@MariaHernandes,ACP está atrasando a informação da senha de acesso à plataforma de consulta. Tem processos que chegaram no final de Setembro que ainda não tem a senha de acesso. Aconselho a esperar mais uns 3 meses pelo menos.
@GDad, quando anda, vai rápido. Exceto agora, depois que descobriram uma mega fraude, devem estar analisando a unha encravada do dedão do pé do sujeito que autenticou os documentos! Também pararam de emitir assentos!
Até onde eu sei, quando tá na bolinha 7 é porque já foi finalizado, mas se o texto disser que seu processo foi aprovado e aguarda que o assento seja criado, vc está na mesma que muita gente.
Todos temos o número do processo, mas nao sei se vc está falando desse número ou do número do assento...
@Natalia e @ThiagoNunes, é isso mesmo. O processo só está finalizado quando a bolinha 7 está verde. O texto diz que o registo foi criado e o processo finalizado. Tem gente com o processo aprovado em agosto que ainda não obteve o registo!!
@GDad , pra te ajudar a ter uma ideia do quanto vai demorar , meu processo e do dia 12/09/19 e ainda ta na bolinha 1 "foi recebido " levando em conta que na planilha o ultimo despacho foi em 28 de agosto, acredito que ate o final do mes deva mudar alguma coisa . logo o seu acredito que so ande la por abril/maio .
@GDad, ainda é a mais rápida. A questão é que descobriram uma mega fraude envolvendo brasileiros, inclusive cartórios e uma advogada portuguesa e concederam várias nacionalidades indevidas. Creio que estejam revendo tudo!!
Participo de alguns grupos do facebook e sexta-feira vários processos saíram o assento. Uma das pessoas informou suas datas e tinha sido numerado dia 10/05 e despachado dia 26/08.
Boa tarde, dia 21/11 foi recebido o doc na ACP (referente à exigência de oitubro), depois de 45 dias (hoje) o processo teve andamento Está na bolinha 5 com a seguinte msg: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." Acho que agora não corro mais o risco, ok?! Obg
Olá, pessoal. Feliz Ano Novo a todos. Dei entrada no processo de atribuição de minha mãe e a documentação foi entregue na Conservatória do Porto em 30/09/2019. E m dezembro enviei email para a ACP e para a rcentrais, para saber o nº do processo e a chave de acesso. Porém não recebi nenhuma resposta. Alguém sabe me dizer se realmente estão atrasando nas respostas dos emails? Tem alguma outra forma de contato?
@mariapaulafernandes... Também vi... processos que foram numerados em maio e o assento já saiu... Deram entrada um em Tondela outro em Santarém... Acredito que ACP não esteja sendo o local mais rápido atualmente...
@Futuraportuguesa o processo do meu marido foi numerado em Outubro e já consegui o numero da senha do site e numero do registro.
Primeiro, ligue na ACP para saber o numero do registro. Aproveite para perguntar se eles já tem a senha de acesso ao site, caso contrario, com esse numero em mãos, mande o e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt , coloque no anexo uma foto do documento de identidade de sua mãe, escreva detalhes como: filiação, data de nascimento, e não se esqueça é claro do numero do registro.
Bom dia, alguém tem informações onde está mais rápido para a cidadania? Sou filho de Portuguesa que reside no Brasil e esta com seu cartão cidadão em dia, alguém saberia dizer se isto agiliza o processo? Obrigado!
ACP não é o contato indicado para obter informações sobre processos...
Aqui no Fórum a orientação é de que se evite contato direto com as Conservatórias...Pois isso só atrasa ainda mais a análise dos processos... (Quando um funcionário atende telefone ou responde email...Significa que ele parou de trabalhar nos processos para fazer isso)... É justamente por esse motivo que existe a LR...
Se realmente estiver demorando mais do que o normal para enviarem a senha por email...O correto é ligar na LINHA REGISTOS...
Não há necessidade de solicitar primeiro o número do processo na LR para depois enviar email solicitando senha...
Basta enviar um único email para rcentrais.admin@irn.mj.pt com as informações principais sobre o processo...:
•NOME •DATA DE NASCIMENTO •FILIAÇÃO •CONSERVATÓRIA •DATA DE CHEGADA DOS DOCUMENTOS
Que eles informam a senha...Que é o que basta...Pois na primeira página do site do MJ Português constam NOME...NÚMERO DO PROCESSO e CONSERVATÓRIA em que o processo está tramitando...
