Eita... E agora? Será que eles vão registrar esses processos q já foram concluídos nesse 2 semestre? E como será que ficam os processos que estamos mandando agora? Será que o atraso vai aumentar?
To pendando em ligar na conservatória (CRP) pra perguntar sobre essa situação. Como sei q mta gente tá ansiosa, q tal se todo mundo colocar sua duvida aqui, e eu posso perguntar por todos (e depois vir contar pra vcs) pra assim evitar o congestionamento nas linhas telefônicas de lá?
@mariahernandes , acredito que suas perguntas são as mesmas que de todos aqui ,quando vao começar os assentos a serem feitos?,como vão ficar os processos que estao em analize ...etc, pergunte o maximo que poder e se possivel faça uma postagem aqui com as respostas
Vamos fazer assim então: uma lista de perguntas. Cada que for adicionar uma pergunta, copia as perguntas anteriores e escreva a tua (se não for repetida). Até amanhã a noite vejo a lista, e tento ligar na quinta ou sexta de manhã. Vamos começar:
1) Quando os assentos serão feitos? 2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Agosto desse ano? 3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir desse mês?
@Maroa Hernandes, sugiro que faça as perguntas mais específicas. Os portugueses costumam ser bem específicos, eles só respondem o que se pergunta, não se alongam nas respostas! Assim, eu perguntaria: 1) Quando os assentos dos processos já aprovados voltarão a ser feitos? 2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Abril desse ano? 3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir do mês de novembro?
@RafaFCunha eu não mandaria uma certidão com divergências de nomes! Isso o cartório brasileiro mesmo pode retificar. Qualquer erro, ainda mais no nome, pode atrapalhar e atrasar seu processo. Aproveita que o erro não passou batido e já manda certinho logo, melhor! Eu não mandaria diferente. Vamos esperar as recomendações dos participantes mais experientes do fórum.
@RafaFCunha, isso é erro do cartório . Solicite que o cartório emita uma outra certidão com os dados corretos, você pagou pela certidão e ela deve ser emitida conforme consta no registro. Não mande uma certidão com erro.
É fortemente recomendado que verifiquem as Certidões no ato da retirada ainda no Cartório...Erros são comuns quando é feita a transcrição das informações do Livro de Registro para a Certidão digitada... Importante ler a Certidão "Letra por Letra"... Fazendo isso no ato da retirada do documento a questão da retificação já fica encaminhada e não se perde tanto tempo...!!!
@Liane Alegria eu entrei com o processo pro meu pai. Eu consigo ligar e solicitar essa informação? Não moramos na mesma cidade e ele não saberá fazer essa ligação via Skype sozinho. Os documentos chegaram em 20/09/19 e até o momento a ACP não nos retornou por e-mail.
@tatimns, pode ligar, sim! Mas peça para ele falar, pois só dão informações ao próprio. Peça o número do processo e a chave de acesso ao site nacionalidade. justica.gov.pt A ACP não responde aos emails! Boa sorte!
Meu processo de atribuição de nacionalidade está na "bolinha 4" (verificação de documentos) e consta a seguinte mensagem:
"O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
Embora saiba que tenha que aguardar e que os processos estão demorando, minha questão é a seguinte:
Considerando esse andamento, ainda pode existir alguma exigência ou essa fase já foi superada,dependendo apenas da análise do pedido?
@mariahernandes , infelizmente eu liguei semana passada... E eles dizem que não tem previsão. Meu processo é de 02 de maio desse ano, entreguei pessoalmente na ACP, foi p registro em 02 de agosto e até até hj parado. 9 meses já e nada.
@Liane Alegria Obrigada pela dica. Acho que a questão do tempo é uma incógnita para eles também... Tava aqui pensando... talvez seja mais produtivo saber como o processo vai fluir de agora pra frente, embora não custe perguntar sobre o tempo (mas sem muita expectativa em ouvir algo definido).
@JairaGP, se o processo foi pra registro em Agosto, ele tá aguardando há 4 meses, não 9. Nessas circunstâncias, acho importante separar o tempo de processo de documentos (maio à agosto) e o tempo de espera pra Registro (agosto até dezembro), sendo que a primeira parte do processo como um todo esteve em andamento.
Quanto às fraudes: Realmente vergonhoso. Que sejam presos e paguem mesmo por isso! O banimento para sempre da união europeia vai ser muito bem feito!!!
