Prova de vida não foi aceita com Modelo 1C e fixação de nome, o que faço?

Olá, boa noite!

Gostaria de tirar duas dúvidas a respeito do requerimento da ACP:

Enviei os documentos da minha avó (ela tem 89 anos) para ela adquirir a nacionalidade por atribuição do meu bisavô português, porém a ACP enviou uma carta pedindo os seguintes documentos adicionais:
•Prova de Vida junto ao consulado português (ela mesma assinou o Modelo 1C no consulado português do Rio de Janeiro);
•Cópia Autenticada do documento de identificação de seu pai (passaporte, B.I), de registro de óbito, de casamento ou inscrição consular para comprar a fixação do nome.

O que devo fazer em relação a prova de vida? Tinha certeza que ela assinando o documento no consulado fosse valer como tal.
Esses documentos para fixar o nome, precisam ser portugueses ou transcritos? Temos um documento que é do Serviço de Registro de Estrangeiros, dizendo que o bisavô é português e tendo o seu nome completo (na certidão de batismo só consta o primeiro nome).

Comentários

  • Alessandra, só assinatura presencial no requerimento não é suficiente. A prova de vida é um documento separado. Mesmo se tivesse enviado a prova de vida no início, eles poderiam pedir novamente. E também já vi casos em que não foi solicitado, mesmo sendo bem idoso. Já vi aceitarem prova de vida feita em cartório, mas se puder fazer no consulado, melhor.

    Quanto à comprovação da fixação do nome, pedem quando a certidão de batismo do português consta o primeiro nome apenas. Geralmente se envia a certidão de casamento em inteiro teor apostilada para comprovar o nome completo. Pode ser a de óbito também. Não tenho certeza se esse documento que você tem serve, mas pode com certeza ajudar.

    Espero ter ajudado e boa sorte.
  • editado October 2018
    Olá, Marcelo!
    Não sabia mesmo que a prova de vida mandava separado, nossa obrigada! Esse documento a gente que redige e ela só assina lá no consulado? tem algum modelo próprio pra isso?
    Sobre a fixação do nome, tanto faz se for a de casamento ou a de óbito? ou tem alguma preferência? na carta que recebi dizia que poderia ser elas duas.
  • Oi Alessandra, se informe no consulado como proceder com a prova de vida. Eles devem ter um modelo próprio.

    Para o processo de minha mãe foi solicitada prova de vida, mas ela fez em cartório mesmo, pois onde ela mora não há consulado. Anexei uma carta explicativa e foi aceita sem problemas. Isso foi em março. ACP agora pode estar mais exigente.

    Sobre a fixação do nome, tanto faz a de casamento ou óbito. Para o processo de minha mãe eu sabia dessa necessidade e já enviei no início, apenas a de casamento do meu avô português com minha avó brasileira. Lembre-se que tem de ser em inteiro teor e apostilada.

    Esses dois itens são comuns de serem solicitados. Pesquise aqui no fórum sobre "prova de vida" e "fixação do nome" que irá encontrar vários casos semelhantes.

    Fique tranquila que dará tudo certo!
  • editado October 2018
    Ah que bom, estava preocupada quanto a isso. Vou fazer o mais rápido possível pois eles deram um prazo de 20 dias úteis + 30 dias úteis. Obrigada Marcelo pelo esclarecimento!

    Edit: Liguei para o consulado português aqui do Rio e eles me informaram que não fazem prova de vida para brasileiros apenas para portugueses...vou pesquisar melhor
  • MarceloDFMarceloDF Member
    editado October 2018
    Estranho não aceitarem, já que a própria conservatória pede... Inclusive há relatos aqui, como esse abaixo, de prova de vida feita no consulado do Rio...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/126930/#Comment_126930
  • @Alessandra Aranha

    Infelizmente, algumas informações passadas por telefone não são confiáveis (experiência própria)
    Vá pessoalmente e peça informações direto no balcão de atendimento
  • @Marcelo DF eu também achei super estranho essa informação que foi dada pelo telefone.
    @Maria Nélida obrigada pela informação, eu ainda questionei a atendente no telefone, dizendo que era a ACP que tinha solicitado essa prova de vida e mesmo assim a mulher disse que só faz prova de vida em portugueses, que brasileiros só reconhecem assinatura lá e pelo Modelo 1C.

    Outra dúvida se vcs puderem me ajudar, nessa carta que recebemos da ACP, eles colocam o número do processo em algum lugar?
  • @AlessandraAranha
    O formato do número do processo é AAAA/XXXXX (ex: 2018/12345), tente ver se tem algo neste formato na carta (o número pode ser menor caso tenha sido enviado bem no início do ano).
    Não sei dizer sobre o número na carta. Se não tiver, você seguramente consegue a informação pela Linha de Registos +351 211 950 500, opções 1 e 1 - funciona de 9 às 17h, horário de Lisboa, normalmente quanto mais cedo, menor a fila.
    Quando for atendida, informe o nome completo, filiação (e o que mais perguntarem a respeito), e pergunte pelo número do processo.
    Também é possível confirmar o número na LR, caso haja algum 2018/XXXXX na carta.
    Após o atendimento das exigências, você também poderá acompanhar o andamento do processo pela LR.
  • @jhmelman Eu recebi na carta assim: Proc. Nº XXXXX/18, isso seria algo relacionado?
  • @Alessandra Aranha

    Esse é o número do processo
  • @Maria Nélida Muito obrigada por confirmar! Irei lá no consulado para falar sobre a prova de vida, espero conseguir
  • Pessoal, esqueci de perguntar algo, essa prova de vida feita no consulado, é algum documento que eles mesmos dão ou eu tenho que fazer um e levar no dia? e eu pago algum valor por isso?
  • @Alessandra essa prova de vida o próprio consulado faz.Temos a informação q o consulado do Rio de Janeiro não faz.
  • Boa noite. O RG novo da minha avó de 98 anos fica pronto amanhã. Mesmo sendo o RG tão recente, vocês acham que vão solicitar esse documento Prova de Vida?
  • @Eneida..acredito q não.
  • @Vlad Pen consegui fazer a prova de vida no consulado aqui do RJ e chegou o assento da minha avó depois de meses, em abril agora. Vocês saberiam me dizer se consigo fazer a certidão de nascimento no consulado mesmo?
  • @Eneida Melo fizemos um RG novo pra minha avó e mesmo assim no caso dela eles pediram uma prova de vida.
  • @Alessandra não recomendamos fazer processos de nacionalidade pelo consulado.
  • @Vlad Pen Ela já está registrada em Portugal como portuguesa, fizemos o processo pela ACP só n temos o documento da certidão mesmo.
  • A certidão da sua avó, agora portuguesa, você pode pedir pelo site do civil on line.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.