Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1799800802804805877

Comentários

• MARI F MARI F Member
    editado November 2019
    @Daniel Henriques

Ok, obrigada pela informação.
    Luz e paz a todos .... e boa sorte.
  • @Nilton Hessel

Maravilha.... vou aguardar ... estou feliz porque agora pelo menos temos mais informações por e-mail ou site, antes era só aquele bendito telefone com espera de 2 horas.... kkkk..... e ainda caia.
    Mas não posso reclamar, no meu processo todas as vezes que mandei e-mail para ACP fui atendida e sempre com muita gentileza nas respostas.
    Obrigada a todos e boa sorte.
  • GizaGiza Member
    editado November 2019
    Estou aguardando o registro do assento do portuga desde do dia 18 de Agosto , Aguma novidade dos processos de Abril ?
    Estacionou no dia 17 ?
  • gandalfgandalf Member
    editado November 2019
    @PedroGaspar
    Sobre a planilha, quando eu cheguei em 2018 ela ja existia. O TAB do gráfico (hoje sem manutenção) também já existia.
    Ja tinha feito muita coisa em Excel e até em Lotus123 (unicórnio pre-histórico).
    Eu achei muito legal o gráfico que já existia, que vivia "quebrando" porque zoavam a pagina da planilha (já naquela época).
    Só refiz a pagina de Análise e gráficos, pra isolar a análise da planilha, e torna-la menos vulnerável e mais fácil de reconstruir.
    Eu pensei: Vou aprender como se faz o que quero em Google Sheets, mais como treinamento mesmo.
    Melhorei as fórmulas, introduzi cores, consistência de dados, e na matemática da planilha em geral.

O meu acesso à planilha é igual ao de todo mundo, mas eu tento mante-la viva, porque me foi de grande utilidade.
    Me agradaria muito ver alguém com disposição e sangue novo pegar o bastão e seguir, como eu fiz.
    É bom e se aprende muito no processo. Meu interesse por ela cresceu muito a medida que eu usava.
    Fiz um esqueleto para atualização da planilha com formulários, mas abandonei o projeto. Faltou gas.
    Funcionou, mas precisava torna-lo mais robusto, e fechar o ciclo, atualizando uma planilha read-only.
  • Aos que estão enviaram e-mail para receber a chave de acesso, recomendo ligar na LR e solicitar a chave. Tenho e-mails de mais de um mês sem resposta, o máximo que fizeram foram encaminhar para ACP.
  • Boa noite pessoal,

Meu processo caiu em exigência, recebi a carta com a seguinte exigência:

• Promover pela apresentação de nova certidão de nascimento do interessado emitida por
    copia reprográfica do livro de registros, devidamente legalizada.

Liguei na LR perguntando se a certidão de nascimento tinha validade e disseram que não, tentei entender com eles e não conseguiram me ajudar, disseram para eu falar com ACP por e-mail. O problema é que ACP não responde e-mails...

Tenho certeza que enviei a certidão por copia reprográfica devidamente apostilhada, o único "problema" que vejo é que ela ja havia sido emitida há 1 ano atrás ou poderia estar ilegivel(eu conseguia ler com um pouco de dificuldade)

Alguém já viu essa exigência? Vou solicitar novamente a nova certidão e por via das dúvidas uma digitada...

Obrigado.
  • @edisonb, provavelmente estava difícil de ler. Mande outra cópia reprográfica apostilada e uma inteiro teor digitada!
  • Pessoal, o processo de cidadania por atribuição do meu pai foi recebido na ACP em 12 de setembro de 2019. Liguei na linha de registros no dia 20 de novembro e ainda não havia senha de acesso.
  • gandalfgandalf Member
    editado November 2019
    @edisonb,
    A gente tenta explicar que tem que ser documentos novos, mas as pessoas não entendem por que.

Documentos antigos, principalmente se estiverem pouco legíveis, podem levantar suspeita de fraude.
    Existe sim o prazo máximo de 1 ano entre a emissão e a numeração. Já foi discutido aqui no forum.
    Não é porque o documento vence, ou pode mudar (como o caso de casamento), mas para prevenir fraudes.
    Quem já passou por uma exigência entende como é muito mais difícil saber se já satisfez e voltou para Análise.
    Vai requerer algumas ligações na LR pra ter certeza. Provavelmente várias ligações.

