Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18018028048068071452

Comentários

  • Eita... E agora?
    Será que eles vão registrar esses processos q já foram concluídos nesse 2 semestre?
    E como será que ficam os processos que estamos mandando agora? :(
    Será que o atraso vai aumentar?
  • To pendando em ligar na conservatória (CRP) pra perguntar sobre essa situação. Como sei q mta gente tá ansiosa, q tal se todo mundo colocar sua duvida aqui, e eu posso perguntar por todos (e depois vir contar pra vcs) pra assim evitar o congestionamento nas linhas telefônicas de lá?
  • @mariahernandes , acredito que suas perguntas são as mesmas que de todos aqui ,quando vao começar os assentos a serem feitos?,como vão ficar os processos que estao em analize ...etc, pergunte o maximo que poder e se possivel faça uma postagem aqui com as respostas
  • Vamos fazer assim então: uma lista de perguntas. Cada que for adicionar uma pergunta, copia as perguntas anteriores e escreva a tua (se não for repetida). Até amanhã a noite vejo a lista, e tento ligar na quinta ou sexta de manhã.
    Vamos começar:

    1) Quando os assentos serão feitos?
    2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Agosto desse ano?
    3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir desse mês?
  • @Maroa Hernandes, sugiro que faça as perguntas mais específicas. Os portugueses costumam ser bem específicos, eles só respondem o que se pergunta, não se alongam nas respostas!
    Assim, eu perguntaria:
    1) Quando os assentos dos processos já aprovados voltarão a ser feitos?
    2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Abril desse ano?
    3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir do mês de novembro?
  • Bom dia Pessoal.
    uma dúvida, meu avo se chama ALCHIMAR, e o nome aparece certinho e legivel na cópia reprográfica.

    Acontece que pedi uma cópia digitada (nem todo o texto está legível) e o nome dele veio escrito ALCIMAR....

    Pergunto: mando assim mesmo.?
  • @RafaFCunha eu não mandaria uma certidão com divergências de nomes! Isso o cartório brasileiro mesmo pode retificar.
    Qualquer erro, ainda mais no nome, pode atrapalhar e atrasar seu processo.
    Aproveita que o erro não passou batido e já manda certinho logo, melhor!
    Eu não mandaria diferente. Vamos esperar as recomendações dos participantes mais experientes do fórum.
  • @RafaFCunha, isso é erro do cartório . Solicite que o cartório emita uma outra certidão com os dados corretos, você pagou pela certidão e ela deve ser emitida conforme consta no registro. Não mande uma certidão com erro.
  • Complementando comentário da @Nathalia e do @Daniel...

    É fortemente recomendado que verifiquem as Certidões no ato da retirada ainda no Cartório...Erros são comuns quando é feita a transcrição das informações do Livro de Registro para a Certidão digitada...
    Importante ler a Certidão "Letra por Letra"...
    Fazendo isso no ato da retirada do documento a questão da retificação já fica encaminhada e não se perde tanto tempo...!!!
  • @Liane Alegria eu entrei com o processo pro meu pai. Eu consigo ligar e solicitar essa informação? Não moramos na mesma cidade e ele não saberá fazer essa ligação via Skype sozinho. Os documentos chegaram em 20/09/19 e até o momento a ACP não nos retornou por e-mail.
  • @tatimns, pode ligar, sim! Mas peça para ele falar, pois só dão informações ao próprio. Peça o número do processo e a chave de acesso ao site nacionalidade. justica.gov.pt
    A ACP não responde aos emails!
    Boa sorte!
  • Bom dia a todos!

    Meu processo de atribuição de nacionalidade está na "bolinha 4" (verificação de documentos) e consta a seguinte mensagem:

    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    Embora saiba que tenha que aguardar e que os processos estão demorando, minha questão é a seguinte:

    Considerando esse andamento, ainda pode existir alguma exigência ou essa fase já foi superada,dependendo apenas da análise do pedido?

