Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17477487507527531452

Comentários

  • Olá!! Alguém sabe dizer se há problema de esperar a emissão do acento em Portugal estando com o visto de turismo expirado? O processo está aprovado, conforme o site de acompanhamento, só está aguardando o número do registro...
  • @CarolinaSeixas
    Ja fiz, paguei e disseram que o registro ainda está por fazer. Porém, informaram que não perderei o valor pago e que tão logo a certidão tenha o registro, enviam via e-mail.... Mas estou nessa condição desde 12/07...
  • o meu é de 09/05 ainda está na bolinha (1). Não vi mais nenhum processo na planilha mexer. Alguem ja mudou estatus desde o fim da greve?
  • @rcaldas46 acabou a greve? Pelos ultimos comentários, eu acho que ainda continua.
  • @Nilton Hessel

    Respondendo aos seus questionamentos...

    **Qual a idade de seu Pai...?
    Resp: Ele tem 65 anos

    Faz muito tempo que Apostilou essa cópia do RG dele?
    Resp: Dia 17/06/2019

    Se cair em exigência por causa do vencimento do RG, eu terei que pagar o custo do correio para enviar apenas o documento faltante, vai ficar pior, neh? Na dúvida, não é melhor eu apostilar a CNH?
    Outra dúvida é o formulário 1C, que preenchi e assinalei VP, mas vi que é melhor pagar no cartão de crédito, posso imprimir outro formulário e grampear junto? Terei que reconhecer firma em cartório de novo?
  • Pessoal, sei que essa dúvida já surgiu várias vezes, mas encontrei informações divergentes..
    ACP aceita CNH? Se não, o RG necessariamente tem que ter menos de 10 anos, ainda que esteja em bom estado e a pessoa seja jovem?
  • @Nilton Hessel

    De fato...consegui uma transcrição de casamento pelo consulado de são paulo em 3 meses. Fiz tudo pelo correio. Tem ainda a vantagem de a pessoa já enviar uma conta bancária no caso de devolução do dinheiro...achei bem mais prático.

    Pessoal! Surgiu uma dúvida: Estou fazendo a atribuição da minha mãe pela minha avó Portuguesa. No entanto essa minha avó incorporou o sobrenome do meu avô ao se casar....Pergunto: Só a transcrição do casamento dela bastará ou terei que enviar a certidão de casamento no qual ela incorpora este sobrenome, apesar de já transcrito em Portugal? se realmente acharem que tenho que enviar, basta que seja uma certidão em inteiro teor digitada ou reprográfica (se estiver legível)?

    Grato!
  • Olá @Milena...
    Essas duas perguntas eu fiz pois se seu pai tivesse + de 70 Anos seria melhor providenciar novo RG e Apostilar...Nos casos de requerentes idosos a que se tomar essas precauções além da Prova de Vida...
    No caso de seu Pai (65 Anos)...Não deve haver qualquer problema...

    A verdade é que nunca sabemos o quão exigente será o Conservador a quem caberá analisar os documentos do nosso processo...Vai um pouco da sorte...De minha parte...Quando alguém de minha família pede ajuda com o processo...A primeira coisa que eu pergunto é a data de emissão do documento de identidade...Se já tiver + de 9 Anos...Mando logo fazer um novo...
    Acredito que seja a razão de
    Termos chegado á marca de 25 processos...(Transcrições + Aquisições + Atribuições)...Sem uma única exigência...
    : )

    ACP vem aceitando cópia da CNH Autenticada e Apostilada para instrução de processos de Atribuição...Contanto que seja documento dentro do prazo de validade...
    Se esse 1 C que preencheram já está com firma reconhecida por AUTENTICIDADE...Pode sim...Pagar com cartão de crédito... Imprimir o 1 C que vem como anexo no email do IRN...Enviar junto...(Não precisa preencher nem assinar)...Só manda junto com o 1 C que já foi assinado...

    PS...Não custa nada imprimir também aquele pequeno relatório que vem no email de confirmação de pagamento e enviar junto com o 1 C anexo...
  • @Lilianfs13
    Lembra que perguntei se podia te enviar a certidão portuguesa do meu pai por dm? Acho que não tem como enviar imagem, então deixa pra lá, eu só fiquei na dúvida pq ela é bem simples mesmo kkk

    Fui solicitar hoje a certidão de inteiro teor por cópia reprográfica e tive uma dúvida na hora, tem 2 opções de apostilamento:
    - Apostila de Haia COM reconhecimento de firma
    - Apostila de Haia SEM reconhecimento de firma

    Não lembro qual usei na do meu pai, mas qual é a ideal?
  • @Nilton Hessel obrigada pela ajuda.
    Melhor esperar um pouco pra enviar os documentos por causa da greve ou estão recebendo os documentos normalmente?
  • @RafaFCunha....
    Se a Transcrição de Casamento finalizada pelo Consulado é de sua Avó...Você já enviou essa Certidão de Casamento...
    Portanto na Averbação do Casamento no Assento de Nascimento de sua Avó já deve constar a alteração do nome dela por ocasião do Casamento...
  • @Loureirz

    Pelo que entendo, quando a apostila é feita no mesmo cartório da certidão de nascimento, não é necessário reconhecer firma. Pois a assinatura do oficial na certidão pertence ao cartório, logo já é reconhecido.