Eu fiz dessa forma algumas vezes desde a disponibilização dessa nova ferramenta de consulta de processos e sempre recebi a senha...
Como mencionei acima...Já aconteceu de ignorarem o primeiro email que eu enviei...(Pois ainda NÃO EXISTIA SENHA)...Aguardei umas 3...4 semanas e reenviei o mesmo email... No dia seguinte enviaram a senha... Isso aconteceu com o primeiro processo para o qual eu solicitei senha...Pois ainda não sabíamos quanto tempo ao certo eles levavam para disponibilizar a senha... Para os quatro outros processos que enviei para Portugal depois disso...Solicitei senha depois de no mínimo 60...70 Dias e sempre obtive a senha...
Porém...Vale ressaltar que em se tratando de processos de Nacionalidade Portuguesa...**Cada caso é único**...Sendo assim...A análise de uns leva mais ou menos tempo do que outros...
Na minha opinião...Em casos em que se se envia solicitação da senha depois de três meses e não há resposta...Deve-se então ligar na LR para saber se algo de "Anormal" ocorreu com o referido processo...
Galera, uma dúvida. No site de acompanhamento do processo de nacionalidade, quando ele é concluído, aparece o numero do assento ou temos que solicitar a certidão pelo civil on line ou linha de registros para saber o número?
AJUDA!!! ola pessoal bom dia meu processo caiu em exigencia , a mensagem que consta no sistema da linha de registros é:
Pedindo a certidão de documento do projenitor do portugues. Apresentar o documento que baseou o averbamento da certidão de nascimento da minha esposa *
*entao minha esposa foi adotada mas por um brasileiro e a cidadania foi pela mãe que é portuguesa.
@charlespessoaaa, quando o processo é concluído, a bolinha 7 aparece verde e a mensagem diz que o registo foi criado e o processo finalizado. Se você tiver pressa, pode pedir a certidão pelo civil online ao custo de 10 euros; caso contrário, aguarde a correspondência que eles mandam para o endereço informado no formulário 1C
Olá, tenho uma questão, minha irmã quer dar entrada na atribuiçao, ela tem um filho menor, ela consegue dar entrada na atribuiçao dela + transcrição de casamento + atribuicao do filho de uma vez ou tem que ser o dela primeiro junto com a transcrição e após o do filho??
Desculpas tantas perguntas, mas tenho mais uma questão, minha irmã é casada, o marido Tb tem direito a cidadania, através dela? Se sim, como funciona?? Obrigada
@Thailin2Amaral, como os processos dependem um do outro, tem que fazer na seguinte ordem: 1 - atribuição de sua irmã, assim que concluído o processo de atribuição: 2 - transcrição do casamento e atribuição do filho menor (fazendo por Tondela, que dá prioridade a processos de menores);concluído o processo de transcrição do casamento: 3 - aquisição do marido, cuja comprovação de laços efetivos se dá após 5 anos de casamento sem filhos OU 3 anos de casamento com filho (s) atribuídos.
@marcos petropolis creio que seria somente vc enviar o documento do progenitor português, no caso o assento de nascimento da mãe portuguesa, conforme solicitação..
Comentários
É realmente demorada essa mudança de status? Alguém com situação similar saberia dizer a previsão para conclusão?
Obrigada.
Meu processo enviado em Maio se encontra ha pelo menos 5 meses na bolinha numero 7.
Porém, ja possuo o número 39xxx/2019. Sabem se isso é bom ou ruim? Se alguem esta em situação parecida com a minha?
Obrigado a todos!
Até onde eu sei, quando tá na bolinha 7 é porque já foi finalizado, mas se o texto disser que seu processo foi aprovado e aguarda que o assento seja criado, vc está na mesma que muita gente.
Todos temos o número do processo, mas nao sei se vc está falando desse número ou do número do assento...
O texto diz que o registo foi criado e o processo finalizado.
Tem gente com o processo aprovado em agosto que ainda não obteve o registo!!
logo o seu acredito que so ande la por abril/maio .
Só resta aguardar
Está na bolinha 5 com a seguinte msg: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
Acho que agora não corro mais o risco, ok?!
Obg
m dezembro enviei email para a ACP e para a rcentrais, para saber o nº do processo e a chave de acesso. Porém não recebi nenhuma resposta. Alguém sabe me dizer se realmente estão atrasando nas respostas dos emails? Tem alguma outra forma de contato?
rcentrais.admin@irn.mj.pt responde apenas quando a senha estiver disponível...
