Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18128138158178181452

Comentários

  • @Nilton Hessel, muito obrigada. Eu já tava considerando visitar Pt msm, então acho que cairia como uma luva aproveitar a viagem pra fazer isso.tbm. obrigada pela dica!
  • Oi @VanessaM, boa noite. Poderia me dar um help? Poderia compartilhar quanto tempo sua correspondência sobre a exigência demorou pra chegar desde o dia que foi postada lá de Portugal? Muito obrigada.
  • @galdaf não foi rude não, eu fiquei foi feliz pela resposta, achei gentil mesmo. As vezes a realidade é dura, mas é a realidade e temos que entender, temos que esperar com paciência porque o que são alguns meses de espera para toda uma vida. Vamos que vamos, positividade!
  • Olá, gostaria se possível obter alguma orientação de vocês.

    Minhas filhas enviaram solicitação para atribuição de nacionalidade portuguesa para o ACP, onde a documentação foi recepcionada em 15/05/19, segundo informações do serviço de entrega DHL.

    Em 04/12/19, elas enviaram e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt solicitando senha de acesso ao sita de consulta do MJ de Portugal, para acompanhamento do processo.

    Em 05/12/19, a solicitação foi encaminhada por pertinência ao ACP, e-mail arquivocentral.porto@irn.mj.pt, e desde então não tivemos mais nenhuma informação ou resposta.

    O que mais poderíamos fazer para termos alguma informação sobre os dois processos?

    Grata.
  • editado January 2020
    @monicabranco,
    O delas já deve estar aprovado, caso contrário voce já teria recebido uma carta com a exigência.
    Estão atualmente despachando final de Agosto e inicio de Setembro/19.

    Se voce ligar na Linha de Registros eles lhe informam o No.Processo, status e a senha de acompanhamento.
    Pergunte também a data em que foi numerado, e tome nota. É quando o processo entrou na fila e iniciou.
    Demora mas voce conversa com a atendente e resolve na hora.
    Em geral eles só fornecem pra própria pessoa, uma por vez, mas talvez consiga ambas por serem irmãs, com jeitinho, por favor.
    Eles vão pedir o nome completo e talvez confirmar outras informações constantes no 1C, como endereço e datas.

    Provavelmente o atendente da LR dirá: "Parabéns! O seu foi processo já está Aprovado (ou assinado, ou despachado), foi enviado para Registro e está a aguardar o número de assento".
    Você deverá aguardar o assento para iniciar os próximos passos, de CC e passaporte.
    Pergunte se ela sabe a data em que foi despachado, e tome nota. (toda informação sobre seu processo pode lhe ser útil)

    Mais informações aqui:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211865/#Comment_211865
  • editado January 2020
    @almirfbf,
    Sim, nada mudou no formulário.
    Se voce fizer o pagamento por C.Crédito voce recebe o 1C por e-mail, já com o numero de comprovação de pgto.
  • @juliano_fabris você foi no consulado pessoalmente?
  • Alguem tem alguma noticia sobre os registros?
  • Dúvida
    Pessoal tudo bem?
    Minha irmã e minha mãe já fizeram o processo e agora quero dar entrada no meu.
    Sou casada há 9 anos e tenho um filho de 6 anos. Gostaria de saber se quando for enviar meus documentos já posso solicitar no mesmo envio as entradas do meu esposo e do meu filho!

    Se for só o meu processo, quais documentos são necessários?
  • @Thailin2 Amaral,
    Não pode.
    Se sua mãe é portuguesa, ela tem que ter a transcrição de casamento para fazer o dos filhos.
    Provavelmente ela já fez pra conseguir o da sua irmã.
    Tem que ser em ordem:
    1. faça a sua atribuição,
    2. depois faça a sua transcrição de casamento,
    3. somente então faça do seu filho,
    4. depois que sair a de seu filho faça a de seu esposo, porque o filho sendo português conta como laços efetivos
  • editado January 2020
    @Thailin...

    Tendo como referência a informação de que sua irmã já concluiu o processo dela...Posso deduzir que o Casamento de sua Mãe já foi transcrito em Portugal...
    Estou certo...?

    Se for esse o caso...Pode iniciar o seu processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...

    A relação de documentos para iniciar seu processo são provavelmente os mesmos que sua Mãe e sua irmã utilizaram...

    Mas...Em todo caso...Aí está...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211622/#Comment_211622

    ***No # 3 ... O documento a ser enviado é uma "Cópia Autenticada e Apostilada de um documento de identidade do requerente dentro da validade...Pode ser RG...CNH ou Passaporte com filiação...

    Em tempo...Você deve primeiro ter seu processo concluído...Para somente então iniciar do Filho e do esposo...

    A sequência...:

    • Seu processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...

    • Transcrição do seu Casamento + Atribuição de seu filho menor de idade...(Tondela aceita esses dois processos enviados juntos)...