@Daniel Henriques Perguntei sobre enviar documentos do meu avô (nascimento) porque foi ele quem registrou a minha mãe, e não a minha vó que tem nacionalidade portuguesa.
Li aqui sobre a demora, sobre a fraude e etc, e gostaria de saber se envio os documentos agora mesmo assim, ou se espero... e se a ACP ainda é a mais rápida para dar entrada no processo.
@Nat SGGV, se você transcreveu o casamento de sua avó, não precisa mais mandar documentos do seu avô. Já vai aparecer na certidão de casamento portuguesa!
@mariahernandes@LianeAlegria vi na página anterior sobre ligar na linha de registros para fazer as perguntas abaixo: 1) Quando os assentos dos processos já aprovados voltarão a ser feitos? 2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Abril desse ano? 3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir do mês de novembro?
Em relação a pergunta número 1, eu liguei na linha de registro fazem umas 3 semanas e a informação que me foi dada foi a seguinte:
A ACP está registrando os processos despachados em 26/07 e que como meu processo (enviado no fim de abril!!) foi despachado na metade do mês 8 (dia 27/08 se não me engano) era pra eu esperar mais um mês para o registro...
No entanto, eu liguei de novo semana passada, pra saber que dia já estavam registrando(pq estava pensando em fazer um conta: se dia x qdo eu liguei estavam REGISTRANDO os processos do dia 26/07 e dia x quando eu liguei depois estavam registrando os processos "x", significa que estão registrando "x" processos por dia e teria assim uma base de saber mais ou menos quando terminaria o meu )...
Enfim, a mulher me respondeu que "ELES NÃO TEM INFORMAÇÃO DE QUE DIA ESTÃO REGISTRANDO"..claramente com má vontade, já que a mulher que eu falei da primeira vez certamente tinha a informação...
Dessa forma, acrescentaria à pergunta 1: 1) Quando os assentos dos processos já aprovados voltarão a ser feitos? (estão sendo feitos? estão registrando os processos despachados quando? foi informado da última vez que estavam registrando os processos despachados em 26/07?continua sendo dado andamento ou de fato parou? )
Enfim, apenas uma opção e um informação, visto que pra mim eles estavam registrando....aqui na minha cabeça o motivo da demora era : colocaram um monte de gente para analisar e deixaram menos gente para registrar... o que é uma coisa bem diferente de registro PARADO...
Falo isso com preocupação, pq mandei 3 pedidos de nacionalidade juntos (eu, minha irmã e uma amiga) pois temos mudança marcada para irlanda em fevereiro e estavamos crentes que teríamos cartão cidadão e passaporte em mãos, mas do jeito que tá, vai ser impossível (considerando os prazos do consulado para fazer esses documentos)..
Já vi gente postando essa mensagem aqui super feliz que estava tudo certo e em seguida a mensagem mudou para exigência. Se é regra eu nao sei, mas ainda existe possibilidade sim.
Acabei de receber uma carta do Arquivo Central do Porto, Rua Visconde de Setubal de 22/11/2019.
Assunto: suprimento de deficiências
São questões referentes ao nome da minha vó e bisavó. Nao sei se irei prosseguir com mais retificações em certidões ja existentes...
Meu pai sendo filho tambem de pai portugues, nao teria direito à cidadania? Está tudo certo com os documentos do meu avô e inclusive ele foi registrado por ele.
Meu avô registrou meu pai com o nome da minha avó errado... usou o sobrenome dele somente.
Enfim, nem vou tentar explicar aqui, ja estou achando melhor morar em Portugal com visto mesmo e aguardar os 5 anos pra obter a cidadania...
Bem, de qq forma irei enviar os documentos que tenho explicando que mimha avó mudou de sobrenome devido o casamento.
@marciajones, Não sei se fico feliz por voce ter recebido alguma resposta, e agora sabe o que esta retardando seu processo, ou se fico triste por não ter saido. Sim, seu pai tem direito a cidadania como filho enquanto estiver em vida (pensei que esse era o que estava pleiteando desde o inicio), mas os requisitos legais vão continuar lá. Se o problema é o nome da avó e bisavó na certidão de seu pai, não vai mudar.