Caso contrario apenas ignora o email recebido...
Pela data informada ainda é cedo para solicitar senha...
Espere mais um mês e tente novamente enviar a solicitação para rcentrais.....
Ou
Ligue na Linha Registos...
o processo do meu marido foi numerado em Outubro e já consegui o numero da senha do site e numero do registro.
Primeiro, ligue na ACP para saber o numero do registro. Aproveite para perguntar se eles já tem a senha de acesso ao site, caso contrario, com esse numero em mãos, mande o e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt , coloque no anexo uma foto do documento de identidade de sua mãe, escreva detalhes como: filiação, data de nascimento, e não se esqueça é claro do numero do registro.
Boa sorte!
Você fez essa postagem aqui acima as 10:46AM e eu já havia lhe respondido, exatamente as mesmas perguntas, às 10:17AM em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211786/#Comment_211786
ACP não é o contato indicado para obter informações sobre processos...
Aqui no Fórum a orientação é de que se evite contato direto com as Conservatórias...Pois isso só atrasa ainda mais a análise dos processos...
(Quando um funcionário atende telefone ou responde email...Significa que ele parou de trabalhar nos processos para fazer isso)...
É justamente por esse motivo que existe a LR...
Se realmente estiver demorando mais do que o normal para enviarem a senha por email...O correto é ligar na LINHA REGISTOS...
Não há necessidade de solicitar primeiro o número do processo na LR para depois enviar email solicitando senha...
Basta enviar um único email para rcentrais.admin@irn.mj.pt com as informações principais sobre o processo...:
•NOME
•DATA DE NASCIMENTO
•FILIAÇÃO
•CONSERVATÓRIA
•DATA DE CHEGADA DOS DOCUMENTOS
Que eles informam a senha...Que é o que basta...Pois na primeira página do site do MJ Português constam NOME...NÚMERO DO PROCESSO e CONSERVATÓRIA em que o processo está tramitando...
Eu fiz dessa forma algumas vezes desde a disponibilização dessa nova ferramenta de consulta de processos e sempre recebi a senha...
Como mencionei acima...Já aconteceu de ignorarem o primeiro email que eu enviei...(Pois ainda NÃO EXISTIA SENHA)...Aguardei umas 3...4 semanas e reenviei o mesmo email...
No dia seguinte enviaram a senha...
Isso aconteceu com o primeiro processo para o qual eu solicitei senha...Pois ainda não sabíamos quanto tempo ao certo eles levavam para disponibilizar a senha...
Para os quatro outros processos que enviei para Portugal depois disso...Solicitei senha depois de no mínimo 60...70 Dias e sempre obtive a senha...
Porém...Vale ressaltar que em se tratando de processos de Nacionalidade Portuguesa...**Cada caso é único**...Sendo assim...A análise de uns leva mais ou menos tempo do que outros...
Na minha opinião...Em casos em que se se envia solicitação da senha depois de três meses e não há resposta...Deve-se então ligar na LR para saber se algo de "Anormal" ocorreu com o referido processo...
Sorte a todos...
ola pessoal bom dia meu processo caiu em exigencia , a mensagem que consta no sistema da linha de registros é:
Pedindo a certidão de documento do projenitor do portugues.
Apresentar o documento que baseou o averbamento da certidão de nascimento da minha esposa *
*entao minha esposa foi adotada mas por um brasileiro e a cidadania foi pela mãe que é portuguesa.
não sei o que fazer......
Se você tiver pressa, pode pedir a certidão pelo civil online ao custo de 10 euros; caso contrário, aguarde a correspondência que eles mandam para o endereço informado no formulário 1C
Obrigada
1 - atribuição de sua irmã, assim que concluído o processo de atribuição:
2 - transcrição do casamento e atribuição do filho menor (fazendo por Tondela, que dá prioridade a processos de menores);concluído o processo de transcrição do casamento:
3 - aquisição do marido, cuja comprovação de laços efetivos se dá após 5 anos de casamento sem filhos OU 3 anos de casamento com filho (s) atribuídos.
Recebi via email a chave de acesso para dois processos e inseri os dados na nossa planilha. São as duas últimas linhas.
Alguma boa alma poderia editar para os padrões do fórum?
Muito obrigado, desde já.
creio que seria somente vc enviar o documento do progenitor português, no caso o assento de nascimento da mãe portuguesa, conforme solicitação..