Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18098108128148151452

Comentários

  • editado January 2020
    @MariaHernandes,ACP está atrasando a informação da senha de acesso à plataforma de consulta. Tem processos que chegaram no final de Setembro que ainda não tem a senha de acesso. Aconselho a esperar mais uns 3 meses pelo menos.
  • Dei entrada no balcão em Nov/19 e o status segue como "Foi recebido".

    É realmente demorada essa mudança de status? Alguém com situação similar saberia dizer a previsão para conclusão?

    Obrigada.
  • @GDad, processos de setembro/19 também constam como "Foi recebido"
  • @Liane Alegria, que péssima notícia.
  • @GDad, quando anda, vai rápido. Exceto agora, depois que descobriram uma mega fraude, devem estar analisando a unha encravada do dedão do pé do sujeito que autenticou os documentos! Também pararam de emitir assentos!
  • Ola a todos,

    Meu processo enviado em Maio se encontra ha pelo menos 5 meses na bolinha numero 7.

    Porém, ja possuo o número 39xxx/2019. Sabem se isso é bom ou ruim? Se alguem esta em situação parecida com a minha?

    Obrigado a todos!
  • @ThiagoNunes

    Até onde eu sei, quando tá na bolinha 7 é porque já foi finalizado, mas se o texto disser que seu processo foi aprovado e aguarda que o assento seja criado, vc está na mesma que muita gente.

    Todos temos o número do processo, mas nao sei se vc está falando desse número ou do número do assento...
  • @Natalia e @ThiagoNunes, é isso mesmo. O processo só está finalizado quando a bolinha 7 está verde.
    O texto diz que o registo foi criado e o processo finalizado.
    Tem gente com o processo aprovado em agosto que ainda não obteve o registo!!
  • @GDad , pra te ajudar a ter uma ideia do quanto vai demorar , meu processo e do dia 12/09/19 e ainda ta na bolinha 1 "foi recebido " levando em conta que na planilha o ultimo despacho foi em 28 de agosto, acredito que ate o final do mes deva mudar alguma coisa .
    logo o seu acredito que so ande la por abril/maio .
  • @Natália é exatamente esse texto que aparece!

    Só resta aguardar
  • E dei entrada lá por ouvir dizer que era o mais rápido, hahaha.
  • @GDad, ainda é a mais rápida. A questão é que descobriram uma mega fraude envolvendo brasileiros, inclusive cartórios e uma advogada portuguesa e concederam várias nacionalidades indevidas. Creio que estejam revendo tudo!!
  • Participo de alguns grupos do facebook e sexta-feira vários processos saíram o assento. Uma das pessoas informou suas datas e tinha sido numerado dia 10/05 e despachado dia 26/08.
  • Boa tarde, dia 21/11 foi recebido o doc na ACP (referente à exigência de oitubro), depois de 45 dias (hoje) o processo teve andamento
    Está na bolinha 5 com a seguinte msg: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Acho que agora não corro mais o risco, ok?!
    Obg
  • @deiseljo, agora o pedido já foi aprovado. Quanto à criação do registro, está demorando meses! Há que ter paciência!!
  • Olá, pessoal. Feliz Ano Novo a todos. Dei entrada no processo de atribuição de minha mãe e a documentação foi entregue na Conservatória do Porto em 30/09/2019. E
    m dezembro enviei email para a ACP e para a rcentrais, para saber o nº do processo e a chave de acesso. Porém não recebi nenhuma resposta. Alguém sabe me dizer se realmente estão atrasando nas respostas dos emails? Tem alguma outra forma de contato?
  • editado January 2020
    ACP não responde emails...

    rcentrais.admin@irn.mj.pt responde apenas quando a senha estiver disponível...
    Caso contrario apenas ignora o email recebido...

    Pela data informada ainda é cedo para solicitar senha...
    Espere mais um mês e tente novamente enviar a solicitação para rcentrais.....

    Ou

    Ligue na Linha Registos...
  • @mariapaulafernandes... Também vi... processos que foram numerados em maio e o assento já saiu... Deram entrada um em Tondela outro em Santarém... Acredito que ACP não esteja sendo o local mais rápido atualmente...
  • @Futuraportuguesa
    o processo do meu marido foi numerado em Outubro e já consegui o numero da senha do site e numero do registro.

    Primeiro, ligue na ACP para saber o numero do registro. Aproveite para perguntar se eles já tem a senha de acesso ao site, caso contrario, com esse numero em mãos, mande o e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt , coloque no anexo uma foto do documento de identidade de sua mãe, escreva detalhes como: filiação, data de nascimento, e não se esqueça é claro do numero do registro.

    Boa sorte!


  • Bom dia, alguém tem informações onde está mais rápido para a cidadania? Sou filho de Portuguesa que reside no Brasil e esta com seu cartão cidadão em dia, alguém saberia dizer se isto agiliza o processo? Obrigado!
  • @André Mendes, por favor não repita a mesma questão em diversos locais do fórum, isso atrapalha o andamento e organização do fórum.
    Você fez essa postagem aqui acima as 10:46AM e eu já havia lhe respondido, exatamente as mesmas perguntas, às 10:17AM em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211786/#Comment_211786
  • @Heloiza...

