Prova de Vida para requerente idoso. Como proceder?

editado January 2019 em Processos de Atribuição
Olá pessoas!
Li por aqui que, quando o filho do Português é idoso (não achei o limite de idade), é preciso um doc. que se chama Prova de Vida.... talvez algumas conservatórias precisem disso, em todo caso, pra ficar mais completo, acho que seria mais seguro fazer.
Quem faz?
Consulado disse q não faz. Só quando for pra renovar a aposentadoria ou algo assim.
Cartório: só o de notas faz. E aí vem a complicação... me informaram que existem 2 tipos de doc, que eles chamam de escritura: um para a PrevidÊcia e outro para a cidadania. A primeira, mais simples, custa em torno de 80 reais e é só levar a pessoa para o tabelião atestar que ela realmente existe. A outra, custA 400 e poucos reais, uma facada, e precisaria 2 testemunhas. Se o idoso souber escrever, não precisa.
Então a dúvida:
Qual das 2 seria a certa? Ñ dá pra acreditar no pessoal do cartório porque nunca sabem direito.... ficam perguntando uns pros outros e se enrolam, não senti firmeza.
Então, se alguém ja passou por esse processo, poderia dar umas dicas aqui....
Obrigada!
(Jan.2019)

Comentários

  • @viviane procure outro cartório e pergunte.
  • Estou pesquisando...
  • Procurei, Vlad, ninguém explica direito. Vou procurar de novo no fórum pra ver se acho alguma pista.
  • @ vviviane, em São Paulo o Consulado de Portugal faz. Minha mãe tem 70 anos e fiz no início deste ano com eles. Fiz o agendamento
    pelo site. Chegando lá informei que era para Dupla cidadania. O serviço não foi cobrado.
  • Oi @Dante
    Olha só! Eu liguei no consulado e a menina me disse que só fazem essa prova de vida pra renovação de documentos portugueses, cartão cidadão etc....
    valeu a dica, pode ser um caminho





  • Oi @Dante, marquei lá no consulado pelo site. Valeu a dica, deu certo.
    obrigada!
  • @ Viviane. Que bom.
  • @Viviane e @Dante, estou em situação similar.
    A minha avó (filha de português) tem hoje 82 anos. Para fazer essa prova de vida, só estando presencialmente no consulado?
    Pergunto pois o consulado fica na capital e isso demandaria uma viagem dela até lá, coisa que fica dificil pela idade dela.
  • Oi @Diego, pesquisando, me disseram pra fazer a prova em cartório. Tem esse modelo aqui:

    www.spprev.sp.gov.br/arquivo.../modelo_de_declaracao_de_vida_e_estado_civil.pdf

    Você teria que ligar para um cartório de notas pra confirmar se eles fazem e quanto seria. Aqui em São Paulo,
    o valor é mais ou menos 80 reais, não passa disso. (existe um outro tipo de declaração que o cartório chama de escritura que custa mais de 400 reais! Não cai nessa, não precisa)

    Como eu achei a informação de que podia fazer no consulado, eu preferi porque não cobram. Só demora um pouco, marcaram para o meio de março.

    E acho que precisa apostilar também.

    Boa sorte!



  • Outra possibilidade que às vezes tentam é fazer um RG atualizado (costuma ser rápido e normalmente é barato tb, no RJ demora 1 a 2 semanas e sai por menos de 30 reais), e torcer para não pedirem prova de vida. (se realmente ficar muito complicado fazer a prova de vida em cartório/consulado)
  • @pessoal.. se o R.G for bem recente, as conservatórias podem não pedir a prova de vida, mas isso depende muito do conservador que for analisar o processo.
  • Olha, eu não arriscaria de mandar só o RG, vai que você pega um conservador de ovo virado.
  • Tirei a atribuição de minha mãe por Tondela, com o formulário reconhecido por autenticidade. Ela tem 88 anos e a cidadania saiu em dezembro. Levou 5 meses. Não pediram prova de vida. A carteira de identidade tinha 2 anos de emissão!
  • ACP pede prova de vida para requerente com mais de 70 anos.
  • editado February 2019
    @Vlad Pen em todos os casos com maiores de 70 anos a ACP pede prova de vida ? Seria interessante já mandar a prova de vida junto dos documentos de atribuição, ou melhor esperar pra ver se pedem ?
  • @Heloiza, mande junto com os documentos.
  • @Vlad obrigada! Vou aproveitar que ainda tenho que fazer a transcrição do casamento dos portugueses e já agendo a prova de vida pra não perder tempo.
  • Pessoal, bom dia.

    Alguém já tentou fazer a prova de vida no Consulado do Rio de Janeiro? No site do consulado diz apenas para comprovação a previdência social portuguesa.

    No site do consulado de São Paulo diz que faz inclusive para quem quer dar entrada no processo de nacionalidade. Em SP tudo parece ser mais fácil, por que as coisas não são uniformizadas?

    Enviei e-mail para o consulado do RJ, mas até agora não consegui resposta e, como de costume, no contato por telefone só serve pra gente ficar escutando FADO, ninguém atende.

    Alguém me ajuda a solucionar esse problema no RJ?

    []'s
  • editado February 2019
    .
  • @pprado
    Uma opção é fazer a prova de vida em um cartório de notas, existe um modelo na internet. Custa mais ou menos 90 reais. ( existe um outro doc que eles chamam de escritura, que é uns 400 reais, mas não precisa disso ). Liga e se informa. Enquanto isso, eu marcaria um horário pra fazer essa prova de vida pra previdência no consulado aí do rio. Dando certo, eu mandaria os 2 documentos. Mais provado que isso, só sua vó ( mãe ou bisa) visitando a conservatória em Portugal.
    boa sorte!
  • ACP pediu para fazer a prova de vida da minha avó, tive que agendar e fazer direto pelo consulado em SP. Alguém sabe o prazo que ACP leva para analisar essa prova de vida, juntar com os outros documentos que foram enviados anteriormente e emitir o assento da cidadania?
  • editado March 2019
    @patriciadias...

    Você encontra bastante informação sobre o assunto nesse tópico...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13497/prova-de-vida/p3

    Quanto ao tempo que leva...Normalmente os processos são finalizados rapidamente assim que a exigência é cumprida...!!!
  • @patriciadias...

    Quando enviar a Prova de Vida...Lembre-se de anexar uma cartinha informando os dados do processo para o qual está enviando a exigência...Assim eles podem identificar e dar andamento ao processo rapidamente...

    Se recebeu email do ACP informando da exigência...Envie resposta a esse email informando que a exigência já foi enviada assim que despachar o envelope...
  • Felipe BelemFelipe Belem Member
    editado August 2019
    @pprado algum avanço na questão do consulado do Rio de Janeiro? Também tentei entrar em contato com eles e não obtive resposta...
  • @Felipe Belem

    Olá,

    Meu avô realizou a prova de vida diretamente no consulado do Rio de Janeiro, quando foi assinar o formulário 1C perante o funcionário do consulado.
    Basta solicitar ao funcionário, que ele preenche uma folha com os seus dados e o cônsul assina.
    Não precisa agendar horário no consulado para nenhum das duas atividades.

    Abraços.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.