    • Processo de Aquisição da Nacionalidade Portuguesa pelo Casamento para seu esposo...

    Para entender melhor...:

    A Atribuição de sua Mãe só foi possível pois ela tinha Pai ou Mãe com Nacionalidade Portuguesa Originária...
    Você e sua irmã só passaram a ter direito á Nacionalidade Portuguesa originária depois da conclusão do processo de Atribuição de sua Mãe...

    Seu Filho e seu esposo vão "Puxar" a Nacionalidade Portuguesa originária de você...
    Óbvio que ambos somente poderão fazer isso após sua Atribuição ter sido concluída em Portugal com a emissão do seu Registo de Nascimento Português ...
  • Parece que a planilha está "estragada" de 04/2019 pra baixo, e as datas de conclusão de abril sumiram também:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/
  • Pessoal, boa tarde. Sempre acompanho o fórum de perto, mas pouco me manifesto. No dia de hoje, 14/01/2020, após ficar pouco mais que 01 hora aguardando atendimento, consegui falar com a linha de registro a fim de obter informações sobre o meu processo de atribuição (enviado e entregue em maio/2019), tomei conhecimento que o meu pedido foi aprovado em 23/09/2019 e por conta do grande número de solicitações, eu deveria aguardar que o registro fosse confeccionado.
    Desta forma, só para constar, e para se ter um parâmetro de lapso temporal, já estou próximo de completar 04 meses (120 dias) depois de ter sido aprovado o meu pedido e nada de registro...
  • Pessoal, os documentos da minha vó foram entregues na ACP em junho em outubro começo a passar para as outras fases do site de acompanhamento do processo. No final de outubro recebi a carta informando que estava faltando alguns documentos e então enviei novamente essa documentação. Vai fazer 2 meses que a documentação que faltava chegou e até o momento parece que o processo está parado. Comentaram comigo que estava tendo falsificação de documentos, sabem de alguma noticia?
  • editado January 2020
    Enviei o RG sem Apostilar. E agora?

    Enviei tudo a 3 dias atrás, mas percebi que a cópia do RG foi autenticada mas não foi apostilada! O restante dos documentos eu apostilei.
    O que acham que eu deveria fazer?
  • editado January 2020
    @gabissmleal,
    Quando cai em exigência se torna uma "navegação às cegas".
    Só vai mudar de estado novamente quando do Despacho. É tenso mesmo...
    Melhor não deixar cair em exigência pra não passar por isso, mas já que foi não tem muito o que fazer.
    Mesmo porque sempre pode haver uma segunda exigência e voce receber outra carta.

    Voce não disse qual foi a exigência, portanto a resposta será mais genérica:
    Se você está aflita, ligue na LR cedo, informe o numero de seu processo, diga que voce enviou os documentos solicitados na carta de exigência que chegou na ACP em XX/XX/XXXX, e peça a atendente pra ler em seu processo se a exigência foi satisfeita e o processo voltou para análise.

    Eles não gostam de olhar, porque tem que abrir 3 telas, ler o processo e buscar a anotação do Conservador.
    Demora, e ocupa a linha o tempo de 3 ou 4 outras chamadas. Tem que pedir com jeito, por favor, e coisa e tal.

    Eu acho que o tempo está pouco pra ter tido alguma mudança.
    Tem poucos que conseguem satisfazer a exigência e ter aprovação em 2 meses, tem gente que leva 4 ou 6 meses, 1 ano.
    Depende da complexidade detectada, e quando ele volta pra fila, ele entra numa fila "daqueles que deram problema", ali pelo meio da análise, mas que complicou. Ninguém quer muito voltar neles, entende?
    Evitar a exigência é sempre o melhor caminho. Voce já estaria agora com sua aprovação se não tivesse agarrado.
  • @pietrorondon,
    Se for só isso não será um grande problema, mas vai te custar algum $$.
    Até ter seu numero de processo não tem muito que possa ser feito.

    Duas coisas podem acontecer:
    1. Ele ser integralmente devolvido (sem numerar), voce troca o RG por um apostilado e manda novamente.
    2. Eles podem numerar, e posteriormente cair em exigência pedindo o RG apostilado.

    A hipotese (2) é a mais provavel.
    Depois de 3 semanas da chegada dos docs lá, voce liga na LR semanalmente pra ver se obtém seu numero de processo.
    Quando tiver o numero, envie o RG apostilado, acompanhado de uma folha com seus dados, explicando seu erro e pedindo que a cópia apostilada seja anexada ao seu processo que está aguardando em análise.

    A recepcionista vai escanear e ele entra junto com sua documentação que ainda estará para análise, e não haverá atraso.
    Somente o custo de outra remessa pro RG, e o tempo que vai gastar ligando na LR 2 ou 3 vezes.