Faça um documento novo e mande, como eles pediram.
    Como o primeiro estava ilegível, o próximo provavelmente também estará.
    Faça uma nova certidão copia reprográfica apostilada, e uma em inteiro teor autenticada (para ajudar a leitura). Mande junto.
    Já que vai pagar de novo a remessa, peque pelo excesso de zelo. Facilite a vida deles, pra eles facilitarem a sua.
    Eu sempre recomendo mandar por DHL, principalmente em caso de exigência. (exceto se não tiver uma agência proxima)
  • @edisonb,
    Esqueci de um item... Ponha tudo junto no envelope, e mande pra ACP:
    1. Copia simples da carta de exigência.
    2. Certidão copia reprográfica apostilada (faça uma nova cópia)
    3. Certidão em inteiro teor autenticada (para ajudar a leitura)

Mande por DHL (a menos que não tenha na sua cidade).
    Voce precisa rapidez, segurança, e ter bom "tracking end-to-end".
  • Obrigada, @gandalf! Quando eles receberem, coloco meu nome...
  • Pessoal, a criação dos assentos de nascimento está parada, correto? Acho que não estou fazendo....
  • Felipe BelemFelipe Belem Member
    editado November 2019
    @leomvieira Estranho...

O processo da minha avó chegou no ACP no dia 23/09 e já tem numeração e senha há mais de um mês.

Tenta mandar um email para ver se conseguem te dar uma informação melhor
  • Os assentos estão parados sim ! Desde tem muita gente esperando ... o da minha mãe está desde setembro aprovado.. aguardando registro
  • Pessoal, tem algum modelo da carta para solicitação da criação do registro com urgência?
  • Boa tarde, pessoal!

Meu processo de nacionalidade chegou na ACP 24/10/2019, e hoje liguei para obter o numero do meu processo e a chave de acesso para acompanhar online.
    Pois bem consegui acessar, e constava la meu processo, SÓ QUE MEU SOBRENOME FOI ESCRITO ERRADO, ( correto ROCHA, e estava ROHA), bom como estar bem no começo, estou com medo que la na frente caso meu processo seja deferido ele venha com meu nome errado, e eu tenha que perder tempo para acertar!
    Tem algo que eu possa fazer por agora? para tentar corrigir este erro o mais rápido possível?
  • @Millenagl no meu caso eu entreguei pessoalmente o pedido e não foi solicitado uma carta escrita por mim, apenas a carta da empresa com a intenção da minha contratação, com todos os dados da empresa e meus, dizendo que para prosseguir era necessário meu registro. Assinada pelo representante legal da empresa. No dia ela pediu o número do processo, anexou e disse que entregaria para consideração da conservadora. No dia seguinte o registro saiu.

Eu acho que acaba sendo mais importante a prova do motivo do pedido de urgência do que a carta em si. A carta, quando enviado por correio, seria dirigida ao conversador(a), solicitando a possibilidade de conclusão com urgência do número do processo número XX, por motivo YY. Geralmente aceitam por trabalho ou por estudos. Motivos como "meu visto de turista vai acabar" não valem muito.

Acho que outro ponto que influência é realmente pedir o favor e não exigir. Eu observei que o nível de estresse é alto na ACP, são muitos processos e muita gente querendo ser atendida. No dia que fui muita gente que estava na fila queria exigir senha, número do processo, etc, de processos que estavam lá a menos de 1 mês e eu vi muitas vezes respostas em tom alto do tipo "não adianta vc ficar vindo aqui com 1 mês de processo que nem começamos a analisar ainda". E ouvi diversas vezes "Nosso prazo é de 1 ano, volta aqui ano que vem".

Eu falava uns 5 obrigados e por favor a cada frase pra ter certeza que estava sendo o mais educado possível rs

Ainda sobre pedido de urgência, acho que é importante também que as pessoas peçam realmente quando se tem urgência, como o nome diz, e não só por estarem ansiosas para concluir o processo. Se todo mundo começar a pedir urgência, vão parar ou dificultar esse tipo de pedido. (não que seja esse o seu caso).

• @ssrafa, isso que você falou é realmente importante. Eu, por exemplo, poderia solicitar um pedido de urgência por estudos, mas como não tinha problema em tirar o visto de estudos preferi assim fazer, tirei o visto, e assim em minha concepção não sobrecarrego a ACP, e quem realmente precisa da urgência é atendido com a devida urgência.

• Ou seja @ssrafa...

Acontece no balcão do Arquivo Central do Porto exatamente o que acontece aqui no Fórum...Pessoas com processos recém chegados à Conservatória insistindo em querer Número de Processo...Senha de Acesso ao site...Etc...
    Além de pessoas sem um real motivo para tal...Querendo ter seu processo tratado com prioridade...

Não é de se admirar que o pessoal do ACP esteja com os nervos à flor da pele...

@Rafael Bernardes...
    Sua conduta merece aplausos...!!!
  • gandalfgandalf Member
    editado November 2019
    @Lucas Rocha,
    Quando sai o assento, o nome sai de acordo como documento enviado. Eles são bastante criteriosos nisso.

