@Nilton Hessel, muito obrigada. Eu já tava considerando visitar Pt msm, então acho que cairia como uma luva aproveitar a viagem pra fazer isso.tbm. obrigada pela dica!
Oi @VanessaM, boa noite. Poderia me dar um help? Poderia compartilhar quanto tempo sua correspondência sobre a exigência demorou pra chegar desde o dia que foi postada lá de Portugal? Muito obrigada.
@galdaf não foi rude não, eu fiquei foi feliz pela resposta, achei gentil mesmo. As vezes a realidade é dura, mas é a realidade e temos que entender, temos que esperar com paciência porque o que são alguns meses de espera para toda uma vida. Vamos que vamos, positividade!
Olá, gostaria se possível obter alguma orientação de vocês.
Minhas filhas enviaram solicitação para atribuição de nacionalidade portuguesa para o ACP, onde a documentação foi recepcionada em 15/05/19, segundo informações do serviço de entrega DHL.
Em 04/12/19, elas enviaram e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt solicitando senha de acesso ao sita de consulta do MJ de Portugal, para acompanhamento do processo.
Em 05/12/19, a solicitação foi encaminhada por pertinência ao ACP, e-mail arquivocentral.porto@irn.mj.pt, e desde então não tivemos mais nenhuma informação ou resposta.
O que mais poderíamos fazer para termos alguma informação sobre os dois processos?
@monicabranco, O delas já deve estar aprovado, caso contrário voce já teria recebido uma carta com a exigência. Estão atualmente despachando final de Agosto e inicio de Setembro/19.
Se voce ligar na Linha de Registros eles lhe informam o No.Processo, status e a senha de acompanhamento. Pergunte também a data em que foi numerado, e tome nota. É quando o processo entrou na fila e iniciou. Demora mas voce conversa com a atendente e resolve na hora. Em geral eles só fornecem pra própria pessoa, uma por vez, mas talvez consiga ambas por serem irmãs, com jeitinho, por favor. Eles vão pedir o nome completo e talvez confirmar outras informações constantes no 1C, como endereço e datas.
Provavelmente o atendente da LR dirá: "Parabéns! O seu foi processo já está Aprovado (ou assinado, ou despachado), foi enviado para Registro e está a aguardar o número de assento". Você deverá aguardar o assento para iniciar os próximos passos, de CC e passaporte. Pergunte se ela sabe a data em que foi despachado, e tome nota. (toda informação sobre seu processo pode lhe ser útil)
Dúvida Pessoal tudo bem? Minha irmã e minha mãe já fizeram o processo e agora quero dar entrada no meu. Sou casada há 9 anos e tenho um filho de 6 anos. Gostaria de saber se quando for enviar meus documentos já posso solicitar no mesmo envio as entradas do meu esposo e do meu filho!
Se for só o meu processo, quais documentos são necessários?
@Thailin2 Amaral, Não pode. Se sua mãe é portuguesa, ela tem que ter a transcrição de casamento para fazer o dos filhos. Provavelmente ela já fez pra conseguir o da sua irmã. Tem que ser em ordem: 1. faça a sua atribuição, 2. depois faça a sua transcrição de casamento, 3. somente então faça do seu filho, 4. depois que sair a de seu filho faça a de seu esposo, porque o filho sendo português conta como laços efetivos
Tendo como referência a informação de que sua irmã já concluiu o processo dela...Posso deduzir que o Casamento de sua Mãe já foi transcrito em Portugal... Estou certo...?
Se for esse o caso...Pode iniciar o seu processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...
A relação de documentos para iniciar seu processo são provavelmente os mesmos que sua Mãe e sua irmã utilizaram...
***No # 3 ... O documento a ser enviado é uma "Cópia Autenticada e Apostilada de um documento de identidade do requerente dentro da validade...Pode ser RG...CNH ou Passaporte com filiação...
