA DE VIDA***..."
    "...DOCUMENTOS E REQUERIMENTO RECEBIDOS NESSES SERVIÇOS DO ACP EM XX/XX/2019..."

    Se já tem o número do processo...Coloque pois é importante...Se ainda não tem o número não faz mal...Apenas forneça o maior número de informações que facilitem a identificação do processo para o qual está enviando o documento complementar...
    Faça isso também em uma carta que vai enviar dentro do envelope junto com os documentos...Explique as razões de não ter enviado a Prova de Vida junto com os outros papeis e que decidiu enviar o quanto antes o documento na intenção de evitar que seu processo caísse em exigência...

    Boa Sorte...

  • Obrigada @Nilton, vou fazer dessa forma.
  • editado July 2019
    Veja @deiseljo...

    Tem um caso recente que encontrei...
    A @Mauri enviou documentos complementares...(Inclusive Prova de Vida)...Para um processo que já estava na CRC de Lisboa em Março/2019...
    Você pode tirar mais dúvidas com ela InBox se achar necessário...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/192551/#Comment_192551
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.