Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18028038058078081451

Comentários

  • editado December 2019
    @Brunaabd a conservatória sempre envia carta explicando o motivo da exigência
  • Hj o meu processo andou novamente...a bolinha está marrom no número 4 com a informação: O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa".
    Processo numerado em 12/08/19 e estava desde o dia 19/11 na bolinha 2. Sorte pra todos nós!
  • @mariahernandes acredito q vc tenha interpretado mal meu comentário, eu disse q meu processo está com 9 meses e até agora nada, não se pode dividir o tempo se quero realmente falar do processo e não do tempo de registro. Para p registro está a 4 meses... Mas como eu disse o tempo do processo são 9 no total. Sei que cada caso é um caso, mas como fui entrega documentação na ACP e me dsseram que para conclusão do processo demoraria no máximo 4 meses isso que me intriga, pois como estamos vendo os outros processos estão "andando" e nada está sendo registrado.
  • @fabiocabrall Nossos processos estão caminhando juntos. O meu também estava desde 19/11 na bolinha 2 e ontem foi pra bolinha 4 com a mesma observação.
  • @fabiocabrall e @iarantes o meu processo está caminhando próximo ao de vocês tbm, estava na bolinha 2 desde o dia 25/11 e mudou ontem, 05/12 para a bolinha 4 com a mesma observação!
  • Pessoal, atualizando, acabo de ver que meu processo andou para a bolinha "7" com a descrição "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
  • Parece estar andando, fora os registros, ansioso para que os registros de vocês saiam logo!

    No aguardo do meu (mãe) sair da bolinha 1 ainda.
    Docs chegaram no ACP em 19/08/19, recebi a chave de acesso em 10/09/19.
  • Oi gente, boa noite.
    Em meados de 2018, utilizei esse fórum e a incrivel ajuda de alguns dos companheiros que até hoje aqui se encontram para realizar o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa do meu pai, filho de portugues.
    No final de 2018 seu pedido foi aprovado e o assento foi emitido, e hoje sinto que chegou a minha vez.
    Dessa forma, contando com a boa vontade de todos que sempre me ajudaram, e a quem também já ajudei, gostaria de perguntar se os requisitos mudaram, se há alguma informação atualizada do passo a passo para enviar o pedido de atribuição da minha nacionalidade, agora que sou filha de portugues.

    Agradeço imensamente a ajuda de todos!
  • @carolinearaujo até agora nada referente a documentação e procedimento mudou, somente o prazo p conclusão que aumentou e muito desde de 2018. Fiz a atribuição da minha mãe em 2018 por Braga pelos correios estando no Brasil e demorou 8 meses, mesmo caindo em exigencia por uma ratificação do sono do avó materno, já o meu, q estava tudo OK e entreguei pessoalmente no ACP e está com 9 meses e 5 dias de processo e nada!!!
  • @JairaGP antigamente o prazo era 4 meses né? Agora está em 8 ou mais meses né?
  • @fabiocabrall o meu processo tb foi numerado 12/08/19 o meu é 628xx porém ainda está na fase 1 (bolinha 1) e analisando a tabela de atribuição na acp, me parece que eles estão começando a analisar os processos numerados em agosto agora em dezembro.
  • @GlauberZ na verdade tá meio sem prazoagora, pq liguei semana passada e nem dizer de qual data estão registrando eles dizem... Em maio, segundo a ACP, o processo demorava entre 3 e 4 meses para a conclusão, segundo a planilha agora seria algo em torno de uns 7ou 8 meses em média sim. A questão é que diferente de antes, o que está demorando é o registro, entende? O meu tá parado nessa fase (de 6 para 7) desde 02 de agosto.
  • @JairaGP Analisando a planilha:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
    percebo que tem muito processo ainda do mês de Maio para ser analisado.E presumo que estejam trabalhando nesses processos.Os de Junho e Julho parecem estar bem mais avançados em comparação com os do mês anterior.O meu foi numerado em Agosto,ainda nem saiu do lugar,mas graças a tabela é possível entender o que possivelmente está ocorrendo.Acredito que eles não começaram a trabalhar ainda nos processos numerados em Agosto pois há muitos processos dos meses anteriores ainda à analisar.
  • @GlauberZ verdade, na planilha já muitos processos anteriores com status de despacho ou até análise, mas acredito que parte deles está sem atualização, pois tem alguns casos que o ultimo contato tem mais de 3, 4 e até 5 meses, e em outros casos se observar vai ser que são processos que cairam em exigência por documentação. Mas eu acredito que como o meu é do primeiro dia util de maio, não esteja tão longe assim. Pelo que sei em Portugal 4 fatores (ajudaram) nesse atraso, ferias de verão, eleições, greve e uma investigação de fraude, que acabou com Portugueses e brasileiros presos.... Chega de imprevistos...kkkk Boa sorte e que seja rápido!!!
  • Processos de abril de 2019 foram para registro em inicio de agosto de 2019 e até agora não saíram os assentos.