Em tempo...Você deve primeiro ter seu processo concluído...Para somente então iniciar do Filho e do esposo...
A sequência...:
• Seu processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...
• Transcrição do seu Casamento + Atribuição de seu filho menor de idade...(Tondela aceita esses dois processos enviados juntos)...
• Processo de Aquisição da Nacionalidade Portuguesa pelo Casamento para seu esposo...
Para entender melhor...:
A Atribuição de sua Mãe só foi possível pois ela tinha Pai ou Mãe com Nacionalidade Portuguesa Originária... Você e sua irmã só passaram a ter direito á Nacionalidade Portuguesa originária depois da conclusão do processo de Atribuição de sua Mãe...
Seu Filho e seu esposo vão "Puxar" a Nacionalidade Portuguesa originária de você... Óbvio que ambos somente poderão fazer isso após sua Atribuição ter sido concluída em Portugal com a emissão do seu Registo de Nascimento Português ...
Pessoal, boa tarde. Sempre acompanho o fórum de perto, mas pouco me manifesto. No dia de hoje, 14/01/2020, após ficar pouco mais que 01 hora aguardando atendimento, consegui falar com a linha de registro a fim de obter informações sobre o meu processo de atribuição (enviado e entregue em maio/2019), tomei conhecimento que o meu pedido foi aprovado em 23/09/2019 e por conta do grande número de solicitações, eu deveria aguardar que o registro fosse confeccionado. Desta forma, só para constar, e para se ter um parâmetro de lapso temporal, já estou próximo de completar 04 meses (120 dias) depois de ter sido aprovado o meu pedido e nada de registro...
Pessoal, os documentos da minha vó foram entregues na ACP em junho em outubro começo a passar para as outras fases do site de acompanhamento do processo. No final de outubro recebi a carta informando que estava faltando alguns documentos e então enviei novamente essa documentação. Vai fazer 2 meses que a documentação que faltava chegou e até o momento parece que o processo está parado. Comentaram comigo que estava tendo falsificação de documentos, sabem de alguma noticia?
Enviei tudo a 3 dias atrás, mas percebi que a cópia do RG foi autenticada mas não foi apostilada! O restante dos documentos eu apostilei. O que acham que eu deveria fazer?
@gabissmleal, Quando cai em exigência se torna uma "navegação às cegas". Só vai mudar de estado novamente quando do Despacho. É tenso mesmo... Melhor não deixar cair em exigência pra não passar por isso, mas já que foi não tem muito o que fazer. Mesmo porque sempre pode haver uma segunda exigência e voce receber outra carta.
Voce não disse qual foi a exigência, portanto a resposta será mais genérica: Se você está aflita, ligue na LR cedo, informe o numero de seu processo, diga que voce enviou os documentos solicitados na carta de exigência que chegou na ACP em XX/XX/XXXX, e peça a atendente pra ler em seu processo se a exigência foi satisfeita e o processo voltou para análise.
Eles não gostam de olhar, porque tem que abrir 3 telas, ler o processo e buscar a anotação do Conservador. Demora, e ocupa a linha o tempo de 3 ou 4 outras chamadas. Tem que pedir com jeito, por favor, e coisa e tal.
Eu acho que o tempo está pouco pra ter tido alguma mudança. Tem poucos que conseguem satisfazer a exigência e ter aprovação em 2 meses, tem gente que leva 4 ou 6 meses, 1 ano. Depende da complexidade detectada, e quando ele volta pra fila, ele entra numa fila "daqueles que deram problema", ali pelo meio da análise, mas que complicou. Ninguém quer muito voltar neles, entende? Evitar a exigência é sempre o melhor caminho. Voce já estaria agora com sua aprovação se não tivesse agarrado.
@pietrorondon, Se for só isso não será um grande problema, mas vai te custar algum $$. Até ter seu numero de processo não tem muito que possa ser feito.