    Recomendo enviar o RG por DHL. Isso vale pra toda exigência. Tempo e segurança são importantes.
    Tudo que voce não quer é que voce mande o RG, demora, e eles te devolvem o seu pacote nesse meio tempo.
    Leia e releia seus documentos pra ver se não há outros problemas de inconsistência de nomes e datas, necessidade de transcrição de casamento (obrigatório se a mãe é a portuguesa, ou ambos os pais o são), etc.
    Minimize o risco de ter que fazer outra remessa depois.
    Se tiver mais alguma coisa, será melhor corrigir tudo antes de enviar, porque cairia em exigência de qualquer maneira.
  • ALGUEM DEU ENTRDA PESSOALMENTE NOS ULTIMOS MESES NA ACP?
    OBRIGADO!
  • @PedroGaspar,
    Me parece que os "mantenedores" da planilha estão buscando uma simplificação da planilha, deixando somente as pendências ativas de 2018 e 2019, mais os processos em aberto (analise e despacho).

    Sem as series históricas com conclusões passadas não vai fazer sentido o TAB de "Analise".
    Eu acredito que seja para simplificação mesmo. As coisas estão mudando muito.
    Talvez o @blancout possa dar mais informação.
  • Muito obrigado, @gandalf! Sua explicação não poderia ter sido mais detalhada.
  • @Vlad Pen Eu vi um post seu solicitando a pessoa para focar em uma soh pergunta...porem eu realizei duas perguntas diferentes, respeitando sua orientacao, porem ateh o momento sem respostas....
    Se voce puder me ajudar, te agradeco
  • @gandalf as médias estavam fora da realidade atuall porquê computavam prazos antigos que eram rápidos e acabavam distorcendo os prazos de conclusão atual..
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado January 2020
    @rentocrespo, não sei se alguém deu entrada pessoalmente no ACP.
    O endereço é:
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Dizem que eles dão prioridade para advogados e que as pessoas, às vezes, passam o dia inteiro lá para serem atendidas!

  • @Marcelo Marques Estou na mesma que você.. o processo da minha avó foi aprovado em Julho/2019 e até agora está na fase de despacho. Ainda tenho que fazer a transição, depois o processo do meu pai e o meu. Nesse ritmo será uma longa caminhada :(
  • @blancout,
    Eu não uso a média simples faz tempo. Já faz uns 6 meses, desde que começou a desandar.

    A previsão foi trocada pelo percentil P-95, que é o tempo considerando 95% dos processos aguardando assento há mais tempo. Os 5% restantes são ignorados porque podem ser erros de lançamento, distorções e pessoas que não informam o final dos processos corretamente.
    Considera-se somente uma amostra até os últimos 40-60 processos concluídos, mais os que estão aguardando assento.
    Faz-se também um expurgo de urgências e exigências, porque afetam de forma imprevisível o prazo de conclusão normal.

    O método é tão seguro, que mesmo tendo sido removidos praticamente todos os processos já Concluídos (restaram só 4), a previsão P-95 mudou de 266 pra 270 dias. Enquanto não há novas conclusões, esse número vai subindo dia-a-dia.

    Quer dizer, deixar ou remover os "Concluídos" não afeta o cálculo da previsão. Somente perde-se a história. Bons tempos.

    Meu comentário a respeito em 11/Nov/2019:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209643/#Comment_209643

    Eu sugiro deletar os TABs de Análise da série histórica, porque estamos vivendo novos tempos e novos critérios.
    Já que vai limpar, limpa tudo. Ele não vai voltar a vida sem os dados. R.I.P.
    Vida nova daqui pra frente. :-)
  • @Marcelo Machado,
    É exatamente essa a idéia por traz da demora em emitir os assentos:
    Conter a explosão do número de processos que cresce geometricamente, reduzindo a velocidade.
  • algum e-mail para dúvidas na ACP? Outra coisa: pedidos de urgência são feitos pessoalmente ou podem ser feitos por correio ou e-mail?
  • Andrezza, somente por carta
  • @gandalf aii meu deus, não acredito que pode demorar tudo isso :(

    veja o que veio na carta:

    No âmbito do processo em referência notifica-se V. Exª., na qualidade de representantes legais e pais do requerente, para no prazo de 20 dias úteis, acrescido de 30 dias úteis de dilação, suprir as seguintes deficiências.
    1 - Deve ser apresentada certidão de nascimento paroquial do progenitor português uma vez que o seu registro é paroquial e encontra-se incorporada em Arquivo Distrital, não fazendo parte do arquivo dos serviços do IRN.
    2 - Deve enviar a cópia autenticada do documento de identificação do pai (passaporte, B.I) ou registro de casamento, de óbito para comprovar a fixação do nome (da fotocópia parcial simples apresentada apenas consta "José Maria").

    obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.