Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17467477497517521452

Comentários

  • Boa noite, alguém já ouviu falar que em Aveiro o processo de atribuição de nacionalidade está saindo com 45 dias?
  • Eu li que Tondela prioriza para menores de idade e sai em 2 meses, mas Aveiro não tinha lido ainda.
  • @Maria Rita Macarini

    Aveiro está aceitando receber processo por Correios/DHL?

  • Olá pessoal, vocês sabem se a procuração para pedido de atribuição presencialmente na ACP (estou fazendo o pedido para minha mãe) precisa estar apostilada?
  • @Fabiano, falaram que aceita por correio, dhl, gostaria de ter mais informações sobre Aveiro
  • @Isabela...
    Procuração Apostilada...
  • @liane alegria obrigado pela ajuda. Sabe dizer se está demora é normal? Fiz pelo ACP Porto pois, por orientação de alguns amigos daqui, eles não exigem transcrição do casamento do meu pai. Meu pai casou-se com a minha mãe (brasileira) antes do meu nascimento e não transcreveu em PT.
  • Pessoal, boa noite,

    Vocês estão conseguindo obter reposta sobre a chave de acesso? Enviamos o email há 10 dias e não houve resposta. Mandamos para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt.
  • boa noite!! gostaria de saber se , para atribuição presencial no ACP Porto, é necessário agendar ou só chegar????
  • @Renato salves, julho e agosto são meses de férias em Portugal e, além disso, o pessoal do irn entrou em greve semana passada; por isso tudo está mais lento! O ACP não exige transcrição de casamento quando o português é o declarante da certidão. Tenha calma, seu assento sairá em breve!
  • GizaGiza Member
    Boa noite o processo do meu marido foi enviado em Abril (16) e verificamos hoje o andamento do processo no site justiça.gov.pt que a bolinha número 7 está em vermelho escrito terminado e já algumas semanas está escrito que foi aprovado , será que já é a hora de pedir a certidão no civil on-line ? Desde já agradeço
  • @Giza

    Boa noite, o processo só é terminado quando a bolinha 7 (terminado) fica verde e abaixo lê-se a frase: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registro criado. O processo de nacionalidade foi terminado".
    No caso, como está, com a bolinha 7 vermelha, indica que ele está esperando o Registro.

    Como seu processo é do final de Abril e até agora apenas 3 processos do início de Abril foram concluídos (sendo dois de menores - possuem prioridade), sugiro esperar mais... Lá eles estão em período de férias e greve, por isso, ainda pode demorar um pouco.

    Se puder, informe os dois primeiros números do processo e acompanhe pela planilha, assim pode ter uma ideia do andamento - quando os processos com numeração próxima a sua começarem a serem concluídos, você pode pedir a certidão.

    Eu acho que é melhor pedir a certidão quando estiver certeza que está pronta, do que eles responderem que não está pronta e você ficar tendo que mandar e-mail para eles lembrarem de te enviar quando estiver pronta...

    Boa sorte, e nos avisa quando o processo foi concluído para termos uma ideia de como está andando! ;)
  • @pessoal
    Bom dia
    Algum registro emitido essa semana ?
    A greve acabou ou ainda perdura nesta semana ?
    Abs
  • @JCCS as greves em diferentes conservatórias continuam e em outros balcoes de atendimento nas proximas semanas...notícia recente!!
  • @Lilianfs13
    Uma dúvida que tive ao tirar a xerox do RG do meu pai para enviar no envelope dos meus irmãos menores.

    - O RG dele tem que ser o Brasileiro ou a Portuguesa (ele já tirou o cartão cidadão e o passaporte)? Como já vou enviar a certidão dele portuguesa, acredito que não seja preciso o cartão cidadão, e sim o RG Brasileiro.

    Outra coisa: Posso enviar por DM a certidão do meu pai para você me dizer se é essa mesmo? Foi uma que recebemos via correio lá de portugal, mas achei ela bem simples e por isso a dúvida.
  • @Loureirz

    O.documento do pai pode ser RG, CNH, passaporte. Brasileiro ou português, mas deve conter assinatura, para comprovar se é a mesma assinatura do formulário 1C. Lembrando que o documento dever ter menos de 10 anos de emissão.

    Pode me mandar a certidão sim para eu ver, mas realmente a certidão é bem simples.
  • @JCCS

    Dia 17/07 eu recebi a informação que estava para registro por e-mail.