Duas coisas podem acontecer: 1. Ele ser integralmente devolvido (sem numerar), voce troca o RG por um apostilado e manda novamente. 2. Eles podem numerar, e posteriormente cair em exigência pedindo o RG apostilado.
A hipotese (2) é a mais provavel. Depois de 3 semanas da chegada dos docs lá, voce liga na LR semanalmente pra ver se obtém seu numero de processo. Quando tiver o numero, envie o RG apostilado, acompanhado de uma folha com seus dados, explicando seu erro e pedindo que a cópia apostilada seja anexada ao seu processo que está aguardando em análise.
A recepcionista vai escanear e ele entra junto com sua documentação que ainda estará para análise, e não haverá atraso. Somente o custo de outra remessa pro RG, e o tempo que vai gastar ligando na LR 2 ou 3 vezes.
Recomendo enviar o RG por DHL. Isso vale pra toda exigência. Tempo e segurança são importantes. Tudo que voce não quer é que voce mande o RG, demora, e eles te devolvem o seu pacote nesse meio tempo. Leia e releia seus documentos pra ver se não há outros problemas de inconsistência de nomes e datas, necessidade de transcrição de casamento (obrigatório se a mãe é a portuguesa, ou ambos os pais o são), etc. Minimize o risco de ter que fazer outra remessa depois. Se tiver mais alguma coisa, será melhor corrigir tudo antes de enviar, porque cairia em exigência de qualquer maneira.
@PedroGaspar, Me parece que os "mantenedores" da planilha estão buscando uma simplificação da planilha, deixando somente as pendências ativas de 2018 e 2019, mais os processos em aberto (analise e despacho).
Sem as series históricas com conclusões passadas não vai fazer sentido o TAB de "Analise". Eu acredito que seja para simplificação mesmo. As coisas estão mudando muito. Talvez o @blancout possa dar mais informação.
@Vlad Pen Eu vi um post seu solicitando a pessoa para focar em uma soh pergunta...porem eu realizei duas perguntas diferentes, respeitando sua orientacao, porem ateh o momento sem respostas.... Se voce puder me ajudar, te agradeco
@gandalf as médias estavam fora da realidade atuall porquê computavam prazos antigos que eram rápidos e acabavam distorcendo os prazos de conclusão atual..
@rentocrespo, não sei se alguém deu entrada pessoalmente no ACP. O endereço é: Rua Visconde de Setubal, nº 328 4200-498 – Porto Dizem que eles dão prioridade para advogados e que as pessoas, às vezes, passam o dia inteiro lá para serem atendidas!
@Marcelo Marques Estou na mesma que você.. o processo da minha avó foi aprovado em Julho/2019 e até agora está na fase de despacho. Ainda tenho que fazer a transição, depois o processo do meu pai e o meu. Nesse ritmo será uma longa caminhada
@blancout, Eu não uso a média simples faz tempo. Já faz uns 6 meses, desde que começou a desandar.
A previsão foi trocada pelo percentil P-95, que é o tempo considerando 95% dos processos aguardando assento há mais tempo. Os 5% restantes são ignorados porque podem ser erros de lançamento, distorções e pessoas que não informam o final dos processos corretamente. Considera-se somente uma amostra até os últimos 40-60 processos concluídos, mais os que estão aguardando assento. Faz-se também um expurgo de urgências e exigências, porque afetam de forma imprevisível o prazo de conclusão normal.
O método é tão seguro, que mesmo tendo sido removidos praticamente todos os processos já Concluídos (restaram só 4), a previsão P-95 mudou de 266 pra 270 dias. Enquanto não há novas conclusões, esse número vai subindo dia-a-dia.
Quer dizer, deixar ou remover os "Concluídos" não afeta o cálculo da previsão. Somente perde-se a história. Bons tempos.
