Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17457467487507511451

Comentários

  • editado August 2019
    @tatals

    No caso do meu avô que tinha 83 anos na época (e o que é mais lógico), nao foi preciso ir ao consulado, porque se a pessoa com mais de 80 for quem vai no cartório ter sua assinatura reconhecida por autenticidade, isso prova que a pessoa está viva.
  • @larisseloureirob, consulado apenas para agendar e fazer Cartão Cidadão e, posteriormente, o passaporte. Se não quiser ou não precisar fazer, não precisa do Consulado!
  • @Pessoal alguem sabe me informar, se eu solicitar a certidão no civil online, e se minha certidão não estiver concluída, eu perco o dinheiro?
  • Olá,
    Hoje tentei ligar na LR e ela está disponivel apenas para cancelamento de CC. Alguem teria informação se será sempre assim agora ou se é por causa das greves? Obrigado.
  • @ViniciuDurgiewicz
    Hoje é feriado em Portugal, pode ser este o motivo.
  • @RafaelMartins1489
    Não é necessário ter o número do processo.
    Eu informei no e-mail o tipo de processo (atribuição de nacionalidade - filho), conservatória ACP, nome completo do requerente e também anexei no e-mail uma foto do documento de identidade do requerente.

    Eu deixaria para enviar semana que vem... Hoje é feriado e amanhã eles tem uma greve marcada. Como seu processo ainda é do mês 6 é bem provável que ele esteja na fase 1 e ainda fique assim por mais de um mês.
  • editado August 2019
    @Fellipe...
    Aparentemente...Perder ou não os 10,00...Depende do tempo que demore entre a sua solicitação/pagamento e a emissão/liberação do seu Assento de Nascimento para o civilonline.pt...

    Se você der uma procurada usando a ferramenta de busca da primeira página...Vai provavelmente encontrar casos de pessoas que fizeram a solicitação e receberam a mensagem mais ou menos assim...:
    "...O seu pedido não pode ser atendido...Etc...Etc...Etc..."

    Siga as mensagens até encontrar o desfecho...Assim poderá calcular mais ou menos a "Janela" que eles costumam conceder entre o pagamento (Sem Registo emitido) E o posterior envio da chave numérica para abrir o documento na página do civilonline.pt...

    PS...Se não tem URGÊNCIA na questão...Recomenda-se aguardar a indicação de que o processo foi finalizado...Já houve solicitação do pessoal do civilonline.pt (Em resposta a email de forista) pedindo para que "...NÃO FAÇAM A SOLICITAÇÃO SEM ANTES TER A CONFIRMAÇÃO DA FINALIZAÇÃO DO PROCESSO/EMISSÃO DO ASSENTO..."

    Um exemplo...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/196737/#Comment_196737

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/196814/#Comment_196814
  • @pessoal fui acessar a planilha e as abas sumiram, (quando acessei ja estava assim ) alguém sabe o que aconteceu
  • Oi, procurei nas buscas mas não achei nada sobre minha dúvida sobre preenchimento do modelo 1C.
    Vou entrar com meu processo de atribuição (minha mãe é portuguesa), minha dúvida é quanto ao preenchimento do formulário (quadro 1) pois quando eu casei alterei o meu nome.
    Eu preencho com nome de solteira ou de casada?
    E quanto ao pagamento sei que posso pagar por cartão, como preencho a opção do quadro 6?
  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado August 2019
    @De_Godoi sua dúvida é respondida literalmente no post fixado na página inicial desta categoria no fórum com o título de "COMO PREENCHER O FORMULÁRIO 1C"

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • editado August 2019
    @Carolina Seixas obrigado pela informação. Vou fazer isso que você disse. Acredito que o meu registro só deverá acontecer lá para o novembro...
  • @pessoal

    Foi feriado em Portugal? Não recebi a chave de acesso ainda.
  • Olá pessoal boa tarde!!
    Vocês sabem mais ou menos quanto tempo está demorando para sair o registro?? Porque a minha mãe enviou a documentação em maio e ainda está na fase 1, acompanhando pelo site.
    Obrigada.
  • Sim...Feriado em Portugal...
  • @NathyCA os processos estão com 4 a 5 meses para conclusão.
  • @Vlad será que até o final de Outubro saia o meu registro? o meu teve aprovação e foi para despacho em 04/07.
  • @Fellipe provavelmente sim
  • Pessoal,