    Quando a certidão é de cartório diferente do cartório que vai apostilar, primeiro o cartório tem que reconhecer a firma do oficial que assinou a certidão para garantir que a assinatura confere, para só depois apostilar.

    Porém como valor do reconhecimento de firma e menos de R$10,00, acho que o melhor é pecar pelo excesso e fazer COM o reconhecimento de firma.

    Obs: Te mandei msg inbox
  • @Milena...
    Já vi relato de retorno do "Carteiro" sem entregar o envelope...Se não me falha a memória foi semana passada em Ponta Delgada...Mas claro que o pessoal do ctt.pt...DHL...Etc...sabe da greve e fazem novas tentativas de etrega se a primeira "falhar"...
  • Bom dia! Só para avisa que os docs da minha mãe chegaram ontem e foram recebidos por Hermogenes.
    Enviei em 06/08 via Ems e chegou 19/08. Até que foi rápido. Agora é aguardar....
  • @ferrju, ACP aceita a cópia autenticada e apostilada da CNH, desde que esteja dentro da validade.
  • @Nina...
    O procedimento é esse mesmo...Informações pela LR só para o Requerente do processo ou Procurador...
  • @Nina Amado

    Depende de quem te atender. Quando liguei p/ consusltar o processo do meu avô, a mulher me passou tudo sem problema nenhum.
  • Olá a todos.
    Gostaria de saber se o pessoal está utilizando os serviços dos Correios, já que há uma ameaça de greve deles que pode começar em 01/09.
    Será que utilizando o EMS ainda dá tempo de chegar na ACP sem que a entrega possa travar aqui no Brasil, em uma eventual greve?
    Ou é melhor pensar no envio pela DHL?
    Agradeço a atenção!
  • Boa tarde!!
    A cidadania da minha avó saiu hoje!!
    Muito obrigada mais uma vez a todas as dúvidas sanadas!! Essa comunidade é excelente.
    O processo caiu em exigência e hoje foi despachado favoravelmente, ou seja creio que não estejam mais em greve!
  • @natáliaMedeiros
    Entendi, vou tentar de novo outro dia.
  • @Nina Amado

    Hoje em dia, com o site, o mais fácil é mandar um email de cada um dos emails indicados no 1C, pedindo a chave de acesso. Economiza tempo e dinheiro.
  • @rcaldas46
    De acordo com a planilha, apenas dois ou três processos de Abril foram concluídos e seis ou sete de maio foram para registro.

    Mas tudo está andando a passos de formiga desde o início de julho. Os motivos são férias (que vai até final de agosto) e paralisações que estão ocorrendo nas segundas-feiras (salvo semana passada que, ao que parece, ficou a semana toda).
  • @Carolina Seixas

    Fiz dia 13 e recebi o codigo de acesso ontem!

    Tudo certo! :)
  • @JCCS

    Eu paguei novamente!
  • Boa tarde pessoal! Estou com uma dúvida... meu processo foi finalizado em Maio. Entrei no site civil online para gerar a minha certidão e paguei via cartao de credito. Só recebi um e-mail dizendo o status do meu pedido como pago. Não recebi o e-mail com o codigo de acesso para acessar a minha certidão. Sabe como posso solicitar esse código de acesso? se tem algum e-mail que eu possa entrar em contato? Muitíssimo obrigado pela ajuda de sempre!
  • @Rafaela Patricio
    Vi que voce marcou como "Concluido" na planilha.
    Sua avó ja recebeu o Numero de Assento? Caso não tenha recebido, o status devia ser "Registro".
    Voce disse: "caiu em exigência e hoje foi despachado favoravelmente"

    Despachado favoravelmente significa: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Concluído significa: "o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado".
    Entre um e outro leva tipicamente 1 semana, mas atualmente tem gente na fila esperando há 45 dias.
    Mas tenho notado na ACP uma tendencia em concluir processos que estavam em exigencia, e por isso minha pergunta.
  • @gandalf
    então o correto é registro
  • @gandalf

    Realmente, estou vendo pessoas falando que processos de janeiro, fevereiro que caíram em exigência estão indo para registro ou sendo concluídos... Será que isso indica que eles voltaram a ativa e estão "arrumando" a casa para continuar os processos?
  • Olá! O meu processo de atribuição de nacionalidade está aprovado desde 12/7, mas continua aguardando que seja criado um Registo de Cidadão Português. Infelizmente, tive que cancelar o agendamento no Consulado Português, no Rio de Janeiro, para o cartão cidadão que seria no dia 21 de agosto (nova data somente em 31/3/2020) . No entanto, viajo para o Porto, por 4 dias, no início de setembro, e continuo com a esperança de que essa certidão de nascimento saia nos próximos dias. Tem algum link em outro local da plataforma que pode me ajudar com dicas sobre como tirar o cartão cidadão em Loja do Cidadão no Porto? Me falaram de um pedido de "urgência urgentíssima". É isto mesmo? Muito obrigada! Um abraço a todos.
  • @IvanaBarradas no Porto eu não sei como funciona, mas em Lisboa é só vc ir no Campus de Justiça, chega cedo e vai no setor J. Pegue a senha e aguarde. Fazendo isso até as 11h da manhã vc pega seu CC às 17hrs. Depois das 11h só pega no dia seguinte. Lembrando que esse procedimento é válido mediante pagamento da taxa de 'muita urgencia' no valor de 50 euros.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.