Na maioria das vezes (quase totalidade mesmo) o erro é somente de digitação (typo) na página informativa da web.
    Mesmo porque, se estivesse mesmo errado, a LR não teria achado seu processo.
    Fique tranquilo, e aguarde.
    Caso o assento saia errado, aí então haja rápido pra consertar, o que pode ser feito facilmente, por e-mail mesmo, e leva poucos dias (tipicamente 1 semana ou menos), porque se o erro é deles, não têm interesse em manter o registro errado.
    A proposito, so vi na planilha o registro de sua mae. Ponha o seu la tambem.
  • Vlad PenVlad Pen Member, Moderator, Banner
    editado November 2019
    @Pessoal , NÃO ADIANTA querer criar "jeitinhos" para acelerar a conclusão do processo de nacionalidade.Não adianta "inventar" empregos de trabalho que não existem. Se existe mesmo uma vaga de emprego garantida isso tem que ser
    MUITO bem fundamentado.Esperem pelo menos 2 meses para tentar ter a chave de acesso..RESILIÊNCIA!!!!
  • @todos,
    Sobre lidar com a ansiedade:
    Eu queria pegar carona no post do @ssrafa pra chamar a atenção para um detalhe:
    "não adianta vc ficar vindo aqui com 1 mês de processo que nem começamos a analisar ainda". E ouvi diversas vezes "Nosso prazo é de 1 ano, volta aqui ano que vem".

Nesse momento nada parece estar andando porque "o novo normal" ainda não foi ainda atingido.
    Esse mês teve até agora 4 Conclusões e 3 Despachos de aprovação. E foram 7 Exigências (se contei certo).

A planilha ajuda, e muito, pra saber quando existe chance dos processos terem concluído +- pela data de numeração.
    Todos os 4 concluídos provavelmente foram por pedido de urgência pessoalmente ou por carta, entre 134 e 175 dias. Os outros estão em 220 e ainda crescendo. Sim, no passado foi 20 dias, depois 50, depois 90. FOI.

Como foi dito recentemente, as datas que importam são: Numeração (o processo começa a existir), Despacho porque daí ele pode ou ter sido aprovado ou cair em exigência, e Conclusão com o assento.
    Como agora com a consulta via web fica + dificil saber ao certo a data de Numeração, incluí a coluna de "Recepção", que se obtém a data pelo tracking do DHL ou AR do correio, e dá uma boa ideia de quando pode ter sido a Numeração.

Pela frase que mencionei mais acima, pode-se imaginar que "o novo normal" pode subir pra 1 ano.
    É o que demorava em Lisboa e outras conservatórias (que também subirão). Na ACP já assumem que esse será o tempo.
    Sendo assim, foquem nessas 3 datas que mencionei, se não tiver a Numeração exata, baseado na sua data de envio também funciona, apenas olhando como os outros processos têm se comportado.

A explicação é que eles distribuem a carga entre as Conservatórias. A ACP recebe uma "bolada" de Lisboa e tem que fazer. Por isso, para os que estão na ACP, dá a impressão que parou. Quem é mais eficiente, como a ACP, sofre mais no tempo.

Ficar olhando "cada pulo da bolinha" e consultar a web todo dia só contribui para aumentar o stress.
    Ficar ligando na LR também. Ficar mandando 1, 2, 4 e-mails pra obter a senha também.
    Se acalmem, acompanhem a data provável pela planilha, e quando estiver perto de uma das 3 datas mencionadas, acompanhem mais de perto. Só isso. Ansiedade gera + ansiedade, e é altamente contagiosa.

"Por isso, vos digo: não andeis ansiosos quanto à vossa vida. Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam. Olhai para os lírios do campo, como eles crescem. Não vos inquieteis pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo." Mateus 6:25-34
  • @Liane Alegria e @gandalf , muito obrigado pela ajuda.

Vou solicitar os documentos e procurar uma agência da DHL e enviar por ela, como sugerido, para evitar atrasos.

@gandalf só para confirmar, não é necessário o documento 1C e nem vale posta certo?

Obrigado novamente.
  • @edisonb, mande só o que foi solicitado, não precisa de outro formulário ou vale postal
    Coloque, do lado de fora do envelope em que você vai colocar os documentos (não é o envelope de postagem)
    "CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA DO PROCESSO XX.XXX/XX, DE FULANO DE TAL"
    Boa sorte!!
  • gandalfgandalf Member
    editado November 2019
    @edisonb
    Somente a certidão reprográfica apostilada que foi pedida.
    Os outros dois itens são pra explicar onde a certidão se encaixa (na cópia da carta que enviaram tem os dados de nome, número de processo, e a exigência), e a digitada IT para facilitar a vida deles ajudando a ler o que esta escrito na reprográfica.
    A digitada IT basta autenticar. Essa é extra. Ela não precisa apostilar, porque a que vale é a reprográfica apostilada.
    Se até seus docs estarem prontos ainda não tiver recebido a carta de exigência, então faça como a Liane explicou. Escreva os dados numa folha a parte ou no envelope interno (caso haja um).
    Eles já têm seu 1C e o correspondente pagamento do processo. A exigência é só um pedido de informação complementar.
  • Bom Dia...