    O código da certidão chegou hoje. Averbamento 13/08.

    Ficou assim:

    SEDEX EMS 25/03/2019
    Objeto entregue ao destinatário HERMOGENES 03/04/2019
    Análise 03/07/2019
    Estava o registro para se fazer 16/07/2019
    Registro 13/08/2019
    Código acesso civil online 19/08/2019
  • @LaraAlonsoMoreira
    Pois é.....
    Eu recebi informação que o despacho favorável foi em 12/07 e o registro estava por fazer .
    Não sei onde buscar essa informação mais completa.
    No site só aparece que aguarda que seja efetuado o registro de cidadão português.....
  • @LaraAlonsoMoreira e @JCCS

    Vocês já fizeram o pedido da certidão no civil online?
  • Eu estou com o despacho favoravel (do meu pai) desde 10/07, ja havia pagado e mandado email para o civil online e eles me responderam que estavam aguardando o registro ainda para poder enviar copia do assento.

    na quinta mandei e-mail novamente para o civil online e hj me responderam que ainda estao aguardando o numero de registro, que nao saiu ainda mesmo.

    vamos aguardando... mas acho que vai ter greve essa semana tb!
  • pessoal eles ainda estam em greve ? estou olhando a planilha esta parada....
  • A greve segue essa semana inteira.

    E ainda terão paralisações confirmadas nos dia 3, 9, 23 e 30 de setembro.
  • @Maria Rita Macarini

    Alguém já tentou encaminhar para lá via Correios/DHL e foi recebido?

    Tem informação de processo concluído que tenha sido enviado dessa forma?
  • @CrisGloria não precisa agendar, mas é preciso chegar por volta das 7:00 e ver um monte de advogados passarem na sua frente. Não compensa entregar o processo pessoalmente.
  • Gente boa tarde. Eu juntei 7 mil reais vocês acham que é possível com esse dinheiro voar até Porto. (Tem passagem por 2.500) E dar entrada pessoalmente nos processos de cidadania na 4.ª CRC Porto? Eu vou dar entrada na transição de casamento da minha avó, cidadania da minha mãe, casamento da minha mãe e minha cidadania. Vocês podem me dar esse help? To nervoso kk
  • @Maria Rita Macarini o de minha prima chegou em Aveiro em 23/05, foi numerado lá p o dia 15/05 (ñ sei a data exata) e já tem uns 2 meses na fase 4. O de meu irmão vou enviar para ACP mesmo.
  • Pessoal, o processo de minha vó foi concluído na ACP!!! Gostaria de agradecer imensamente a todos que exclareceram as minhas dúvidas! Foram 8 meses de espera (enviei em janeiro, depois caiu em exigência e só agora finalizou).

    O próximo passo seria averbar o casamento dela com meu avô para poder dar entrada no processo da minha mãe, correto? Preciso averbar o óbito dele também, ou somente o casamento?
    Vocês saberiam me dizer qual CRC é a mais rápida? Estava pesquisando e vi que não tem como fazer pagamento pelo cartão de crédito, né? Tenho que fazer vale-postal?
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado August 2019
    @Daniel Badasúbianvacôva Oliveira, a 4ª CRC Porto não aceita mais processos de atribuição. Você só pode dar entrada na atribuição de sua mãe após a transcrição do casamento de sua avó, depois tem que pedir a atribuição de sua mãe , transcrever o casamento dela para, só então, entrar com seu pedido. Não dá para fazer tudo junto. É uma etapa de cada vez. E tem que concluir uma para começar a outra. Mande tudo pelos Correios (ou DHL), você vai economizar muito !! Mande as transcrições de casamento para Ponta Delgada ou faça pelo Consulado e as atribuições para a ACP (Porto). Com todos os documentos certos, em 1 ano e meio tudo estará concluído.
  • editado August 2019
    @nat...
    Sim...Próximo passo será a Transcrição do Casamento de sua Avó...
    Transcreve somente o Casamento...
    Pagamento para Transcrições á distância por enquanto só por VP...
    Tem um pessoal conseguindo fazer Transcrição de Casamento por serviço Consular no Brasil bem rápido...Depende de onde você está...
  • @Fabiano a greve são apenas para esses dias específicos, ou seria as semanas dos dias 3, 9, 23 e 30?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.