Olá pessoal, vocês sabem se a procuração para pedido de atribuição presencialmente na ACP (estou fazendo o pedido para minha mãe) precisa estar apostilada?
@liane alegria obrigado pela ajuda. Sabe dizer se está demora é normal? Fiz pelo ACP Porto pois, por orientação de alguns amigos daqui, eles não exigem transcrição do casamento do meu pai. Meu pai casou-se com a minha mãe (brasileira) antes do meu nascimento e não transcreveu em PT.
Vocês estão conseguindo obter reposta sobre a chave de acesso? Enviamos o email há 10 dias e não houve resposta. Mandamos para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt.
@Renato salves, julho e agosto são meses de férias em Portugal e, além disso, o pessoal do irn entrou em greve semana passada; por isso tudo está mais lento! O ACP não exige transcrição de casamento quando o português é o declarante da certidão. Tenha calma, seu assento sairá em breve!
Boa noite o processo do meu marido foi enviado em Abril (16) e verificamos hoje o andamento do processo no site justiça.gov.pt que a bolinha número 7 está em vermelho escrito terminado e já algumas semanas está escrito que foi aprovado , será que já é a hora de pedir a certidão no civil on-line ? Desde já agradeço
Boa noite, o processo só é terminado quando a bolinha 7 (terminado) fica verde e abaixo lê-se a frase: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registro criado. O processo de nacionalidade foi terminado". No caso, como está, com a bolinha 7 vermelha, indica que ele está esperando o Registro.
Como seu processo é do final de Abril e até agora apenas 3 processos do início de Abril foram concluídos (sendo dois de menores - possuem prioridade), sugiro esperar mais... Lá eles estão em período de férias e greve, por isso, ainda pode demorar um pouco.
Se puder, informe os dois primeiros números do processo e acompanhe pela planilha, assim pode ter uma ideia do andamento - quando os processos com numeração próxima a sua começarem a serem concluídos, você pode pedir a certidão.
Eu acho que é melhor pedir a certidão quando estiver certeza que está pronta, do que eles responderem que não está pronta e você ficar tendo que mandar e-mail para eles lembrarem de te enviar quando estiver pronta...
Boa sorte, e nos avisa quando o processo foi concluído para termos uma ideia de como está andando!
@Lilianfs13 Uma dúvida que tive ao tirar a xerox do RG do meu pai para enviar no envelope dos meus irmãos menores.
- O RG dele tem que ser o Brasileiro ou a Portuguesa (ele já tirou o cartão cidadão e o passaporte)? Como já vou enviar a certidão dele portuguesa, acredito que não seja preciso o cartão cidadão, e sim o RG Brasileiro.
Outra coisa: Posso enviar por DM a certidão do meu pai para você me dizer se é essa mesmo? Foi uma que recebemos via correio lá de portugal, mas achei ela bem simples e por isso a dúvida.
O.documento do pai pode ser RG, CNH, passaporte. Brasileiro ou português, mas deve conter assinatura, para comprovar se é a mesma assinatura do formulário 1C. Lembrando que o documento dever ter menos de 10 anos de emissão.
Pode me mandar a certidão sim para eu ver, mas realmente a certidão é bem simples.
Dia 17/07 eu recebi a informação que estava para registro por e-mail.
O código da certidão chegou hoje. Averbamento 13/08.
Ficou assim:
SEDEX EMS 25/03/2019 Objeto entregue ao destinatário HERMOGENES 03/04/2019 Análise 03/07/2019 Estava o registro para se fazer 16/07/2019 Registro 13/08/2019 Código acesso civil online 19/08/2019
@LaraAlonsoMoreira Pois é..... Eu recebi informação que o despacho favorável foi em 12/07 e o registro estava por fazer . Não sei onde buscar essa informação mais completa. No site só aparece que aguarda que seja efetuado o registro de cidadão português.....
Eu estou com o despacho favoravel (do meu pai) desde 10/07, ja havia pagado e mandado email para o civil online e eles me responderam que estavam aguardando o registro ainda para poder enviar copia do assento.
na quinta mandei e-mail novamente para o civil online e hj me responderam que ainda estao aguardando o numero de registro, que nao saiu ainda mesmo.
vamos aguardando... mas acho que vai ter greve essa semana tb!
@CrisGloria não precisa agendar, mas é preciso chegar por volta das 7:00 e ver um monte de advogados passarem na sua frente. Não compensa entregar o processo pessoalmente.
Gente boa tarde. Eu juntei 7 mil reais vocês acham que é possível com esse dinheiro voar até Porto. (Tem passagem por 2.500) E dar entrada pessoalmente nos processos de cidadania na 4.ª CRC Porto? Eu vou dar entrada na transição de casamento da minha avó, cidadania da minha mãe, casamento da minha mãe e minha cidadania. Vocês podem me dar esse help? To nervoso kk
@Maria Rita Macarini o de minha prima chegou em Aveiro em 23/05, foi numerado lá p o dia 15/05 (ñ sei a data exata) e já tem uns 2 meses na fase 4. O de meu irmão vou enviar para ACP mesmo.
Pessoal, o processo de minha vó foi concluído na ACP!!! Gostaria de agradecer imensamente a todos que exclareceram as minhas dúvidas! Foram 8 meses de espera (enviei em janeiro, depois caiu em exigência e só agora finalizou).
