Alguém poderia me indicar uma acessória para processo de Neto.

Pessoal, BOA noite!

Gostaria de uma dica de qual melhor acessória e com um preço camarada para iniciar processo de naturalização do meu pai que é neto.


Muito obrigado.

Comentários

  • @rafamaia_14 , aqui no Fórum não indicamos assessorias ou advogados.

    Ajudamos as pessoas a montarem seus processos sozinhas.

    Relate como é o seu caso, e podemos dar o passo-a-passo.

    Só não coloque informações pessoais (número de identidade, CPF, etc)

  • @Leticialele obrigado pelo retorno, no sabia pq sou novo nisso tudo, obrigado mesmo.

    Meus bisavós são portugueses da ilha da madeira, quero iniciar o processo de nacionalidade do meu pai primeiro que é neto e está vivo, encontrei as duas certidão de batismo dos 2 portugueses, preciso solicitar o documentos deles agora, no distrito regional da madeira, ele digital serve para dar início ao processo ou devo pedir em formato físico para SP, também sei que devo fazer a transcrição do casamento deles que ocorreu em sp , outra dúvida é a relação dos documentos que preciso emitir,

    Já tenho em maos:

    Certidão de nascimento do neto do portugueses em inteiro teor apostilada com firma reconhecida e foto reprografica, a Cópia do RG do neto do português com firma reconhecida apostilada.

    Solicitei também certidão de nascimento do filho do Português já falecido em inteiro teor apostilada com foto reprografica.

  • @rafamaia_14 , você precisa pedir as certidões dos avós, em papel, certificadas.

    Para transcrever o casamento, faça pelo Consulado de Santos - https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

    Mande, pelos Correios, para

    Escritório Consular de Portugal em Santos

    Av. Ana Costa, 25 - 5º Andar - CEP: 11.060-001 - Santos - SP

    Tel: (13) 3223-6674 / 3221-2337 - Fax: (13) 3221-3503

    Email: consulado@santos.dgaccp.pt

    Leva uns 30 dias.

    Depois, junte os seguintes documentos:

    Certidão certificada do avô (ou da avó), obtida no Arquivo Distrital, original

    Cópia simples da certidão de casamento (que vai obter após a transcrição);

    Certidão inteiro teor do filho dos portugueses, inteiro teor, apostilada;

    Certidão, por cópia reprográfica do livro, apostilada, do seu pai;

    Cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos;

    Atestado de antecedentes criminais de todos os países em que residiu após os 16 anos. No Brasil, o atestado é da Polícia Federal. Imprima o atestado e, no verso, a validação;

    Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros, preferencialmente com cartão de crédito virtual (do app do seu banco ou algum tipo nubank) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D Pode usar o cartão de qualquer pessoa, colocando o nome do seu pai como requerente. Confirmado o pagamento, receberá o Formulário 1D, com o recibo no cabeçalho, pelo email informado.

    Formulário 1D (obtido como indicado acima) impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida em Cartório, por AITENTICIDADE. (tem que assinar na frente do funcionário do cartório);

    Cópia impressa do email que encaminhou o Formulário, que também serve como recibo.

    Junte os documentos e mande, via DHL, mais rápida e segura nesses tempos de pandemia, para:

    Conservatória dos Registros Centrais

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    O processo leva de 24 a 30 meses, no presente momento.

    Boa sorte!!

  • @rafamaia_14

    Se o requerente (seu pai) tiver mais de 70 anos, provavelmente deverá fazer uma Prova de Vida no consulado português. Pode fazer e mandar junto, ou deixar para fazer depois, somente se exigirem.

  • @Leticialele muito obrigado sem palavras para agradecer, vc saberia me dizer quanto tempo em média leva para chegar a certidão de batismo lá da ilha da madeira até aqui em SP?

    Muito obrigado

  • @gandalf obrigado pela dica pois meu pai já entrou nos 70.

    Obrigado mesmo

  • @gandalf ,

    Qdo vc diz fazer depois seria no caso de cair em exigência?

    Meu pai é meu tio são netos e tem 71 e 76 respectivamente, o que recomendam nesses casos?

  • @gandalf ,

    Qdo vc diz fazer depois seria no caso de cair em exigência?

    Meu pai é meu tio são netos e tem 71 e 76 respectivamente, o que recomendam nesses casos?

  • editado July 2021

    @leocarreiro

    O critério de "idoso" é subjetivo. Certamente com mais de 80. Hà casos de exigência aos 75. Com 71 seria pouco provável, e poderia enviar sem ela. Fazer somente se pedirem. Aos 76 o risco fica maior, mas o mundo certamente estará melhor daqui a um ano quando forem fazer a análise. E se houver exigência, então faz. Colocando em probabilidades de acontecer, aos 71 anos seria talvez 25%. Aos 76 anos seria 50%. Aos 80 anos seria 90% de chances de exigirem.

    Quando dá pra fazer preventivamente, se recomenda, porque para os idosos vai piorando. Mas com a pandemia dando sinais de melhora, arriscar é um bom conselho se for 75-76 ou menos. Mas fazer a PV não é o fim do mundo. É grátis, muito seguro, entra usando máscara, faz o documento e sai em 15 minutos, desde que tenha quem leve ao consulado. Fica a seu critério.

    Fazer antes, pode economizar €40 de uma remessa separada caso peçam.

  • @gandalf ,

    Está claro, obrigado

  • @Leticialele desculpa te amolar novamente, sabe me dizer se a certidão de batismo dos meus bisavós que deve pedir no distrito regional da madeira pode ser digital ou em formato papel mesmo?

    Pois a digital é mais barata, ela serve para dar entrada no processo?


    Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.