    ACP não é o contato indicado para obter informações sobre processos...

    Aqui no Fórum a orientação é de que se evite contato direto com as Conservatórias...Pois isso só atrasa ainda mais a análise dos processos...
    (Quando um funcionário atende telefone ou responde email...Significa que ele parou de trabalhar nos processos para fazer isso)...
    É justamente por esse motivo que existe a LR...

    Se realmente estiver demorando mais do que o normal para enviarem a senha por email...O correto é ligar na LINHA REGISTOS...

    Não há necessidade de solicitar primeiro o número do processo na LR para depois enviar email solicitando senha...

    Basta enviar um único email para rcentrais.admin@irn.mj.pt com as informações principais sobre o processo...:

    •NOME
    •DATA DE NASCIMENTO
    •FILIAÇÃO
    •CONSERVATÓRIA
    •DATA DE CHEGADA DOS DOCUMENTOS

    Que eles informam a senha...Que é o que basta...Pois na primeira página do site do MJ Português constam NOME...NÚMERO DO PROCESSO e CONSERVATÓRIA em que o processo está tramitando...

    Eu fiz dessa forma algumas vezes desde a disponibilização dessa nova ferramenta de consulta de processos e sempre recebi a senha...

    Como mencionei acima...Já aconteceu de ignorarem o primeiro email que eu enviei...(Pois ainda NÃO EXISTIA SENHA)...Aguardei umas 3...4 semanas e reenviei o mesmo email...
    No dia seguinte enviaram a senha...
    Isso aconteceu com o primeiro processo para o qual eu solicitei senha...Pois ainda não sabíamos quanto tempo ao certo eles levavam para disponibilizar a senha...
    Para os quatro outros processos que enviei para Portugal depois disso...Solicitei senha depois de no mínimo 60...70 Dias e sempre obtive a senha...

    Porém...Vale ressaltar que em se tratando de processos de Nacionalidade Portuguesa...**Cada caso é único**...Sendo assim...A análise de uns leva mais ou menos tempo do que outros...

    Na minha opinião...Em casos em que se se envia solicitação da senha depois de três meses e não há resposta...Deve-se então ligar na LR para saber se algo de "Anormal" ocorreu com o referido processo...

    Sorte a todos...
  • Galera, uma dúvida. No site de acompanhamento do processo de nacionalidade, quando ele é concluído, aparece o numero do assento ou temos que solicitar a certidão pelo civil on line ou linha de registros para saber o número?
  • AJUDA!!!
    ola pessoal bom dia meu processo caiu em exigencia , a mensagem que consta no sistema da linha de registros é:

    Pedindo a certidão de documento do projenitor do portugues.
    Apresentar o documento que baseou o averbamento da certidão de nascimento da minha esposa *

    *entao minha esposa foi adotada mas por um brasileiro e a cidadania foi pela mãe que é portuguesa.

    não sei o que fazer......
  • @charlespessoaaa, quando o processo é concluído, a bolinha 7 aparece verde e a mensagem diz que o registo foi criado e o processo finalizado.
    Se você tiver pressa, pode pedir a certidão pelo civil online ao custo de 10 euros; caso contrário, aguarde a correspondência que eles mandam para o endereço informado no formulário 1C
  • Olá, tenho uma questão, minha irmã quer dar entrada na atribuiçao, ela tem um filho menor, ela consegue dar entrada na atribuiçao dela + transcrição de casamento + atribuicao do filho de uma vez ou tem que ser o dela primeiro junto com a transcrição e após o do filho??

    Obrigada
  • Desculpas tantas perguntas, mas tenho mais uma questão, minha irmã é casada, o marido Tb tem direito a cidadania, através dela? Se sim, como funciona?? Obrigada
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado January 2020
    @Thailin2Amaral, como os processos dependem um do outro, tem que fazer na seguinte ordem:
    1 - atribuição de sua irmã, assim que concluído o processo de atribuição:
    2 - transcrição do casamento e atribuição do filho menor (fazendo por Tondela, que dá prioridade a processos de menores);concluído o processo de transcrição do casamento:
    3 - aquisição do marido, cuja comprovação de laços efetivos se dá após 5 anos de casamento sem filhos OU 3 anos de casamento com filho (s) atribuídos.
  • Pessoal, boa tarde.

    Recebi via email a chave de acesso para dois processos e inseri os dados na nossa planilha. São as duas últimas linhas.

    Alguma boa alma poderia editar para os padrões do fórum?

    Muito obrigado, desde já.
  • @marcos petropolis
    creio que seria somente vc enviar o documento do progenitor português, no caso o assento de nascimento da mãe portuguesa, conforme solicitação..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.