Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1803804806808809877

Comentários

• @Liane Alegria está difícil agora obter o código.

Teremos de retornar e congestionar novamente a Linha de Registros
  • Boas amigos(as) do forum.

Hoje meu processo de atribuição mudou de status no site, saiu da bolinha (02) e ficou verde até a bolinha (05),bolinha(06) branca e a (07) laranja. Seguindo pela seguinte msg:
    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Nesta fase do processo ainda é possível cair em exigência?

Obrigado atenção de todos, gratidão eterna aos amigos do fórum.

• @Vanilson Raddi Jr, não vai mais cair em exigência. O pedido foi aprovado, só falta criarem o assento!
    Parabéns, está quase lá!
  • @vanilson qual a data e numeração do seu processo ?? Abcsss
  • Bom dia gente, meu processo andou hoje. Da bolinha 2 para 6!
    agora é esperar criar o registro.
    Obrigado a todos! Através do fórum, fiz o do meu pai e o meu.
    Processo 607XX/2019
    Enviado dia 12/07/19
    Recebido dia 23/07/19
    Numerado dia 30/07/19
    Despachado dia 03/12/19
  • Boa tarde, pessoal!
    Tenho uma proposta de trabalho aqui em Portugal, e a empresa forneceu uma carta assinada pela gerência, destinada a ACP, solicitando que considerem a possibilidade de criar o registo com urgência (processo numerado em maio, despacho em setembro). A carta possui os dados da empresa, meu nome completo, NIF e o número do processo.

Em uma tentativa de dar seguimento à contratação, minha situação pode ser aceita como urgência?
  • Com certeza...
  • Obrigado pela atenção!
  • @Fabiano, hoje liguei às 8h (horário de Brasília) e só esperei 40 minutos na linha!! Gastei um pouco mais de 3 reais pelo skype!!
  • Boa tarde pessoal !
    só pra conhecimento no skipe quando vc vai contratar o pacote, tem a opção ligações ilimitada para telefone fixo é o mesmo preço ,10,50..Porem é ILIMITADA.
  • jhonpcjhonpc Member
    editado December 2019
    Eita!!! Vejam isso aqui: Muito sério!

O SEF acabou de postar. Pena que não falam os nomes desse pessoal!! Por causa dessas e outros ficamos prejudicados com a demora do processo de cidadania...

https://www.facebook.com/servicodeestrangeirosefronteiras/posts/2634990853259715?__tn__=K-R
  • Pode estar aí o motivo dos processos "voltarem uma casinha" lá no site do MJ Português...

Espero que todos os envolvidos sejam punidos de forma exemplar...

E que àqueles que forem identificados como requerentes em processos instruídos com documentos adulterados nunca mais seja permitida a entrada em território Europeu...
  • Daniel HenriquesDaniel Henriques Member, Moderator
    Como esperado notícias de fraudes em processos.
    Invariavelmente quando vemos exigências maiores com relação aos documentos e os processos "parados" é por conta de identificação de fraudes...
  • Que vergonha! Devem estar reanalisando tudo!
  • Vlad PenVlad Pen Member, Moderator, Banner
    editado December 2019
    Isso é uma vergonha mesmo..TODOS OS PROCESSOS vão ser reanalisados por suspeita de fraude e os fraudadores serão banidos na União Européia.
  • Roberta_URoberta_U Member
    editado December 2019
    Amigos, vim mais uma vez agradecer as dicas, orientações e toda ajuda que vocês dão aqui.
    Já havia feito a atribuição do meu marido em 2013 pelo Consulado do RJ; a da minha filha em 2016 com as dicas deste forum; e agora, novamente com a contribuição de vocês, o processo da minha cunhada foi aprovado (falta o assento).

Só queria fazer um adendo, contando especificidades dos meus casos, pois pode ajudar outras pessoas. Vi que o @outrolucas tinha dúvidas, algumas similaridades com o caso da minha família, então, espero que ajude.

Meu marido e minha cunhada são filhos de uma portuguesa e um brasileiro; eles nunca se casaram; no entanto, quando meu marido nasceu, ela era formalmente casada (ela se casou com uma pessoa, deixou de viver com ela, mas o divórcio não tinha saído quando ela passou a viver com meu sogro) E ISSO CONSTOU DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DELE - ela foi a declarante do nascimento. Quando minha cunhada nasceu,minha sogra era divorciada do primeiro marido e a certidão de nascimento estava toda cheia de erros.

Vejam entao o primeiro caso: uma portuguesa, declarante do nascimento, na certidão constava que ela era casada, e eu nunca fiz transcrição alguma, nem de casamento, nem homologação de divórcio, nem mandei carta alguma explicando a situação, nunca caiu em exigencia, nada. Ele nasceu em 1979.

Agora fiz o da minha cunhada, e a história era mais complicada ainda, porque a certidão dela tinha vários erros. Inclusive, dizia que a minha sogra era BRASILEIRA. Abrindo parenteses, tanto no caso do meu esposo, quanto no da minha cunhada, eu entrei com ações de retificação do registro civil deles aqui no Brasil: o dele pra incluir o nome do meio da minha sogra (que foi suprimido no RNE dela, mas constava na certidão portuguesa), e o dela, pra incluir esse nome e constar que ela era portuguesa (sou advogada, graças a Deus só gastei as custas, documentos, etc). De qualquer forma, a certidão de inteiro teor da minha cunhada mostrava todos os erros, um registro todo esculhambado (naquela época parece que era tudo de qualquer jeito).