    Para iniciar o processo com pagamento por cartão de crédito, é só entrar no link do formulario 1c e depois enviar toda a documentação para o endereço do ACP? Existe algum lugar para abrir o processo ou é só mandar a documentação?
  • @Felipe Silva Santos, quando você enviou o seu processo? Te pergunto pois enviei em Abril e agendei uma data no Consulado pro Cartão Cidadão no meio de Outubro, estou otimista e torcendo pra dar tempo até lá rs
  • Pessoal, quando avanca para fase 2 no site espera-se quanto tempo para a conclusao? Demorou 3 meses so para ir da 1 para 2 processo de menores, um com 2 anos e outro com 5 anos.
  • @Murilo Martins eu enviei em Abril tbm. Chegou dia 01/04. Eu tive o processo aprovado e enviado para despacho em 04/07. Estou torcendo tbm, para que dê tempo, rs
  • @Lara Alonso Moreira
    Se o seu foi para despacho em 16/07, creio que a regra não é a mais usual
    O meu foi em 12/07 e até o momento, nada...
  • @JCCS acredito que o dela foi registrado com mais agilidade pois era menor... os demais ainda seguem parados
  • @VladPen obrigada!!
  • Bom dia,
    Gostaria de tirar umas dúvidas de preenchimento do formulário 1c. A cidadania é de filho de pais portugueses, casados em portugal!

    Dúvida 1: No quadro 1, no campo naturalidade devo colocar cidade e estado de nascimento certo? O estado devo colocar abreviado ou em extenso?

    Dúvida 2: Optei por enviar os documentos do pai português, minha dúvida é a seguinte: no rg do filho, o nome da mãe está "Maria do Rosario Martins" e na certidão de casamento dos pais, o nome da mãe está "Maria do Rosario" gostaria de saber se terá algum problema? E no campo filiação coloco qual nome?

    Obs: lembrando que esse Martins que está no nome da mãe, na certidão do filho, não é do esposo dela e sim do pai mesmo! Ou seja, esse Martins a mais, não é do nome de casada!
  • Milena ArineMilena Arine Member
    editado August 2019
    Estou com uma dúvida: Irei dar entrada no processo de atribuição do meu pai e o RG dele vence em Nov/2019, eles consideram a data de envio do processo ou já tenho que enviar um RG novo? É porque já apostilei o antigo...
    E a transcrição de casamento demorou mais do que eu esperava...
    Agora eu tenho que enviar o documento que recebi via correios junto aos documentos da atribuição? Original ou cópia?
  • editado August 2019
    @luizzanete...
    Dúvida 1...:
    Pode ser dessa maneira...: São Paulo SP...; Rio de Janeiro RJ...;
    Dúvida 2...:
    Para este processo de Atribuição da Nacionalidade...Os documentos "PRINCIPAIS" São...:
    # 1 Assento de Nascimento do Pai Português...
    # 2 Certidão de Nascimento Reprográfica do filho...
    # 3 Documento de Identificação do Requerente COM FILIAÇÃO...
    Os dados que constam nesses três documentos serão minuciosamente analisados pelo pessoal da Conservatória...Se houver divergência em Nomes e/ou Datas entre esses três documentos o processo corre o risco de cair em exigência...!!!
  • editado August 2019
    @Milena Arine...

    **Qual a idade de seu Pai...?
    Faz muito tempo que Apostilou essa cópia do RG dele...?

    Salvo engano...Os documentos devem estar dentro das especificações no momento da "Numeração do processo"...Então...Se enviar já...Creio que não haverá problemas...

    **Pode vir a ser um problema enviar documento de identidade muito antigo se se tratar de requerente idoso...

    "...Agora eu tenho que enviar o documento que recebi via correios junto aos documentos da atribuição? Original ou cópia? ..."
    Se você se refere ao Assento de Casamento...Provavelmente no Assento de Nascimento do Português que você vai enviar ainda não consta a Averbação do Casamento...Pode enviar uma cópia simples junto com o Assento de Nascimento...Apesar de que a Averbação do Casamento no Registo de Nascimento ser feita no ato da criação do Assento de Casamento no sistema...
    Não custa nada e as informações ficam sobre a mesa de quem vai avaliar oque tem dentro do envelope da remessa...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.