Tenho uma ideia que talvez nos ajude a entender a razão do **atraso** na emissão dos Registos por parte do IRN...
    **Confesso que apesar de achar essa **justificativa** de uma lógica gigantesca...Isso somente me passou pela cabeça nesta manhã... : )

Aqui na nossa família...Temos um processo de Atribuição um primo tramitando no ACP...(Ele tem 58 Anos de idade)...Esse processo se encontra justamente nessa situação...Já teve despacho favorável...Faltando apenas a emissão do Assento de Nascimento...

Assim que tivermos acesso ao Assento de Nascimento Português desse meu primo...Daremos início ao processo de Atribuição do filho dele...Esse que hoje seria Neto do Português em questão...E tem 30 Anos de idade...Já tem uma filha de 7 anos...
    O objetivo da família desse meu primo que hoje aguarda o Assento de Nascimento Português ser criado é concluir todas as Atribuições nessa sequência lógica...
    Não esquecendo que ainda existem os processos de Aquisição das respectivas esposas...

Ou seja...
    Só nesse "exemplo familiar" que estou dando aqui...São Dois processos de Atribuição e Dois de Aquisição que NÃO DARÃO ENTRADA EM CONSERVATÓRIAS PORTUGUESAS sem que antes seja emitido o Assento de Nascimento Português desse meu primo que está com processo despachado favoravelmente...Apenas aguardando a emissão do Registo de Nascimento Português...

Conservatórias que estão operando muito além da capacidade de pessoal e de equipamentos...Conservatórias que estão ATOLADAS em processos sem ter capacidade de dar tratamento adequado a tudo isso...

Multiplique o exemplo desse meu primo pelos milhares de casos que se encontram na mesma situação e tirem vossas próprias conclusões...

• lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado November 2019
    Boa teoria @Nilton, mas eles tem que planejar bem pra isso dar certo, porque de certa forma isso está acumulando processos "ainda a serem criados". O que significa que mesmo em grande quantidade esses processos seriam mais espalhados. Quando eles começarem a emitir os registos, todos esses processos chegarão de uma só vez podendo criar um congestionamento maior ainda.
  • @Nilton Hessel,
    Confesso que demorei um pouco a entender sua lógica, mas você esta certo.
    Concedendo a Aprovação, obedece-se a lei e preserva o direito de quem já tem direito, mas faz a contenção da progressão geométrica do número de outros processos das próximas gerações que eventualmente viriam na sequência.

Não creio que tiveram a idéia, mas estão aplicando um conceito que já funciona em outros países da UE.
    Dá pra notar na planilha a consequência nas Numerações que chegou a ter 112/mês, e agora tem 12/mês.
    (É uma amostragem, voluntária, mas é proporcional)

Estão ajustando o ciclo. Eles têm que achar o ponto de equilíbrio, senão Portugal poderia ser invadida só por brasileiros.
    Todos os países têm politicas de diversidade quando se trata de política de imigração.
    Por isso a Itália demora 10 anos no processo. Na diáspora da 2a guerra exportaram italianos pra todo canto. :-)
    Já foi comentado aqui que a UE pressionava Portugal pra conter o fluxo de imigração em 2021. Podem já estar começando.
  • Gente, essas teorias de conspiração não são sadias...eheheh. Se quisessem limitar, seria muito fácil! É só mudar a lei. Além disso, Lisboa continua FINALIZANDO (com averbação e tudo) as convolações, inclusive atualmente está bem mais rápido do que antes, vi no Facebook pelo menos umas 5 conclusões informadas na semana passada de Convolações, enquanto que a ACP está parada, no que se refere a emissão de assentos...todo o resto parece lento, mas "normal", continuo com a idéia de que está faltando oficiais que façam o registo na ACP e tão logo eles sejam contatados, irão emitir assentos em massa. ehehehheh. Apenas acho e espero! Boa sorte para nós e que o papai Noel nos traga vários assentos neste Natal!
  • @gandalf muito obrigada pela dica. Fiz isso msm:peguei no civilonline a certidao de nascimento dela. Já mandei td pra Pt . Agora é só esperar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.