Então, as certidões de ambos enviadas para Portugal: eram retificadas; constavam como declarante a mãe portuguesa (na da cunhada eram ambos os pais); numa estava como casada, na outra estava tão esculhambada que nem lembro (pode estar casada, solteita, divorciada...); um nasceu em 79 e a outra em 86; nunca transcrevi casamento algum, divórcio, nada; nenhum dos dois processos caiu em exigência (nem o feito pelo Consulado, nem o enviado pra Portugal).

No da minha cunhada, mandei cópia do cartão cidadão da minha sogra porque fiquei com medo daquela certidão maluca. Mas esclarecimentos mesmo, não fiz nenhum.

Não sei se foi sorte, muitos dizem que quando a mãe é portuguesa tem que transcrever casamento ou explicar a situação, e eu nunca fiz nada e deu certo nos dois casos.

Não estou orientando ninguém a arriscar, me desculpem se dei a entender isso... eu também gostaria de saber como deu certo nas duas vezes...
  • Pessoal, vou dar entrada na cidadania da minha mãe. Estou com dúvida nos documentos da minha avó, agora portuguesa e com casamento e viuvez já averbados em Portugal.
    1) Quando averba o casamento, o nome fica atualizado se pedir certidão no civilonline?
    2) É essa certidão da minha avó que preciso enviar junto dos documentos da minha mãe? Sabem se precisa mandar certidão de casamento também (brasileira ou portuguesa)?
    3) Preciso enviar algum documento do meu avô será?
    @Nat SGGV,
    1 - sim, vai estar averbada a mudança de nome na certidão de nascimento
    2 - é essa certidão mesmo para instruir o processo. Não precisa de certidão brasileira, vai estar tudo averbado na certidão portuguesa
    3 - não precisa
  • Eita... E agora?
    Será que eles vão registrar esses processos q já foram concluídos nesse 2 semestre?
    E como será que ficam os processos que estamos mandando agora? :(
    Será que o atraso vai aumentar?
  • To pendando em ligar na conservatória (CRP) pra perguntar sobre essa situação. Como sei q mta gente tá ansiosa, q tal se todo mundo colocar sua duvida aqui, e eu posso perguntar por todos (e depois vir contar pra vcs) pra assim evitar o congestionamento nas linhas telefônicas de lá?
  • @mariahernandes , acredito que suas perguntas são as mesmas que de todos aqui ,quando vao começar os assentos a serem feitos?,como vão ficar os processos que estao em analize ...etc, pergunte o maximo que poder e se possivel faça uma postagem aqui com as respostas
  • Vamos fazer assim então: uma lista de perguntas. Cada que for adicionar uma pergunta, copia as perguntas anteriores e escreva a tua (se não for repetida). Até amanhã a noite vejo a lista, e tento ligar na quinta ou sexta de manhã.
    Vamos começar:

1) Quando os assentos serão feitos?
    2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Agosto desse ano?
    3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir desse mês?
  • @Maroa Hernandes, sugiro que faça as perguntas mais específicas. Os portugueses costumam ser bem específicos, eles só respondem o que se pergunta, não se alongam nas respostas!
    Assim, eu perguntaria:
    1) Quando os assentos dos processos já aprovados voltarão a ser feitos?
    2) O que vai acontecer com os processos que estão em análise desde Abril desse ano?
    3) O que vai acontecer com processos que estão chegando em Portugal a partir do mês de novembro?
  • Bom dia Pessoal.
    uma dúvida, meu avo se chama ALCHIMAR, e o nome aparece certinho e legivel na cópia reprográfica.

Acontece que pedi uma cópia digitada (nem todo o texto está legível) e o nome dele veio escrito ALCIMAR....

Pergunto: mando assim mesmo.?
  • @RafaFCunha eu não mandaria uma certidão com divergências de nomes! Isso o cartório brasileiro mesmo pode retificar.
    Qualquer erro, ainda mais no nome, pode atrapalhar e atrasar seu processo.
    Aproveita que o erro não passou batido e já manda certinho logo, melhor!
    Eu não mandaria diferente. Vamos esperar as recomendações dos participantes mais experientes do fórum.
    @RafaFCunha, isso é erro do cartório . Solicite que o cartório emita uma outra certidão com os dados corretos, você pagou pela certidão e ela deve ser emitida conforme consta no registro. Não mande uma certidão com erro.
  • Complementando comentário da @Nathalia e do @Daniel...

É fortemente recomendado que verifiquem as Certidões no ato da retirada ainda no Cartório...Erros são comuns quando é feita a transcrição das informações do Livro de Registro para a Certidão digitada...
    Importante ler a Certidão "Letra por Letra"...
    Fazendo isso no ato da retirada do documento a questão da retificação já fica encaminhada e não se perde tanto tempo...!!!
  • @Liane Alegria eu entrei com o processo pro meu pai. Eu consigo ligar e solicitar essa informação? Não moramos na mesma cidade e ele não saberá fazer essa ligação via Skype sozinho. Os documentos chegaram em 20/09/19 e até o momento a ACP não nos retornou por e-mail.
  • @tatimns, pode ligar, sim! Mas peça para ele falar, pois só dão informações ao próprio. Peça o número do processo e a chave de acesso ao site nacionalidade. justica.gov.pt
    A ACP não responde aos emails!
    Boa sorte!
  • Bom dia a todos!

Meu processo de atribuição de nacionalidade está na "bolinha 4" (verificação de documentos) e consta a seguinte mensagem:

"O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

Embora saiba que tenha que aguardar e que os processos estão demorando, minha questão é a seguinte:

Considerando esse andamento, ainda pode existir alguma exigência ou essa fase já foi superada,dependendo apenas da análise do pedido?

Obrigado pela ajuda de sempre.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.