Voce pode dar uma olhada nas condições para reagrupamento familiar através de sua filha no SEF: "Os ascendentes na linha reta e em 1.º grau do residente ou do seu cônjuge, desde que se encontrem a seu cargo" https://imigrante.sef.pt/solicitar/residir/art98-1/
@moacyr_carmo o de minha prima está com esse status há uns 4 meses em Aveiro. Ainda permanece assim, mas ela recebeu um e-mail da Conservatória de Aveiro pedindo explicação pq o nome da mãe dela está como "Maria das Graças", mas nos assentos portugueses de nascimento e de casamento da mãe consta como "Maria Graças". Minha tia ñ se deu conta, mas Vila do Conde fez o assento errado e o erro persistiu nos documentos posteriores. Minha tia solicitou retificação. Qdo sair minha prima responde o e-mail informando. Só que em momento algum informa no sistema de consulta que está em exigência.
Olá pessoal! É com IMENSA felicidade, que depois de 10 anos na luta, muitos altos e baixos, venho dizer que meu processo foi aprovado! Obviamente, assim como todos, espero que seja lavrado o assento de nascimento, mas mesmo assim a felicidade é demais!
Processo 605XX/2019 Enviado dia 17/07/19 Recebido dia 22/07/19 Numerado dia 30/07/19 Despachado dia 04/12/19
Desejo muita sorte e paciência a todos que estão no processo assim como eu, demora mas sai
Oii, gente! Td bem? Estou ajudando meus primos com o processo de atribuicao, mas eles cairam em exigencia e a mesma nao eh muito clara. Eles ja ligaram na LR algumas vezes para tirar a duvida, mas disseram que nao poderiam passar nenhuma informacao. Tentaram ligar na ACP e mandar e-mail tb e nada... Alguem tem alguma sugestao do que pode ser feito?
Comentários
Será que eles vão registrar esses processos q já foram concluídos nesse 2 semestre?
E como será que ficam os processos que estamos mandando agora?
Será que o atraso vai aumentar?
Vamos começar:
1) Quando os assentos serão feitos?
2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Agosto desse ano?
3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir desse mês?
Assim, eu perguntaria:
1) Quando os assentos dos processos já aprovados voltarão a ser feitos?
2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Abril desse ano?
3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir do mês de novembro?
uma dúvida, meu avo se chama ALCHIMAR, e o nome aparece certinho e legivel na cópia reprográfica.
Acontece que pedi uma cópia digitada (nem todo o texto está legível) e o nome dele veio escrito ALCIMAR....
Pergunto: mando assim mesmo.?
Qualquer erro, ainda mais no nome, pode atrapalhar e atrasar seu processo.
Aproveita que o erro não passou batido e já manda certinho logo, melhor!
Eu não mandaria diferente. Vamos esperar as recomendações dos participantes mais experientes do fórum.
É fortemente recomendado que verifiquem as Certidões no ato da retirada ainda no Cartório...Erros são comuns quando é feita a transcrição das informações do Livro de Registro para a Certidão digitada...
Importante ler a Certidão "Letra por Letra"...
Fazendo isso no ato da retirada do documento a questão da retificação já fica encaminhada e não se perde tanto tempo...!!!
A ACP não responde aos emails!
Boa sorte!
Meu processo de atribuição de nacionalidade está na "bolinha 4" (verificação de documentos) e consta a seguinte mensagem:
"O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
Embora saiba que tenha que aguardar e que os processos estão demorando, minha questão é a seguinte:
Considerando esse andamento, ainda pode existir alguma exigência ou essa fase já foi superada,dependendo apenas da análise do pedido?
Obrigado pela ajuda de sempre.
Acho que a questão do tempo é uma incógnita para eles também...
Tava aqui pensando... talvez seja mais produtivo saber como o processo vai fluir de agora pra frente, embora não custe perguntar sobre o tempo (mas sem muita expectativa em ouvir algo definido).
Nessas circunstâncias, acho importante separar o tempo de processo de documentos (maio à agosto) e o tempo de espera pra Registro (agosto até dezembro), sendo que a primeira parte do processo como um todo esteve em andamento.
Só existe um número de telefone...Só existe uma Linha Registos...
+ 351 211 950 500, oção 1 e opção 1
No horário de Brasília, ligue de 6h às 14h
Muito Grato!!! Já providenciei a retificação
Quanto às fraudes: Realmente vergonhoso. Que sejam presos e paguem mesmo por isso! O banimento para sempre da união europeia vai ser muito bem feito!!!
Perguntei sobre enviar documentos do meu avô (nascimento) porque foi ele quem registrou a minha mãe, e não a minha vó que tem nacionalidade portuguesa.