Eu sugiro deletar os TABs de Análise da série histórica, porque estamos vivendo novos tempos e novos critérios. Já que vai limpar, limpa tudo. Ele não vai voltar a vida sem os dados. R.I.P. Vida nova daqui pra frente. :-)
@Marcelo Machado, É exatamente essa a idéia por traz da demora em emitir os assentos: Conter a explosão do número de processos que cresce geometricamente, reduzindo a velocidade.
@gandalf aii meu deus, não acredito que pode demorar tudo isso
veja o que veio na carta:
No âmbito do processo em referência notifica-se V. Exª., na qualidade de representantes legais e pais do requerente, para no prazo de 20 dias úteis, acrescido de 30 dias úteis de dilação, suprir as seguintes deficiências. 1 - Deve ser apresentada certidão de nascimento paroquial do progenitor português uma vez que o seu registro é paroquial e encontra-se incorporada em Arquivo Distrital, não fazendo parte do arquivo dos serviços do IRN. 2 - Deve enviar a cópia autenticada do documento de identificação do pai (passaporte, B.I) ou registro de casamento, de óbito para comprovar a fixação do nome (da fotocópia parcial simples apresentada apenas consta "José Maria").
Comentários
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Minhas filhas enviaram solicitação para atribuição de nacionalidade portuguesa para o ACP, onde a documentação foi recepcionada em 15/05/19, segundo informações do serviço de entrega DHL.
Em 04/12/19, elas enviaram e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt solicitando senha de acesso ao sita de consulta do MJ de Portugal, para acompanhamento do processo.
Em 05/12/19, a solicitação foi encaminhada por pertinência ao ACP, e-mail arquivocentral.porto@irn.mj.pt, e desde então não tivemos mais nenhuma informação ou resposta.
O que mais poderíamos fazer para termos alguma informação sobre os dois processos?
Grata.
O delas já deve estar aprovado, caso contrário voce já teria recebido uma carta com a exigência.
Estão atualmente despachando final de Agosto e inicio de Setembro/19.
Se voce ligar na Linha de Registros eles lhe informam o No.Processo, status e a senha de acompanhamento.
Pergunte também a data em que foi numerado, e tome nota. É quando o processo entrou na fila e iniciou.
Demora mas voce conversa com a atendente e resolve na hora.
Em geral eles só fornecem pra própria pessoa, uma por vez, mas talvez consiga ambas por serem irmãs, com jeitinho, por favor.
Eles vão pedir o nome completo e talvez confirmar outras informações constantes no 1C, como endereço e datas.
Provavelmente o atendente da LR dirá: "Parabéns! O seu foi processo já está Aprovado (ou assinado, ou despachado), foi enviado para Registro e está a aguardar o número de assento".
Você deverá aguardar o assento para iniciar os próximos passos, de CC e passaporte.
Pergunte se ela sabe a data em que foi despachado, e tome nota. (toda informação sobre seu processo pode lhe ser útil)
Mais informações aqui:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211865/#Comment_211865
Sim, nada mudou no formulário.
Se voce fizer o pagamento por C.Crédito voce recebe o 1C por e-mail, já com o numero de comprovação de pgto.
Pessoal tudo bem?
Minha irmã e minha mãe já fizeram o processo e agora quero dar entrada no meu.
Sou casada há 9 anos e tenho um filho de 6 anos. Gostaria de saber se quando for enviar meus documentos já posso solicitar no mesmo envio as entradas do meu esposo e do meu filho!
Se for só o meu processo, quais documentos são necessários?
Não pode.
Se sua mãe é portuguesa, ela tem que ter a transcrição de casamento para fazer o dos filhos.
Provavelmente ela já fez pra conseguir o da sua irmã.
Tem que ser em ordem:
1. faça a sua atribuição,
2. depois faça a sua transcrição de casamento,
3. somente então faça do seu filho,
4. depois que sair a de seu filho faça a de seu esposo, porque o filho sendo português conta como laços efetivos
Tendo como referência a informação de que sua irmã já concluiu o processo dela...Posso deduzir que o Casamento de sua Mãe já foi transcrito em Portugal...
