Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18038048068088091451

Comentários

  • @leandrotartarinip Que notícia boa! Se o nosso ta caminhando meio que junto, vou ficar na expectativa do meu chegar logo na bolinha 7 também. O site está fora do ar, não consigo consultar por enquanto. Abs.
  • @gandalf

    Ola tudo bem? Pois é não sabemos se ficamos felizes ou tristes né?

    Desde o início a minha intenção era fazer a cidadania do meu pai que é vivo, pra depois fazer a minha e depois do meus filhos. Estou nessa batalha desde 2016 ..

    Não tinha os documentos portugueses de meus avós e foi muito trabalhoso encontrar a certidão de nascimento da minha vó. Depois descobri que minha vó nao foi registrada pelo pai e sua mãe por ter sido "mãe solteira" brigou com seu pai e tirou seu sobrenome paterno na hora de registrar sua filha (minha vó). O problema é que aqui no Brasil, minha vó colocou o nome de seu pai e o sobrenome de seu avô paterno na certidão de casamento.

    Enfim, consegui fazer a retificação da certidão de casamento dos meus avós e fiz a transcrição com ponta delgada. Porém agora com esse ofício eles estão questionando mais um problema: o sobrenome da minha vó que ficou somente com o sobrenome do marido (meu avô). A questão é que meu avô ao registrar meu pai tirou o sobrenome da minha vó e colocou somente o dele...

    Parece uma novela né? Posso até tentar retificar os sobrenomes dos avós do meu pai na certidão de nascimento dele, porém não queria alterar o nome da mãe dele pois vai gerar um efeito cascata e meu pai terá que alterar todos os documentos dele já aos 80 anos....

    Qual a sua opinião? Nesse oficio qie eu recebi eles questionam essas duas coisas: o sobrenome de casasa da minha vó e os nomes dos avós na certidão de nascimento do meu pai.

    Fico triste pois meu avô tambem era português e está tudo perfeito com os documentos dele. Isso ja nao basta?

    Outra coisa; ja enviei um email explicando isso tudo porem ainda nao otive resposta. Eu gostaria de saber se preciso fazer a retificação dos sobrenomes dos avós na certidão de nascimento do meu pai.

    Muito obrigada pela atenção!

  • Oi gente boa noite,
    Enviei os documentos para a atribuição da minha esposa por DHL na sexta feira dia 22/11/19 e os mesmos chegaram na terça feira 26/11/19.

    Hoje (09/12/19) recebemos um e-mail com o assunto "Chave de acesso ao estado do seu processo de nacionalidade" . Nesse e-mail constam o número do processo e a chave para consulta.

    Tentei ver hoje no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/ colocando a chave mais só fica carregando e não aparece nada, amanhã tento de novo.

    Então é isso? Significa que está tudo seguindo corretamente? Não preciso ligar pra nada, basta eu ir acompanhando por esse site e a chave de consulta que passaram?
  • @drpost, se recebeu a chave de acesso só acompanhar pelo site mesmo. No momento não precisa ligar para saber informação nenhuma.
    Só dar uma lida nas mensagens anteriores e vai ver que hoje o site está apresentando erro, o que ocorre eventualmente. Tente após algumas horas ou no dia seguinte quando isso ocorrer.
  • Enviei o processo do meu pai dia 08/08 e chegou no dia 12/08. Hoje (09/12 - 4 meses depois!) ligamos para pedir a chave de acesso para acompanharmos online e nos disseram que o processo ainda não foi digitalizado e está em análise. E pediram pra ligar daqui há 2 meses!

    O que vocês acham dessa demora?
  • @Daniel Henriques, obrigado pela informação. O bom é que ia esperar dois meses pra ligar e pegar o número do processo e a chave mas não precisou, recebemos no e-mail sem "fazer nada".