    Obrigado pela ajuda de sempre.
  • @mariahernandes , infelizmente eu liguei semana passada... E eles dizem que não tem previsão. Meu processo é de 02 de maio desse ano, entreguei pessoalmente na ACP, foi p registro em 02 de agosto e até até hj parado. 9 meses já e nada.
  • @Liane Alegria Obrigada pela dica.
    Acho que a questão do tempo é uma incógnita para eles também...
    Tava aqui pensando... talvez seja mais produtivo saber como o processo vai fluir de agora pra frente, embora não custe perguntar sobre o tempo (mas sem muita expectativa em ouvir algo definido).
  • @JairaGP, se o processo foi pra registro em Agosto, ele tá aguardando há 4 meses, não 9.
    Nessas circunstâncias, acho importante separar o tempo de processo de documentos (maio à agosto) e o tempo de espera pra Registro (agosto até dezembro), sendo que a primeira parte do processo como um todo esteve em andamento.
  • @Liane Alegria qual foi a LR que você ligou?
  • @tatimns...
    Só existe um número de telefone...Só existe uma Linha Registos...
  • @tatimns, o telefone da Linha de Registos é
    + 351 211 950 500, oção 1 e opção 1
    No horário de Brasília, ligue de 6h às 14h
  • @Nathalia Gouveia @Daniel Henriques e @Nilton Hessel

    Muito Grato!!! Já providenciei a retificação

    Quanto às fraudes: Realmente vergonhoso. Que sejam presos e paguem mesmo por isso! O banimento para sempre da união europeia vai ser muito bem feito!!!

  • @Daniel Henriques
    Perguntei sobre enviar documentos do meu avô (nascimento) porque foi ele quem registrou a minha mãe, e não a minha vó que tem nacionalidade portuguesa.

    Li aqui sobre a demora, sobre a fraude e etc, e gostaria de saber se envio os documentos agora mesmo assim, ou se espero... e se a ACP ainda é a mais rápida para dar entrada no processo.

    Obrigada!
  • @Nat SGGV, se você transcreveu o casamento de sua avó, não precisa mais mandar documentos do seu avô. Já vai aparecer na certidão de casamento portuguesa!
  • alinefinottialinefinotti Member
    editado December 2019
    @mariahernandes @LianeAlegria
    vi na página anterior sobre ligar na linha de registros para fazer as perguntas abaixo:
    1) Quando os assentos dos processos já aprovados voltarão a ser feitos?
    2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Abril desse ano?
    3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir do mês de novembro?

    Em relação a pergunta número 1, eu liguei na linha de registro fazem umas 3 semanas e a informação que me foi dada foi a seguinte:

    A ACP está registrando os processos despachados em 26/07 e que como meu processo (enviado no fim de abril!!) foi despachado na metade do mês 8 (dia 27/08 se não me engano) era pra eu esperar mais um mês para o registro...

    No entanto, eu liguei de novo semana passada, pra saber que dia já estavam registrando(pq estava pensando em fazer um conta: se dia x qdo eu liguei estavam REGISTRANDO os processos do dia 26/07 e dia x quando eu liguei depois estavam registrando os processos "x", significa que estão registrando "x" processos por dia e teria assim uma base de saber mais ou menos quando terminaria o meu )...

    Enfim, a mulher me respondeu que "ELES NÃO TEM INFORMAÇÃO DE QUE DIA ESTÃO REGISTRANDO"..claramente com má vontade, já que a mulher que eu falei da primeira vez certamente tinha a informação...

    Dessa forma, acrescentaria à pergunta 1:
    1) Quando os assentos dos processos já aprovados voltarão a ser feitos?
    (estão sendo feitos? estão registrando os processos despachados quando? foi informado da última vez que estavam registrando os processos despachados em 26/07?continua sendo dado andamento ou de fato parou? )

    Enfim, apenas uma opção e um informação, visto que pra mim eles estavam registrando....aqui na minha cabeça o motivo da demora era : colocaram um monte de gente para analisar e deixaram menos gente para registrar... o que é uma coisa bem diferente de registro PARADO...