O próximo passo seria averbar o casamento dela com meu avô para poder dar entrada no processo da minha mãe, correto? Preciso averbar o óbito dele também, ou somente o casamento? Vocês saberiam me dizer qual CRC é a mais rápida? Estava pesquisando e vi que não tem como fazer pagamento pelo cartão de crédito, né? Tenho que fazer vale-postal?
@Daniel Badasúbianvacôva Oliveira, a 4ª CRC Porto não aceita mais processos de atribuição. Você só pode dar entrada na atribuição de sua mãe após a transcrição do casamento de sua avó, depois tem que pedir a atribuição de sua mãe , transcrever o casamento dela para, só então, entrar com seu pedido. Não dá para fazer tudo junto. É uma etapa de cada vez. E tem que concluir uma para começar a outra. Mande tudo pelos Correios (ou DHL), você vai economizar muito !! Mande as transcrições de casamento para Ponta Delgada ou faça pelo Consulado e as atribuições para a ACP (Porto). Com todos os documentos certos, em 1 ano e meio tudo estará concluído.
@nat... Sim...Próximo passo será a Transcrição do Casamento de sua Avó... Transcreve somente o Casamento... Pagamento para Transcrições á distância por enquanto só por VP... Tem um pessoal conseguindo fazer Transcrição de Casamento por serviço Consular no Brasil bem rápido...Depende de onde você está...
Comentários
Aveiro está aceitando receber processo por Correios/DHL?
Procuração Apostilada...
Vocês estão conseguindo obter reposta sobre a chave de acesso? Enviamos o email há 10 dias e não houve resposta. Mandamos para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt.
Boa noite, o processo só é terminado quando a bolinha 7 (terminado) fica verde e abaixo lê-se a frase: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registro criado. O processo de nacionalidade foi terminado".
No caso, como está, com a bolinha 7 vermelha, indica que ele está esperando o Registro.
Como seu processo é do final de Abril e até agora apenas 3 processos do início de Abril foram concluídos (sendo dois de menores - possuem prioridade), sugiro esperar mais... Lá eles estão em período de férias e greve, por isso, ainda pode demorar um pouco.
Se puder, informe os dois primeiros números do processo e acompanhe pela planilha, assim pode ter uma ideia do andamento - quando os processos com numeração próxima a sua começarem a serem concluídos, você pode pedir a certidão.
Eu acho que é melhor pedir a certidão quando estiver certeza que está pronta, do que eles responderem que não está pronta e você ficar tendo que mandar e-mail para eles lembrarem de te enviar quando estiver pronta...
Boa sorte, e nos avisa quando o processo foi concluído para termos uma ideia de como está andando!
Bom dia
Algum registro emitido essa semana ?
A greve acabou ou ainda perdura nesta semana ?
Abs
Uma dúvida que tive ao tirar a xerox do RG do meu pai para enviar no envelope dos meus irmãos menores.
- O RG dele tem que ser o Brasileiro ou a Portuguesa (ele já tirou o cartão cidadão e o passaporte)? Como já vou enviar a certidão dele portuguesa, acredito que não seja preciso o cartão cidadão, e sim o RG Brasileiro.
Outra coisa: Posso enviar por DM a certidão do meu pai para você me dizer se é essa mesmo? Foi uma que recebemos via correio lá de portugal, mas achei ela bem simples e por isso a dúvida.
O.documento do pai pode ser RG, CNH, passaporte. Brasileiro ou português, mas deve conter assinatura, para comprovar se é a mesma assinatura do formulário 1C. Lembrando que o documento dever ter menos de 10 anos de emissão.
Pode me mandar a certidão sim para eu ver, mas realmente a certidão é bem simples.
Dia 17/07 eu recebi a informação que estava para registro por e-mail.
O código da certidão chegou hoje. Averbamento 13/08.
Ficou assim:
SEDEX EMS 25/03/2019
Objeto entregue ao destinatário HERMOGENES 03/04/2019
Análise 03/07/2019
Estava o registro para se fazer 16/07/2019
Registro 13/08/2019
Código acesso civil online 19/08/2019
Pois é.....
Eu recebi informação que o despacho favorável foi em 12/07 e o registro estava por fazer .
Não sei onde buscar essa informação mais completa.
No site só aparece que aguarda que seja efetuado o registro de cidadão português.....
Vocês já fizeram o pedido da certidão no civil online?
na quinta mandei e-mail novamente para o civil online e hj me responderam que ainda estao aguardando o numero de registro, que nao saiu ainda mesmo.
vamos aguardando... mas acho que vai ter greve essa semana tb!
E ainda terão paralisações confirmadas nos dia 3, 9, 23 e 30 de setembro.
Alguém já tentou encaminhar para lá via Correios/DHL e foi recebido?
Tem informação de processo concluído que tenha sido enviado dessa forma?
O próximo passo seria averbar o casamento dela com meu avô para poder dar entrada no processo da minha mãe, correto? Preciso averbar o óbito dele também, ou somente o casamento?
Vocês saberiam me dizer qual CRC é a mais rápida? Estava pesquisando e vi que não tem como fazer pagamento pelo cartão de crédito, né? Tenho que fazer vale-postal?
Sim...Próximo passo será a Transcrição do Casamento de sua Avó...
Transcreve somente o Casamento...
Pagamento para Transcrições á distância por enquanto só por VP...
Tem um pessoal conseguindo fazer Transcrição de Casamento por serviço Consular no Brasil bem rápido...Depende de onde você está...