Li aqui sobre a demora, sobre a fraude e etc, e gostaria de saber se envio os documentos agora mesmo assim, ou se espero... e se a ACP ainda é a mais rápida para dar entrada no processo.
Obrigada!
vi na página anterior sobre ligar na linha de registros para fazer as perguntas abaixo:
2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Abril desse ano?
3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir do mês de novembro?
Em relação a pergunta número 1, eu liguei na linha de registro fazem umas 3 semanas e a informação que me foi dada foi a seguinte:
A ACP está registrando os processos despachados em 26/07 e que como meu processo (enviado no fim de abril!!) foi despachado na metade do mês 8 (dia 27/08 se não me engano) era pra eu esperar mais um mês para o registro...
No entanto, eu liguei de novo semana passada, pra saber que dia já estavam registrando(pq estava pensando em fazer um conta: se dia x qdo eu liguei estavam REGISTRANDO os processos do dia 26/07 e dia x quando eu liguei depois estavam registrando os processos "x", significa que estão registrando "x" processos por dia e teria assim uma base de saber mais ou menos quando terminaria o meu )...
Enfim, a mulher me respondeu que "ELES NÃO TEM INFORMAÇÃO DE QUE DIA ESTÃO REGISTRANDO"..claramente com má vontade, já que a mulher que eu falei da primeira vez certamente tinha a informação...
Dessa forma, acrescentaria à pergunta 1:
(estão sendo feitos? estão registrando os processos despachados quando? foi informado da última vez que estavam registrando os processos despachados em 26/07?continua sendo dado andamento ou de fato parou? )
Enfim, apenas uma opção e um informação, visto que pra mim eles estavam registrando....aqui na minha cabeça o motivo da demora era : colocaram um monte de gente para analisar e deixaram menos gente para registrar... o que é uma coisa bem diferente de registro PARADO...
Falo isso com preocupação, pq mandei 3 pedidos de nacionalidade juntos (eu, minha irmã e uma amiga) pois temos mudança marcada para irlanda em fevereiro e estavamos crentes que teríamos cartão cidadão e passaporte em mãos, mas do jeito que tá, vai ser impossível (considerando os prazos do consulado para fazer esses documentos)..
Já vi gente postando essa mensagem aqui super feliz que estava tudo certo e em seguida a mensagem mudou para exigência. Se é regra eu nao sei, mas ainda existe possibilidade sim.
Ola, boa noite!
Acabei de receber uma carta do Arquivo Central do Porto, Rua Visconde de Setubal de 22/11/2019.
Assunto: suprimento de deficiências
São questões referentes ao nome da minha vó e bisavó. Nao sei se irei prosseguir com mais retificações em certidões ja existentes...
Meu pai sendo filho tambem de pai portugues, nao teria direito à cidadania? Está tudo certo com os documentos do meu avô e inclusive ele foi registrado por ele.
Meu avô registrou meu pai com o nome da minha avó errado... usou o sobrenome dele somente.
Enfim, nem vou tentar explicar aqui, ja estou achando melhor morar em Portugal com visto mesmo e aguardar os 5 anos pra obter a cidadania...
Bem, de qq forma irei enviar os documentos que tenho explicando que mimha avó mudou de sobrenome devido o casamento.
Muito obrigada por tudo!
Não sei se fico feliz por voce ter recebido alguma resposta, e agora sabe o que esta retardando seu processo, ou se fico triste por não ter saido.
Sim, seu pai tem direito a cidadania como filho enquanto estiver em vida (pensei que esse era o que estava pleiteando desde o inicio), mas os requisitos legais vão continuar lá.
Se o problema é o nome da avó e bisavó na certidão de seu pai, não vai mudar.
Voce pode dar uma olhada nas condições para reagrupamento familiar através de sua filha no SEF: "Os ascendentes na linha reta e em 1.º grau do residente ou do seu cônjuge, desde que se encontrem a seu cargo"
https://imigrante.sef.pt/solicitar/residir/art98-1/
Que pena, eu era uma dessas pessoas que estava feliz ... rs
Muito obrigado pela ajuda!
Processo 605XX/2019
Enviado dia 17/07/19
Recebido dia 22/07/19
Numerado dia 30/07/19
Despachado dia 04/12/19
Desejo muita sorte e paciência a todos que estão no processo assim como eu, demora mas sai
Obrigada!