    Falo isso com preocupação, pq mandei 3 pedidos de nacionalidade juntos (eu, minha irmã e uma amiga) pois temos mudança marcada para irlanda em fevereiro e estavamos crentes que teríamos cartão cidadão e passaporte em mãos, mas do jeito que tá, vai ser impossível (considerando os prazos do consulado para fazer esses documentos)..

  • Oi @Liane Alegria! Entendi, obrigada!
  • @moacyr_carmo

    Já vi gente postando essa mensagem aqui super feliz que estava tudo certo e em seguida a mensagem mudou para exigência. Se é regra eu nao sei, mas ainda existe possibilidade sim.
  • @gandalf,

    Ola, boa noite!

    Acabei de receber uma carta do Arquivo Central do Porto, Rua Visconde de Setubal de 22/11/2019.

    Assunto: suprimento de deficiências

    São questões referentes ao nome da minha vó e bisavó. Nao sei se irei prosseguir com mais retificações em certidões ja existentes...

    Meu pai sendo filho tambem de pai portugues, nao teria direito à cidadania? Está tudo certo com os documentos do meu avô e inclusive ele foi registrado por ele.

    Meu avô registrou meu pai com o nome da minha avó errado... usou o sobrenome dele somente.

    Enfim, nem vou tentar explicar aqui, ja estou achando melhor morar em Portugal com visto mesmo e aguardar os 5 anos pra obter a cidadania...

    Bem, de qq forma irei enviar os documentos que tenho explicando que mimha avó mudou de sobrenome devido o casamento.

    Muito obrigada por tudo!
  • @marciajones,
    Não sei se fico feliz por voce ter recebido alguma resposta, e agora sabe o que esta retardando seu processo, ou se fico triste por não ter saido.
    Sim, seu pai tem direito a cidadania como filho enquanto estiver em vida (pensei que esse era o que estava pleiteando desde o inicio), mas os requisitos legais vão continuar lá.
    Se o problema é o nome da avó e bisavó na certidão de seu pai, não vai mudar.

    Voce pode dar uma olhada nas condições para reagrupamento familiar através de sua filha no SEF: "Os ascendentes na linha reta e em 1.º grau do residente ou do seu cônjuge, desde que se encontrem a seu cargo"
    https://imigrante.sef.pt/solicitar/residir/art98-1/
  • @Natália Medeiros,

    Que pena, eu era uma dessas pessoas que estava feliz ... rs

    Muito obrigado pela ajuda!
  • @moacyr_carmo o de minha prima está com esse status há uns 4 meses em Aveiro. Ainda permanece assim, mas ela recebeu um e-mail da Conservatória de Aveiro pedindo explicação pq o nome da mãe dela está como "Maria das Graças", mas nos assentos portugueses de nascimento e de casamento da mãe consta como "Maria Graças". Minha tia ñ se deu conta, mas Vila do Conde fez o assento errado e o erro persistiu nos documentos posteriores. Minha tia solicitou retificação. Qdo sair minha prima responde o e-mail informando. Só que em momento algum informa no sistema de consulta que está em exigência.
  • Olá pessoal! É com IMENSA felicidade, que depois de 10 anos na luta, muitos altos e baixos, venho dizer que meu processo foi aprovado! Obviamente, assim como todos, espero que seja lavrado o assento de nascimento, mas mesmo assim a felicidade é demais!

    Processo 605XX/2019
    Enviado dia 17/07/19
    Recebido dia 22/07/19
    Numerado dia 30/07/19
    Despachado dia 04/12/19

    Desejo muita sorte e paciência a todos que estão no processo assim como eu, demora mas sai :)
  • Oii, gente! Td bem? Estou ajudando meus primos com o processo de atribuicao, mas eles cairam em exigencia e a mesma nao eh muito clara. Eles ja ligaram na LR algumas vezes para tirar a duvida, mas disseram que nao poderiam passar nenhuma informacao. Tentaram ligar na ACP e mandar e-mail tb e nada... Alguem tem alguma sugestao do que pode ser feito?

    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.