Estou certo...?
Se for esse o caso...Pode iniciar o seu processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...
A relação de documentos para iniciar seu processo são provavelmente os mesmos que sua Mãe e sua irmã utilizaram...
Mas...Em todo caso...Aí está...:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/211622/#Comment_211622
***No # 3 ... O documento a ser enviado é uma "Cópia Autenticada e Apostilada de um documento de identidade do requerente dentro da validade...Pode ser RG...CNH ou Passaporte com filiação...
Em tempo...Você deve primeiro ter seu processo concluído...Para somente então iniciar do Filho e do esposo...
A sequência...:
• Seu processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...
• Transcrição do seu Casamento + Atribuição de seu filho menor de idade...(Tondela aceita esses dois processos enviados juntos)...
• Processo de Aquisição da Nacionalidade Portuguesa pelo Casamento para seu esposo...
Para entender melhor...:
A Atribuição de sua Mãe só foi possível pois ela tinha Pai ou Mãe com Nacionalidade Portuguesa Originária...
Você e sua irmã só passaram a ter direito á Nacionalidade Portuguesa originária depois da conclusão do processo de Atribuição de sua Mãe...
Seu Filho e seu esposo vão "Puxar" a Nacionalidade Portuguesa originária de você...
Óbvio que ambos somente poderão fazer isso após sua Atribuição ter sido concluída em Portugal com a emissão do seu Registo de Nascimento Português ...
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/
Desta forma, só para constar, e para se ter um parâmetro de lapso temporal, já estou próximo de completar 04 meses (120 dias) depois de ter sido aprovado o meu pedido e nada de registro...
Enviei tudo a 3 dias atrás, mas percebi que a cópia do RG foi autenticada mas não foi apostilada! O restante dos documentos eu apostilei.
O que acham que eu deveria fazer?
Quando cai em exigência se torna uma "navegação às cegas".
Só vai mudar de estado novamente quando do Despacho. É tenso mesmo...
Melhor não deixar cair em exigência pra não passar por isso, mas já que foi não tem muito o que fazer.
Mesmo porque sempre pode haver uma segunda exigência e voce receber outra carta.
Voce não disse qual foi a exigência, portanto a resposta será mais genérica:
Se você está aflita, ligue na LR cedo, informe o numero de seu processo, diga que voce enviou os documentos solicitados na carta de exigência que chegou na ACP em XX/XX/XXXX, e peça a atendente pra ler em seu processo se a exigência foi satisfeita e o processo voltou para análise.
Eles não gostam de olhar, porque tem que abrir 3 telas, ler o processo e buscar a anotação do Conservador.
Demora, e ocupa a linha o tempo de 3 ou 4 outras chamadas. Tem que pedir com jeito, por favor, e coisa e tal.
Eu acho que o tempo está pouco pra ter tido alguma mudança.
Tem poucos que conseguem satisfazer a exigência e ter aprovação em 2 meses, tem gente que leva 4 ou 6 meses, 1 ano.
Depende da complexidade detectada, e quando ele volta pra fila, ele entra numa fila "daqueles que deram problema", ali pelo meio da análise, mas que complicou. Ninguém quer muito voltar neles, entende?
Evitar a exigência é sempre o melhor caminho. Voce já estaria agora com sua aprovação se não tivesse agarrado.
Se for só isso não será um grande problema, mas vai te custar algum $$.
Até ter seu numero de processo não tem muito que possa ser feito.
Duas coisas podem acontecer:
1. Ele ser integralmente devolvido (sem numerar), voce troca o RG por um apostilado e manda novamente.
2. Eles podem numerar, e posteriormente cair em exigência pedindo o RG apostilado.
A hipotese (2) é a mais provavel.
Depois de 3 semanas da chegada dos docs lá, voce liga na LR semanalmente pra ver se obtém seu numero de processo.