    Se tiver alguma exigência ou coisa parecida vou saber pelo site com a chave né?
  • @drpost

    Qual foi o endereço de email que te passou a chave de acesso?
  • @VanessaM mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt
    rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
    Pedindo a senha pra consulta do seu processo,já tem a numeração?
    Mande um documento com foto junto ao email
  • drpostdrpost Member
    editado December 2019
    @Natália Medeiros noreply_rcentrais@irn.mj.pt

    Inclusive já consegui acessar e ver o andamento do processo
  • Pessoal, sei que o clima está de desânimo, mas gostaria de compartilhar que meu pedido de urgência enviado por e-mail ontem foi deferido e já estou com o registro! Isso é bom pq significa que os processos estão andando e que a situação não está tão horrível como o @RenatoFerreira ouviu falar.
  • @ferrju você fez o pedido para qual email lá de portugal ?
  • @blancout mandei para arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • @ferrju , enviei há dois meses pedindo urgência porque o meu avô está com 89 anos debilitado e queria ver a certidão ainda em vida. Não responderam, vou tentar novamente. Valeu !
  • @Blancout meu pedido foi por aprovação em programa de mestrado na Holanda. Precisava do documento para pagar a tuition (como brasileira a anuidade seria de 13.800 euros, como portuguesa é apenas 2.100!)..
    já ouvi dizer que não dão prioridade para idade, nem para situações como 'estou de mudança para portugal' ou Brexit.
    Boa sorte!
  • Boa tarde. Atualmente qual a melhor conservatória para envio da documentação para atribuição de menores (casamento dos pais não transcrito)? Grato.
  • @antoniopereira pelas informações recebidas aqui no fórum, seria Tondela, que ainda aceita receber os dois processos a transcrição e a atribuição no caso de menores.
    .
  • @ferrju estou exatamente na mesma situação! Com um mestrado pra Holanda na Rotterdam School of Management e preciso pedir urgência. A universidade te mandou alguma declaração específica para você enviar pra eles? Ou você enviou os documentos da aprovação e explicou a situação apenas?
  • @lucasmalafaia te mandei mensagem, vou te encaminhar o e-mail que mandei para a ACP. Não encaminhei carta específica não, apenas o e-mail de aprovação enviado pela Universidade de Maastricht.
    Boa sorte!
  • @pessoal
    Estive no consulado em SP, no mês passado para pegar o CC e perguntei quanto tempo estava levando o processo de nacionalidade e fui informado que o prazo era de 9 meses no máximo, já com assento ... A atendente também disse que , transcrição de casamento, estava levando no máximo 3 meses .... e ainda disse que em Santos, levaria no máximo 30 dias. Ou seja, parece que os consulados estão tendo prioridade.
    Quem for enviar novo processo, convém antes, consultar o consulado, pois pode compensar fazer por ele...
    abs
  • @ferrju Obrigada por compartilhar! Boas notícias são revigorantes! Abs.
  • Pessoal, por favor uma ajuda! Acabou de sair a cidadania de meu pai, depois de muitos anos de luta atrás de documentos e muita ajuda aqui de vcs tb! Obrigada! Agora estou na dúvida para tirar a minha, pois meus pais foram casados e divorciados, e para transcrever o divórcio o advogado me cobrou 1000 euros + 300 de taxa!! Pensei em mandar a minha atribuição direto pra ACP, pq não exigem a transcrição (isso procede?), mas ouvi falar que eles vão começar a enviar os processos pra outras conservatórias devido ao acumulo de processos, vcs sabem algo sobre isso? Será que podem mandar pra outra Conservatória e depois virem cobrar o documento?O q acham?
  • @bmasouza, você pode só transcrever o casamento. Sai a 120 euros + as certidões e o envio. Não precisa homologar o divórcio para sua nacionalidade.
    Pelo ACP, não precisa transcrever o casamento.
  • Liane, sério mesmo? POsso transcrever só o casamento sem o divórcio? Pq na certidão de casamento atualizada ela sai com a anotação sobre o divórcio não?
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado December 2019
    @bmasouza
    Sim, primeiro tem que transcrever o casamento. Depois, se quiser, tem que contratar um advogado para homologar a sentença de divórcio em Portugal.
    Mas, para a atribuição de nacionalidade do filho não precisa homologar o divórcio!!
  • Caramba, tá difícil avançar nesse despacho, minha família tem 5 processos em despacho, os mais antigos são de junho e eles parecem estar ainda em abril. Haja coração!!!
  • @Renato_CPO

    Processos que chegaram em abril o foram a registro no início de agosto até agora não sairam os assentos.
  • a urgência pode ser solicitada em qualquer momento do processo?
  • @andrezza, pode ser pedido urgência a qualquer momento só tem que ser bem fundamentado.
  • O pedido de urgência é feito apenas presencialmente ou pode ser por e-mail?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.