    Fizeram em 4meses e agora já se vão 4 meses aguardando registro e nada.

    Toda essa demora pode ser em função das investigações do SEF por conta das falsificações de documentos e uma quadrilha que pegaram. Provavelmente estão reavaliando e reanalisando dos os processos que já estavam para registro.
  • Pessoal, mais alguem tendo problema pra consultar o status do processo?

    Faz semanas que meu processo estava na ultima bolinha, aguardando que fosse criado o registro. Porém, hoje não consigo acessá-lo; aparece uma mensagem dizendo que a senha não corresponde a nenhum processo ativo. Alguém na mesma situação?
  • @phelipep aqui também.
  • Pessoal, acabei de sair do ACP de Porto. Recebi a informação que por hora, a emissão dos Registros está suspensa, pediram que eu aguardasse 1 mês pelo menos. Mesmo com carta de trabalho em mãos, nem os com pedidos de urgência estão sendo feitos. Além de ter ouvido, que o prazo para quem está dando entrada agora no processo, pode ser 1 ano até 2 anos devido a demanda. Demorei 1h30min para ser atendido no balcão. Muita gente para atendimento e poucos servidores( 2 pessoas no balcão de nacionalidade). Cheguei as 09:12, já tinha 11 pessoas na fila, o atendimento começa as 09h.
    Infelizmente, o jeito é ter paciência e esperar.
  • @phelipep aqui tbm está assim. Sexta feira tinha alterado e a cidadania aprovada, porém, agora não consigo mais consultar o site de acesso ao processo!
  • Estou enviando o processo do meu filho menor, filho de pai português, para Tondela. Gostaria que me confirmassem se a documentação está ok
    1 - Certidão de nascimento inteiro teor apostilada
    2 - Certidão de nascimento cópia repográfica apostilada
    3 - RG apostilado
    4 - Formulário 1C preenchido e com as assinaturas dos pais reconhecidas
    5 - Certidão do pai português
  • editado December 2019
    @andrezza,
    1 - OK
    2 - Só precisa se a reprográfica estiver ilegível
    3 - Xerox autenticada do documento de identidade de ambos os pais e, caso o menor de idade tenha 14 anos ou mais, xerox autenticada do documento de identidade do menor também
    4 - OK
    5 - OK

    Se vocês são casados Tondela exige que a transcrição de casamento seja feita.
  • @DanielHenriques MUITO OBRIGADA!!!
    Ainda não transcrevemos nosso casamento, ACP do Porto também exige a transcrição?
    Estamos pensando em transcrever daqui uns meses, por conta da grana;
    No caso dos documentos dos pais: estamos cá no Porto e meu marido tem o cartão do cidadão e eu tenho título de residência, preciso autenticar? Eu vou levar o processo pessoalmente, meu marido precisa estar junto?
  • @andrezza

    Manda a transcriçao junto para Tondela que recebe preferência e vai sair bem mais rápido.
  • Pessoal,
    Estou acessando o site e está aparecendo a seguinte mensagem:
    A senha xxxx não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo. Será que é um problema geral?
    Estou consultando com frequência meu processo e hoje não consigo acessar...
  • editado December 2019
    @phelipep e @leandrotartarinip
    também estou na mesma situação
    Mensagem que apareceu:
    " A senha XXXXXXXX não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.

    Verifique que digitou a sua senha corretamente.

    Caso não encontre o seu processo dirija-se à conservatória onde entregou o seu pedido. Na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, sem marcação prévia é possível obter a sua senha de acesso."
  • @RenatoFerreira você 'ouviu alguém dizer' que levará 2 anos, ou isso foi dito por um agente da Conservatória, diretamente pra você?
  • Pessoal, o site de consultas apresenta, eventualmente, uma instabilidade. Daqui a pouco volta ao normal. Paciência!!
  • @andrezza, atualmente ACP não exige transcrição se o pai português constar como declarante do nascimento do filho.
    Processos de menores são muito mais rápidos por Tondela do que pelo ACP, eu recomendo o mesmo que a @Natália Medeiros, envie tudo pra Tondela que fica pronto muito mais rápido que o processo no ACP.
    Se vai pessoalmente leve os documentos originais e, caso necessário, na própria conservatória tiram a cópia na hora. Não sei te dizer se seu marido terá que ir junto, eu acredito que, como já está assinado e reconhecido firma no formulário, não seja preciso.
  • Pessoal,
    To enviando meu processo hoje.
    ACP ainda é o melhor caminho?
    Pelo que li nos ultimos posts tá muito tumultuado...
    Indicam outro lugar?


  • @mariaHernandes, foi dito para moça que estava sendo atendida no guichê ao meu lado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.