Quando tiver o numero, envie o RG apostilado, acompanhado de uma folha com seus dados, explicando seu erro e pedindo que a cópia apostilada seja anexada ao seu processo que está aguardando em análise.
A recepcionista vai escanear e ele entra junto com sua documentação que ainda estará para análise, e não haverá atraso.
Somente o custo de outra remessa pro RG, e o tempo que vai gastar ligando na LR 2 ou 3 vezes.
Recomendo enviar o RG por DHL. Isso vale pra toda exigência. Tempo e segurança são importantes.
Tudo que voce não quer é que voce mande o RG, demora, e eles te devolvem o seu pacote nesse meio tempo.
Leia e releia seus documentos pra ver se não há outros problemas de inconsistência de nomes e datas, necessidade de transcrição de casamento (obrigatório se a mãe é a portuguesa, ou ambos os pais o são), etc.
Minimize o risco de ter que fazer outra remessa depois.
Se tiver mais alguma coisa, será melhor corrigir tudo antes de enviar, porque cairia em exigência de qualquer maneira.
OBRIGADO!
Me parece que os "mantenedores" da planilha estão buscando uma simplificação da planilha, deixando somente as pendências ativas de 2018 e 2019, mais os processos em aberto (analise e despacho).
Sem as series históricas com conclusões passadas não vai fazer sentido o TAB de "Analise".
Eu acredito que seja para simplificação mesmo. As coisas estão mudando muito.
Talvez o @blancout possa dar mais informação.
Se voce puder me ajudar, te agradeco
O endereço é:
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
Dizem que eles dão prioridade para advogados e que as pessoas, às vezes, passam o dia inteiro lá para serem atendidas!
Eu não uso a média simples faz tempo. Já faz uns 6 meses, desde que começou a desandar.
A previsão foi trocada pelo percentil P-95, que é o tempo considerando 95% dos processos aguardando assento há mais tempo. Os 5% restantes são ignorados porque podem ser erros de lançamento, distorções e pessoas que não informam o final dos processos corretamente.
Considera-se somente uma amostra até os últimos 40-60 processos concluídos, mais os que estão aguardando assento.
Faz-se também um expurgo de urgências e exigências, porque afetam de forma imprevisível o prazo de conclusão normal.
O método é tão seguro, que mesmo tendo sido removidos praticamente todos os processos já Concluídos (restaram só 4), a previsão P-95 mudou de 266 pra 270 dias. Enquanto não há novas conclusões, esse número vai subindo dia-a-dia.
Quer dizer, deixar ou remover os "Concluídos" não afeta o cálculo da previsão. Somente perde-se a história. Bons tempos.
Meu comentário a respeito em 11/Nov/2019:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209643/#Comment_209643
Eu sugiro deletar os TABs de Análise da série histórica, porque estamos vivendo novos tempos e novos critérios.
Já que vai limpar, limpa tudo. Ele não vai voltar a vida sem os dados. R.I.P.
Vida nova daqui pra frente. :-)
É exatamente essa a idéia por traz da demora em emitir os assentos:
Conter a explosão do número de processos que cresce geometricamente, reduzindo a velocidade.
veja o que veio na carta:
No âmbito do processo em referência notifica-se V. Exª., na qualidade de representantes legais e pais do requerente, para no prazo de 20 dias úteis, acrescido de 30 dias úteis de dilação, suprir as seguintes deficiências.
1 - Deve ser apresentada certidão de nascimento paroquial do progenitor português uma vez que o seu registro é paroquial e encontra-se incorporada em Arquivo Distrital, não fazendo parte do arquivo dos serviços do IRN.
2 - Deve enviar a cópia autenticada do documento de identificação do pai (passaporte, B.I) ou registro de casamento, de óbito para comprovar a fixação do nome (da fotocópia parcial simples apresentada apenas consta "José Maria").
obrigada